Controle de gastos e receitas: Outubro 2016

budget_marketing_pop_5409Realizo um controle de gastos e receitas mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar aos investidores que é possível alcançar a independência financeira, trabalhando duro, mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Tivemos uma queda em quase todas as categorias de despesas, refletindo assim um nível de vida mais frugal que estamos tendo nesses últimos meses aqui em Dublin, temos feito nossos passeios, mas basicamente não gastamos com nada além do necessário. Não sei se vamos conseguir manter esses gastos na Alemanha, não que lá seja mais caro, mas que provavelmente vamos adotar um padrão de vida um pouco melhor por lá.

Independente disso a percepção que tenho aqui é que o custo de vida do Europeu é bem menor que do Brasileiro, o famoso custo brasil acaba pesando no nosso bolso no final das contas.

Alimentação

Tivemos queda de 20% comparado ao mês anterior, muito disso foi reflexo da redução no gasto com refeições fora, são basicamente gastos com restaurantes, como setembro foi nosso ultimo mês no Brasil resolvemos ir exaustivamente em vários restaurantes, principalmente rodízio japonês.

Por aqui ainda não conseguimos achar nenhum rodízio ao nível do Brasil. Fomos no Bistro Brasil que é um restaurante japa de brasileiro, mas o atendimento foi bem fraco e a qualidade e modelagem do rodízio também deixou bem a desejar.

Transporte

Tivemos uma redução de 28% mas também não podemos comparar com setembro que gastamos mais com combustível, a percepção que tenho aqui de Dublin é que o custo de transporte é bem superior ao do Brasil.

Na pior das hipóteses meu carro ainda está no Brasil, não vendi ele, então dá pra fazer uma grana e comprar um na Alemanha se achar que vale a pena.

Casa

Esse foi o grande vilão do mês, aumento de 101%. Não se assuste, pois o aluguel aqui na Europa é caro, mas nem tanto assim. Ocorre que tivemos que pagar um caução de aluguel, foi 2k € que será devolvido quando sairmos do imóvel, então é um não recorrente mesmo.

Compras diversas

Essa categoria tivemos uma redução de 2400 para 1300 esse mês, geralmente aqui entram gastos não recorrentes, nesse caso foi uma lifetime de uma VPN que paguei na faixa de 100 reais. Isso pra poder baixar meus torrentes em paz e assistir os gol do Palmeiras. Também teve um gasto com vistos que geralmente eu jogo nessa opção.

Também tive um gasto com uma copia autenticada, nem sabia que existia cartório por aqui, na verdade é o que eles chamam de notário, geralmente são advogados com alguma licença para reconhecer os documentos, eu que já achava caro um cartório no Brasil mas nada se iguala a uma copia autenticada por aqui. Saiu por nada mais, nada menos que 10€ aproximadamente 38 reais.

Resumo

De modo geral os dois maiores custos aqui na Europa são transporte e moradia o resto parece estar abaixo do Brasil, mas aqui tem uma baita vantagem que é não existir inflação, a sensação de você ir no mercado esse mês e voltar no outro e os produtos continuarem no mesmo preço é algo inimaginável no cenário brasileiro.

O lado bom é que: minha fonte de receita é num país com inflação que sobe de escada rolante ou diria elevador, enquanto que meus gastos estão num país que a inflação sobe a passos de tartaruga, não precisa ser gênio pra descobrir que com o tempo vou ganhando poder de compra. Claro que se o governo não cagar o cambio todo novamente.

 

despesas outubro

Acima o gráfico das categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês consegui investir mais de 9k em ações, isso equivale a 46,26% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa  18.920,11
Dividendos  1.026,59
Total  19.946,70
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.876,92
Automóvel
823,00
Casa
4.661,48
Compras diversas
1.361,41
Despesas gerais
1.405,23
Utilidades
591,60
Total
10.719,64

Entenda como é o meu plano de contas.

Assine o nosso Instagram

Nas ruínas celtas e Vikings em Glendalough. Imagina morar ali no inverno

Uma foto publicada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

Enquanto isso…

Futuro hokage da vila oculta da folha de bananeira segurando o próximo hokage e sendo aclamado pelo povo após selar a raposa de nove dedos…

14681784_1477642832252356_6461628434257998445_n

E se reclamar vai rolar Edo Tensei

14705835_975386979238777_1936943462961874965_n

29 thoughts on “Controle de gastos e receitas: Outubro 2016

  • 4 November 2016 at 02:10
    Permalink

    Prezado VD, bom dia.

