Controle de gastos e receitas: Outubro 2017

Ter um controle de gastos e receitas é fundamental para se alcançar a independência financeira. A ideia do blog não é apenas servir como um diário de bordo, mas sim também, ser uma fonte de inspiração para aqueles que estão começando a trilhar o caminho dos investimentos.

Ter uma boa taxa de poupança é o principal fator para o sucesso da sua independência financeira. Esse é o único atalho para encurtar sua caminhada. A taxa de poupança, nada mais é do que o valor que você consegue economizar por mês depois de pagar todas as contas.

Abaixo o relatório com as minhas receitas e despesas deste último mês de outubro:

meus gastos mensais

 

 

Holding são rendimentos de empresas na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Taxa de poupança do mês: +73,50%

Em contra partida ao mês passado, no qual tive uma taxa de poupança negativa de -69%, neste mês de outubro minha taxa veio muito positiva com mais de 70% da minha renda guardada.

Mas calme, não se empolgue Viver de Dividendos, pois isso é não recorrente. Ocorre que vendi o meu HB20 então daí a minha receita veio alta no mês, moral da história excluindo esse não recorrente minha taxa ficaria em 39,45%, não seria uma das minha melhores, mas também não seria de tudo ruim.

meu hb20

Net Worth

Net Wort a grosso modo nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo, considera-se saldos de conta, investimentos e até mesmo dívidas. No meu caso não possuo divida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente liquido. A tendência é que meu NetWorth sempre suba, como podem ver nos últimos meses com a exceção de setembro que deu uma queda por conta dos gastos.

net worth do meu fluxo de caixa

Esse mês consegui romper a barreira dos 100k de capital nos USA, vou fazer alguns posts explicando sobre isso. Porem com a venda do carro meu patrimônio pela primeira vez ultrapassou a casa dos 500k, isso me refiro apenas ao patrimônio liquido, sem contar o valor da empresa e outros ativos que ainda tenho não mobilizados.

No momento estou com 81% investido no mercado de ações, 11% na poupança e pouco mais de 6,5% em liquidez imediata na conta. Lembrando que não possuo divida alguma.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Gostou dos gráficos do aplicativo? Saiba aqui como adquirir o Bankitivity, compre utilizando o link do blog para cair umas balas juquinhas para nós.

Controle de Gastos – Resumo

Depois de gastar 46 mil reais o mês passado esse mês até parece suave com uma despesa total de 14 mil. Vamos colocar uma lupa sobre os principais pontos.

Alimentação

Redução considerável comparado ao mês anterior. Tive em outubro 3,6k de despesa boa parte por conta de ter que comer fora, esse mês como fizemos mais comida dentro de casa, conseguimos reduzir para 1,8k acredito que esse deve ser meu parâmetro de gastos por aqui. Acredito que, conhecendo mais restaurantes legais, devo aumentar um pouco os gastos com refeição fora que deve levar essa categoria para próximo dos 2k.

Animais

Gastamos com animais nesse mês 1,7k esse valor veio por conta da doença na minha Labradora, eu fiquei muito triste pois tivemos que sacrifica-la. Os rins dela pararam de funcionar e o veterinário foi na casa da minha tia para tentar cuidar, mas disse que não teria solução pois os rins dela haviam parado, ele estava sedando ela para não sentir dor.

Só duas coisas vão partir meu coração quando for embora uma é a Java minha labradora e amiga de tantos anos ❤️🐶

Uma publicação compartilhada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

Perguntou se queríamos sacrifica-la, minha esposa não queria dar a ordem, eu também não, mas não podia deixa-la sofrendo, eu queria lembrar dela sempre alegre e saudável, que foi como eu sempre a vi em minhas memorias. Quando me mudei aqui para fora fiz uma foto dela, porém ao ver a ultima foto dela toda abatida com o soro aquilo me cortou lá no fundo.

Eu chorei uns 3 dias por causa que ela morreu. Eu nunca chorei com o falecimento de nenhum parente, nem quando o meu pai faleceu eu cheguei a chorar no dia, levou uns 2 dias para ficha cair, mas com a Java foi instantâneo eu não consegui me segurar. Não quis nem comentar aqui no blog e nem queria muito falar dela, porque eu fico triste de lembrar.

Gastamos com a Java 1020 com o tratamento do veterinário, 212 de um medicamento que ela já tomava mensalmente e 400 com a ração. Agora só ficou o Ruby o pequeno Yorkshire. Sim, o nome dos meus cachorros são de linguagens de programação. Sim, eu sou muito Nerd.

Não recorrentes e casa

Os gastos com a casa foram bem menores, tive apenas uma despesa boba já que todo o aluguel foi pago no mês passado, então estou aí com 6 meses de alugueis pagos. Serão 6 meses com essa despesa zerada.

Não recorrentes foi 5,8k com moveis, onde comprei os moveis do meu quarto e um monitor. A sra VdD teve que ir a Portugal então gastamos uns 640,00 com passagens, transporte e alimentação.

Também tivemos que alugar um carro e ir a Frankfurt pegar os nossos pertences que haviam ficado por lá, foi aí nessa conta 160 aluguel do carro e 190 de combustível, além disso pagamos a interprete que arrumou o apartamento e nos ajudou com algumas coisas por aqui, isso deu um gasto de 952.

Conclusão

Ainda não coloquei a Laura na creche, mas só de matricula serão 750 € fora as mensalidades, isso não entrou na conta de despesas do mês. Mas devem vir no mês seguinte, também não provisionei o aluguel, estou considerando os gastos com moveis, enfim provavelmente não conseguirei recuperar para os cofres o dinheiro gasto no aluguel.

Agora também falta pouca coisa de grosso, só o sofá e a TV de mais caro, o resto dá para ir fazendo as compras aos poucos.

controle de gastos despesas mensais

A barrinha verde nesse mês foi lá para as alturas, podia ficar aí nesse patamar todos os meses rsrsrs. Bom o não recorrente de setembro foi digamos que anulado com o não recorrente positivo de outubro o que me permitiu manter a minha taxa de poupança saudável.

Agora acredito que as minhas despesas de novembro devem vir próximas com a de outubro, então é bem provável que minha taxa não se mantenha nos patamares de meses anteriores.

Nosso whatsapp

Se você ainda não nos adicionou no seu WhatsApp, entre aqui e enviei uma mensagem para trocarmos ideia.

30 thoughts on “Controle de gastos e receitas: Outubro 2017

  • 11 November 2017 at 08:20
    Permalink

    Vd, o link do bamkivit não funciona

    Reply
  • 10 November 2017 at 22:58
    Permalink

    A página inicial do teu site é pesada de mais (+ ou – 9MB). Está na hora de otimizar…

    Reply
    • 10 November 2017 at 23:35
      Permalink

      tava carregando 10 posts diminui para metade, veja se melhorou pra vc

      vc pode navegar pela versão amp, so colocar /amp no final do post

      Reply
    • 10 November 2017 at 23:43
      Permalink

      mas bruno isso depende muito do tipo de post que está sendo exibido na home, como fiz um post de tutorial entre os últimos… esses posts levam muitas imagens grandes, aí deve ser ele que está sobrecarregando a pagina

      Reply
  • 10 November 2017 at 01:12
    Permalink

    VD,

    Inicialmente meus sentimentos pela sua cachorra.
    Sei que ficou triste, mas pense que ela teve uma vida boa e vc fez o melhor por ela.

    Queria te perguntar 3 coisas:
    1) Vi que antes de ir p/ a Alemanha vc cogitava o Canadá. Vc não chegou a pensar também em Austrália? Existe algum motivo p/ não ter escolhido ir p/ lá?

    2) Outro país que eu acho top na Europa além da Alemanha é a Suíça por conta da estabilidade. Era uma de suas opções também?

    3) Eu penso em no futuro também deixar o Brasil. Só tenho um pouco de dúvida em relação aos negócios. Se seria melhor vender tudo aqui e começar a empreender no país novo ou tentar manter as empresas e administrar à distância (não sei se funcionaria no meu caso). Uma coisa que eu me preocupo também é a bitributação. O IR que a sua empresa tem q recolher no Brasil a Alemanha não te taxa novamente também?

    Abraços

    Reply
    • 10 November 2017 at 01:44
      Permalink

      olá Carlos

      Obrigado pelos sentimentos…

      1 – nesse vídeo talvez vc entenda porque escolhi Europa.
      2 – a Suiça não tem uma politica de imigração, bom a menos q vc tenha descendência claro, mas de modo geral, politica como a que vemos no canada e outros países aqui da Europa não existem por lá, sem contar que o custo de vida na Suiça é altíssimo, aqui na Alemanha ja acho bem caro, imagina por lá rsrsrsrs
      3 – difícil te responder assim de cara, se vc quiser pode mandar msg no meu whats passando mais info aí poderia dar uma opinião melhor do que seria mais interessante. Mas sobre a questão tributária, não devo nada a Alemanha já que não fiz minha saída definitiva do Brasil, e como ainda falta muitos anos pra se conseguir o titulo de cidadão aqui, espero que até lá a Alemanha resolve essa situação de não permissão de dupla cidadania, se não resolver teria que pensar em como fazer com relação a empresa.

      Reply
  • 9 November 2017 at 17:01
    Permalink

    VDD, que labradora linda. Muito triste ela ter partido. Meus sentimentos.

    Não vá me dizer que o nome dela é Java por causa da linguagem de programação, pelo amor de deus kkkkkkkkkk

    #python

    Reply
    • 9 November 2017 at 19:35
      Permalink

      olá Enriquecendo

      obrigado pelos sentimentos…

      bom eu na época que fui dar o nome, pensei o seguinte, bom o bicho vai ficar grande e pesado então pensei no Java kkkk galera do Java vai pirar ai com o comentário, mas seria sacanagem dar o nome de python que é bem leve

      ja o Yorkshire ia colocar python inicialmente, como ele era pequeno e leve, pow fiquei pensando: mano é sacanagem com a galera do python ainda por cima colocar um nome deles num cachorro afeminado, ai lembrei dos caras do ruby que adoram jogar nesse time kkkk pronto fechou os estereótipos certinho, tipo o ruby é leve e rápido, mas é da turma do Jean Willys aí pensei se encaixa perfeito nesse cachorro.

      acho que o python se encaixaria mais num boxer, pastor enfim racas robustas mas não tão lentas quanto os labradores

      pode parecer que não, mas teve toda uma ciência e analise psicosocial na hora de dar os nomes kkkk

      Reply
      • 9 November 2017 at 23:15
        Permalink

        Kkkkkkkkkkk pensando pelo lado de ela ter sido pesada e lenta, faz todo sentido!

        Mandou bem no Yorkshire Ruby! rs
        Boxer é uma boa alusão ao python. Se eu tiver um, um dia, esse será o nome!

        Abs

        Reply
  • 9 November 2017 at 16:07
    Permalink

    O seu carro era um HB20S? rsrs Sei como é.. tenho um

    Sobre a cachorra nem vou comentar, só o seu relato espero que serviu para desabafar um pouco, são coisas da vida !!

    Reply
    • 9 November 2017 at 19:27
      Permalink

      Olá SP

      O carro é bom, eu particularmente gostei bastante dele, tinha vindo de um 307 que tinha um motor muito maior, no começo achei uma baita diferença, mas depois que me adaptei ao motor eu comecei a ver os pontos positivos neles que é bem confortável e gostoso de dirigir, acho que a hyundai acertou a mão nesse carro, uma pena ele ser vendido só ai no Brasil, mas aqui na Europa estão colocando o Kona na rua vi um esses dias e fiquei louco dá uma olhada aqui.

      Reply
    • 9 November 2017 at 19:28
      Permalink

      detalhe no head-up display dele, achei muito foda!

      Reply
      • 10 November 2017 at 19:33
        Permalink

        Adorei o HB20S, mas esse Kona ai animal rsrs pronto agora lembro que estou no Brasil e não terei um desses rs

        Reply
        • 10 November 2017 at 19:57
          Permalink

          a moda agora por aqui é esses SUV compactos

          o que acho legal porque não são grandes como os SUV normais e nem tão pequenos quanto os tradicionais

          Reply
        • 10 November 2017 at 19:57
          Permalink

          talvez ela lance com outro nome, mas acredito que deve lançar sim

          Reply
  • 9 November 2017 at 08:39
    Permalink

    VD,

    Fico triste em ver todo esse controle … eu preciso começar a me organizar assim …

    Reply
    • 9 November 2017 at 19:17
      Permalink

      Grnd RO

      eu que ganho pouco tenho que controlar cada centavo mesmo kkkk no dia que chegar no seu nível aí posso dar o luxo de não controlar tão de perto kkkkk

      Reply
  • 8 November 2017 at 13:27
    Permalink

    Não concordo em dizer que a receita veio alta por causa da venda do carro. A Receita deve ser oriunda de trabalho, emprego, lucros, etc. É sempre dinheiro novo para incrementar o patrimônio. A venda de carro foi só uma recategorização de um valor monetário que já fazia parte do patrimônio. Deixou de ser carro para se tornar caixa ou valor no banco.
    Pense bem: Um dia você já teve que que poupar (através de da taxa de poupança) para comprar o carro. Se na hora da venda vc considerar como receita e calcular a taxa de poupança, na verdade está considerando esse valor monetário duplicado na taxa de poupança. Ou seja, no passado e no momento atual.

    Reply
    • 8 November 2017 at 14:46
      Permalink

      olá SB

      esse seu raciocínio funcionaria se eu tivesse considerado o carro no meu patrimônio regular, como vc pode ver eu não considero o carro ali porque pra mim carro não é algo liquido, tenta vender seu carro hoje pra conseguir o dinheiro amanha e vc não terá, então quando comprei o carro o dinheiro saiu da minha conta, eu categorizei como uma despesa a compra do carro, agora o dinheiro voltou pela venda do carro, agora o dinheiro voltou pra conta então ele tem que entrar, isso é contabilidade básica.

      esse seu raciocino tá tão errado que se vc usar ele eu não deveria colocar a compra do carro como despesa e sim transferi-la para uma conta carro ou patrimônio não mobilizado, o que mascararia completamente meu patrimônio, eu teria que fazer depreciação dessa conta, enfim um baita trabalho.

      enfim SB revê ai como vc tem feito seus controles porque se vc está fazendo dessa forma acho que não seria o ideal

      vou ilustrar melhor pra vc

      recebi 10.000,00 de lucro da empresa
      compre um carro por 5.000,00 coloquei como despesa de carro
      sobrou um lucro nesse mês de 5.000,00 (saldo final)

      alguns meses depois vendo o carro por 4.000,00 categorizo entrando no orçamento como outra receita
      no final tenho 9.000,00 na conta (saldo final) nesse mês minha receita foi de 4k pela venda

      vc tem que fazer dessa forma, porque da forma que vc sugere eu não devo categorizar ele como gasto quando comprei e nem como receita quando vendi, então como vou justificar os 1.000,00 que perdi na operação?

      Reply
  • 8 November 2017 at 13:24
    Permalink

    Boa tarde VD, muito bom seu controle com receitas e despesas, também faço o controle.

    Depois que passei a aportar constantemente, notei a mudança de alguns hábitos de consumo:

    Percebo como gasto pouco, cada vez menos, com supérfluos, tipo roupas, quinquilharias e produtos eletrônicos.
    Eu já não gastava quase nada com essas coisas, mas agora mesmo, é só na necessidade, nunca saio para “fazer compras”, não tenho prazer em ir no shopping, a não ser para ir ao cinema, e não paro pra olhar nenhuma vitrine.
    Primeiramente, priorizo o aporte kkk, e o dinheiro para lazer tem sido gasto com cinema, livros (bem de vez em quando), sair para jantar também, e me programo para viajar também.

    Uma dúvida, fiz uma tabela dos meus investimentos, com abas como: Aporte, Resultados, Dividendos, Portfolio.

    Dentro da aba resultados, fiz 2 tabelas de rentabilidade: Histórica e Anual
    A histórica é o capital que iniciei a investir, e a anual, é o capital que eu tinha no dia 1º de Janeiro de 2017.

    Minha dúvida é a seguinte:
    Os aportes novos contam como rentabilidade? Pois como comecei a aportar há pouco mais de 1 ano, e aporto em média, R$1.200,00 por mês, a rentabilidade sobe consideravelmente a cada novo aporte, e acaba distorcendo o resultado real.

    Na aba Portfolio, eu tenho a rentabilidade real, pois coloco a quantidade de ações e preço de compra, e de tempos em tempos atualizo o preço atual, então ela gera o cálculo correto.

    Mas para futuramente eu comparar as rentabilidades anuais e históricas, eu incluo os novos aportes no cálculo?

    Abraços!

    Pretoriano

    Reply
    • 8 November 2017 at 14:36
      Permalink

      olá Petroriano

      eu tb não curto muito esse lance de shopping kkkk na verdade eu gosto de shop mas não esse tradicional, o shopping de ações, costumo falar com o pessoal aqui que minha esposa adora ir ao shopping comprar sapatos e bolsas, eu já curto ir em outro shopping comprar JNJ, O, PG, SKT enfim se tratando de shopping não tem nada melhor do que ir no maior shopping do mundo em ações, a bolsa de NYSE… sou aquele cara que faz o aporte e fica contando os dias para o mês virar e poder fazer um novo aporte… vicio !!!!

      sobre a tabela, não se deve considerar aportes na rentabilidade. esse aplicativo que eu uso já lhe traz tudo mastigado, tem um outro app pra celular que também pode servir pra te ajudar na rentabilidade que o stock live, tem aqui

      Reply
      • 13 November 2017 at 09:35
        Permalink

        Bom dia VD, obrigado pelo esclarecimento e dicas!

        Abraços e bons aportes,

        Att,
        Pretoriano

        Reply
    • 8 November 2017 at 20:20
      Permalink

      Olá Pretoriano, sobre a questão da rentabilidade dê uma olhar na fórmula XTIR do Excel. Basicamente você terá duas colunas a data do aporte e o valor aportado, sempre que tiver aporte você coloca o valor negativo, sempre que tiver um ganho com dividendos você coloca o valor positivo. Exemplo:

      Primeira linha será o capital inicial:
      01/01/2017 | -1000,00
      Digamos que fez um aporte em março:
      10/03/2017 | -1000,00
      Digamos que teve ganho de dividendo em abril:
      10/04/2017 | +50,00
      A última linha você colocará o valor atual se fosse liquidar a posição:
      08/11/2017 | +2250,00

      Aplicando a fórmula XTIR vai te dar a rentabilidade anual levando em consideração as datas. Tenho acompanhado para minha carteira inteira estou com 12,59% Líquido a.a em 2017.

      Bons investimentos espero ter colaborado.

      Reply
      • 13 November 2017 at 09:36
        Permalink

        Olá Weldson, obrigado pela dica, colaborou sim!

        Abraços

        Att,
        Pretoriano

        Reply
  • 8 November 2017 at 12:25
    Permalink

    Legal VDD,

    Agora você tem quase 200k em dólares.
    Também gosto muito de cachorros, mas não tenho, pois moro em apto e não acho viável criar um cachorro grande nesse ambiente.

    Abraços.

    Reply
    • 8 November 2017 at 14:28
      Permalink

      Olá CI

      quem me dera se tudo tivesse em dólar, tem ai metade do capital em dólar outro 1/4 em euro e outro 1/4 em real

      eu tb gosto muito de cachorros, mas não sei se arrumo novamente, é muita dó porque eles vivem menos e vemos ele morrer e envelhecer enfim não é legal.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *