Controle de gastos e receitas: Abril 2017

33
30

Ter um controle de gastos e receitas é fundamental para se alcançar a independência financeira. A ideia do blog não é apenas servir como um diário de bordo, mas sim também, ser uma fonte de inspiração para aqueles que estão começando a trilhar o caminho dos investimentos.

Ter uma boa taxa de poupança é o principal fator para o sucesso da sua independência financeira. Esse é o único atalho para encurtar sua caminhada. A taxa de poupança, nada mais é do que o valor que você consegue economizar por mês depois de pagar todas as contas.

Abaixo o relatório com as minhas receitas e despesas deste último mês de abril.

abril17

 

Holding são rendimentos na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Finalmente saiu a versão estável do Bankitivity, já até comprei a minha atualização, quem não viu no meu Instagram, da uma olhada aqui.

Taxa de poupança do mês: só 75%

 

saving rating abril

Se o mês de fevereiro eu reclamei como um dos piores, em compensação nesse mês de março o resultado veio forte, tava até parecendo uma Paychex rsrsrs

Era meado de março já tínhamos contabilizado um fluxo de caixa maior que o mês de Fevereiro inteiro.

Quem chegou aqui recente no blog deve estar confuso com as datas, mas é gasto de abril no título o que março tem a ver com isso. Ocorre que tanto na minha vida pessoal quanto na empresa utilizamos os conceitos do YNAB que diz que devemos trabalhar com a receita do mês anterior, dê uma lida aqui para entender melhor. Por isso o dinheiro que gasto em abril é referente a minha participação no lucro de março na empresa.

Consegui uma receita de 33k, com as despesas na casa dos 8k, sobrou na minha conta algo em torno de 25k que foram aplicados em ações e a grande parte guardado para novas aquisições, o resultado da empresa foi muito maior que isso, mas uma parte da grana ficou retida para pagar parte da aquisição que foi financiada com o meu sócio, veja aqui.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Outras despesas

Essa categoria foi a mais pesada no orçamento, isso porque ali foi colocado os nossos gastos com a viagem de volta para Europa, tivemos que comprar a passagem de retorno só ela foi 2,7k e ainda tivemos mais um airbnb, alem disso tivemos mais gastos com vistos, tanto no plano A quanto no plano de visto B, depois que tiver mais informações falo com vocês as duas modalidades de visto que estou fazendo. Moral da história dessa categoria aproximadamente 3,3k foi só por conta de despesa com imigração.

Alimentação/Pessoal

Para minha surpresa gastamos menos com alimentação que o mês passado, não vou nem me animar muito porque é um tipo de gasto que sempre me decepciona. Também conseguimos reduzir os gastos pessoais, só um destaque negativo é os gastos com animais que chegou a mais de 700 reais, aquele momento que você olha para o seu aplicativo e descobre que gasta-se mais com seus cachorros do que com você e sua filha juntos.

Minha labrador, a Java, continua cada vez pior, tomando remédios para suportar as dores e andando cada vez menos, a idade vem chegando com força para ela, se não a conhece olhe aqui. Para complementar o tio da minha esposa que estava cuidado deles quando estávamos na Europa, disse que não queria eles mais lá, graças a Deus conseguimos convencer uma outra Tia dela a ficar com os bichos, em contrapartida iriamos reformar todo o seu canil e pagar a ração e medicamento com os bichos, isso num tem nem discursão, justo.

Ainda vou tentar adiantar uma grana para ela, afinal cuidar de bicho dá trabalho e ainda mais cuidar do bicho dos outros, é mais complicado. Então é uma despesa que vamos ter e que vai subir nos próximos meses, depois falo mais sobre isso no nosso próximo artigo.

 

balance abril

 

No gráfico acima temos a evolução dos meses, na ponta verde as receitas e na roxa as despesas.

Durante fevereiro e março minha esposa chegou a me questionar se tinha tomado a decisão certa com a fusão, e se deveria realmente aumentar posição na empresa.

Tem hora que você fica meio balançado mesmo e chega a se questionar, mas aí vem alguns meses como os de Janeiro e Abril e lhe mostram que você está no caminho certo, acredito no meu negócio, sei o quanto fiz para melhorar a estrutura da empresa, esses resultados não vem de uma hora para outra, demora-se alguns meses para começar a aparecer nos balanços.

Como tínhamos só dois meses com resultados fortes, fiquei em duvida se não era algo sazonal, espero que não, alias acredito que não. Durante todo esse mês de Abril também tivemos um resultado bem forte, mas isso só vai despontar em Maio por conta do que falei antes do estilo YNAB de viver.

Apesar de estar bem confiante na minha empresa, olhando para o lado pessoal não vou me empolgar muito, estou começando no próximo mês mais uma etapa da imigração e acredito que até organizar tudo por lá, deve-me consumir mais grana do que o normal.

Continue acompanhando as minhas loucuras para ver onde vamos chegar kkkk e se poder dá uma torcida aí que tou precisando

 

 

33 COMMENTS

  1. Voltando aqui ao post mas me reportando a uma pergunta que fiz em 2016 na época do YNAB. Vi que vc não gosta de app com verão mobile, pois para um controle robusto obviamente deixa a desejar.

    Minha busca era por um software que tivesse um aplicação bem completa na tela do computador, mas que eu tivesse uma forma de alimentar essa planilha pelo celular e chegasse em casa e visse já tudo sincronizado. No meu caso é importante, pois fazemos muitos gastos pingados com padaria, e pequenas compras diárias…se eu deixar pra anotar em casa vai ficar muita coisa esquecida durante o dia.

    E meu problema adicional é que meu celular é android e meu note é Mac. E aí? O que sugere? Acho que só falta isso pra eu assinar o banktivity.
    Abç

    • olá Marcus

      difícil te responder hein kkkk

      o que sei é que o bankitivity só tem pra Mac

      nesse caso talvez seria legal experimentar quicken acho que eles tem pra android e mac, se vc não vai usar multicurrency funciona de boa, agora se tiver contas em outras moedas aí já fica meio capenga

      tenta ele talvez goste do quicken

      • Tento baixar no android e diz aqui que não tem disponível pro meu país. Vou tentar dar um google e descobrir o que fazer.

        De qq forma, to passando aqui só pra “cobrar”o vídeo da quarta regra do YNAB.

        Abç.

          • Não cara, vc disse que faria um vídeo sobre como conseguiu se organizar e praticar o quarto passo, de viver com o orçamento do mês anterior… algo assim. Uma filosofia que levou mais de um ano pra conseguir executar.

  2. VDD, costumo dizer que um bom padrão de qualidade de vida tem um valor e chega um certo ponto na vida que os rendimentos ficam acima deste valor. Acho que 8k de despesas é um valor muito bom para se ter uma boa qualidade de vida, claro que há algumas variações no caso de número de filhos ou dependentes em geral mas para um casal é suficiente.

    Um rendimento de 4k ao mês fica todo ele sendo reinvestido e assim por diante. Estou nessa casa de gastos também.

    Abraço!

    • olá BPM

      vendo seu relato só fico com uma duvida

      será que chego nesse nível de ter 50% da IF ?!?! :)

  3. Parabéns pela Receita e controle nas despesas, seu trabalho é excelente! Se pudesse seria sócio contigo nessa sua empresa pois você parece ser um excelente gestor também e trabalha com muita transparência e isso faz toda diferença.

  4. VdD, o Amor que Java tem por vocês não tem preço.
    Perdi uma gata que era a “dona” da casa. Morreu de velhice e rápido. Em 4 dias.
    Nas últimas horas de sua longa vida eu dormi porque cansei.
    Ela poderia ter morrido ao meu lado 5 minutos antes ou depois de eu acordar.
    Mas só se foi, depois que outra pessoa querida dela me acordou.
    Aí ela se despediu de nós e morreu nos meus braços.
    O amor deles não tem preço.
    Paciência aí, cara.

  5. Olá Viver de Dividendos. Como você tá?

    Descobri teu blog enquanto eu pesquisava sobre o Banktivity no YT. Comecei lendo este artigo que comento e conforme os links entre o texto fui me aprofundando cada vez mais em seus posts. É de explodir a cabeça! Teu conteúdo é muito bom e esta sendo fácil pra eu assimilar.

    Seus artigos esta me fazendo pensar de maneira diferente em como economizar. Muito obrigado!

    • Olá Luciano

      Bacana saber que está aproveitando os artigos, esses feedbacks são importantes pra gente que está do lado de k

    • Valeu SP, acho que economizar é bem mais difícil do que aumentar a renda, as tentações são muitas a Apple cada mês lança uma surpressinha nova o bolso fica até cocando rsrsrs

  6. Resultados sensacionais em mestre Viver!

    Quando poderemos comprar participação em sua empresa haha. Que empresa saudável, 33K no bolso do pai, coisa linda.

    Um abraço

    Viver de Construção

    • cuidado hein VdC investir em micro-micro-micro-micro-micro-micro-CAP é muito arriscado

  7. Parabéns VDD! Acompanho você a bastante tempo e vejo o quanto o seu esforço se transforma em resultado. Gosto muito dos seus vídeos, principalmente sobre empreendorismo. Sou programador e estou aí na batalha pra conseguir descobrir um nicho rentável que valha a pena entrar. Alguma dica?

    Montei um blog recentemente e, se quiser, dá uma passadinha lá e confere o conteúdo! Te adicionei no meu blogroll, se quiser me adicionar ao seu ficarei muito feliz! http://enriquecendo.club

    Abraços

    • Olá Enriquecendo

      te adicionei aqui na lista de blgos também

      cara difícil te dizer, depende muito do que vc curte acho que o legal é pegar uma área que vc tenha familiaridade e tente desenvolver algo pra ela.

  8. Tá… agora fala da filosofia do ynab e viver conforme o mês anterior. Ou sinaliza que vai fazer um vídeo. Ajuda aê!

    • tem explicando um artigo linkado nesse mesmo, dá uma olhada lá, quanto ao vídeo o tema é legal acho que da pra gente abordar sim

  9. Fala Viver de Dividendos, blz? Cara bem bacana os resultados. É interessante notar uma coisa, mesmo eu te acompanhando (não constantemente), sempre que eu venho aqui eu me surpreendo com você. Parabéns pelo foco e pela resiliência. Força!

  10. Caramba VdD! Conheci agora seu blog
    Está de parabéns! Com essa renda de 25k dá até pra arriscar novas empreitadas, como um carrinho de lanches, ou comprar um terreninho e construir 2 casinhas e alugar rsrs
    Boa sorte ai

  11. vdD,

    Queria que tentasse explicar como fez pra incorporar essa filosofia do YNAB de viver. O que fez para entrar nos conformes? Eu sou autônomo e não consigo manter essa taxa de poupança, embora minha receita não seja ruim. Pior agora está sendo com o fato de ter comprado um apartamento e estar investindo pesado na estrutura dele: ou seja, pagando financiamento e coisas internas que não me trarão retorno em ativos.

    Acho que a pergunta cabe aqui, já que essa parte do blog tem mais a ver com finanças pessoais. Queria saber como vc fez pra ir batendo cabeça até se adequar a essa realidade de ir vivendo conforme o mês anterior. Eu até li sobre a parte de “desviar dos socos” do ynab, mas na prática não entendi (ou não estou conseguindo praticar).

    Acho que aprendendo isso consigo voltar à amortização e depois aos aoportes!

    abraço

    • Olá Marcus

      Difícil te responder isso num comentário hein

      Talvez faça um vídeo sobre o assunto.

      Mas resumidamente antes de responder leia a introdução deste artigo http://viverdedividendos.org/balanco-geral-2014/

      Lá comento sobre que você não deve se comparar com outros, mas sim com você mesmo, você deve ser melhor do que seu eu de ontem, de uma lida lá vai lhe dar uma nova perspectiva.

      Você não vai conseguir chegar nesse nível de taxa de um dia pro outro, isso tem que ser feito gradativamente. Especificamente sobre você, no seu caso vc está arrumando seu Ap eu sei que vc não está gastando com ativos geradores de renda, mas é algo q está fazendo pela sua família então acho válido. Tem gente que fica obcecado em economizar, eu já acho que precisa ter equilíbrio, o importante hoje no seu cenário é vc fazer sobrar algo, depois com o tempo vc vai aumentando isso.

      • Acho que entendeu parcialmente minha dúvida: na verdade não estou me comparando com outros. Só coloquei receita x taxa de poupança como evento isolado.

        O que quero mesmo é aprender a adequar a minha realidade de autônomo, saber como vc chegou a isso. Um vídeo curto seria legal…tipo, como vc batia cabeça e o que foi mudando gradativamente até passar a antecipar o movimento do mês seguinte (ou viver conforme o mês anterior). Eu consigo entender o conceito da filosofia, mas não consigo pensar em como colocar em prática. Fazendo isso acontecer eu sei que minha taxa de poupança vai aumentar gradativamente.

        A propósito, por curiosidade. Agora informei sobre a compra e estruturação do apartamento. A pergunta é: vc investiria tendo essa dívida? dá uns 11.5% aa + tr por 30 anos. O Bastter diz não ser saudável investir com dívida. Mas a dívida da casa própria será que segue a mesma lógica?

        Abraço.

        • Eu acho que não existe regra absoluta em nada, tudo vai depender da situação de cada um.

          Uma coisa é o cara estar endividado porque estourou cartão de credito comprando bobeira, outra é dívida de casa própria, tem pesos completamente diferentes de importância.

          Se tivéssemos condições de comprar avista evidente que vc compraria, mas um bem de alto valor é coisa pra poucos a maioria faz no parcelado mesmo. Não fique se martirizando pensando que tomou o caminho errado.

          Acho que dá pra conciliar os dois, tente guardar uma grana pra bolsa e pague seu imóvel no carne mesmo. O importante é vc não comprometer toda a renda com o pagamento do imóvel, tem que fazer sobrar algo pros investimentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here