    Eu compreendo qdo vc fala que investe preferencialmente em empresas globais, pois assim essa é uma forma das empresas estarem com mercados no mundo todo e não ficarem reféns de a economia de um ou outro pais irem mal, mesmo que estejam listradas a maioria na bolsa americana. Essa característica daria um aspecto dessas empresas conseguirem superar crises locais de uma maneira mais fácil. Eu também gosto disso.

    Minha dúvida é:

    Como funciona isso em relação aos REITs?

    Porque no caso deles a sua situação é exatamente o oposto. Eu entendi no vídeo que essa foi uma escolha sua para que a sua renda futura da independência financeira não sofresse com as variações cambiais. Porém, o foco da minha conversa aqui está voltado ao gerenciamento de riscos dos investimentos em um nível macro.

    Pelo fato de os REITs terem geralmente em sua maioria um aspecto local e tb se considerarmos que basicamente a maioria da sua carteira internacional esta localizada nos EUA, como ficaria a situação se algum dia a economia dos EUA colapsasse? Sua carteira de reits do exterior iria tudo para o saco junto com uma parte importante da independência financeira? Sabemos que nada dura pra sempre e outros países podem assumir o protagonismo global no futuro.

    Sei que posso estar aqui fazendo um papel meio trágico, mas em termos de investimento e de gerenciamento de risco, acho importante pensar nas hipóteses para comsidera-las no planejamento.

    Um abraço

    Reply
    • 4 November 2016 at 07:48
      Permalink

      Olá Fernando

      Vamos fazer o seguinte, já que estamos dentro do assunto e estava pensando em fazer alguns vídeos respondendo respondendo alguns comentários que rolaram na semana. Vou usar esse de cobaia. Vou te responder num vídeo.

      Reply
      • 4 November 2016 at 13:05
        Permalink

        Olá VD, bom dia.

        Obrigado, será uma honra.

        Um abraço

        Reply
  • 2 November 2016 at 20:20
    Permalink

    Fala Viver,

    Que show de bola hein! Rentabilidade, lucro da empresa bacana, paz pra família, tranquilidade, tudo caminhando para o lado bom! Parabéns.

    Rapaz, o que me deixou aí complicado foi a diferença de horário viu, em quase 3 semanas não adaptei bem, dormia menos por dormir tarde e acordar cedo (talvez pra falar com a esposa e família aqui no Brasil), mas foram dias excelentes.

    Gostei muito dos EUA, mas gostei muito da Europa também viu.

    E comunicar em outra lingua (além do inglês) é muito legal.

    Desejo todo sucesso aí meu caro!

    Um abraço

    Reply
    • 3 November 2016 at 02:27
      Permalink

      Olá VdC

      Se tu tivesse chego essa semana ia pegar só 3 botinhas de diferença. Isso pq no Brasil começou o horário de verão e aqui o de inverno. Aí ia ser moleza. Mas essa questão do fuso atrapalha um pouco, praticamente estou tendo que trabalhar de 9h as 23h de Dublin

      Reply
  • 2 November 2016 at 19:45
    Permalink

    Preciso ir um dia para a Europa, deve estar sendo uma experiencia incrível morar ai, não?
    Aprendi muito contigo aqui no blog e sigo a mesma ideologia, criei o meu também.
    Se quiser me adicionar nos blogs, fica a vontade. http://acumularativos.blogspot.com.br/

    Eu já lhe adicionei nos blogamigos.

    Abraços!

    Reply
    • 3 November 2016 at 09:07
      Permalink

      Olá AA

      Valeu pela forca e que bom que o que trouxemos aqui serviu de inspiração a você rsrsrs

      Te adicionei aqui na lista de blogs parceiros.

      Reply
  • 2 November 2016 at 14:34
    Permalink

    Bacana hem,

    Estamos acompanhando sua saga daqui!

    Forte abraço e boa sorte na caminhada

    Marujo Investidor

    Reply
    • 2 November 2016 at 14:51
      Permalink

      Opa MI

      Valeu pela força.

      Te adicionei ali na nossa lista de blog tb.

      Reply
  • 2 November 2016 at 11:41
    Permalink

    VD,
    Fiz uma busca no blog sobre sites de gerencia financeira como (Bastter) único que conheço, gostaria de saber se você tem algum outro site para indicar tanto para acompanhamento da Bovespa, quanto para acompanhamento de dados de empresas na bolsa americana. Abraços.

    Reply
    • 2 November 2016 at 14:48
      Permalink

      olá LF

      uso o morningstar tem todas as empresas americanas e algumas brasileiras listadas la fora

      dá uma olhada na categoria do blog ai do lado chamada balanco comentado e veja os videos

      Reply
  • 2 November 2016 at 00:08
    Permalink

    Valeu VD! Parabens pelo aumento do lucro da empresa.
    Tenho notado que faz uns 6 meses que vem sempre crescendo.
    Seu operacional está muito bom!

    Grande abraço!

    Reply
    • 2 November 2016 at 00:47
      Permalink

      Ola FS

      Valeu pela força, tamo crescendo devagarinho mas de forma constante, boa parte do nosso lucro estamos reaplicando na empresa, talvez mirando outras aquisições ou expansões.

      Reply
  • 1 November 2016 at 18:33
    Permalink

    Bolsomito 2018! auhuehueahaeuh! Faltou o Enéas no Edo Tensei xD

    Brincadeira à parte, acompanho o seu blog há bastante tempo e recentemente surgiu uma dúvida com relação ao modo de calcular a rentabilidade dos FIIs.

    Dúvida: Eu devo calcular o rendimento do FII com base no Valor Patrimonial ou no Valor de Mercado das cotas?

    Meu objetivo é no longo prazo. Invisto nos FIIs com interesse nos dividendos mensais gerados pelos aluguéis, utilizando esses proventos para investimento em ações. Gosto de usar a análise fundamentalista (qualitativa e quantitativa) antes de efetuar qualquer compra. Isso previne que eu tenha uma rotatividade de cotas. Sendo assim, devo utilizar o Valor Patrimonial ou o Valor de Mercado das cotas para calcular o rendimento dos FIIs no período?

    Eu já percebi que utilizar o Valor de Mercado para o cálculo faz a TIR ficar muito alta já que, além dos dividendos, também é contabilizada a valorização (quando há) das cotas.

    Reply
    • 1 November 2016 at 19:17
      Permalink

      Olá Breno

      tem que ir fazendo campanha desde já né! Quanto ao Enéas melhor deixar os Hokage pra quando a coisa tiver mais preta kkkk

      Quanto ao valor patrimonial, não uso isso pra absolutamente nada, isso só serve pra mim pra contabilidade fechar balanco contábil. Valor patrimonial é muito subjetivo e depende do animo do cara que avaliou o imóvel, então não dá pra vc colocar suas analises baseado no achismo de outra pessoa que você não faz a mínima ideia de quem seja! Pensa aí!!!

      Reply
      • 1 November 2016 at 19:37
        Permalink

        Rapaz, eu fiquei revoltado porque o Freixo (Frouxo?) foi para o segundo turno no RJ. Moro no ES e até que não chegaria a fazer diferença pra mim aqui, mas acredito que ele faria um bom trabalho. Consequentemente, levaria alguns votos para o MITO.

        Entendi o seu ponto de vista! Então posso assumir que você utiliza o Valor de Mercado? Ou você não faz nada disso e só vê o rendimento mensal e o cumulativo anual em relação ao preço da cota na data da compra?

        https://scontent.fvix1-1.fna.fbcdn.net/t31.0-8/14883627_1244689692271189_2131617122232884194_o.jpg

        Obrigado!

        Reply
        • 2 November 2016 at 00:42
          Permalink

          nao se avalia ativos usando dados do passado, tem que ter projeção senão vai ser uma analise capenga dá uma olhada nesse artigo é sobre ações mas dá uma boa ideia de por onde seguir, depois olhe esse outro focado em REIT ai vc junta os dois pega uns videos que falo aí (agora não me lembro qual) onde explico como fazer essa análise de DCF com REIT

          Reply
  • 1 November 2016 at 11:22
    Permalink

    VdD,
    Tenho boas recordações do tempo que morei na Europa, a única coisa que sentia falta do Brasil era o clima.
    Parabéns pela receita alcançada!

    Reply
    • 1 November 2016 at 18:24
      Permalink

      Valeu CM

      te adicionei aqui na lista de blogs parceiros

      Reply
  • 1 November 2016 at 10:55
    Permalink

    Fala VD! td bem?

    Cara, vc é de ti e ainda torce para o Palmeiras? somos irmãos cara! auhauhahuah Brincadeiras a parte, parabéns e sucesso ai! Muito legal seus relatos. Espero ai num futuro não tão longínquo visitar a Europa. abs

    Reply
    • 1 November 2016 at 18:18
      Permalink

      Olá II

      Somos irmãos e seremos campeões esse ano kkkk

      Reply
  • 1 November 2016 at 10:25
    Permalink

    Fala VdD!

    ” lifetime de uma VPN ” – qual VPN vc recomenda? Tem app pra acesso via celular tb?

    Abraços!

    Reply
    • 1 November 2016 at 18:10
      Permalink

      Ola M1M

      to usando a VPN unlimited muito boa a VPN deles, gostei da velocidade do servidor daí do Brasil.

      como toda VPN que se preste cobram mensal, aí lançaram uma promo de lifetime vc paga uma vez só e tem o mesmo acesso do mensal, ainda fiz merda quando comprei, tinha comprado lifetime pra um dispositivo adicional, como ainda estava na promo falei com eles e me mandaram uma cobranca da diferença e converteram minha conta pra principal

      cada adicional fica por 50 pilas

      aí se vc tiver um pc e no celular vc paga 150 senso 100 a principal e depois 50 pratas as adicionais

      pra aí pro brasil é fundamento visto que vez ou outra nego bloqueia o whatts e ficar usando VPN gratuita é o mesmo que andar com arma engatilhada na cintura

      Reply
  • 1 November 2016 at 09:39
    Permalink

    VD,

    Muito bacana os posts.. realmente é bem dificil viu adaptar a vida em um lugar completamente novo… até pq a gente tende a fazer “turismo” ne .. conforme for passando o tempo isso vai diminuindo …

    Tudo de bom pra vc ai cara ..

    Abs,

    Reply
    • 1 November 2016 at 10:04
      Permalink

      Olá RO

      sim esse lance do turismo aqui é forte, realmente é aquilo que você falou no começo agente se empolga porque é tudo muito novo depois tende a diminuir. Mas aqui o custo com turismo é bem barato, claro que tem que esperar promoções e em alguns países, você pega uma Londres não importa o dia ou o momento vai ser sempre caro, mas aqui no final de Outubro tava rolando uma promoção de 2€ a passagem aérea no meio de semana pra qualquer lugar da Europa, tem noção do que é isso pagar só 2€ pra ir pra uma Holanda, Suécia, Paris, enfim cara é surreal

      Aí agente tem que ficar se controlando pra não cair nessas tentações, claro que tentei comprar mas não consegui, o site da Ryanair caiu de tanto acesso

      Reply
  • 1 November 2016 at 09:30
    Permalink

    Amigo VDD, você está morando em Dublin?Eu estou me programando pra me mudar pra lá também, ano que vêm. Algum post com dicas sobre a cidade?

    Abração

    Reply
    • 1 November 2016 at 09:34
      Permalink

      Olá Ed

      Bacana, aqui é bem legal você vai gostar. O povo é muito receptivo

      Sobre os posts sim temos lançados uma serie no nosso canal do youtube chamada Turistando com Dividendos ou entra nessa tag http://viverdedividendos.org/category/turismo/

      Reply
  • 1 November 2016 at 07:02
    Permalink

    cara, esse negócio de colocar seus gastos mensais ai… Choca a palavra “gastos vivendo na Irlanda” o grande olho vai te direcionar bastante amigos. Compartilhar esses gastos é muito didático, puxa alguém de classe media alta gasta mais sofrendo aqui do que num lugar bacana igual na Irlanda. Abraços

    Reply
    • 1 November 2016 at 08:45
      Permalink

      nao acredito nessa coisa de olho grande, ninguém tem o poder de mudar nada na vida das pessoas só com o desejo, tanto para o bem quanto para o mau, acredito que existe trabalho, dedicação e perseverança que as coisas vão fluindo

      isso é algo bem complicado porque geralmente quem não consegue fazer auto-reflexão e reconhecer onde errou, tenta corrigir e prefere atribuir a olho gordo o fato do seu fracasso, é mais fácil culpar os outros

      enfim, sobre os orçamentos temos uma pagina aí no alto onde é possível acompanhar os orçamentos passados de quando estávamos no Brasil e depois vc compara com o passar do tempo

      Reply

Deixe o seu comentário: