BVMF: Compras Novembro 2014 – UGPA3

extrafarmaprofile_554567_610_335Após a venda no inicio do mês da ELPL eu investi o capital na Ultrapar. Eu gosto de empresas que são bem administradas e com um mix de produtos resilientes e a Ultrapar se encaixa bem nesse perfil.
A saída da ELPL segue a minha tendência de diminuir a exposição da minha carteira em empresas de mercado regulatório. Meu perfil no momento tem sido buscar empresas com produtos no qual o consumidor continuará a adquirir mesmo se houver crises sistêmicas.
Compra de outubro de 2014 na bolsa brasileira
Empresa Código Qtde
ULTRAPAR PARTICIPACAOES SA UGPA3 100

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

ULTRAPAR PARTICIPAÇÕES SA – UGPA3

 

A empresa vem fazendo seu dever de casa, buscando um crescimento orgânico e com um mix de produtos muito interessantes. Essa holding possui empresas em diferentes tipos de negócios e consegue fazer a sinergia entre essas áreas. A empresa em 2007 adquirir o posto Ipiranga e conseguiu fazer a expansão da rede de forma que atualmente representa mais de 50% de sua receita.
Eu não investi antes na Ultrapar porque eles possuem uma margem muito estreita e eu não me sentia confortável quanto a isso. Grave equívoco, pois com o tempo passei a entender um pouco mais sobre holdings e de modo geral elas preferem empresas com forte geração de caixa mesmo que para isso tenham as margens exprimidas.
Essa geração de caixa acaba lhes proporcionando oportunidades de investimento, como foi o caso mais recente que é a associação com a Extrafarma que passou a fazer parte do balanço nesse ano, com isso existe uma expectativa do mercado que os resultados melhorem consideravelmente, acredito que esse seria o melhor momento para o investidor entrar na empresa, também é preciso ter muito cuidado e acompanhar de perto porque qualquer deslize pode ser muito prejudicial.
Voltando para o principal destaque da empresa, que é ter produtos resilientes a crises, vou te dar um exemplo disso:
gas ultrapar
O gráfico acima mostra as vendas da Ultragaz no setor de gas envasado para os consumidores, é um produto essencial nas casas dos brasileiros, hoje em dia ninguém cozinha sem gas de cozinha, veja que tem dois momentos cruciais nesse gráfico que é em 2002 quando o preço do produto subiu 50% e em 2008 com a crise mundial, independente do preço subir ou o consumidor ficar sem dinheiro o produto continua vendendo. Precisa comentar mais alguma coisa ??? acho que já dava pra parar por aqui rsrsrs
O mesmo vale para os outros produtos como combustível, produtos petroquímicos como insumos para detergentes e para o agronegócio, mais recentemente foi incluída a linha de remédios.
Olhando para um quadro quantitativos da empresa temos um crescimento importante na receita da companhia reflexo das boas aquisições que foram sendo feitas ao longo de sua história. A receita saiu de 4 bilhões em 2004 e 2013 bateu na casa praticamente dos 61 bilhões. O lucro veio acompanhando esse crescimento lógico respeitando as margens sempre baixas da empresas, enfim isso é uma característica de holdings se quiser entrar num negócio desse precisa aceitar isso.
As margens baixas podem ferrar a empresa em dois momentos:
1 – crise sistêmica: isso não se pode controlar, portanto tome muito cuidado ao comprar uma empresa com margens muito baixas, tenha certeza que seus produtos conseguem suportar a crise sem grandes dificuldades.
2 – endividamento descontrolado: isso a administração pode controlar, aqui você vai medir se a empresa de margem baixa está sendo bem administrada. Acompanhe de perto e questione o RI acerca do endividamento máximo do EBITDA que eles aceitam e veja se estão cumprindo com esses parâmetros.
Enfim a empresa mantém um payout muito confortável de 50%. Eu já disse antes mas torno a repetir aqui gosto de empresas com payout nesse patamar de 50% eu vejo que o importante é manter um crescimento dos dividendos através de uma geração de caixa, mas eventualmente a empresa pode passar por dificuldades por isso é importante ter uma margem para aumentar no curto prazo a distribuição de dividendos, caso seja necessário.
Enfim é uma empresa que por ser muito agressiva exige um certo de cuidado maior no acompanhamento não é igual um Bancão ou uma CIELO que é só comprar e bater o olho no balanço ver se fechou com lucro e partir pra próxima.

 

 

2 thoughts on “BVMF: Compras Novembro 2014 – UGPA3

  • 15 November 2014 at 00:53
    Permalink

    VD,

    Ótima compra sócio! A Ultrapar é uma senhora empresa e eu a considero-a uma das melhores da minha carteira.

    Abraços!

    Reply
    • 15 November 2014 at 01:02
      Permalink

      Olá Investidor Livre,

      É uma holding bem redondinha, sempre tive medo dela por conta da margem depois que passei a entender um pouco mais de holdings finalmente criei coragem.

      Estamos esperando que continue a crescer cada vez mais.

      Reply

Deixe o seu comentário: