Controle de gastos pessoais – Parte II Receitas

41
1884

Veremos como fazer o controle das receitas da família. Ter um controle financeiro pessoal bem estruturado é fundamental para conseguir chegar na independência financeira com sucesso.

Controlar suas despesas mensais é o primeiro passo para se tornar um investidor de sucesso. Gastar menos do que você ganha, diferente do que alguns pensam, não é algo impossível, mas dá um bom trabalho conseguir isso.

E uma das coisas importantes para conseguir manter os gastos na rédea curta, é saber categoriza-los de uma maneira organizada.

Nesse vídeo que é continuação do Controle de gastos pessoais – Part I Despesas, iremos responder algumas perguntas bem comuns acerca de controle de receita no orçamento familiar.

  • Como controlar as suas receitas ?
  • Qual a melhor forma de categorizar?
  • Controlar a receita do casal junta ou separada ?
  • O quanto preciso de reserva de emergência?
  • Quanto da minha receita devo destinar para os investimentos ?
  • Onde deve ficar a minha reserva de emergência?
  • Cada mês recebo algo diferente, como controlar minhas receitas se elas são variáveis?

São essas e muitas outras questões abordadas no nosso vídeo para lhe ajudar a melhorar o controle das receitas da família e pessoalmente.

Se o vídeo te ajudou e você gosta do blog, então apoie o projeto comprando o aplicativo pelo nosso link patrocinado. É só clicar no banner abaixo:

Controle de receitas da família

A idéia do vídeo surgiu a partir do comentário de um leitor aqui do blog. Indagando sobre como funcionava o meu plano de contas. Como o assunto era antigo no blog, e já estava desatualizado, então resolvi fazer um novo conteúdo mais atual.

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Previous articleJá pensou em ser dono de um Data Center? – XD+ #34
Next articleBezos está vendendo suas ações da Amazon – Papo #63

41 COMMENTS

  1. Olá SAW,

    Eu uso o Banktivity 7, porém ele não atualiza os valores das ações, cheguei até falar com suporte deles e disseram que se o symbol não estiver no site https://iextrading.com/apps/stocks/ o update terá que ser feito manual. Vc tem o mesmo problema? Sabe se tem algum jeito de deixar a atualização dos stocks automático?

    Valew meu amigo, seu blog é A++

  2. Viver, uso o banktivity desde 2015. Tenho todos os lancamentos, recibos escaneados. De ontem pra hoje, meu NET WORTH mostra números malucos bem como os reports também. Entrei em pânico. Ja aconteceu com você algo parecido?
    Seria algum bug ou arquivo corrompido? O engraçado e’ que individualmente todas as contas estão com o saldo correto.
    Voce tem ideia de como consigo ajuda no suporte deles?
    Obrigado Feliz Ano Novo

      • Resolvido!. Uso 4 moedas e uma delas o bankitivity estava pegando cotações erradas não sei por que. Cliquei em currency e inseri o valor manualmente, os valores voltaram ao normal!!!!
        UFA!!! Nao queria voltar para o Quicken que e’ um produto muito inferior.
        Obrigado Feliz 2020

  3. Estou pensando em uma coisa aqui, em quanto eu tiver esse valor a mais da casa para investir, seria valido pegar o valor e diluir nas semanas do mês, assim talvez me protegesse ainda mais das variações do Dollar.
    Estaria investindo toda semana ao invés de mensal até o valor da venda da casa acabar, depois passaria de volta para mensal.

    No OF eu já separo nessa lógica de areas, mas usava só Pessoal e Trabalho.
    Da sim para fazer isso no OF, so vou avaliar se vai fica bom no meu fluxo, e aí talvez migre para ficar simplificado. Nesse caso não vai fazer sentido fica no OF, porque o Quick capture nao funciona direito aqui, e do Things é matador.

