Controle de gastos pessoais – Parte II Receitas

6
356

Veremos como fazer o controle das receitas da família. Ter um controle financeiro pessoal bem estruturado é fundamental para conseguir chegar na independência financeira com sucesso.

Controlar suas despesas mensais é o primeiro passo para se tornar um investidor de sucesso. Gastar menos do que você ganha, diferente do que alguns pensam, não é algo impossível, mas dá um bom trabalho conseguir isso.

E uma das coisas importantes para conseguir manter os gastos na rédea curta, é saber categoriza-los de uma maneira organizada.

Nesse vídeo que é continuação do Controle de gastos pessoais – Part I Despesas, iremos responder algumas perguntas bem comuns acerca de controle de receita no orçamento familiar.

  • Como controlar as suas receitas ?
  • Qual a melhor forma de categorizar?
  • Controlar a receita do casal junta ou separada ?
  • O quanto preciso de reserva de emergência?
  • Quanto da minha receita devo destinar para os investimentos ?
  • Onde deve ficar a minha reserva de emergência?
  • Cada mês recebo algo diferente, como controlar minhas receitas se elas são variáveis?

São essas e muitas outras questões abordadas no nosso vídeo para lhe ajudar a melhorar o controle das receitas da família e pessoalmente.

Se o vídeo te ajudou e você gosta do blog, então apoie o projeto comprando o aplicativo pelo nosso link patrocinado. É só clicar no banner abaixo:

Controle de receitas da família

A idéia do vídeo surgiu a partir do comentário de um leitor aqui do blog. Indagando sobre como funcionava o meu plano de contas. Como o assunto era antigo no blog, e já estava desatualizado, então resolvi fazer um novo conteúdo mais atual.

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

6 COMMENTS

  1. Ola Viver de Dividendos,
    Ja viu o aplicativo Money Pro? você tem alguma opinião sobre ele?
    Eu também moro na Europa e estou buscando um meio centralizado de gerenciar meus ativos (mas ainda nao tenho um Mac).
    Muito Obrigado.

  2. Mt bom isso, vc já conseguiu uma renda extra suficiente para não depender apenas da empresa.
    Eu estou precisando fazer isso. Ainda mais quando se trabalha em sociedade, não é seguro ter todos os ovos em 1 cesto só. E mensurar o quando vc depende de cada entrada é fundamental.
    Eu preciso pensar em formas de variar isso, tbm. Hoje dependo completamente de 1 fonte.

    Outra coisa nada relacionada, você trocou do Evernote para o Ulysses?

    Onde normalmente você escreve as coisas que vai pensando? As vezes eu estou trabalhando em relatórios da empresa e vou pensando varias analises, erros para corrigir e etc. Sempre me perco depois nas anotações.

    • diversificação na vida como empreendedor ou investidor é fundamental. se vc for colocar na ponta do lápis investir na bolsa já é diversificar a sua renda principal, de certo modo a medida que sua carteira de acoes é construída vc depende cada vez menos da renda da sua empresa/trabalho. alias essa é a melhor forma de diversificar :)

      se vc ainda ampliar o Gap de diversificar a diversificação (no caso de investimentos) aí te coloca ainda mais um colchão de proteção

      continuo com os dois, se vc usa o Evernote para escrever não é a melhor opções

      o Evernote se encaixa em outra parte do meu fluxo e utilizo ele frequentemente, quase todos os dias

      agora para escrever hj a melhor suite q vejo é o Ulysses não outra alternativa no mercado que se encaixe melhor no meu fluxo de trabalho, consigo organizar tudo por ele. fica top d+

      isso fica nessa parte do meu Ulysses

      eu crio uma Collection chamada Company dentro dela jogo as coisas relacionadas a empresa a nível de escrita, entao tem algumas sub áreas ali q sao de meu interesse

      – manual – sao coisas relacionadas a nossa knowledge base e construção de manuais para os clientes.
      – blog – relacionado ao blog da empresa e que tem duas subdivisões, aonde falo sobre Features do nosso sistema e sobre Supply Chain que é uma área de interesse que curto e ajuda muito nossos clientes na gestão dos negócios deles
      – Master Mind – aqui entra as ideias e cobranças que tenho que fazer nas nossas reuniões semanais de gerencia, entao cada setor se apresenta uma semana e recebe perguntas, criticas e sugestões

      dentro dessas categorias e sub categorias tem vários artigos por exemplo o Master Mind tem uma próxima reunião com o Setor Comercial da empresa, ja tenho lá um artigo que foi anotando coisas ao longo da semana para falar com o gerente, de problemas que fomos vendo e tal.

      • Recebi a entrada da venda da minha casa agora, ja tive que aumentar meus aportes para diluir o valor. Estou pensando em aplicar todo valor la nos EUA, talvez ao longo de 12 meses. O que você acha? Difícil saber o melhor momento do Dollar para tentar ganhar mais.

        Cada vez mais estou migrando para essa parte de gerar conhecimento para empresa, delegar e criar processos. Bem interessante esse fluxo que vc montou, é algo que eu sempre procrastinei, mas agora com trabalho remoto se torna essencial. Se tivesse focado nisso antes, estaria bem melhor hoje.

        Esse blog da empresa, voce faz ele no WordPress tbm?! Como se fosse um blog normal. Como eu tenho o office 365, eu tinha em mente utilizar o SharePoint para compartilhar Procedimentos Padronizados, treinamentos, e artigos.

        A reunião semanal que eu faço essa semana chegou a ser uma piada, o supervisor de vendas entra na reunião sem material nenhum para apresentar sobre o acompanhamento do mes, já estamos na metade do mes, como possuem varias setores ele não sabia onde enfiar a cara, e quando eu chegou a vez dele que eu questionei inventou uma historia e depois da reunião ficou espalhando que eu trato ele mal, que sou grosso com fucionarios Kkk esperava o que, um tapinha nas costas e um donuts?!
        O interessante desse tipo de reunião que as pessoas se responsabilizam na frente das outras e se chega na próxima reunião sem fazer o que prometeu fica de cara grande. So que a gente moderando a reunião tbm precisamos entregar tudo que prometemos.
        Eu faço sempre na segunda de manha, que já é para iniciar a semana com todos os setores alinhados.

        Vou testar aqui o Ulysses, eu já ouvi falar bastante e tem no Setapp. So preciso instalar.
        Voce utiliza ele para anotar coisas aleatórias tbm, que vai pensando, pelo note e pelo cel?!

        Escrita que voce diz é tudo que vc produz em termos de estudos? Se tiver lendo um livro e fizer anotações, elas vão para o Ulysses?!

        Dessa forma o Evernote ficaria apenas como repositório de pesquisas?! Ou tem uma função diferente? Já ouviu falar do Devonthink? se vende como uma alternativa para o EN, para power-users.

        • é importante meio que dividir esse valor, diminui o impacto do momento do cambio, prefiro a regra de dividir o suficiente para ser o mesmo valor do aporte, assim se vc aporta por mes 5k vc coloca os 5k do aporte e outrs 5k do valor q vc recebeu, no final vc dilui o valor fica na media e nao precisa quebrar cabeca pra achar melhor momento.

          essas paradas tem q ir devagar mesmo, vai fazendo as mudancas aos poucos, uma de cada vez, senao vc se perde tb

          nao, é uma plataforma propria que eu criei. nao é muito complexo igual esse, só um lugar pra postar via markdown e um espaco pro pessoal comentar com um menu, afinal aqui tem bem mais conteudo do que lá. mas da pra vc comecar com um blog do wordpress, mas isso eu faco mesmo por causa dos franqueados e clientes finais pq a galera da empresa usa mais na nossa knowledge base.

          kkkkk sempre tem esses cabeça voadas, sabe o q eu costumo fazer transforma-los em chacota. as vezes isso doi mais do que um puta esporro. aí na proxima pra ele nao virar piada ele fica mais esperto. mas as vezes é preciso, geralmente na primeira eu uso essa estrategia, repetiu e continuou vacilando ai já sou mais duro na cobranca, passando de uma chacota pra um esporro. o problema que nao sei dar esporro light, o Mestre é mestre (ficou redundante isso) em fazer isso, mas eu já chego no peito pra rachar o cara. entao o cara que me conhece ja tenta se ajustar na primeira da chacota pq sabe q a outra vai pegar pessado.

          sim isso é importante, nos estamos fazendo isso com o Rick Chester, fazendo ele se comprometer na frente do resto da equipe e se vc chega na proxima é cobrado dos resultados vc fica com um carão de não ter conseguido entregar, as vezes ocorre uma ou outra vez, mas qdo o cara comeca repetir isso ai fica feio mesmo.

          com relacao ao tempo eu prefiro fazer entre terca a quinta pq segunda comeca a semana cheia de pepino ai o cara tem que resolver essas tretas do final de semana, na sexta o cara já vem em ritmo de festa, entao acaba que começamos na quarta mas depois com a entrada do rick chester tivemos q passar pra quinta pq o guri tinha compromisso, mas ta valendo, fazendo entre terca e quinta pra mim tá otimo. agora nunca marco reuniao no horario de trabalho, ja falo com gerente que ele assumindo o cargo vai ser depois do horario, pra nao perder produtividade :) nunca fazemos reuniao durante o expediente!

          as vezes anoto lá, mas nao tenho nada especifico sobre isso, geralmente entra num topico desse la, mas as vezes essa ideia rapida eu jogo no things temporariamente e depois meu things joga pra mim e eu elaboro algo daí sim vai pro ulysses. por sinal o ulysses é alemao, os caras aqui tão investindo pesado em apps. tem saido algumas coisas legais até!

          qualquer dia falo da utilidade do evernote por aqui, e provavelmente vou falar tb sobre como estruturo o meu ulysses

          agora com o blog separado por setor fica mais facil de publicar o conteudo sem os corneteiros de plantao pertubando. até criei uma secao de produtividade na home so pra receber esses posts de apps e outras coisas desse genero.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here