Calcular o retorno total da ação

18
4113

Vamos ilustrar nesse artigo como funciona a dinâmica de retorno das ações na bolsa de valores. Vou usar um exemplo para mostrar como devemos calcular o retorno total de um ativo que distribui dividendos. Muitas pessoas só analisam o retorno das ações olhando apenas os ganhos de capital ou apenas os dividendos. Quando se tem um ativo na carteira deve-se olhar os dois.

Madara e seu Opala

Hoje pedi emprestado ao meu primo Madara $10.000 e prometi retornar essa grana daqui a 1 ano. Eu até dei a ele um papel com minha assinatura, comprometendo-me a paga-lo. Se não pagar, o primo Madara poderá colocar-me no SPC. Do ponto de vista do Madara esse negócio é um investimento, do meu ponto de vista é uma dívida.

Se o Madara é meu amigo ele certamente iria emprestar essa grana sem cobrar juros. Para não ficar apenas na amizade e comprometer meu relacionamento com o Madara, adicionei um prêmio de $800 que posso pagar aos pouco antes de encerrar a minha dívida. Então eu irei pagar os $10.000 do empréstimo e $800 de juros ao Madara.

Os $800 serão pagos em até um ano. Esse valor é conhecido como Dividend Yield. No caso esse empréstimo tem um Yield de 8% que é os $800 dividido por $10.000. Os 8% são bem mais que a inflação da época e provê um retorno decente para o meu primo.

Logo depois de emprestar o dinheiro, Madara abriu o jornal e viu o anuncio de um Opala Coupé 75. Ligou para o anunciante. Kakashi disse-lhe que o Opala custava exatos $10.000. Infelizmente, ao menos pela perspectiva do Madara, ele não pode obrigar-me a devolver o dinheiro emprestado. Tenho uma obrigação legal de apenas devolver a grana depois de um ano.

Opala do Madara
Opala do Madara

Madara pensou em ir em algum banco e pegar um empréstimo para comprar o Opala, mas os juros não seriam convidativos. Então Madara chegou até você e mostrou-lhe a nota de crédito que ele tem comigo. Ofereceu vender essa nota de credito a você.

Você que não é nada bobo, sorri para Madara e diz que pagaria $9.500 pela nota de crédito. Madara vende na hora a nota para você, ele está doido para comprar um Opala a muito tempo, e não se importaria em perder $500 nessa jogada.

Vamos considerar a situação agora do seu ponto de vista. Os termos da nota do empréstimo não mudaram, eu irei pagar os $10.000 do principal a você e ainda os $800 de juros. Se você comprou a nota por $9.500 você teve um ganho de capital de $500 além dos 8% de Yield.

Os ganhos vieram de dois lugares, ganho de capital e dividendos.

$800 de juros / $9.500 = yield de 8,4%

+ $500 ganho de capital / $9.500 = ganho de capital de 5,3%

= $1.300 lucro total / $9.500 investimento = retorno total de 13,7%

É Gordon mas não é o comissário

Nós acabamos de ver com o exemplo do Madara que não é correto olhar de forma isolada Dividend Yield ou Ganho de Capital para medir o retorno de um ativo.

É muito comum aqui no blog aparecer pessoas dizendo: “nossa Viver de Dividendos essa ativo não é atrativo porque tem X% de Dividend Yield.”

Ou as vezes, muito pior, eles chegam falando: “nossa Viver de Dividendos esse ativo tem um P/L muito alto, eu não invisto em empresas com esse P/L.”

Talvez você esteja chegando aqui pela primeira vez e não tenha visto alguns artigos que escrevi mostrando porque isso é errado.

Sobre olhar Dividend Yield escrevi que é melhor olhar o crescimento do DPA e não o DY do ativo.

Sobre usar P/L para analisar retorno de ativo eu já escrevi um artigo mostrando como utilizar o Dividend Discont Model do Gordon Growth Model.

O Modelo de Desconto de Dividendos mais conhecido como DDM é usado para valorizar o preço de uma ação usando dividendos futuros previstos e descontando-os de volta o valor presente. Se o valor do calculo for maior que o valor atual da ação significa que a mesma está subvalorizada.

O Modelo foi desenvolvido por Myron J. Gordon e Eli Shapiro, mas a fórmula ficou conhecida como Modelo de Gordon.

