Controle de gastos pessoais – Parte I Despesas

23
1131

Vamos mostrar nesse vídeo como fazemos nosso controle de gastos pessoais. A partir daí pode servir de exemplo para você construir o seu controle.

Controlar suas despesas mensais é o primeiro passo para se tornar um investidor de sucesso. Gastar menos do que você ganha, diferente do que alguns pensam, não é algo impossível, mas dá um bom trabalho conseguir isso.

E uma das coisas importantes para conseguir manter os gastos na rédea curta, é saber categoriza-los de uma maneira organizada.

A idéia do vídeo surgiu a partir do comentário de um leitor aqui do blog. Indagando sobre como funcionava o meu plano de contas. Como o assunto era antigo no blog, e já estava desatualizado, então resolvi fazer um novo conteúdo mais atual.

Sem mais delongas assista o vídeo e veja como montar um plano de contas mais eficiente.

Se o vídeo te ajudou e você gosta do blog, então apoie o projeto comprando o Banktivity pelo nosso link patrocinado. É só clicar no banner abaixo:

Banktivity Personal Financial Management Software for macOS

Melhorar seu controle de gastos pessoais


Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+
Previous articleTrump e o problema no suporte #MN28
Next articleMelhores pagadoras de dividendos Junho 19

23 COMMENTS

  1. Qual ou quais aplicativos vc usa para mostrar os status do note na barra e os fusos?

    Estou analisando isso agora que estou organizando minha rotina, ainda estou me adaptando em verificar fuso.
    Minha rotina ainda esta muito doida, vou dormir 00:00/01:00. Acordo as 8.
    Estava acostumado a dormir as 21 e acordar as 5h kkk
    Mas te fala que nao to fazendo esforço nenhum para dormir ou acordar. Fico mega produtivo até meio dia, quando pessoal lá ta iniciando.

    • eu vou fazer um post depois com esses apps

      sobre o horário é meio relativo isso o importante é vc achar a hora que vc é mais produtivo, por exemplo meu horário de dormir é bem diferente do seu eu durmo as 5:30 e acordo as 11:30 durante a madrugada eu sou mais produtivo. então não tem regra com isso é mesmo o lance de vc entender como vc funciona. o importante é vc tentar dormir sempre nos mesmos horários não ficar variando, isso faz mau

      • Caramba! Vc consegue sobreviver dormindo só 6h ?
        Qual o macete?

        Eu estou esbarrando varias vezes no que vc disse. Minha esposa quer fazer algo anoite, só que ainda estou no horário de trabalho. E tem a questão de feriado tbm, quando tem aqui e lá é dia normal.

        • tem alguns dias que dá uma fugida mas o importante é vc manter sempre o mesmo horário de dormir e acordar, não importa muito a qtde de horas desde que vc consiga dormir profundamente e por aquele período sempre, seu corpo vai se adaptar com o tempo

          ai vc define se quer dormir ou viver, eu optei pra deixar pra dormir qdo eu morrer kkkkkkk

          brincadeira eu tenho tentando aumentar meio tempo de sono gradativamente e bem devagar a medida que vou envelhecendo, a medida q vai ficando melhor parece q a bateria demora mais a recuperar kkkkk

          dá uma olhada ai como tá meu track record do mês

          • Kkkkkk se eu faço isso eu fico um zumbi.

            De 7 a 8h eu consigo ficar bem e acordando sem despertador. Esses dias todos aqui msm, nem usei despertador. Foi no tempo do corpo msm.

            Como eu sou meio geek com relação a tech me dei um presente que não podia comprar pq tava no brasil. O Oura ring, não sei se vc conhece, mas ele acompanha seu dia, principalmente o seu sono, e te da dicas de como melhorar o seu “readiness score”.

          • ja tinha visto mas nunca cheguei a comprar um do tipo, agora carinho esse aí hein, não conhece alguma alternativa mais em conta ?

          • Ate existem outros, eu ate tentei alguns, só app no celular, no apple watch.
            Mas eu acho desconfortável dormir com relógio.
            E de uma forma geral, os aplicativos ou não são muito precisos em medir a qualidade ou falta proatividade em te ajudar a ter uma recuperação melhor, mostrando varias dados que no final vc nao toma nenhuma ação sobre.
            Por isso achei a proposta interessante, como é anel nao fica desconfortáveis de usar e a bateria segura bem. E o que eu achei alem disso bem diferencial é a pontuação sobre o seu nível de atenção, da uma olhada – https://ouraring.com/readiness/
            Eu gosto de fazer exercício e controlo alimentação, então com frequência eu sei quando meu corpo não esta funcionando da maneira que deveria.
            Se o anel entregar o que ele propõe já não vou achar exatamente caro.
            Eu fiquei namorando ele anos, acho que o empurrão também foi que consegui um cupom de 50euros de desconto kkkk

          • eu cheguei a ter um tempo uma pulseira da Fitbit que monitorava o sono, mas acaba que no final das contas eu sempre ia deitar a ultima coisa que eu mexia era o celular e quando acordava a primeira coisa tb era o celular kkkkk então acaba que eu consigo ter um controle básico do sono com ele, não é aquela maravilha de dizer quantas vezes eu acordei durante a noite como a Fitbit fazia mas quebra o galho para o que eu preciso

            eu tb tinha uma tonelada de dados e acabava não tomando ação alguma em cima disso, entao no final acho que era mais o fato de ter gasto grana na coisa que me fazia tomar algo, mas com o tempo a pulseira estragou aí desistir de investir nesses widgets por hora.

          • Fitbit foi minha primeira! Usei até estragar tbm…mas sempre esquecia de marcar quando começava a dormir e as vezes de que tinha acordado..esse esquema era uma merda!

            Eu já não gosto de usar o celular antes de dormir e depois que acordar. Eu já cheguei a deixar em outro cômodo quando ia dormir. É bem libertador kkkk mas como bom morador do RJ, achei melhor ter o celular proximo para casos de emergencia.
            Meu alarme de casa já disparou e eu não tinha como me comunicar com ninguém kkkk foi tenso.

  2. Ola VD.
    Daiquiri o app através do seu link,
    Estou tendo problema de importar meus dados automaticamente pelo iPhone.
    Sabe me dizer se existe algum problema com a conexão do banco Itaú?

  3. Bom Dia VD,
    Depois de testar muitas soluções do mercado acabei de realizar a aquisição do Banktivity através do seu link (Espero de contribuído um pouco), o aplicativo é mesmo fantástico a única coisa e que não consegui cadastrar meu itaucard para coletar os dados. Vi em alguns vídeos que você tem o seu cadastrado, você pegou esse problema? Ele só me dá erro de senha.

    • ola LF

      Obrigado essas balas Juquinhas ajudam a pagar a pizza no final do mês :)
      eu nunca conecto meus dados a sistema algum, sou meio cabreiro com isso, vira e mexe temos caso de hacker invadindo esses sistemas, e com dinheiro não dá pra brincar. então nesse caso eu uso a importação por OFX, mas acho que é uma limitação do cartão que não permite puxar essas info.

  4. Ficou mt bom o video. Obrigado pela resposta!!

    Agora como voce sugere no caso de quem tem a esposa que já tem a renda propria dela, com a conta dela e tudo mais? Não sei se consolidar tudo seria a melhor opção, fico com receio de atrapalhar a liberdade dela e a minha para compras pessoais. Não sei exatamente como dividir isso.
    Antes de iniciar a fase 1 do processo de imigracao era mais facil, eu assumia todas as depesas de casa, e ela so gastava o dinheiro que ela ganhava com ela propria. Agora em quanto nao terminar essa fase de migracao nao sei exatamente como vamos manter essa divisao pq ela teve que gastar com despesas da familia tbm.

    Outra coisa que está devendo a um tempo é mostrar como está organizando o Things! Nao tem muito material sobre isso e eu sempre me pego complicando de mais o negocio!

    • então o ideal seria juntar os orçamentos e estabelecer um salário conforme eu falei no video, não necessariamente precisa de ser o mesmo valor para ambos. Mas isso não é regra vc tem que ver oq se encaixa melhor aí no seu cenário e daí vc vai adaptando.

      mas a vantagem que vc está fazendo um processo de imigração e muita coisa muda então as vezes pode ser uma boa oportunidade para entrar com o discurso: já que estamos mudando tudo de vida, precisamos de melhorar isso e isso, oq vc acha de tentarmos… bla bla bla kkkkkk

      sobre o things uma hora sai :)

  5. Conheci esse app aqui no blog e comprei com seu link! Excelente! Até então eu usava somente Excel mas era muito limitado, principalmente quando vim para o Canadá e passei a ter receitas e despesas e investimentos em varias moedas. O app deixa tudo muito mais fácil!
    Parabéns pelo conteúdo VdD!

    • fala EI

      obrigado pela força.
      se o investidor começar a ter um multi currency não tem como sobreviver sem esse app. eu mesmo tb tive o mesmo problema quando imigrei, utiliza outro app aqui no blog, mas esse não oferecia o multi currency então acabou que tive que migrar pro bankitivity que na época foi oq se saiu melhor nas minhas pesquisas.

  6. fala VDD, grande fã seu aqui
    Desde que descobri seu blog ( n tem tanto tempo) to tentando ler tudo acompanho sempre posts novos e to lendo no caso de trás pra frente e tbm todos os comentário, aqui toda leitura agrega até pq as vezes alguem tem uma duvida que eu nao tinha pensado, e tbm to ouvindo todos seus podcasts esse sim seguindo a ordem certa do inicio ao fim. Uma dica, que no caso me ajudaria e talvez futuros ouvintes dos podcasts que possam fazer que nem a mim, tenta falar a data, as vezes eu fico um pouco perdido, pq claro to ouvindo coisa de uns 3 anos atras kkk e uma duvida vc fala do banktivity mas teria algum outro que seja pra outras plataformas sem ser IOS. ABRAÇOS

    • ola LCM tem bastante conteúdo pra ler e escutar hein kkkkkk

      acho que nos começo dos podcast eu sempre falo a data que estou, pode ser que tenha passado um ou outro desapercebido mas é automático o: fala galera, aqui é viver de dividendo hoje é dia bla bla bla e estamos falando da xxxxxx

      só vc se ligar q eu sempre falo esse inicio aí

      sobre a duvida do app tem esse post que eu apresento várias opções, mas sinceramente se quiser cuidar “profissionalmente” das suas financas terá que investir num mac, pq? pq o mercado de pessoa física nos USA o Mac domina, entao se quer app de qualidade pra usar como pessoa física tem que ir pro Mac, é bem semelhante ao mercado corporativo que a Microsoft domínio e daí os melhores apps pra esse nicho são de windows, entao estão em outro eco sistema estará sempre cambeta :(

      • alta quantidade e alta qualidade de conteudo, ainda estou terminando minha reserva de emergencia pra ai sim poder começar mesmo a investir em rv, mas antes de começar ou logo assim que começar sem duvida vou assinar a ex dividend, informação de qualidade nunca é de mais né, e como vc mesmo fala pra se ter algo de qualidade tem que gastar um dinheiro entao eu penso po se todo o material gratuito do cara tem essa qualidade imagina o pago kkk.

        depois vou dar uma estudada nesse lance de comprar um MAC. eu ja usei um pouco e fiquei perdidaço, mas imagino que seja igual ao lance do pacote office e google docs, não é que um seja melhor que o outro mas é o costume né rs.

        • eu vou falar justamente sobre a importância dessa questão da reserva de emergencia que é muito negligenciada por investidores. vai sair no outro vídeo desse mini série.

          sobre o Mac o bicho é um pouco puxado comprar tem esse video que pode lhe ajudar, inclusive é o mais visto do canal kkkkk não sei pq… mas eu tenho um mantra que peguei de outro podcaster que é: gaste dinheiro onde vc gasta tempo :)

  7. Que legal, VdD!
    Estava com saudades dessa serie!
    Mto bom e ajuda a gte (app comprado com o link do blog)!

    Eu encontrei um bug no app, que é quando vc clica no ‘Adjust Cash’ e edita o valor com uma moeda diferente daquela com a qual vc criou o orçamento.

    Você tbm chegou a identificar isso?

    Um gde abraço!

    • ola r

      todo o app tem bug mesmo kkkkkk

      não cheguei a pegar esse não, mas oq acontece afinal qdo vc faz isso ?

      • Como eu tinha te falado, eu me mudei de país, ne.
        Aí estava tentando utilizar o mesmo budget que tinha criado.

        Como tem esse bug, eu tenho q editar a ‘display currency’ pra depois fazer o ‘adjust cash’ e ai depois eu troco a moeda de novo, hehe.

        Eh um workaround, ne.

        Mandei um email pra eles falando desse bug, vamos ver se eles corrigem numa proxima release.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here