BVMF: Vendas Abril 2015 – VALE5

valeJá tinha interrompido os aportes na Vale desde o final de 2013 quando ela fechou o ultimo trimestre em prejuízo, era um não recorrente e eu pensei que isso não iria se repetir, também era um prejuízo que não tinha efeito caixa pois foi apenas contábil, passou mais dois trimestres em 2014 e novos prejuízos, fui dando mais corda na esperança de que as coisas melhorariam, daí saiu esse novo resultado e mais um prejuízo, resolvi depois disso vender as minha posição na Vale.

Fiquei refletindo depois e pensando porque não vendi quando a empresa apresentou o primeiro prejuízo, um dos critérios que me faz sair de uma empresa é quando a mesma apresenta prejuízos, independente do motivo esse deveria ser o critério máximo. Pensando melhor comecei a perceber que não estava agindo corretamente, já não era mais um investidor na Vale, mas sim um torcedor.

A empresa pode dar a volta por cima e retomar o caminho dos lucros, mas a questão pra mim não é mais essa, mas o fato de não ter seguido minha estratégia que havia definido anteriormente, é aquele momento que a emoção toma conta.

Venda realizada em 30 Abril de 2015

Venda de abril de 2015 na bolsa de São Paulo
Empresa Código Qtde
VALE SA  VALE5  200

Já atualizei a minha carteira com essa venda.

Acredito que a Vale poderia estar suportando melhor essa crise se a administração anterior tivesse feito ações corretas quando a bolha de preço do minério de ferro começou a inflar, na época o CEO Roger Agnelli deveria ter focado em projetos como S11D que hoje é a chave para manter a Vale operacionalmente competitiva no futuro e que visa reduzir seus custos de forma considerável, ao invés disso Agnelli saiu comprando um monte de coisa que não tinha nada a ver com o Core Business com isso foi torrando caixa e hoje a empresa tem que se desfazer desses ativos muitos com baixas contábeis expressivas nos balanços.

Quando coloquei a Vale na carteira eu sabia muito bem que era uma empresa cíclica e que como todas as empresas desse tipo podem ter momentos de grandes lucros e momentos de quedas expressivas nas receitas. Na época tinha uma mentalidade de investimento e hoje tenho outra totalmente diferença, as coisas vão mudando ao longo do caminho você vai percebendo no que foi errando e vai aprendendo novas coisas e suas convicções vão mudando.

O problema de uma empresa cíclica é que as vezes os ciclos de commodities podem durar anos lateralizados, veja abaixo um gráfico histórico de preço do minério de ferro que é o principal produto da Vale:

minerio ferro

Na imagem acima podemos ver que o ultimo ciclo durou quase 20 anos com o preço lateralizado, daí fiquei pensando se seria viável ficar numa empresa que pode correr o risco de ficar 20 anos sem crescer, não seria melhor pegar esse dinheiro que tenho hoje e colocar numa empresa que cresça durante todo esse período.

Como um investidor que visa alcançar a independência financeira através dos dividendos e deles tirar uma fonte de renda passiva, não posso também me dar ao luxo de ter uma empresa na carteira que possa ficar com os lucros “estagnados” ou que tenha os dividendos cortados por conta de uma queda no preço de venda do seu principal produto.

12 thoughts on “BVMF: Vendas Abril 2015 – VALE5

  • 2 July 2015 at 16:16
    Permalink

    Lendo seu comentário, percebi que realmente também estou na torcida. Principalmente torcendo para o preço cair, comprar mais baixando o meu preço médio e vender em algum repique com pequeno lucro. Não sei se estou errado, mas como sou um investidor visando o longo prazo, não gosto de sair do papel com prejuízo. Talvez seja a hora de rever essa estratégia.