    • não sei se o dólar chega a ter tanta variação de uma semana a outra

      o meu do thing pra funcionar tive que trocar para cmd+opt t as vezes vc trocando o do seu OF resolva

      • Seria so para diluir mais o valor. Pode ser que me de mais trabalho ficar comprando ações toda semana. Ou que seja “divertido” ficar comprando toda semana e nao ter que esperar 30d

        Uma coisa que eu estou observando, as empresas que pagam bem dividendos estão acima do preço mesmo de uma forma geral?!
        Os REITs pagadores esta com uma relação melhor. Eu estava planejando ficar na proporção 70/30 (REITs/STOCKs). Mas nesse momento esta 85/15 e to pensando em manter nessa proporção mesmo, talvez chegar a 80/20.

        Te fala, ja tenho esse problema des do OF3, ja troquei de notebook, o software já atualizou, ja testei varias atalhos diferentes, já entrei em contato com o suporte. Eu so posso ser muito retardado que nao to vendo alguma coisa básica para fazer esse troço funcionar direito. No thing é bem pratico, vc instala a ferramenta auxiliar e funciona todas as vezes. Para pegar email então fica bem legal no fluxo de trabalho

        • se vc comprar barato é pq tem alguma treta lá, mesmo que mínima, ninguém é idiota, o famoso barato sai caro funciona na bolsa tb. foca na qualidade das empresas, se ficar decidindo se vai ou não colocar a ação na carteira por valuation vai acabar nisso.

          os REIT sao tentadores mesmo kkkk, mas as stocks sao bons impulsionadoras de patrimônio e renda no longo prazo.

          #partiu things entao :)

          • Isso é verdade. Tem coisa que eu nem acompanho pq se não vai gera gatilho de tomar alguma ação. Ideal sempre focar nos indicadores que te fazem ganhar ao longo do tempo. Acaba sendo valido para gerenciar empresa também.

            Com as configurações que eu fiz no OF para imitar essa lógica do Today do Things ficou bem interessante meu fluxo de trabalho. So escolher as datas para ir me lembrando. O dia a dia é muito turbulento para se da ao luxo de entrar no Anytime, ver o que quer fazer e depois joga no Today. Eu sempre me enrolo com essas perspectivas de planejamento e acabo ficando preso no que vai caindo para o dia mesmo.

            Voce leu esse (Stocks For The Long Run) livro do Siegel em Português ou em ingles? Vi varias reviews falando que estava uma péssima tradução, cheia de erros.

            Voce tem alguma recomendação de livro ou estudo para analisar melhor os indicadores das empresas americanas?

            Já ta batendo a emoção dos dividendos voltando a pingar! Em 12 meses o negocio vai começar a fica bonito!

            Obrigado pela recomendação sobre o lance do voo. Ao que tudo indica vou fazer caixa para finalmente viajar para o JP kkkkk

          • ola J

            bom que conseguiu achar ai um meio termo no seu omni

            li em pt, geralmente essas traduções sao meio capengas, mas não achei que atrapalhou o entendimento

            esses livros acabam q vc vai aproveitar um ou duas paginas de coisa q realmente interessam, então estude sobre contabilidade e economia, procure entender sobre balança comercial , oferta e demanda, entre outras coisas do básico da economia, não precisa de ir aprofundar muito, mas o básico precisa entender vai te ajudar muito mais que qlquer livro desses de investimento vendidos em prateleira

            show, espero que o cara tenha conseguido resolver seu problema ai :)

  4. Nao cheguei a usar dessa forma, pode ser por isso que toda hora ficava com uma lista sem controle. E bate de cara com uma lista de 20 coisas da uma surtada kkkkk Eu tenho uma perspectiva no OF que funciona igual a Today do Things e eu sinalizo o que pretendo fazer, assim reduz a para 6/8 tarefas.

    Voce chega a usar Tags? Nunca consegui usar isso no dia a dia de forma pratica.

    As areas tbm, ja tentei quebrar bastante, mas no final so achei que complica as coisas. No final acabo ficando mais com Pessoal e Trabalho

    • então se vc tá começando o dia com mais tarefas do que consegue executar, não é a ferramenta que está errada e sim a sua dinâmica pessoal, vc precisa de repensar e priorizar as coisas na vida, ai é uma reflexão q vc precisa fazer do que será descartado e do que será delegado.

      por termos esse papel mais gerencial acabamos as vezes com o tempo absorvendo muita coisa, isso acaba criando um gargalo na empresa, por isso é que a ferramenta vai lhe ajudar a identificar qdo vc está com esse gargalo e poder direcionar melhor as coisas.

      as tags não uso muito, mas a áreas e projetos eu uso bastante.

    • as áreas só pra te explicar melhor

      são áreas de interesse

      por exemplo algumas minha

      – blog – onde coloco tudo do blog que tenha q fazer
      – livro – onde coloco os livros que pretendo ler, ai ordeno la por interesse
      – office – onde coloco todas as partes mais burocráticas da empresa

      entao por ai vai

      eu devo ter umas 15 áreas de interesse, mas vc vai construindo isso com o tempo.

      • Isso é verdade. E dependendo do dia mesmo com umas 10 tarefas eu acabo conseguindo fazer só uma. E ficar olhando para 10/15 tarefas gera mais agonia do que ajuda. A graça de usar um gerenciador de tarefas é reduzir isso.

        Vou começar a reduzir isso e ir testando quebrar em mais areas do que 2. Obrigado pela dica! Voce chega a colocar data para ser lembrado de todas as tarefas ou usa o Anytime tbm? Já tive problema tbm, em tarefas que ficam no Anytime para sempre, pq nunca consigo passa do Today

        • tem algumas coisas q nos colocamos com anytime pra ficar lá pra sempre mesmo kkkkk qdo morrer eu faço isso ‍♂️

          mas de modo geral eu tento programar o que vai rolar na semana, ai vou revisando as áreas de interesse e vendo oq tem pra executar essa semana, dai na semana eu já engatilho pro dia

          agora claro que tem que coisa que vc tem que fazer na data XY ai eu já crio a tarefa com a data agendada

          um exemplo

          tenho um cacto aqui na janela o bicho q vc rega a cada 10 dias, ai eu fico puts como vou lembrar disso, simples crio uma regra no things pra ele me lembrar, pronto isso sai da minha cabeça e ai no dia o things vai me lembrar, entao tem tarefa que eh agendada e tem aquelas q vc tem que executar a medida que for chegando ai essas ficam na revisão semanal

          mas sempre deixei brechas para as emergências na agenda, não adianta socar de coisa e depois vai surgir problemas q não contava e vc não vai conseguir fazer.

          • Muito interessante o tema. Estou apreendendo muito, mesmo ainda nao tendo o Aplicativo. Isso me faz formar uma ideia se devo adquirir-lo, pois hoje controlo meus gastos no Wallet by Budgetbakers. O que pra mim esta atendendo minha necessidade básica. Claro que ele è bem inferior ao Banktivity, por isso estou pensando em mudar.
            Masssss uma coisa que gostaria de saber è: e os investimentos??? è possível controlar-los no Banktivity? com ativos que são de diversos países? (BR, USA, etc)

          • fala RB

            dependendo para o usuário que tem uma necessidade muito básica, esses apps mais simples podem resolver, mas chega uma hora que vc começa a precisar de um next step

            eu controlo meus FIIs de boa nele, basicamente se seu ativo está listado no yahoo finance vc vai conseguir ter o controle muito mais azeitado

          • Te fala que eu passo por isso sempre com Anytime kkk acaba sendo um Someday, e o Someday acaba sendo um Never/Forget about kkk

            Vou começar a testar dessa forma que vc faz, mas tem todo sentido. A tarefa já aparece logo na cara. Chega ser meio obvio, mas eu não fazia kkk

            Você chega a deixar as tarefas do Today agrupadas ou só em lista?

            Vc esta me convencendo a dar outra chance para o things e simplificar as coisas kkk

            Vc chega a fazer essas revisões semanais?
            do tipo:
            – revisar things
            – limpar inbox do EN, email, etc.

            Sobre as areas, vc tem uma office para a burocracia do trabalho, mas chega a dividir outras areas para outros aspectos do trabalho ou condensa tudo em office?

            Os livros, vc mantem tarefa do tipo “ler 10 pags do livro X” ou é so para ter uma lista de livros que esta lendo?!

            Normalmente no GTD eles indicam ter uma lista de Agenda com pessoas para listar tópicos para falar com cada um. Vc chega a manter isso no Things tbm?!

            Seria uma ideia vc escrever sobre como organiza suas áreas de interesse para se manter no controle de tudo sem gerar stress.

          • mas acho que isso tudo da pra tu fazer com o Omni

            costumo não pq ou as vezes faço no sábado ou no domingo, mas ja virou um pouco de habito

            sobre o email eu nunca deixo nada na inbox, aquilo tem um destino certo na hora q chega o email, ou ja respondo de cara, ou vira uma tarefa no things pra fazer depois, daí ja arquivo o maldito.

            sobre agrupar, eu agrupo por áreas de interesse, mas não misturo as coisas do meu projeto no things, coisas da empresa pra empresa resolver fica no nosso software de gerenciamento de projeto, até pq os projetos da empresa são gigantes não dá pra fazer pelo things

            mas a nível pessoal eu gosto de separar por área, assim se tem coisa que é do blog e eu ja reservei tempo pra olhar o blog eu já vou logo na tarefas deles, acho que fica legal

            sobre livro eu não costumo agendar não, pra dar um reset na mente eu gosto de ler assim que “fecho o ponto” na empresa, assim dá uma clareada pra mexer com outro projeto a noite, mas eu não gosto de ler pagina, eu sou mais ler capítulos, ocorre de alguns livros os capítulos serem muito grandes ai eu vou lendo por pagina, mas geralmente minhas metas sao por capitulo

            eh eu vou falar sobre isso por aqui, vamos aos poucos abrindo as caixas pretas :)

  5. Outra coisa que eu esqueci de perguntar. Voce ainda mantem o seu Banktivity como moeda principal em real por causa do blog, ou tem outro motivo? Eu me confundo as vezes na hora de montar orçamento, pq as despesas estão ficando a maior parte em euro. E talvez fosse interessante ver o valor que esta entrando em dividendo convertidos para euro.

    • eu prefiro manter em real pois é de onde vem a fonte dos recursos, acho que fica melhor pra pensar o quanto ganho vs o quanto estou gastando, mas o bankitivity é fácil vc trocar entre um e outro. acho que dá até pra montar determinado relatório ou budget em uma moeda especifica.

      • Montar relatório eu consegui, agora mudar a moeda suei um pouco aqui mas não foi. Nem mudando a moeda base do macbook. O budget tbm só mudando a moeda base.

        Voce ainda consegue usar os envelopes? Na pratica eu to refletindo se nao esta sendo perda de tempo. Ou se nao é só usar a taxa de poupança e os relatórios para saber para onde o dinheiro vai.

        • vc vai em settings > currency e depois em display currency e troca o q vc quer usar como padrão

          o problema que minha vida está tão maluca, essa fase de imigração, mobiliando a casa, entre outras coisas acaba que qualquer tentativa de fazer um controle de envelope vai pro espaço, eu tento fazer, mas no ritmo q esta surgindo despesas não recorrente acaba que não fica muito efetivo.

          mas eu tenho tentando fazer pra manter a taxa de poupança dentro do equilíbrio

          • O bom é que cria uma especie de limite para os gastos, protegendo a taxa de poupança.

            Porra vc é o cara, nao tava achando esse botão de forma nenhuma, se fosse uma aranha tinha me picado kkkk

            Vc esta conseguindo usar esse app novo da Drivewealth? Eu nao consigo nem abrir para volta minha assinatura do unlimited, até mandei email para os caras.

          • só acesso pelo novo agora o velho saiu fora do ar, tenho até ele instalado aqui mas nem acesso mais

            pra ser sincero eu quase nunca abro o app da DriveWealth, faço tudo pelo site.

  6. Meu receio em dividir tanto assim os aportes que demoraria em torno de 4/5 anos para terminar de investir ele. Boa parte do dinheiro teria que ficar numa poupança, será que ser mais agressivo para terminar de investir em 1/2 anos o valor da venda não criaria a diluição suficiente?! No final das contas eu vou continuar comprando mesmo, com essa venda minhas despesas vai cair muito, devo atingir uns 40% de taxa de poupança. Esse é a parada de te acompanhar, acho que é a única pessoa que eu conheço com taxas nesse nível.

    Entao, a ideia seria mais essa de Knowledge base, você ainda tem um lugar separado para isso? Estilo site tbm, ou em um lugar diferente?
    Cada dia que passa eu vejo mais ainda a necessidade de criar e desenvolver isso. Focar em desenvolver pessoas acredito que seja a tarefa mais importante de um empreendedor.

    Depois do trabalho é tenso, a menina do RH pega 2h de transito p chega em casa. O que eu to fazendo para nao ocupar muito tempo do expediente é planejar antes, envio o que vai ser a pauta da reunião na semana antes. E tendo balizar a reunião em cima dela, se surgir papos aleatórios, sem fundamentos ou com base no achismo eu corto, e falo para pessoa desenvolver mais e sugerir na pauta da próxima reunião. Dessa forma eu tento limitar a 1:30h o tempo da reunião.
    EU estou pensando ainda em colocar 15min de call todo dia, no inicio do dia para eu e meu sócio nos mantermos alinhados, isso entre a gente msm.

    Kkk então vou reclamar tbm, vc tem que criar uma sessão de animes no site! #onepieceforlife

    Toda vez que eu tento usar o things eu acabo tendo problemas com uma lista de Today gigante, ficando difícil de focar, ai acabo voltando para o OF que eu posso olhar para a lista Today e sinalizar o que eu vou focar, e depois que terminar ir sinalizando outras. A vantagem que o things é simples e bem mais bonito.

    • Quem tem muito dinheiro é outra coisa kkkkk mas a ideia é essa mesmo vc dividir pra diluir com o tempo. se vc nao fizer isso vai ter que calcular bem direito a hora certa de entrar e ai já entra num aspecto de trader de valor, isso dificil de fazer e exige muita experiencia, tem varios artigos sobre isso aqui no blog só pesquisar pra vc como é complexo.

      a taxa de poupanca só vale salientar que nao pode ficar paranóico querendo fazer uma mega taxa e nao viver, tem que ter equilibrio senao no final é oq meu amigo vive dizendo: vc se mata trabalhando para ganhar dinheiro, depois pega todo esse dinheiro e gasta para curar a saude que vc destruiu ganhando dinheiro kkkkkk é por ai a vibe

      tenho um sistema na empresa, desenvolvemos nosso proprio KB, mas nao é muito complexo de fazer, com um final de semana matei a parada, todo caso o conteúdo dele quem gera mais é o gerente do suporte, ainda estou trabalhando isso com ele, eu cuido mais do KB do desenvolvimento e dos manuais para os clientes, essa comunicação com o cliente eu prefiro fazer, acho que o cliente gosta mais quando o dono está envolvido ali com ele, demonstra um certo carinho. O KB do gerente de suporte é interno para o setor dele, entao o conteúdo lá é bem mais tecnico.

      “Focar em desenvolver pessoas acredito que seja a tarefa mais importante de um empreendedor.”

      sim, exato! tb vejo assim.

      O maior desafio do tecnico é fazer seus jogadores executarem a jogada ensaiada no meio da partida. Isso não é nada fácil e quando vc acerta o gol é certo!

      Sobre o lance do depois do horario aí vc cai no problemas das cidades grandes, no meu caso cidade pequena a gurizada tá em casa em no max meia hora, mas as vezes ela leva 2h pq sai no mesmo horario que todo mundo, as vezes é mais vantagem ela sair depois do pessoal e ao inves de levar 2h vai levar 1h no final vai dar no mesmo ou quase o mesmo, mas o povo gosta tudo de ir e vir pro trabalho no mesmo horario, nao consigo entender isso!

      Por ser depois do horario aí o cara nem fica querendo muito enrolar, entao eles mesmo já puxam a orelha qdo passa de 1h se vc faz no horario de expediente ai corre um risco maior da coisa perder o rumo e passar do tempo.

      Eu nao gosto de ficar fazendo muita reuniao, nesses casos de cosias menores, eu prefiro usar o audio do whats, mandamos no grupo e vamos debatendo ou as vezes em privado, dá mais liberdade pra pessoa pensar e responder. parece que o dialogo fica mais enriquecido pq o cara pensa melhor

      pow ai vou ficar doido kkkkkk nao to dando conta das sessoes atuais :)

      nao tem regra o importante é vc usar a ferramenta que melhor se adapta a suas necessidades, o Omni tb é uma ferramenta excelente, vc está bem servidor, mas no quesito prefiro ficar com a simplificadade e praticidade dos alemaes da Culture Code :)

      • No OF eu acabei desenvolvendo meu próprio sistema, inspirado em algumas coisas que ja estudei e até no próprio Things, cobrindo algumas deficiências que eu sinto nele. O que me trava é o atalho de captura, o Things funciona muito bem, e do Omni eu nao consigo fazer funcionar direito.

        Nem é questão de mt dinheiro, tenho bem menos que vc, mas é que vendi minha casa então entra um bom valor de uma vez só e quero investir tudo em dividendos. Nao pretendo comprar imóvel para morar tao cedo, ou melhor vou comprar varias imóveis (reits)kkkkk. Então vou ver se quebro em umas 12x o valor para tenta uma média do Dollar.

        Des de que eu comecei a controlar o tempo e Ata da reunião funcionando como moderador eu reduzir de reuniões que as vezes iam a 3h, para uma por semana de 1:30h, o que ainda acho muito. Depois que estiverem mais adaptados, vou reduzir para 1h.

        Eu gosto bastante de estudar, eu quero ver se consigo traduzir isso em conhecimento para empresa. Vou tentar monta aqui uma KB dentro do sharepoint. Quem sabe nao tomo coragem e abro mais um blog nesses milhares que existem kkkk

        • pra vc ver como são as coisas, a parada q mais me atrai no things eh a que mais lhe perturba: o Today kkkkkk

          comprar casa em Portugal é loucura os preços estão mega inflacionados aí agora.

          tem varias ferramentas tops ai e grátis no mercado para o cara criar uma base de conhecimento a nível profissional. o problema mesmo é o conteúdo kkkkkk

          mas é isso mesmo nos temos que ir nos aprimorando e ir multiplicando o conhecimento, essa questão mesmo do KB não adianta eu chegar para o gerente mandar ele ler o raio do livro e esperar que ele implemente a coisa do zero, acaba que eu tenho que absorver esse conhecimento, e passar pra ele, dai através disso ele vai operacionalizando a coisa, faz parte do jogo!

          • Te fala que na verdade eu criei uma perspectiva de Today no OF, que joga tudo na minha frente, tarefas adiadas e vencidas. O Pulo do gato é que quando eu sinalizo a tarefa ele joga ela para o topo da lista, e se quiser foca mais, entro na perspectiva de sinalizados.
            A alternativa que eu vejo para isso no Things, até em caráter de simplificar é ir empurrando as tarefas para o futuro que nao serem feitas hj. O que eu fiz foi meio que imitar o Things kkkk

          • mas ai que tá a parada J

            se vc não conseguiu terminar as tarefas do dia vc precisa de reorganizar o dia seguinte pq ele se encavalou, senão a coisa vai viram uma bola de neve de procrastinação

            entao por isso o thing coloca, mano se vc não terminar hoje, ou vc já começa com isso no dia seguinte, ou tu reagenda isso!

            não sei se entendi certo ai o seu sistema, mas penso isso

  7. Ola Viver de Dividendos,
    Ja viu o aplicativo Money Pro? você tem alguma opinião sobre ele?
    Eu também moro na Europa e estou buscando um meio centralizado de gerenciar meus ativos (mas ainda nao tenho um Mac).
    Muito Obrigado.

  8. Mt bom isso, vc já conseguiu uma renda extra suficiente para não depender apenas da empresa.
    Eu estou precisando fazer isso. Ainda mais quando se trabalha em sociedade, não é seguro ter todos os ovos em 1 cesto só. E mensurar o quando vc depende de cada entrada é fundamental.
    Eu preciso pensar em formas de variar isso, tbm. Hoje dependo completamente de 1 fonte.

    Outra coisa nada relacionada, você trocou do Evernote para o Ulysses?

    Onde normalmente você escreve as coisas que vai pensando? As vezes eu estou trabalhando em relatórios da empresa e vou pensando varias analises, erros para corrigir e etc. Sempre me perco depois nas anotações.

    • diversificação na vida como empreendedor ou investidor é fundamental. se vc for colocar na ponta do lápis investir na bolsa já é diversificar a sua renda principal, de certo modo a medida que sua carteira de acoes é construída vc depende cada vez menos da renda da sua empresa/trabalho. alias essa é a melhor forma de diversificar :)

      se vc ainda ampliar o Gap de diversificar a diversificação (no caso de investimentos) aí te coloca ainda mais um colchão de proteção

      continuo com os dois, se vc usa o Evernote para escrever não é a melhor opções

      o Evernote se encaixa em outra parte do meu fluxo e utilizo ele frequentemente, quase todos os dias

      agora para escrever hj a melhor suite q vejo é o Ulysses não outra alternativa no mercado que se encaixe melhor no meu fluxo de trabalho, consigo organizar tudo por ele. fica top d+

      isso fica nessa parte do meu Ulysses

      eu crio uma Collection chamada Company dentro dela jogo as coisas relacionadas a empresa a nível de escrita, entao tem algumas sub áreas ali q sao de meu interesse

      – manual – sao coisas relacionadas a nossa knowledge base e construção de manuais para os clientes.
      – blog – relacionado ao blog da empresa e que tem duas subdivisões, aonde falo sobre Features do nosso sistema e sobre Supply Chain que é uma área de interesse que curto e ajuda muito nossos clientes na gestão dos negócios deles
      – Master Mind – aqui entra as ideias e cobranças que tenho que fazer nas nossas reuniões semanais de gerencia, entao cada setor se apresenta uma semana e recebe perguntas, criticas e sugestões

      dentro dessas categorias e sub categorias tem vários artigos por exemplo o Master Mind tem uma próxima reunião com o Setor Comercial da empresa, ja tenho lá um artigo que foi anotando coisas ao longo da semana para falar com o gerente, de problemas que fomos vendo e tal.

      • Recebi a entrada da venda da minha casa agora, ja tive que aumentar meus aportes para diluir o valor. Estou pensando em aplicar todo valor la nos EUA, talvez ao longo de 12 meses. O que você acha? Difícil saber o melhor momento do Dollar para tentar ganhar mais.

        Cada vez mais estou migrando para essa parte de gerar conhecimento para empresa, delegar e criar processos. Bem interessante esse fluxo que vc montou, é algo que eu sempre procrastinei, mas agora com trabalho remoto se torna essencial. Se tivesse focado nisso antes, estaria bem melhor hoje.

        Esse blog da empresa, voce faz ele no WordPress tbm?! Como se fosse um blog normal. Como eu tenho o office 365, eu tinha em mente utilizar o SharePoint para compartilhar Procedimentos Padronizados, treinamentos, e artigos.

        A reunião semanal que eu faço essa semana chegou a ser uma piada, o supervisor de vendas entra na reunião sem material nenhum para apresentar sobre o acompanhamento do mes, já estamos na metade do mes, como possuem varias setores ele não sabia onde enfiar a cara, e quando eu chegou a vez dele que eu questionei inventou uma historia e depois da reunião ficou espalhando que eu trato ele mal, que sou grosso com fucionarios Kkk esperava o que, um tapinha nas costas e um donuts?!
        O interessante desse tipo de reunião que as pessoas se responsabilizam na frente das outras e se chega na próxima reunião sem fazer o que prometeu fica de cara grande. So que a gente moderando a reunião tbm precisamos entregar tudo que prometemos.
        Eu faço sempre na segunda de manha, que já é para iniciar a semana com todos os setores alinhados.

        Vou testar aqui o Ulysses, eu já ouvi falar bastante e tem no Setapp. So preciso instalar.
        Voce utiliza ele para anotar coisas aleatórias tbm, que vai pensando, pelo note e pelo cel?!

        Escrita que voce diz é tudo que vc produz em termos de estudos? Se tiver lendo um livro e fizer anotações, elas vão para o Ulysses?!

        Dessa forma o Evernote ficaria apenas como repositório de pesquisas?! Ou tem uma função diferente? Já ouviu falar do Devonthink? se vende como uma alternativa para o EN, para power-users.

        • é importante meio que dividir esse valor, diminui o impacto do momento do cambio, prefiro a regra de dividir o suficiente para ser o mesmo valor do aporte, assim se vc aporta por mes 5k vc coloca os 5k do aporte e outrs 5k do valor q vc recebeu, no final vc dilui o valor fica na media e nao precisa quebrar cabeca pra achar melhor momento.

          essas paradas tem q ir devagar mesmo, vai fazendo as mudancas aos poucos, uma de cada vez, senao vc se perde tb

          nao, é uma plataforma propria que eu criei. nao é muito complexo igual esse, só um lugar pra postar via markdown e um espaco pro pessoal comentar com um menu, afinal aqui tem bem mais conteudo do que lá. mas da pra vc comecar com um blog do wordpress, mas isso eu faco mesmo por causa dos franqueados e clientes finais pq a galera da empresa usa mais na nossa knowledge base.

          kkkkk sempre tem esses cabeça voadas, sabe o q eu costumo fazer transforma-los em chacota. as vezes isso doi mais do que um puta esporro. aí na proxima pra ele nao virar piada ele fica mais esperto. mas as vezes é preciso, geralmente na primeira eu uso essa estrategia, repetiu e continuou vacilando ai já sou mais duro na cobranca, passando de uma chacota pra um esporro. o problema que nao sei dar esporro light, o Mestre é mestre (ficou redundante isso) em fazer isso, mas eu já chego no peito pra rachar o cara. entao o cara que me conhece ja tenta se ajustar na primeira da chacota pq sabe q a outra vai pegar pessado.

          sim isso é importante, nos estamos fazendo isso com o Rick Chester, fazendo ele se comprometer na frente do resto da equipe e se vc chega na proxima é cobrado dos resultados vc fica com um carão de não ter conseguido entregar, as vezes ocorre uma ou outra vez, mas qdo o cara comeca repetir isso ai fica feio mesmo.

          com relacao ao tempo eu prefiro fazer entre terca a quinta pq segunda comeca a semana cheia de pepino ai o cara tem que resolver essas tretas do final de semana, na sexta o cara já vem em ritmo de festa, entao acaba que começamos na quarta mas depois com a entrada do rick chester tivemos q passar pra quinta pq o guri tinha compromisso, mas ta valendo, fazendo entre terca e quinta pra mim tá otimo. agora nunca marco reuniao no horario de trabalho, ja falo com gerente que ele assumindo o cargo vai ser depois do horario, pra nao perder produtividade :) nunca fazemos reuniao durante o expediente!

          as vezes anoto lá, mas nao tenho nada especifico sobre isso, geralmente entra num topico desse la, mas as vezes essa ideia rapida eu jogo no things temporariamente e depois meu things joga pra mim e eu elaboro algo daí sim vai pro ulysses. por sinal o ulysses é alemao, os caras aqui tão investindo pesado em apps. tem saido algumas coisas legais até!

          qualquer dia falo da utilidade do evernote por aqui, e provavelmente vou falar tb sobre como estruturo o meu ulysses

          agora com o blog separado por setor fica mais facil de publicar o conteudo sem os corneteiros de plantao pertubando. até criei uma secao de produtividade na home so pra receber esses posts de apps e outras coisas desse genero.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here