Calculando o retorno total

Toda semana na minha página de Carteira, são uns três comentários sobre retorno dos meus ativos. É comum aparecer algo como: “Viver você recebe X de dividendos e tem investido Y, eu achei muito pouco”. Podem acessar lá que vai ver inúmeros casos desses nos comentários.

Acho engraçado que pessoas assim não conseguiram ainda entender o básico de um investimento em ação. O RETORNO TOTAL que apresentei no início do artigo, e querem questionar a estratégia alheia.

Ao longo desses quase 5 anos investindo na bolsa, em ações de crescimento de dividendos, minha bola de neve multiplicou de forma bem agressiva. Mas os caras não conseguem ver, pois isso é só uma ponta do iceberg a outra parte está no ganho de capital.

Dividendos recebidos anualmente até 2018
Dividendos recebidos anualmente até 2018

Pega por exemplo os ganhos de patrimônio. Venho publicando todos os meses nos artigos sobre orçamentos, e verá o poder que as ações possuem quando considera-se o retorno total.

Aumento de patrimônio de 2,79% num único mês
Aumento de patrimônio de 2,79% num único mês. Veja o Twitter aqui.

Peters do MorningStar simplificou a fórmula de retorno total fazendo o seguinte:

Dividend Yield + Dividend Growth = Retorno total esperado

Peters Total Return Model

Troque suas fraldas mas não troque a JNJ de mãos

Vamos ilustrar isso com o exemplo da Johnson & Johnson. Se olharmos apenas o Dividend Yield da JNJ teremos um retorno anual de 2,59% sendo o dividendo atual de $3,60 ao ano dividido pelo preço de $139,20 (cotação de 25/04/2019).

Um Yield em dólar de 2,59% para mim já é bem legal. Lembre-se que você está posicionado numa das moedas mais fortes do mundo. Não adianta você ter 5% de Yield no câmbio que em um mês está R$ 2,00 para cada dólar e no ano seguinte salta para R$ 3,90 cada dólar. Se comprar $1 (um dólar hoje) ele continuará valendo $1 dólar amanhã. Isso é uma moeda forte.

Levantando um histórico de crescimento dos dividendos da JNJ teremos o seguinte:

Taxa crescimento dividendos JNJ
1 ano 3 anos 5 anos 10 anos
6,6% 6,3% 6,4% 7%

Vamos considerar um crescimento de 6,5% nos dividendos da JNJ.

Se somarmos 2,59% (yield) + 6,5% (crescimento dividendos) = 9,09% de retorno total esperado.

Um retorno de +9% é um excelente retorno. Novamente, lembre-se que é um retorno em dólar. Apesar de 9% já ser bem interessante quando o mercado se depara com um ativo desses ele geralmente acaba pagando mais e mais por isso.

Quer uma prova disso, vamos olhar ao longo de 10 anos históricos da JNJ.

Últimos 10 anos de retorno da JNJ
Comprei em abril 2009 por $51,40
Vale hoje abril 2019 $139,20
Nos 10 anos recebi de dividendos $27,40
Meu retorno total foi de 224,20%

Dando um retorno total de 224,20% um baita retorno CAGR de 12% ao ano. Dificilmente encontrará uma classe de investimento que entregue-lhe isso hoje. E a JNJ nem é um ativo tão top a nível de retorno, estou pegando um exemplo mais pobre para vocês não falarem que estou sendo tendencioso.

Conclusão

Quando combina ativos bons como os da carteira Top Picks do Ex-Dividend ou outros ativos como os que tenho na carteira passa a ter aumentos de 2,79% ao mês em seu patrimônio.

São 2,79% já retirando os aportes dessa conta, ou seja o patrimônio subtraído os aportes aumentou em 2,79% em um mês, não é ao ano não, faça as contas.

Em resumo, pare de ficar olhando só DY para mensurar o retorno de um ativo, pois estará olhando só metade do bolo e pare também de ficar olhando apenas o ganho de capital porque estará perdendo a outra metade.

Não adianta cavar rápido e fundo se está cavando no lugar errado.

Você perde muitas oportunidades porque está olhando para o lugar errado.

Previous articleFalência do Facebook – BC 4T18
Next articleViver de Cristo

18 COMMENTS

  1. Acabei de fazer as contas do meu rendimento sem aportes de jan-abr/19, fiquei satisfeito com o que vi.
    Foi 5% de rendimento em dólar fora a variação cambial.
    Sei que no próximo mês pode subir ou descer, mas uma coisa é certa, estou muito satisfeito com meu investimento no exterior.
    Valeu e parabéns pelo blog.
    Abraço

    • ola W.

      Isso aí renda variável vai variar kkkkk

      só não pode se desesperar quando cair e nem se empolgar quando subir, psicológico conta muito no longo prazo.

      mas é muito bom vermos o patrimônio crescer como uma bola de neve.

      • Verdade,
        Em dezembro do ano passado já foi um teste, passei. Vamos ver quando vier a próxima queda e perdurar por meses ou anos.
        Quero ver se meu psicológico estará preparado kkkkkk.

  2. Você aporta todo mês e consequentemente cresce o retorno e o patrimonio. a Impressão que da, é que o seu aporte vem de reinvestir os dividendos quando na verdade você tras dinheiro de fora pro jogo. Não que isso seja ruim, pelo contrário, é o mantra do site “aportes mensais, dividendos crescentes” mas o que eu acho que é a duvida da galera, é que se tirasse o aporte (não remover o valor, remover ele da conta) o crescimento de dividendo seria o mesmo

    • ola LG

      vc está errado, não estou considerando aportes nessa conta, eu tirei o aporte nessa conta

      vou tentar desenhar o cenário melhor pra vc

      dia 31/01/19 tinha 823k
      ao longo de fevereiro de 2019 eu coloquei no meu patrimônio 19k de aporte
      dia 28/02/19 tenho 865k

      se vc tirar os 19k de aporte nesse crescimento de 42k dá uma valorização no patrimônio de 23k

      23k de aumento é 2,79% ao mês

      então você está errado em considerar que o aumento foi por causa do aporte se tivesse considerado o aporte eu teria tido um crescimento de 5,1% como não estou considerando o crescimento do patrimônio pelo aporte ele foi de 2,79%

      entendeu ?

  3. Ola VdD! Muito bom! Ilustrativo, simples mas completo!
    Infelizmente existe muita gente que foca somente do DY. Vejo bastante isso agora com a onda de FII pessoas falando exclusivamente do DY e esquecem de analisar o ativo como um todo.
    Parabens pelo post e obviamente pelos resultados da sua carteira!

    abraço!
    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

    • ola EI

      obrigado, as vezes o pessoal fica tão focado no retorno imediato q perde boas oportunidades de ganhar muito + porem precisa de ter um pouco de paciência

      acho que FII e REIT a analise deve ser mais qualitativa do que quantitativa

  4. Olá VDD,

    Parabéns pelo post. Como eu invisto aqui no Brasil. A presença de ações de crescimento de dividendos é praticamente inexistente. Mesmo assim tento aportar em ações que pagam dividendos contantes

    • Fala CI

      a ideia é um pouco parecida e da pra adaptar pra terra brasilis o problema é encontrar um valuation que funcione nessa nossa bolsa mega especulativa :(

  5. Viver, esta conta está certa?
    “2,59% (yield) + 6,5% (crescimento dividendos) = 9,09% de retorno total esperado.”

    Não seria 2,59%+(6,5%crescimento de dividendos)=2,75%

    Abraços!

    • se vc fizer isso

      Não seria 2,59%+(6,5%crescimento de dividendos)=2,75%

      vc só estará considerando os dividendos que foi o que eu falei durante o post inteiro, pessoal olha o retorno total do ativo e não apenas o dividendo, um retorno total é dividendos + ganho capital

      tomei o cuidado de gastar boa parte do artigo colocando o exemplo do Madara para vocês entenderem como funciona isso

      vc está olhando só o crescimento do dividendo

      olha a parte que explico do Gordon que não é comissário do Batman vc pulou isso por isso está errado o seu calculo

  6. Sempre na veia. Sigo o VD desde 2012-13, quando comecei a investir em dividendos. Apesar de não conseguir o mesmo gráfico patrimonial que você, sempre que olho me sinto inspirado e vejo aonde dá pra chegar. E o mais importante: cresci muito também.

    Uma dúvida: esse número de 6.5% de crescimento da JNJ você estimou como? Ele sai de alguma fórmula baseado em histórico, ou tem que analisar fundamentos pra estimar?

    Abraço, sucesso!

    • ola vrs

      pow então vc é leitor raiz kkkkk

      esse percentual eu analiso os últimos resultados conforme coloquei na tabela, vejo os mais recentes e a media de crescimento de 1, 3,5 e 10 anos nos dividendos. a partir dai analiso a tendência desse créscimo e estimo qual vai ser essa taxa. é algo bem próximo da realidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here