Chevron Corp – CVX

chevronChevron digamos que seja a Petrobras americana, uma empresa de Delaware fundada em 1926 como Standard Oil Company of California (sim é a empresa do Rockefeller o manda chuva americano) em 1984 mudou o nome para Chevron Corporation em 2001 para ChevronTexaco Corporation e em 2005 viram que o nome era muito idiota voltaram para Chevron Coporation.

A empresa tem inúmeras controladas e gerencia seus investimentos em controladas e coligadas e fornece suporte administrativo, financeiro, gestão e tecnologia para as subsidiárias norte-americanas e internacionais que se dedicam a operações totalmente integradas de petróleo, produtos químicos, operações de operações de mineração, geração de energia e serviços energéticos.

A empresa explora, produz, desenvolve petróleo e gás natural. Além de fazer o refino e comercialização do produto acabado, basicamente pega o petróleo bruto e transforma-o em combustível e muitos outros produtos derivados do petróleo.  O portifolio não termina por aí ela faz o transporte de petróleo bruto, gás natural e derivados de petróleo por oleoduto, embarcação marítima e trens.

As operações químicas incluem a fabricação e comercialização de produtos petroquímicos de commodities, plásticos para uso industriais e aditivos para óleos combustíveis e lubrificantes.

A empresa atua em todos os continentes do mundo. Nos EUA a Chevron é proprietária e opera um sistema extensivo de petróleo bruto, produtos refinados, produtos químicos, líquidos e gás natural através de dutos por todo o país.

A companhia expandiu em 2000 uma subsidiaria CES – Chevron Energy Solutions – voltada para captar fontes alternativas e limpas de energias. A CES desenvolve e opera projetos de energia comerciais e tem participação em 13 ativos de energia por meio de joint ventures nos Estados Unidos e Asia. Ela gerencia a produção de mais de 3100 megawatts de eletricidade por meio de joint ventures.

Tudo isso tem um porem, a companhia está sujeita a diversas leis e regulamentações sobre meio ambiente, saúde e segurança nos EUA e nos países que opera.

 

Veja como eu analiso as minhas empresas…

Veja mais artigos sobre a Chevron…

*Valores em U$

12 thoughts on “Chevron Corp – CVX

  • 6 April 2016 at 19:09
    Permalink

    Olá, gostaria de saber quais sao as fontes que voce possui para coletar dados para analise fundamentalista das empresas. obrigado.

    Reply
    • 6 April 2016 at 19:21
      Permalink

      No próprio morningstar e no site da empresa

      Reply
  • 4 April 2016 at 21:49
    Permalink

    Olá. Você não está preocupado com a queda na receita e no lucro da Chevron? Se li certo a planilha que está no post, em 2015 o lucro caiu quase 75%. Entendo que a companhia está investindo em energia renováveis e isso é um bom sinal para o futuro. As companhias de petróleo, sem dúvida estão passando por um momento difícil por causa da queda do barril no mundo. O que você pensa sobre isso?

    Abraço.

    Reply
    • 5 April 2016 at 00:19
      Permalink

      Olá Adrimar

      Atualmente no meu perfil de investidor eu não invisto mais em empresas cíclicas de commodities.

      Você deve estar se perguntando porque eu mantenho CVX na carteira?

      se fosse hoje eu nem a colocaria na carteira
      ela é de crescimento de dividendos, estou dando um voto de confiança nela, vamos ver se o case de negocio dela consegue se sustentar por tanto tempo crescendo os dividendos, se ela passar por essa aí penso em aumentar posição nela, se cortar o crescimento dos dividendos limo da carteira sem dó

      fato que me manteve ainda nela é que ela além de extrair o petróleo é junto com a XOM uma das poucas top no refino do petróleo isso nesses momentos consegue manter a empresa subindo os lucros mesmo quando o barril despenca, mas vamos ver se essa teoria se confirma na pratica e por quanto tempo dura isso

      Reply
  • 14 February 2016 at 16:57
    Permalink

    Beleza, obrigado. Gastei 1 hora… foi rápido, bom passa tempo =)

    Reply
  • 14 February 2016 at 16:45
    Permalink

    Bom dia. Hoje fiz uma simulação utilizando a Exxon Mobil, Fev/1996 a Fev/2016. Aporte mensal USD 1000 e reaplicando os dividendos. Cheguei no final com uma media de 7 mil açoes. Considerando dividendo de 0.73/açao, temos 5110 por trimestre, USD 20mil anual. Aplicando o mesmo aporte mensal em uma renda fixa de 10% ao ano, teriamos um total de 700 mil USD com renda anual de 70mil USD. Posso te enviar a planilha para analisar.

    Reply
    • 14 February 2016 at 16:51
      Permalink

      Nossa vc gastou seu tempo com isso ? cara da uma lida no livro do Jeremy Siegel ele já tem tudo isso explicado lá!

      Reply
  • 14 February 2016 at 06:29
    Permalink

    Obrigado. Vou ler os artigos. Hoje fiz uma simulação apenas aplicando valor inicial e reinvestindo os dividendos. Amanha farei outra simulação com aportes mensais, apenas para comparação.

    Reply
  • 14 February 2016 at 06:21
    Permalink

    Estou começando agora. Meu objetivo esta na mesma linha que o seu, fazendo B&H para no futuro viver de dividendos. O trade de valor ainda não tive tempo para aprender. O que fiz foi um breve estudo baseado em quanto de dividendos da chevron estaria recebendo hoje se tivesse aplicado a 20anos atrás..e o mesmo c a renda fixa. Sei que a comparação de coisas diferentes nao tem muita logica. Estou tentando analisar quais as vantagens de cada operação, renda fixa, ações brasileiras, americanas e fiis.

    Reply
    • 14 February 2016 at 06:25
      Permalink

      o importante pra vc no final das contas não vai ser se X da Y% e XX da YY%

      o que vai importar é o quanto vc aporta no mês, dê uma lida nesse artigo

      no longo prazo nao vai fazer tanta diferença se vc tiver ações brasileiras ou americanas se não conseguir aumentar seu poder de aporte, esse sim tem que ser o seu foco maior!

      Reply
  • 14 February 2016 at 04:55
    Permalink

    Boa noite. Tudo bem? Estou aprendendo bastante coisa com seu blog. Vejo que maior parte de sua carteira está centrada em açoes americanas. Estou começando a entender como analisar os balanços financeiros das empresas por este blog. Por acaso voce já fez alguma comparação com a valorização de empresas brasileiras x empresas americanas? Pois vejo que fica “caro” realizar aportes mensais nos EUA devido ao spread para compra e venda de dolar e o custo da operação. Pelo que pude constar, a grosso modo, de Fev/1996 a Fev/2016 as açoes da Chevron valorizaram em 385%, do Itau em 1940%, e se comparar a renda fixa no período, cerca de 1640%. Estou tentando entender se há alguma vantagem em comprar açoes dos EUA alem da diversificação da carteira.

    Reply
    • 14 February 2016 at 05:56
      Permalink

      Olá Ernane

      vc está fazendo errado comparando dessa forma, primeiro não é assim que se compara ações. Segundo vc não pode comparar empresas distintas tente fazer uma comparação da Chevron com a Petro mas enfim mesmo se fizer dessa forma ainda estará errado!

      A ideia nao é ficar olhando só cotação, se o seu objetivo é B&H tem que olhar adiante disso. Meu objetivo é acumular empresas de crescimento de dividendos, veja aqui. Não acumular empresas de crescimento de cotação pra isso eu faço meu Trade de Valor, vc precisa identificar bem seus objetivos senao vai se complicar.

      Reply

Deixe o seu comentário: