BVMF: Compras Agosto 2015 – HTMX11B – BBDC3

size_810_16_9_bradescoComeçando o mês já fiz o meu aporte na bolsa brasileira, estava na duvida se colocava a grana nos FIIs ou se aportava nas ações, na dúvida fiz um pouco das duas coisas.

Sou uma pessoa cheia de manias e toks, uma das coisas que me incomodam é ter lotes fracionados das ações, por exemplo tinha 200 ações do Bradesco e em Março eles fizeram um split e acabei ficando com 240 como estava querendo comprar uns FIIs também optei por arredondar o Bradesco e o restante aportar nos FIIs.

Como sempre faço um comentário sobre o ativo que estou adquirindo, mas o HTMX11B comprei o mês passado então como é mais recente não teve nenhuma variação nesse meio tempo, se ainda não leu verifique aqui uma analise desse FII.

Sobre o Bradesco não tem como deixar de comentar a sua ultima aquisição no mercado. A compra do HSBC por 5,2 bilhões de dólares, o mercado não viu como uma boa noticia, tanto que as ações do Bradesco recuaram com força no dia do anuncio da aquisição.

Para o mercado o Bradesco pagou um preço além do que valia a operação, também achei isso, mas essa foi um tipo de aquisição que o vendedor não tinha tanta necessidade de vender, apesar do HSBC ter anunciado a intenção de vender, ele não estava em nenhum processo de falência a ideia dele era “se livrar” das operações que não tinham lucratividade como a do Brasil e da Turquia, comentei sobre isso no meu post de venda das minhas ações do HSBC.

Nesse caso como não existia um “desespero” para vender era natural o comprador pagar um prêmio para comprar os ativos o Bradesco teve que concorrer contra 3 outras instituições de peso Itau, Santander e até um banco chinês, o Industrial & Commercial Bank of China.

Além do mais  a comprar a meu ver vai trazer mais ganho de posicionamento no mercado do que de resultados financeiros, se o Bradesco perdesse essa oportunidade seria difícil alcançar um crescimento de outra forma, pela quantidade de market share que ele possuía não teria como crescer mais abrindo agencias o caminho agora é só através de aquisições.

bradesco

A carteira do HSBC tinha bastantes clientes premium e corporate e isso pode ser um nicho interessante para o Bradesco que visa expandir nesse sentido. Outro fato é que o Bradesco conseguiu incluir na jogada a seguradora que se não me engano não estava na oferta inicial, por isso até que teve esse acréscimo no pagamento, alias nesse pacote tem a HDI e SulAmerica que fazem vendas de sus seguros pelo HSBC, quem tem ações ações dos alemães ou da SulAmerica ficar atendo pois deve ter um impacto caso o Bradesco não continue com a parceria de pelo menos 5% na receita.

O lucro recorrente estimado para as opressões do HSBC Brasil nesse ano está na casa de R$ 1,2 bi e de acordo com o Bradesco os resultados só serão sentidos no balanço de 2017 pois 2016 deve ser neutro, as operações do HSBC Brasil não eram ruins o problema era que o banco foi mau administrado aqui.

Só pra ter uma ideia o lucro por agencia do Bradesco foi mais que o dobro do valor alcançados nos pontos de atendimentos do HSBC. Além disso o índice de eficiência do BBDC foi 24% maior que o do HSBC, agora imagina a eficiência e competência do pessoal do Bradesco aplicado nas agencias do HSBC, a tendência é que o negocio tenha ótimos frutos. Vamos aguardar pra ver.

Compra realizada em 3 de Agosto.

Compra de junho de 2015
Empresa Código Qtde
FII Hotel Maxinvest HTMX11B  9
Banco Bradesco SA BBDC3 60

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Receber novidades por e-mail

Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.

7 thoughts on “BVMF: Compras Agosto 2015 – HTMX11B – BBDC3

  • 24 October 2015 at 00:35
    Permalink

    Alguma vantagem de comprar BBDC3 ao invés de BBDC4?

    Reply
    • 24 October 2015 at 00:43
      Permalink

      Olá Leonardo

      eu não compro PN só compro ações dos controladores, se tiver duvida dessa estratégia dê uma olhada no caso da USIMINAS e veja o que ocorreu com o pessoal da PN e com o pessoal da ON

      Reply
      • 24 October 2015 at 00:51
        Permalink

        só corrigindo USIMINAS e não USINAS

        Reply
  • 14 August 2015 at 00:33
    Permalink

    Parceiro, boa aquisição!
    Deixo perguntar, agora que o HSBC saiu do país, você irá fazer aporte para os US através de qual banco?
    Outra coisa, ví que você fez um trade de valor na MANH, o que você acha da HYG? (não sei se já analisou este fundo), pois meu contador está quase me forçando a comprar mas não vejo com bons olhos.
    Abraço, obrigado pelo conteúdo!

    Reply
    • 14 August 2015 at 14:19
      Permalink

      Olá Rincewind

      Sobre o HSBC eu não tomei nenhuma decisão porque vou esperar pra ver o que o BBDC vai fazer com a política de taxas para remessa internacional, se a ideia deles é entrar no mercado premium terá que ter uma taxa mais convidativa para transferencias internacionais, não estou falando apenas do valor mas burocraticamente também. Se cobrarem o que cobram hoje para os correntista do Bradesco provavelmente vou sair pois ficaria inviável, daí passaria a fazer as transferencias via agente autônomo (vulgo casas de cambio).

      Sobre o HYG eu não invisto em ETF, ja li alguns livros a respeito mostrando que o retorno de ETF é muito menor que o retorno de uma carteira de ações bem gerida. ETF é excelente para o investidor que não conhece nada de ações e não tem vontade alguma para aprender, mas como tudo na vida tem um preço a falta de informação também sai bem caro, certamente ele terá que trabalhar bem mais para alcançar a I.F. que aquele investidor que se dedicou a conhecer o mercado e analise de empresas. Na outra ponta temos aqueles investidores que apesar de estudando sempre tem uma mentalidade imediatista e acabam fazendo grande besteiras com a carteira, nesse caso para pessoas desse tipo melhor o cara se dedicar ao ETF mesmo.

      Pra finalizar e não menos importante, não se faz trade de valor com ETF.

      Reply
  • 13 August 2015 at 00:38
    Permalink

    VD,

    Parabéns pelas aquisições! Esse FII eu não conheço, já o BBDC3 dispensa maiores comentário, rsrs.

    Abraços.

    Reply
    • 14 August 2015 at 14:06
      Permalink

      Olá IL

      Valeu pela força.

      Reply

Deixe o seu comentário: