Banktivity o melhor aplicativo

148
4689

Vamos finalizar a série falando sobre aplicativos de finanças apresentado o controle de investimentos do Banktivity, como de praxe aqui no blog faremos uma apresentação pratica de como lançar suas ações e controlar os dividendos recebidos. Entre as opções de aplicativos financeiros que pesquisei elegi o Banktivity o melhor aplicativo para controlar suas finanças.

Se gostou do aplicativo não deixe de comprar utilizando o link do blog.

Abaixo o nosso vídeo apresentando o Bankitiviy e depois coloquei os outros dois vídeos produzidos pela série, inclusive o último e inédito que fala sobre o controle dos investimentos:

Apresentação dos aplicativos de Finanças

Como fazer a projeção de gastos mensais

Banktivity controlando seus investimentos

Banktivity 6 o melhor aplicativo para controle de ações

Gostou da dica, então prestigie o blog compre utilizando nossos links, não cobramos nada pela informação aqui vinculada, a única forma de mantermos o projeto é através desse apoio.

Compre utilizando nosso link direto na loja da Banktivity, é só clicar abaixo e você estará ajudando o blog:
Banktivity Personal Financial Management Software for macOS

Temos outros artigos e vídeos explicando sobre como fazer o controle de gastos mensais, você pode consultar a nossa tag de Orçamentos onde todos os meses mostramos como fazer um controle das despesas de forma pratica, aqui não tem invenção ou fantasia, os dados são reais, você vai acompanhar exemplo e situações reais.

SÉRIE

BANKTIVITY E ENVELOPES

Introdução e construção do orçamento domésticos no Banktivity

Semana 1

Semana 2

Semana 3

Semana 4 – Fechamento

Previous articleCusto de vida na Irlanda comparado com o Brasil
Next articleMeu negócio #12: Falta de ética do comercial

148 COMMENTS

  1. E agora o Banktivity 8 è pago? ou nòs que jà compramos vamos receber a atualizaçao ?
    Pois vi que agora tem um esquema de planos – Bronze, Silver Gold.
    Tem alguma informaçao sobre isso ?

    • quando a empresa muda para o modelo de subscicao nao se paga mais pelo upgrades futuros. quem tinha a versão antiga passara para o modelo de subscrição, pra mim que uso multi currency e investimentos nele so vai rolar o gold.

      subiu 20 dólares comparado a compra da versão 7 eu geralmente mantinha meu software sempre bem atualizado..

      ainda nao assinei essa nova, mas vou fazer quando voltar pra Alemanha.

      • Entendi.
        Mas um ponto que quis dizer é que agora é um plano mensal.
        Desde que eu comprei a versão 7, paguei somente 1 vez (pelo software) e nada mais.
        Agora, parece que para ter a versão 8, terá q para mensalmente.
        Se for isso mesmo… :(

        • ai depende muito do perfil de cada um, pra mim software bom é software que recebe atualização constante,

          então basicamente o bankitivity lançava uma versão a cada ano,

          o que eles fizeram foi colocar o pagamento anual, da na mesmo no final, porem agora eles ficam com uma previsão de receita mais garantida, quero também ver como vai ser a frequência de melhorias daqui pra frente, pq nao adiantar pagar isso por ano e nao mudarem bastante coisa como faziam quando era por versão, ai tem que acompanhar pra ver.

          mas realmente subiu bem o preço, e boa parte disso foi por conta da cobranca dos serviços de sincronia q antes eles puxavam de graça do yahoo, mas ainda nesse preço acho q o app me atender e não vou migrar pra outro, vou assinar o gold e ver no que dá

          • Pra cobrar esse preço eles bem que podiam adicionar suporte às ações e FIIs brasileiros, né.
            Eu até comentei lá no post do Ian e mandei um email tbm… Vamos ver no que dá.

            Abraços ai!

          • Verdade rikg12,
            A sincronizacao BR de Acoes ou Bancos nao funcionam (ou nao existem).
            E atè mesmo de alguns Bancos na Europa ou corretoras USA tambem nao existem.
            Sabemos que o trabalho para isso nao è facil. Porem para cobrar um valor deste caso, acredito que a integraçao poderia ser maior.

            Uma outra curiosidade è que o TradeMap colocou integracao com a CEI e com corretoras Americanas como a Avenue. Entao acredito ser possivel a integracao.

            Tentei mandar um email pra eles, mais nao me responderam.
            VV, poderia ajudar nos nessa batalha
            :)

          • Tem sincronização com ações brasileiras. Só muda um pouco o simbolo. Por exemplo ITUB3 você sincroniza por ITUB3.SA

          • Tomara que eles imprementem agora mais integraçao com corretoras e bancos, para que nao venhamos ficar colocando sempre os dados na mao. Pois a lista è pequena para Bancos da UE e algumas corretoras populares de investimento nos USA.

            Ninguem merexe ficar inputando os dados na mao.

          • tem um segredo nessa parada de colocar os dados na mão kkkkk

            eu vou fazer uma serie de vídeos ano q vem sobre o ele, estilo oq fiz na versão anterior onde acompanhamos o budget, vou tentar fazer um mesmo novamente

          • Pelo amor de Deus. Divulga isso ai logo meu filho :kkkkk
            Tamo sofrendo a anos aqui. hahah

  2. Banktivity sem integração com Yahoo não está atualizando mais os ativos do Brasil de forma automática, VDD sei que vc tinha o contato do pessoal lá, sabe se estão olhando essa questão com prioridade?

  3. Fala, VdD!

    Sabe se tem algum relatorio ali dentro do Banktivity que traz o yield on cost com base nos dividendos que a gte lanca?

    Eu tenho o controle disso numa planilha, mas se tiver essa opcao dentro do banktivity ia ser massa.

    Abraco!

  4. Tudo bem VdD,

    Qual tipo posso usar para lançar FIIs no software, estou lançando como stocks mas gostaria de visualizar separado nos relatórios

  5. Sabe se é possível “automatizar” a conta para gerar o juros sem precisar lançar manualmente? Por exemplo uma conta poupança.

    • ola Ivan

      tem sim, eu faço isso porem com as despesas, mas é algo bem parecido, dá uma olhada nos videos q explico como usar o bankitivity com orçamento de envelope q tem no site que lá mostra isso na pratica

  6. Viver,
    Se voce tem algum contato com o pessoal do banktivity, de a sugestao a eles de permitir tirar uma fotografia do recibo da transação no aplicativo do iPhone (banktivity for iOS) e então quando sincronizar esse recibo aparece no desktop. Tal funcionalidade existe no Quicken, e seria muito útil.

    Obrigado

    • ola M

      o problema que isso vai aumentar o custo né, porque esse recibo precisa de ir para uma nuvem, quem vai pagar pela nuvem sou eu e vc, no final vai acabar aumentando o custo do produto, hj por ex essa funcionalidade não me atenderia porque eu tenho outro fluxo de trabalho onde guardo esses recibo de outra forma mais eficiente pra mim

      mas todo caso eu não tenho nenhum contado de proximidade com eles como tenho com os outros parceiros, so falei com o Gillespie algumas vezes

      mas envia a requisição la pra eles pq as vezes isso não se encaixa pra mim, mas pode ser útil pra mais alguém

  7. Ola VD,
    Sabe me dizer se consigo verificar o percentual (%) de alocação dos meus ativos. Exemplo: de todas as minhas minhas ações BR (100%), o quanto cada ativo representa nela. Obrigado. Feliz Natal!

    • Você coloca a data futura da na hora de lançar. Ou pode criar uma recorrência. Funciona parecido com oq mostro num vídeo de envelope onde lança contas que vencem todo mês como aluguel entre outros.

      • Ola a Todos,
        Mais tem um detalhe que ja enviei para a IGG, muitas vezes temos contas variaveis mas recorrentes, exemplo agua, luz, etc. Entao criamos uma conta la no ‘Payees, Schedules & Rules’ mas sem um valor especifico, porque nao sabemos quanto iremos gastar efetivamente que pagar no mes seguinte, mas colocamos como recorrente porque Temos que pagar todo mes.

        Entao, la no icone de ‘Manager upcoming scheduled transactions’ ira a aparecer o boleto que cadastramos (sem um valor especifico).
        Quando chego o di de pagar colocamos o valor e clicamos em ‘Post’. Ate ai tudo bem.

        Mas me deparei no caso em que, antes da data de vencimento do boleto (exemplo de luz) o fornecedor disponibiliza o valor (exemplo R$10,00) ai para eu nao esquecer e ter que entrar novamente no site do fornecedor para consultar esse valor que tenho que pagar, eu tentei colocar ja la nos boletos em ‘Scheduler’ (naquele icone anterior). Mais nao Salva o valor pre-definido daquele mes.

        Esse è uma melhoria que enviei para eles.

        Abracos a todos

        • essas contas variáveis eu não controlo por lá, nesse caso coloco o lembre no things, acho que ai vc está misturando as coisas, seu objetivo é se lembrar de pagar algo, não deve ir para o controle financeiro e sim para o seu aplicativo de tarefas, penso dessa forma.

  8. Muito bacana seus vídeos!
    Só não entendi como faz para as ações e fundos imobiliários atualizarem automaticamente o valor.
    Seria apenas vinculando a conta da minha corretora ao software? Moro no BR.

  9. Oi VD,
    Uma pergunta, como agora estou utilizando com mais frequencia o Banktivity, gostaria de saber se você faz algum plano mensal para deposito nos investimentos. Explico: por exemplo você coloca uma meta de investir $500 todo mês, e a partir do Budget mensal, controla-se isso.
    Não sei se essa é a melhor forma de fazer um plano/meta de investimento.
    O que voce pensa sobre isso?

    • ola RB

      não tenho nada do tipo não, eu tento manter uma raia de investimento de acordo com meus gastos, as vezes em alguns meses q vejo q a coisa vai apertar eu mando um valor menor, outra que vejo q tá mais tranquilo aumento o aporte, depende muito

      mas o investimento não é uma despesa né, então vc precisa de avaliar o quanto sobrou e depois disso tomar a decisão de quanto vai aportar, cuidado para não misturar o conceito que é muito comum vejo gente colocando investimento como despesa abatendo o valor e entrando no orçamento.

  10. Bom dia VD, tudo bem?

    Parabéns pelo site, já te acompanho a bastante tempo e to sempre ligado nos posts.

    Você teria uma recomendação igual ou parecida ao bankitivity que rode no ambiente fora do IOS? Faço meu controle financeiro manualmente pelo excel, até gosto, mas tá um trabalho danado criar os robos e ajustar as fórmulas.

    Forte abraço.

    • ola PP

      obrigado, excel é sofrível mesmo :)

      o que eu aprendi desde cedo é, se você começa um trabalho com a ferramenta errada não tem como terminar certo

      bom com relação ao Android, não conheço, meu universo é mac e iOS então só tenho experiência nessas áreas, tem até nesse vídeo 1 alguns exemplo ali que rodam em outras plataformas, tanta ver se algo ali te interessa.

  11. Boa Noite VD.
    Ja uso o Banktivity a 2 anos desde a sua recomendação muito bom o programa porem desde 08/03/19 ele não esta mais atualizando a acoes e fundos imobiliários isso esta acontecendo como vc também?

    Muito Obrigado

    Leopoldo Lazaro

  12. Fala galera!

    Alguém teve problemas pra lançar o split de Itau no ultimo mes?

    Criei uma nova entrada do tipo split e incluí mais 10 shares (foi de 2 pra 1 e eu tinha 20), mas o meu ficou bugado, não está atualizando o valor correto (mostra que agora tenho 30 ações, mas não dividiu o valor das antigas).

      • Até que eu consegui fazer.

        Mas acho que o meu está com algum bug.
        Tem três securities que não estão atualizando a cotação…

        Mandei um email para o suporte e estou aguardando.

          • São sim, VdD!
            Era um bugzinho num campo lá no popup das securities.
            Agora está tudo funcionando fino!

            Cara…
            Uma coisa que senti falta (talvez eu não esteja sabendo fazer) é a transferência de custódia.
            Tenho um poucos FIIs numa outra corretora e queria trazê-los para a Rico.
            Vc sabe como fazer isso no Banktivity?

          • é pq nos do brasil vc tem que colocar .SA no final do código do ativo

            rapaz nunca passei por isso

            seria melhor vc perguntar com o suporte deles, se descobrir ate me avisa aqui por favor

          • Opa, VdD!

            Entrei em contato com eles e eles me responderam, cara.
            A princípio, para lançar a transferência de custódia, vc tem que lançar um “Move Shares Out” na conta de origem e depois lançar um “Move Shares In” na conta de destino.

            Eles até pensam incluir um link entre as contas de investimento (semelhante das checking accounts, por exemplo), mas não está na lista de prioridades mais urgentes… hehehe.

            Bom, então é isso…

  13. Fala, VdD!

    Fiz o upgrade para a versão 7 e ele ferrou com a abinha do budget, mas os outros itens continuam ok..
    Vc já teve problemas com upgrades anteriores?

  14. Fala, VdD!

    De repente seria interessante colocar alguma coisa relacionada a controle de investimentos lá na seção de primeiros passos. Se não esse artigo do banktivity direto, mas talvez algo que exalte a importância de se controlar os investimentos/reinvestimentos (dividendos, JCP, etc).

    Mais uma vez, um gde abraço!

    • sim, seria legal mesmo, aacho que vale a pena colocar um tópico de finanças pessoais lá vou organizar isso.

  15. Olá VdD, seguinte, tu sabe indicar o melhor deles para Windows? Infelizmente não tenho condições (R$) de ter um MAC. Quem sabe um dia.

    Abraço.

    • logo na parte inicial do video eu comento sobre isso, tenta escutar ai novamente se não pegar me avisa aqui novamente

      • É verdade…O Quicken foi o indicado. Porém todavia entretanto, para que eu possa criar uma conta neles tenho que morar ou no USA ou no Canadá, ainda não estou morando no Canadá. Ano que vem estarei lá. Então por enquanto vou usando suas dias no KMyMoney mesmo. É bem completo, tem a parte de investimento, tags. Encontrei ele recentemente estou pegando o jeito ainda. Estou gostando de tudo que tem. E é free, iniciativa open source bem interessante, depois dá uma olhada quando tiver um tempinho, só pra checar mesmo.

        Enquanto isso vou lendo os outros artigos para criar conta no DriveWealth, ADV Cash e começar meus investimentos no dólar!

        Abraço.

        • se pudesse te sugerir algo eu iria nesse ordem

          1 – compre um mac, todos os aplicativos top a nível pessoal estão no mac, a industria de software para uso pessoal eh toda focada em mac, windows é bom para ambiente corporativo, para uso pessoal não tem nada melhor que mac

          2 – faz um cartão aqui e compra sem precisar de um endereço americano.

  16. Bom dia!
    Estou querendo comprar esse programa.
    Tenho duas dúvidas:
    1 – eu uso uma planilha google hoje com o histórico de todas operações. Eu fácil lançar esse histórico no aplicativo?

    2 – Ele tem compras internas no aplicativo?

    • ola BVCN

      1 – depende muito da sua planilha, vc pode baixar uma trial e testar, eu praticamente migrei só as minhas posições atuais, tipo os ativos que vendi e não tenho na carteira não lancei.

      2 – vc pode fazer o lançamento de compras, splits, bonificações, etc praticamente tudo que vc precisar

  17. Se ele puxa do yahoo finance, então não está puxando mais? Porque o Yahoo parou de fornecer estes dados gratuitos…certo?

  18. Boa noite,
    os dados bancários são obtidos automaticamente pelo software?

    ele consegue acessar meu banco?

    obs.Bradesco.

    abs,

    • olá MT

      sei que tem como puxar, mas nunca testei com banco meu, eu prefiro baixar o OFX e mandar importar, essa parada de software acessando minhas contas eu sou meio resguardado quanto a isso.

      sugiro fazer pelo OFX que é a mesma coisa e vai levar uns 2 min pra vc exportar e colocar no banktivity

  19. Boa noite
    Comecei usar o Banktivity muito bom agradeço pela indicação.
    Porem lancei todos os meus investimentos aqui no brasil com Ações, Opções , Tesouro direto , Fundo de Renda Fixa e Fundo Multi Mercados.
    Como faço para ele atualizar sozinho as cotações?

    Muito Obrigado

  20. Olá, VdD.

    Estou usando o Banktivity por influência sua… É muito bom mesmo! Só não encontrei uma forma de evidenciar o quanto foi em R$ uma compra de ações nos EUA para efeito de declaração de bens no IRRF.

    Outra coisa: saberia dizer como cadastro Tesouro Direto no Banktivity? Como atualizar o valor do Título?

    Muito obrigado em avanço.

    • Olá Carneiro,

      o programa é bom mesmo, tem alguns bugs, algumas coisas a melhorar aqui e ali, mas hoje no mercado não vejo ninguém com os recursos que ele oferece.

      sobre as ações se vc cadastrou a conta com moeda em real ele vai exibir em real se cadastrou em dólar vai sair em $

      eu prefiro manter em $ que é a origem, quando vc vender vc pega o dólar da data da venda que é a única coisa que precisa pra fechar o IR

      sobre o TD não tem como fazer automático, o bankitivity puxa do yahoo finance, então não sei se lá tem TD, mas dá pra vc cadastrar manual lá e importar as cotações por csv

  21. VD, Resolvi definitivamente migrar do sistema de finanças que uso para o Banktivity, após rever seus posts, principalmente pelo uso de moedas diferentes e outras boas features da versão 6. Já baixei o trial para me familiarizar melhor, mas vou perguntar como vc já migrou a pouco tempo e também veio de outro sistema.
    – Como vc fez com os investimentos que já tinha ? Como ele registra todas as operações, vc lançou o valor total já investido ou lançou todas as operações retroativas? Não sei se faz alguma diferença em algum relatório depois.
    – Pior parte de migrar é “perder” o histórico. Exceto os investimentos você levou alguma coisa do YNAB?
    – Pessoal da IGG não liberou um promo code pra vc distribuir para seu leitores não ?

    O Blog e a revista estão show! Parabéns pelo material que disponibiliza!! (por ser lokão é melhor ainda de assistir . kkkk)

    • Olá Augusto

      Valeu pela força e por comprar nossos produtos

      Quanto ao bankitivity os investimentos tive que lançar retroativo, por conta de poder ter o retorno histórico de cada ação. O mais chato foi lançar os dividendos.

      Quanto ao resto ficou tudo no YNAB não puxei esse histórico. Eu não tinha controle de investimento no YNAB esse era outro problema lá. Agora fica tudo integrado num único lugar.

      Tem até uma promo lá, mas me dá direito apenas a um bankitivity, como nesses casos eu sempre prefiro comprar acabei não divulgando :)

      • Vi sim, o primeiro (qdo vc realmente lançou tudo) e o do banktivity 6. Vi também uma discussão do pessoal sobre lançamento no cartão se lança data da compra ou vencimento do cartão ( que é data efetiva que se está pagando).
        Ajuda quando tem relatórios por COMPETÊNCIA ou CAIXA, se comprei em 15/05 foi competencia MAIO, mas paguei a fatura em 10/06 então por caixa foi pago em JUNHO. Este conceito poderia ter no banktivity também, mas vai de cada um como queira lançar.

        Só pra contribuir mesmo, abraço!

        • Eu não me importo muito com a data de competência, mas manda essa sugestão lá pra eles.

  22. VD agora ja estou usando o Banktivity a quase 3 meses e digamos que estou com uma mentalidade mais calma em relação a dinheiro. Muito boa a mentalidade da Tx de poupança.

    Estou querendo a sua opiniao em uma situação, pq vc e a unica pessoa q eu conheço que usa bem o Banktivity e ainda tem a visao de sistema.

    Eu venho de uma empresa familiar, e o meu pai que controlava a parte financeira da empresa e a medida que estamos migrando para o real, eu que assumi a contabilidade porque ele nao tem mais muita disposicao para aprender como funciona. Sendo que acabou sendo inevitavel eu assumir a parte financeira por tabela, só que, ele gerenciava no tato, e eu quero controla cada centavo por relatorios, fluxo de caixa certinho, etc. O sistema que eu uso hoje nao e mt bom para isso, por isso ainda estou estudando usar outro sistema para o controle financeiro. Em quanto isso preciso resolver meu problema de agora. Voce acha que o Banktivity tem capacidade para o controle financeiro de uma empresa (orçamento, fluxo de caixa)?

    • Olá Jorge

      Lucro real é pica pra controlar, vc precisa fazer sped, livro caixa e mais um monte de coisas.

      Eu não recomendaria usar bankitivity o ideal é um sistema mesmo, ele foi feito para controle pessoal vai faltar muito recurso que vc vai precisar que ele não vai ter.

      • A contabilidade em si quem faz e meu contador, e as apurações o meu sistema faz. O problema está sendo o fluxo de caixa e orçamento. O atual sistema e limitado de mais.
        Hoje é tudo feito manualmente, e orçamento não existe.

  23. Oi! Você poderia me ajudar?
    Como você faz para lançar compras parceladas no Banktivity 6? Acho que como nos EUA o pessoal não tem costume de fazer isto eles não colocaram a funcionalidade.
    Não gosto de parcelar no cartão, mas como a maioria das vezes eles não dão desconto a vista, queria lançar as parcelas e então ter ideia de quanto devo no cartão.

    • ele não tem nada que vá dividir pra você, mas vc pode lançar uma a uma das parcelas só colocar a data e ir trocando os vencimentos

    • Voce pode criar uma despesa agendada e colocar quando ela termina, ex.: 7x – Com essa ferramenta voce vai puxando para a sua conta/fatura quando quer que a despesa apareça, pode ate puxar todas.

      Eu particularmente nao parcelo nada no cartão e quando vou conciliar com o B6 puxo do extrato em OFX, tem a vantagem dele categorizar tudo que ja tiver feito antes.

      Voce pode agendar os parcelados e importar o OFX do que for lançando avulso.

        • Fica no mesmo lugar de categorias. Vc agenda um pagamento, e fala que ele deve repetir a quantidade de vezes que quiser (ou deixa eternamente repetindo), ele ate bloqueia no orçamento o valor agendado automaticamente.

  24. Boa Noite
    Tenho uma duvida a respeito do Banktivity se voce puder me ajudar agradeceria.
    Criei todas as contas inclusive as de investimentos, nas contas de investimentos, colocar as ações ele atualiza sozinho pois tem como colocar o Symbol AAPL como da apple, porem como faço para colocar as de fundo de multi mercado tipo como XP MACRO FIM ou VERDE SCENA FIC FIM ja que esse não tem symbol, também tenho uns fundo de renda fixa tem como colocar também.

    Muito Obrigado

    Leopoldo

    • Leopoldo esses fundos não estão na bolsa, então nesse caso vc terá que calcular manual e atualizar as cotas manual também é possível fazer isso em configurações dá uma olhada nesse artigo que mostra como fazer

  25. Ja estou lendo a revista! Muito bom conteúdo. Conforme vou amadurecendo a ideia do vai dado ansiedade p dinheiro bater lá na conta p começar os trabalhos.

    Reparei q você n planilha de proporção da sua carteira não contempla a poupança, você deixa alguma proporção na renda fixa ou deixa tudo entre fundo e ação ?

    • Eu não contabilizo no blog a reserva de dinheiro isso só contabilizo no bankitivity porque lá é pra investimento em empresas fora da bolsa mesmo ou para reserva mesmo.

      • Quando eu configurei o Banktivity me deparei com uma duvida, como voce lida quando um mês voce gasta mais do que recebe naquele mês, mas tinha o dinheiro guardado porque ja havia planejado, por exemplo para uma viagem, troca de carro, etc ?

        Voce já testou o Quicken 2017 para Mac ?

        • Geralmente eu transfiro o saldo da reserva e fica com as despesas maiores que a receita mesmo.

          Testei sim, tem uma lista gigante de apps que testei, falo sobre isso no começo do primeiro video sobre o bankitivity

          • Eu sei so perguntei para saber suas impressões sobre ele. Quais foram os contras que achou o Banktivity melhor que o Quicken

          • Nem me lembro. Mas tenho certeza que falei os pontos negativos de todos em relação no vídeos

          • Foi mal ! Como foi o primeiro video seu que assisti acabei não lembrando direito. Ele não tem multi moeda, vi bastante gente reclamando disso. Só isso ja torna inviável.

            Em quanto não me decido vou aproveitar a versão trial do Banktivity em paralelo com o YNAB. Essa parte de investimento pode realmente ser diferencial.

            eu tava pensando aqui na forma que voce usa o cartão de credito jogando tudo para a data de vencimento. Isso não atrapalha o seu orçamento ?
            Eu gasto 95% no cartão de credito para receber milha mesmo não parcelando praticamente nada. Se eu jogar tudo para o meu futuro eu ja entraria o meu com varias categorias estouradas, teria que ficar olhando sempre um mês a frente.

          • o lance do cartão acho que vc entendeu errado o q estou fazendo

            eu só jogo o que vence naquele mês, não estoura nada

            é que na fatura vem a data que comprei se vou dividir em 3x ele vem as 3 parcelas com a data da compra aí sim estoura o orçamento, por isso eu lanço tudo com data do vencimento da fatura, mas só oq vou pagar naquele mês

          • Essa que eu acho q e a minha dúvida. Vamos dizer que hoje eu lance o valor de 100 reais que gastei com alimentação, e a fatura vence 08/04. No seu fluxo de trabalho vc jogaria essa despesa para a data de vencimento ou lançaria com a data de hoje ? se jogar para o dia 08/04 não estaria trabalhando com o orçamento de abril !?

          • Penso que se uma despesa vai ser paga em Abril ela é do mês de abril, não importa se consumi o produto em março, então tipo compro um micro computador que custa 10k vou pagar em 3x aí já detono 10k de despesa no mês que comprei sendo que o micro foi parcelado, pra mim não faz muito sentido. Eu já comprometo parte do orçamento dos próximos 3 meses, mas não consigo ver isso porque a despesas entrou na data da compra.

            Particularmente eu nao gosto dessa estratégia de usar milha, isso pra mim nunca soou muito bem, escudo gente no jornal, na mídia geral falando disso como se fosse a salvação do orçamento do cara.

            confesso que até tentei fazer por desencargo de consciência, mas acabei tendo que ter um puta controle pra evitar de sair da linha, o problema do cartão que você vai gastando e não sente, então vc tem que fazer um gerenciamento micro, gasta-se um baita tempo, ai fui ver na hora de recuperar as milhas era uma miséria

            tinha que gastar uma fortuna pra conseguir uma passagem talvez até menos, por fim prefiro correr menos risco, ter menos stress de controle e pagar as paradas no debito, sei que não tenho divida alguma a sensação disso psicologicamente é muito maior, o custo beneficio das milhas pra mim não compensa.

            quando for viajar eu vou lá e compro as passagens.

            Vejo o seguinte: os caras na mídia ficam falando pro pessoal fazer esse lance de milha, mas acho que isso é meio que patrocinado por essas empresas de cartão, pega um cidadão que está com dificuldade de controle orçamentário (não é o seu caso, só estou ilustrando a ideia). Daí ele escuta que tem que passar tudo no cartão pra ganhar milha, caramba o cara já tem dificuldade de controlar os gastos e manda o indivíduo ainda fazer tudo no cartão. Pra mim isso não faz sentido

          • Entendo perfeitamente e concordo. Para se usar o cartão eu acho que precisa desenvolver alguns controles e eu não parcelo nada no cartão. E controlo todo o orçamento pelo programa (YNAB,Banktivity, etc). Se por algum acaso eu resolver parcelar algo eu tem faço a mesma coisa que voce, jogo as parcelas para o mes de vencimento de cada parcela no cartão. Só que como eu jogo todas as despesas que eu posso no cartão eu preciso de um sistema para controlar essas despesas se não o cartão me leva a perder a mão.

            O dinheiro que eu estaria gastando pagando cada despesa, vamos dizer que seja 10mil, fica aplicado porque eu já tenho o dinheiro para pagar essas despesas, so usei o credito do cartão como estratégia e não porque precisava, então 30 dias aplicado me renderia ainda 100 reais e 6400 milhas.

            Eu já viajei para os EUA 2x, so usando milhas sem gastar 1 real na passagem. Vou para Portugal em Abril estou economizando 6000 em passagem (ida e volta sem paga nada), so usando milha e ainda tem 1 voo que vou fazer dentro da Europa que comprei executiva so com as milhas da minha esposa.

            Embora eu concorde que tudo nos leva a gastar mais do que deveríamos, também existem formas de controlar isso a nosso favor.

            Eu só não uso o cartão se não tiver como, ou se me oferecerem descontos.

            O gerenciamento disso acaba sendo mais ou menos o que a gente já faz em usar o programa para lançar as despesas.

            As despesas que batem na minha conta eu deixo exatamente o valor (1x no mes, no planejamento) que vai bater, luz, gas, diarista, condomínio, etc. Fora isso a conta sempre no zero e o dinheiro sempre aplicado.

          • Rapaz queria conseguir o usar o cartão assim, mas todas as vezes que tentei não sai do lugar.

            Já tentei vários métodos, por exemplo teve uma vez que eu pagava a fatura semanalmente pra evitar de acumular pro outro mês, mas acabei desistindo sempre depois pq dava uma baita dor de cabeça gerenciar isso tinha que ficar lançando direto.

            A vantagem do dinheiro vc joga na conta olha o saldo e acabou se tiver verde vc usa se tiver vermelho não usa.

            Vou tentar mais pra frente usar o cartão novamente.

          • Falar nisso te cutuquei no último post do blog kkkk não sei se vc percebeu

  26. Realmente estou tendo problemas para usar o Banktivity. Testei bastante, ele da crash algumas vezes. Achei muito pouco intuitivo e muito chatinho de fica preenchendo o orçamento. Nessa parte de orçamento e controle dos gastos o YNAB é bem melhor, ele só não controla os investimentos e moeda, mas achei esse artigo com a explicação deles http://classic.youneedabudget.com/support/article/multiple-currencies, vou tentar usar dessa forma.

    Eu acho que o Banktivity tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo e acaba não sendo o melhor em nenhuma das duas. No caso do YNAB o foco é no Orçamento.

    Estou pensando em manter outro programa para controlar os investimentos, e lançar no YNAB apenas o total, dividendos, so para ter o valor do patrimônio. Ai entra minha duvida, voce acha que o Stock Live seria uma alternativa boa para controlar portfolio ? Ou tem outra ideia de como posso controlar o portfólio alem da planilha do excel ?

    Detalhe: criei na minhas conta do YNAB um Orçamento para a minha esposa controlar os gastos dela, então sai tudo no valor de um.

    • Eu já tinha tentando fazer o que eles explicam nesse artigo, mas sinceramente isso é uma baita gambiarra, nada muito pratico, digamos que queira ver o seu patrimônio em Euro ou Dólar não vai ter como porque o YNAB fica travado numa única moeda. Eu tinha muito problema na hora de montar o orçamento, pois parte dos gastos eram em reais mais boa parte do dia a dia ficava em Euro, pode ver pelos vídeos que comida e varias despesas eram em Euro, isso é impraticável nesse sistema do YNAB.

      Eu te falei no começo se vc não tiver força de vontade vai acabar voltando pro YNAB, usar por um mês é muito pouco, não consegue se avaliar só com isso, enfim o ideal é usar o Bankitivity por 1 ano ou um pouco mais aí sim vc vai se habituar e montar o seu jeito de controlar por ele. Sei disso porque meu trabalho em parte é migrar clientes de sistema e realmente cria-se um bloqueio para algo novo, é muito cômodo voltar para o antigo, porque já estamos habituados no jeito de trabalho.

      Agora quanto ao programa de investimento, o stocks of live nunca usei ele pra isso apesar dele ter esse recurso, e desconheço algum sistema que seja 100% nisso, o melhor que encontrei foi o bankitivity mesmo, com uma dobradinha de investimento e multicurrency.

      Enfim nao to aqui pra te convencer de nada, se vc está insatisfeito com o banktivity volte pro ynab no final o importante é vc ter uma ferramenta que se sinta confortável, agora a parte da acomodação é um fato que se vc não trabalhar nisso vai morrer no ynab.

    • detalhe a complementar o comentario anterior…
      eu ainda estou testando o bankitivity se daqui a alguns meses ele não se encaixar as minhas necessidades volto pro ynab e depois procuro outra opção, até o momento não existe nada impeditivo de usa-lo o lance do budget está dando pra contornar tranqüilo.

      • Ainda tem um detalhe que eu uso muito no YNAB, eu tenho um iPhone 6S, então meu fluxo de trabalho é o seguinte: Assim que tenho uma despesa, pego o celular e precioso o ícone do YNAB na tela principal ele me da a opção de entrar despesa, eu digito o valor, ele tem um sistema de localização que ja sugere qual é a despesa e a conta. Depois eu so confiro com o extrato, principalmente se for debito ou cartão. Eu acabo não esquecendo onde foi uma despesa, porque no extrato o nome usado pela loja nem sempre lembra ela.

        Eu quero deixar o montante de investimento como tracking, assim eu tenho uma ideia do patrimônio, e como estou começando a investir fora, vou só atualizar para o real.

        Minha maior questão nesse exato momento é a gestão do portfólio. Eu até tenho uma planilha do excel. Mas gostaria de uma ferramenta mais focada em gestão de portfolio.

        Que funcionalidade voce ve no Banktivity que não tem no Stock Live, especificamente para gestão do Portfolio ?!

        • Relatórios o bankitivity tem muito mais informação sobre seus investimentos, alem de poder gravar cada compra qual foi a taxa de dólar que vc pagou em cada transferencia a corretora, enfim faz o seguinte estou pra fazer um novo vídeo sobre o bankitivity 6 que recebi do Ian pra testar e aí vc vai ver como está a parte de investimentos nessa nova versão.

          • Boa ! Pode ser isso também, voce ja esta testando a versão nova, pode ser que esteja melhor e que eles tenham corrigido algumas falhas.

            Por em quanto vou deixar quieto no YNAB até da uma olhada nessa nova versão.

            Já comecei a enviar dinheiro para drivewealth. Estou aproveitando esse período de 10 dias de ferias para estudar mais e fazer a pré seleção do meu portfolio. Estou pensando em começar com as Reits. para ir devagar, me acostumar.

          • Tem a nossa revista aí do blog todo mês falamos de um REIT e uma ação talvez lhe ajude. A de março já está no forno.

  27. Agora que eu reparei uma coisa. Voce lança todas as despesas de cartão de credito para o dia de vencimento da fatura ?! Isso facilita alguma coisa no Banktivity ou é sua forma de controle mesmo ?

    No YNAB eu estava acostumado a lançar na data exata da despesa, mesmo no cartão de Credito (uso bastante para conseguir milhas).

    • Se colocar na data da despesa ele vai computar como despesa do mês que vc comprou, se fizer como faço vai entrar no orçamento do mês que vc pagou a fatura.

      • Se não estiver enganado, fazer isso vai facilitar em não precisar do conceito de envelopes.

        Eu consegui configurar bem o banktivity ontem anoite, mas é bem rudimentar o conceito de envelopes nele, praticamente tá la so para falar que tem a meu ver.

        As contas de investimento voce chega a deixa de fora do Orçamento, para gerar relatório ?

        • Os envelopes são para outra coisa. Isso não vai impedir.

          O sistema de Budget do YNAB é via envelopes.

          Sim o lance de envelopes deles é muito fraco tentei usar mais não consegui. Acho que nisso vai ser difícil alguém bater o YNAB, afinal é a especialidade deles. Mas o lance de muticurrency e investimentos é matador no bankitivity

  28. Como voce faz então para montar o orçamento no banktivity recebendo de forma variável ? Eu vi que voce esta usando os envelopes. Mas meu problema esta sendo o seguinte:
    – vamos dizer que recebi no dia 17, então entra como receita de fevereiro. Mas já paguei todas as contas so que o programa vai falar que foi entrada de fevereiro no orçamento. E so devo usar esse dinheiro em março.
    Tô perguntando pq minha visão pode estar limitada a doutrina do YNAB.

    • O importante é as despesas pra mim. Mas sim vc vai ter problemas nessa questão do mês que vai valer a receita. Tem que fazer vista grossa e se basear no envelope.

      Por sinal não deu muito certo os envelopes comigo. Tem um bug pra quem usa várias moedas como dólar euro e faz o orçamento em real. Mandei pra eles mas não corrigiram por conta da versão nova. Tô usando sem os envelopes mesmo

  29. Você chegou a encontrar mais fontes para explicar o funcionamento do Banktivity ?! Eu sou usuário do YNAB mas achei interessante o funcionamento do Banktivity principalmente pela parte de investimentos, e poder criar parcelamentos.

    Eu estou tendo alguns problemas com parcelamentos, quando eu entro nas transações agendadas, eu coloco uma data e as vezes ele computa a data de outro mês, para frente. Chegou a ver algo parecido?

    Você usa os aplicativos para IOS, cheguei a baixar para o meu IPad, mas estou achando muito limitado. Eu estou acostumado no YNAB a lançar a despesa assim que passo o cartão. E no trabalho uso Windows (em casa é Mac), por isso tentei usar a versão IPad.

    No dia que você começou a usar, vc computou as suas despesas desse dia para a frente ou chegou a arrumar para traz para alimentar relatórios ?!

    • Nunca usei o móbile deles, não lanço nada na rua só abro no desktop uma vez por mês.

      Quanto a lançar puxei só o histórico dos investimentos as despesas ficaram no YNAB mesmo

      • Só uma vez no mês vê o orçamento ? Não é muito tempo para ver se estourou algum orçamento ?

        Eu estou acostumado com o YNAB a ver toda semana. Você não usa mais aquela ideia de orçar o mês a frente ?

        Minha conta vive zerada, so deixo o valor exato das despesas que vão entrar. Uso uma aplicação do Itáu pos fixada como fluxo de caixa, ela vai rendendo alguma coisa, o problema que eu vejo em relação a poupança é que ela precisa fechar o mês. Algum pensamento com essas aplicações pos fixadas ?! Vi seu video contra tesouro direto.

        • Uma vez por semana. Uso o Budget lá do banktivity.

          Se vc vai colocar pra reserva não vejo problema. Meus questionamentos são sobre investidores que estão fazendo investimento de aposentadoria em cima de TD. Acho muito arriscado.

          • Entendi. Eu estava deixando tudo junto “poupança e o fluxo do mes” tudo no investimento pos fixado. Era dividido apenas no YNAB, assim eu sabia o que estava poupando ou so fazendo fluxo. Aqui na empresa a gente divide o lucro por semana, assim recebo toda sexta, mas deixo aplicado sempre e so uso no mês seguinte. Meu problema com o Banktivity esta sendo que ele computa como receita do mes, então se eu receber hoje, mas so for usar esse dinheiro no mes que vem ele entra como receita desse mes. Por isso te perguntei sobre outras fontes sobre o programa, para que pense em alguma ideia para desenvolver meu fluxo dentro dele.

            Estou te mandando um bando de perguntas mas é pq estou fazendo uma maratona no seu blog…kkk

            Só uma ideia, você podia criar uma espécie de índice, para que quem estiver entrando aqui pela primeira vez saiba por onde começar. Eu tive que criar uma nota no Evernote para organizar o que eu estou estudando para não me perder e tentar criar uma ordem para cada conceito.

          • Então no YNAB vc tem um pouco de dificuldade nesse lance da receita no começo e ele ajuda de forma primorosa chegar nesse ponto de gastar só o que recebeu no mês anterior.

            Inclusive esse conceito pra gente que não tem um “salário fixo” é fora de série.

            Acontece que com o tempo que vc vai evoluindo nele vc começa a usar o salário de 3 meses atrás depois de 6 meses depois de 1 ano

            Se olhar no meu vídeo do bankitivity vai perceber que minha reserva equivale a alguns meses de salário então não tem tanta utilidade mais esse conceito de usar o do mês anterior. Com o tempo vc vai chegar nesse Stage.

            Sobre o indicie seria legal mas não dá pra fazer por conta da falta de tempo, tem vídeos, revista, mais fazer os artigo e responde o pessoal e o tempo gasto no blog não é minha prioridade tenho que dividir isso com empresa e família no final sobra pouco tempo.

            Mas se vc conseguir montar um índice aí é quiser compartilhar me avisa que crio um post aqui com o seu índice e coloco os créditos. Vc pode ajudar de certa forma ;)

          • Exatamente isso que eu estou passando. Criei uma conta Off Budget para colocar investimentos. Embora meu “Age of Money” apareça 20 dias, eu tenho 1 mes de salário em uma conta Off budget. Então não tem sentido.

            A questão esta sendo me reorganizar no Banktivity agora que já passei dessa fase de iniciante em Orçamento. Eu uso o YNAB a quase 3 anos, tenho mt vicio…kkk

            Estou organizando uma nota no Evernote com um índice meu sobre investimento, quando avançar mais eu te envio para ver primeiro se minha lógica tá certa kkkk depois se da para contribuir com o blog.

          • Eh difícil sair do YNAB eu mesmo ainda hj meses já no bankitivity bate aquela vontade de voltar pro YNAB o App dos caras eh bom. Pena que pararam no tempo não aceita controle dos investimentos e ser multicurrency eh inadmissível para um App como o YNAB

  30. Resolvi testar o Banktivity. E já gostei por ele entender (+-) o extrato do meu cartão BB já sabendo onde a compra foi em dólares e onde foi em reais.
    Mas tipo, vi que você tem uma conta poupança. Onde você consegue verificar no app quanto foi o rendimento no último mês? Quero seguir o mesmo método para cadastrar outras aplicações em renda fixa.

    • Eu importo o extrato da poupança no Bbdc vc consegue exportar o extrato em ofx ofc aí depois só categorizar

      • Como eu vi que o programa era so para Mac eu nao tinha visto o video, mas agora eu assisti, entrei no site da Quicken mas existem 3 versoes, qual voce recomenda ?

        • Eu baixei a de Mac mas acho que tem um comparativo das versões lá no site deles. Veja o que vai lhe atender melhor

  31. Prezado VD, boa tarde.
    Para prestigiar o seu site e o ótimo conteúdo que oferece, fiz o meu cadastro no Remessa Online com o seu link e conclui uma transação por lá.
    Gostei bastante do serviço e pretendo recomendar e utilizar novamente no futuro.
    Valeu pela dica.
    Um abraço

  32. Outra pergunta: No nosso IRPF , nas operações no Exterior, o processo de apuração de lucro, do respectivo IR e recolhimento (seja via DARF ou Carne Leao dependendo do tipo de rendimento) é absurdamente complexo . Como a Receita Federal consegue verificar se o Lucro informados e os IRs pagos pelo Contribuinte estão corretos? Aqui no Brasil as Instituições Financeiras são todas interligadas à Receita Federal que recebe os arquivos de todos rendimentos financeiros e não financeiros. Mas como isso é feito com os bancos no Exterior ? Se eu disser que ganhei USD 10 num Trade de Ações mas na verdade ganhei USD 20 como a Receita consegue checar se isso é verdade ou não ?

  33. Ola Sr. Viver de Dividendos
    Parabéns pelo seu Blog. Muito bom, bem escrito e você é um cara muito inteligente e preparado. Está ajudando milhares de pessoas !!! Entrei no RERCT para oficializar uns poucos dolares que eu tenho nos EUA (100% limpinhos na origem, sou do bem…) mas que eu aplicava aqui e ali sem pagar IR. Agora estou sangrando porque alem da “multa” de regularização estou recolhendo uma cacetada de IRs sobre lucros de ações/efts que eu transacionei desde Dez-2014 e sobre uma maldita Sweep Account que a cada “saque” me gerou um ganho cambial. Minha primeira conclusão é que manter uma conta Pessoal para fazer investimentos em Ações , ETFs, etc nos EUA é uma tremenda roubada, concorda ? A gente não aproveita os prejuízos mas paga 15% sobre qualquer ganhozinho de Preço ou de Cambio. Pra quem como eu gosta de comprar e vender isso é um nightmare. Estou pensando em criar um trust qualquer para evitar essa tributação alucinada e complicada. Você acha que é viável ? Conhece algum processo para se fazer isso ?

    • Olá Claudio

      Fazer trade nos USA tem que ser no ganhar ou ganhar

      sou um investidor de longo prazo e pra isso o mercado americano é invencível, independente da taxa vai valer a pena, mas aí é outro perfil, outros objetivos totalmente diferente

      sobre trust geralmente sao abertas em paraísos fiscais, caso não saiba o correto é se pagar IR na remessa quando sem manda para paraísos fiscais, assim sendo, seria muito pior

    • Olá Chico

      Cheguei a usar sim. Na época achei ele bem complexo pra lançar e com poucas opções. Hoje por ser livre deve ter evoluído bem acredito eu

      • Tenho usado nos últimos 2 meses, estou pensando em migrar definitivamente para ele. Vi seus vídeos do Bankitivity e acho que o Gnucash é comparável embora, realmente, seja um pouco mais complexo e não muito customizável em seus relatórios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here