    Reply
    • 3 July 2015 at 07:38
      Permalink

      Olá Bruno,

      Vc está confundindo tudo, fazendo trade achando que está fazendo buy and holder. Se está fazendo um trade usando gráficos eu não posso opinar, mas se está fazendo trade de valor está fazendo tudo errado, primeiro que BVMF não é empresa pra trade de valor, aí já morre a analise. Se estiver fazendo B&H deveria estar preocupado com os resultados da empresa e não com a cotação. De toda forma melhor vc primeiro tentar entender o que vc está fazendo.

      Reply
  • 9 May 2015 at 04:05
    Permalink

    Muito bom VD. Ainda tenho vale, vou aguardar o anual de 2015, se continuar assim eu saio.
    Outra coisa é o s11d, se ficasse pronto logo, queria ver realmente ese diferencial.

    Reply
    • 9 May 2015 at 08:07
      Permalink

      Olá DY

      Eu também estava ansioso pra ver o S11D a todo vapor, daí fiquei refletindo e pensando o S11D pode ser uma faca de dois gumes, ele vai ser excelente pra Vale porque vai reduzir seus custos e torna-la mais produtiva, mas também vai aumentar muito sua produção e se a demandar não aumentar nesses próximos anos isso pode ser mais prejudicial que benéfico.

      É só fazer um exercício de imaginação quando se aumenta apenas as linhas da oferta e as linhas de demanda ficam paradas a tendência é que a curva de preços abaixe, bem enfim o futuro ninguém pode saber só podemos torcer para a economia global retomar os rumos e puxe essa demanda de minério pra cima se isso se concretizar a Vale vai arrebentar a boca do balão.

      Reply
    • 7 May 2015 at 08:55
      Permalink

      Olá Luiz Carlos

      Não acredito nisso, alias o mercado macro econômico não demonstra isso. Esse pensamento que você está tendo era o mesmo que eu tinha quando estava com a ação, sempre ficava na torcida pensando agora vai… acontece que se parar para pensar racionalmente precisar atrelar essa novo ciclo de alta a um novo ciclo de alta do mercado econômico como um todo, pare e pense ninguém vai sair comprando minério de ferro sem que exista demanda de consumo, pra haver a demanda por mais minério é preciso que a economia, especialmente a asiática se aqueça novamente, se isso não está ocorrendo essa alta vai refletir apenas correções curtas nos estoques.

      Pra termos um novo ciclo de alta como tivemos no passado dependemos do mercado Chinês retome os crescimentos robustos que estava tendo antes ou que surja outra “China”. Se você investe na VALE tem que acompanhar mercado asiático de perto que é o grande motor do minério de ferro e se você acompanhar o mercado asiático vai ver que ele está mais pra estagnação no médio prazo do que pra crescimento.

      Esse movimento é tão meramente especulativo que a cotação da VALE está subindo porque o investidor ficou empolgado com o crescimento na produção do minério de ferro, aí vc volta pra velha lei da oferta e da demanda o que ocorre quando a VALE aumenta a oferta de minério de ferro no mercado ?

      Se a demanda não vai aumentar e a VALE aumentou a oferta não precisa ser gênio pra advinha o que vai acontecer só olhar o que os árabes fizeram nesses últimos meses com o petróleo. O ideal seria as 3 maiores produtoras de minério Vale, Rio e BHP cortarem a produção pra poder alavancar o preço, mas qual delas tem caixa suficiente pra fazer isso ???

      Reply
    • 6 May 2015 at 12:21
      Permalink

      Olá RM

      vai vendo aí… parece até conspiração rsrsrs

      Reply
    • 6 May 2015 at 11:49
      Permalink

      Olá DI

      obrigado e valeu pela visita

      Reply
  • 6 May 2015 at 04:02
    Permalink

    Muito interessante o foco na sua estratégia, acho que isso é fundamental para tentar mitigar ações levadas pelas emoções.
    Parabéns por ter voltado ao seu método.

    Reply
    • 6 May 2015 at 11:47
      Permalink

      Olá SC

      De fato criar as regras é muito simples o desafio é segui-las nos momentos difíceis, todo caso valeu pela força.

      Reply

Deixe o seu comentário: