Estratégia para antecipar sua Independência Financeira

Esses dias o grande d’Uó! do blogdouo fez um post mostrando como ele conseguiu dobrar o seu dinheiro trabalhando alavancado em trades de mini-contratos. Havia comentado que ia mostrar como alguns americanos usam a alavancagem para antecipar a tão sonhada independência financeira. O Uo opera alavancado fazendo trade o que vou mostrar aqui é investidores que operam alavancados no Buy & Hold são coisas totalmente diferentes, meus comentários aqui se referem a esses últimos.

Alavancar o Buy & Hold é algo que provavelmente você nunca deve ter ouvido falar, ou mesmo cogitado!

Para aqueles que não sabem o que é operar alavancado, nada mais é que operar com o dinheiro da corretora. Digamos que você tenha lá na sua conta na corretora 100 mil dólares ela pode lhe emprestar mais 200 mil pra você operar no mercado e com isso aumentar de forma exponencial seus ganhos, então agora você passa a ter 300 mil dólares para operar na bolsa. Claro aquele empréstimo não sai de graça ela lhe cobra um juros para isso.

Como sabemos que os juros nos USA é infinitamente menor que os comparados no Brasil alguns investidores por lá costumam operar alavancado até mesmo no buy and hold. Dado a nossa elevada taxa de juros e instabilidade econômica, fazer isso no Brazil seria inviável economicamente falando.

Alguns investidores americanos focados em empresas de crescimento de dividendos quando estão de 60% a 80% de alcançar a independência financeira costumam alavancar seu patrimônio para assim ganhar alguns anos nessa caminhada.

Antes de prosseguirmos aos cálculos vale ressaltar que eu não utilizo esse método e não recomendo-o para qualquer investidor, seja estando na sua fase inicial ou final do seu acumulo de patrimônio.

A estratégia

Atualmente am algumas corretoras se você tiver um capital de U$ 100.000 a U$ 1.000.000 pode pegar uma taxa de 1,38% a 1,88% ao ano. Isso mesmo é só 1,38% no ano inteiro isso dá 0,115% por mês. Enquanto isso aqui no Brazil estamos pagando 11% ao mês de juros no cartão de credito kkkk

Vamos supor que o investidor tenha U$ 500.000 investido em ações de crescimento de dividendos com retorno médio de 4%. Para facilitar o entendimento vamos trabalhar com valores ao invés de percentuais, acho que assim fica mais fácil pra vocês compreenderem sem ter que ficar fazendo calculo mental.

Essa carteira geraria um retorno de U$ 20.000 em rendimento de dividendo por ano.

Digamos que o investidor tenha pego uma alavancagem de U$ 250.000 na sua corretora, daria um juro anual de 1,58% ao ano.

Se ele investir esse valor em ações de crescimento de dividendos com os mesmos retornos atuais de 4% ele teria uma renda anual de U$ 30.000 um aumento de 50% na sua geração de receita passiva. Nada mau hein !!!

O investidor terá que pagar de juros por ano para aqueles 250 mil alcançado: U$ 3.950 ao ano.

Diminui-se essa taxa de juros do total de rendimentos 30.000 – 3.950 = 26.000 que ainda é 30% superior ao rendimento anterior.

Se levarmos em conta ações de crescimento de dividendos sempre crescem os dividendos de um ano para o outro, reinvestindo esses dividendos recebidos o investidor teria um impulso considerável na sua caminhada rumo a independência financeira.

Riscos

A estratégia no papel é uma maravilha, mas existem vários riscos numa estratégia assim. O primeiro seria a taxa de juros. Atualmente a taxa de juros americana está em níveis muito baixos isso já tem décadas, porem um aumento da taxa de juros em poucos anos, os investidores podem acabar pagando uma taxa de juros mais elevada em comparação com o rendimento de dividendos obtido pela alavancagem.

Quem já trabalhou com alavancagem sabe que ela é uma espada de dois gumes, da maneira que pode lhe dar ótimos retornos quando o prejuízo chega ele acaba sendo bem mais amargo. Se um investidor em 500 mil dólares alavanca mais 250 mil ele pode perder capital muito mais rápido se o valor das ações que ele comprou começarem a cair. A medida que seu principal vai caindo a corretora pode exigir mais depósitos como garantia para manter o empréstimo. Caso contrario o investidor terá que liquidar algumas posições e isso pode ocorrer em momentos inoportunos levando grandes perdas para o investidor.

Além da queda nas ações a empresa ainda pode cortar os dividendos e você se vê obrigado a vender. Digamos que você investiu em BHP Billiton Ltd (BHP) no final de 2010 quando era cotada na faixa de $68 a ação e rendia 6% de dividendo. A BHP veio tendo problemas até os dividendos foram cortados no ano passado depois de 15 anos aumentando dividendos de forma ininterrupta. As ações hoje valem $22 e tem um rendimento de 0,72 centavos por ação.

O problema da alavancagem é que quando os preços das ações caem, um investidor que não está alavancado pode simplesmente aportar mais dinheiro para trabalhar para ele. O investidor alavancado tem um valor de ativos bem menor nas mãos devido a diminuição dos preços, porém o montante de empréstimo será sempre o mesmo. O investidor alavancado pode sentir uma pressão psicológica muito maior para pagar as dividas, ao invés de investir a preços mais baixos.

Outro risco são o que os americanos chamam de flash crash que é quando o mercado sofre flutuações abruptas. Digamos que o mercado sofra um queda brusca em questão de segundos, como ocorreu em 6 maio de 2010 ou mais recentemente em 25 de agosto de 2015 ambos os dias deu um flash crash de 50% a 70% em questão de segundos. Uma queda de 70% nos preços dos seus ativos poderia desencadear uma margin call, que poderia forçar o corretor a vender imediatamente ao preço de mercado suas ações para liquidar sua alavancagem. Se o preço de mercado naquele momento não reflete a realidade, o investidor poderia perder uma quantidade substancial de seus ativos.

Conclusão

Como investidor de longo prazo o objetivo é estar uma posição onde você pode ignorar as flutuações do mercado no curto prazo. Estando alavancado você estará se expondo aos caprichos dos Sr. Mercado e seu humor maníaco-depressivo. Como um investidor de longo prazo eu vejo a alavancagem como algo muito ruim para o crescimento saudável da sua carteira.

Em geral não há atalhos para alcançar a independência financeira, ter um patrimônio sustentável e um aumento do fluxo de caixa ao longo do tempo. Alavancar seus rendimentos poderia lhe ajudar a alcançar seus objetivos mais cedo, mas traria um risco muito alto para o seu portfólio.

A ideia deste artigo foi apenas ampliar seu leque sobre as diversas maneiras de se rentabilizar, algumas boas e mais seguras outros mais arriscadas e um tanto radicais.

Vale dizer novamente que tudo que foi exposto acima se resume na alavancagem do Buy & Hold, para trade é outra história completamente diferente.

19 thoughts on “Estratégia para antecipar sua Independência Financeira

  • 14 April 2016 at 17:10
    Permalink

    Provavelmente minha pergunta seja noob, mas não daria para usar essa alavancagem para comprar ativos no Brasil e ganhar com a diferença entre a taxa de juros lá e aqui? Digamos Tesouro Direto?

    Reply
    • 14 April 2016 at 17:12
      Permalink

      Olá Rafael

      Eu nao recomendaria isso. Além do mais olhe esse vídeo e repense seus conceitos sobre TD.

      Reply
  • 5 April 2016 at 16:31
    Permalink

    Como Lobão já dizia “Na Velocidade terrível da queda!! Quedaaaaaaaaaaaa” ohhhhh ohhhh Comparo alavancagem com loteria. sei lá meu ponto de vista.

    Reply
    • 5 April 2016 at 17:28
      Permalink

      olá My Money

      Tem que saber muito bem o que está fazendo porque na hora do tombo ele vem grande e eventualmente por melhor q o cara seja uma hora ele vai errar

      Reply
  • 25 March 2016 at 05:03
    Permalink

    olah VD. cara, eu tava estudando a empresa CVS lah nos eua, e gostei mt. nao sei se vc jah foi lah, mas eh uma farmacia que tb tem clinica e faz vacina e algumas consultas, vende mt e tem por todo lado. Depois que entrei lah fui procurar pra ver se tinha ações e tem e gostei mt. gosto da área médica e da saúde e acho que essa acao da cvs vale a pena dar uma estudada. Se vc for ver depois me diz o que achou, acho que vou colocar ela no meu portfolio. abraço

    Reply
    • 25 March 2016 at 06:21
      Permalink

      Olá frugalsimple

      Eu também gosto muito desse modelo que os americanos chamam de bottom-up (mais pra frente vejo se faço um post sobre isso daria muito pano pra manga) ou seja vc experimenta um serviço ou produto, se aquilo lhe agradou, você parte daí e começa a pesquisar sobre a empresa e depois se for boa vc abre posição aos poucos, pessoal aqui no blog sempre fica me perguntando como eu acho as empresas, bem é mais ou menos essa sua experiência.

      Estava na pauta depois que montar a carteira de REIT, incluir uma farmácia na carteira de ações, estava namorando da WBA que é a maior rede de farmácia dos USA cresce dividendos a 31 anos seguidos, essa CVS tem farmácia também, mas me parece que olhando lá o forte dele é de planos. Parece que é bem diversificada no setor de saúde, pra quem quer pegar um tudo em um na área de retail em saúde pode ser interessante, independente de qualquer motivo os números dela são muito bons, cresce dividendos a mais de 12 anos e com boa geração de caixa e endividamento equilibrado.

      Agora teria que fazer uma analise dos aspectos qualitativos. me parece uma ação bem interessante para se estudar. Dê uma olhada também na WBA se estiver em busca de um ativo que seja core business em farmácia, talvez lhe interesse.

      Reply
        • 25 March 2016 at 06:39
          Permalink

          os números eu olho no morningstar

          a pesquisa pra chegar na empresa é feita via bottom-up como vc fez

          Reply
  • 24 March 2016 at 00:11
    Permalink

    VdD, post muito bom! Continue o excelente trabalho.
    Mas realmente é a primeira vez que escuto falar de alavancagem para B&H.

    Não sei se já falou por aqui, mas uma forma que uso para ‘alavancar’ meus dividendos com algumas das empresas mais líquidas é com a venda coberta de calls. Já pensou em usá-las? Qual sua opinião?

    Reply
    • 24 March 2016 at 03:12
      Permalink

      Valeu johebe

      muita gente usa remuneração em opções eu já tentei estudar, mas definitivamente não é coisa pra mim rsrsrs

      Reply
  • 24 March 2016 at 00:01
    Permalink

    Obrigado pelo ‘grande’ rs

    Reply
  • 24 March 2016 at 00:01
    Permalink

    Morro de medo destes ‘atalhos’. Melhor trabalhar e ir juntando as moedinhas. Lembrando que a minha alavancagem é de certa forma segura, pois uso como margem o proprio dinheiro que ganhei do mercado. Se algo der mt errado vou devolver apenas o que tirei dele.

    Reply
    • 24 March 2016 at 03:11
      Permalink

      Fala Uó

      Trade é outra conversa com alavancagem, acho até viável, claro se o cara souber o que está fazendo né… mas de modo geral são movimento de mais curto prazo, você consegue gerenciar e mover as peças mais facilmente que no BH

      Esse lance de atalho acaba encontrando o bicho papão no meio do caminho aí a nossa grana termina na barriga do lobo mau!

      Reply
  • 23 March 2016 at 22:46
    Permalink

    Essa é novidade para mim. Será que existe alavancagem para turbinar a independência financeira usando FIIs/REITs? Tipo, uma forma de aumentar mais a renda passiva e ir pagando aos poucos.

    Reply
    • 24 March 2016 at 03:09
      Permalink

      olá dudusardinha

      FII é nivel brasil esquece com esse juros e volatilidade que temos aqui seria insano até mesmo cogitar algo do tipo

      REITs vc teria que buscar alguma alternativa bem interessante, seria muito difícil de achar e se tivesse seriam bem poucos, vale lembrar que REITs são cíclicos vc precisa de entender bastante desses ciclos, pra não acabar enfiando os pés pelas mãos de modo geral todos os ativos costumam ciclar junto, se o mercado de imóveis sofre todos sofrem juntos independente se ele está sendo ou não afetado, isso vc não ve em ações, existem empresas que mesmo na crise conseguem manter uma tendência de alta, então teoricamente se souber escolher o cara consegue passar imune pelo mercado bear.

      mas como disse e volta a repetir não recomendo isso nem para meu melhor amigo.

      Reply
  • 23 March 2016 at 21:45
    Permalink

    Artigo bem interessante. Sempre bom se abrir a mais possibilidades. Talvez uma alavancagem mais marginal (de 15 a 25%) já te da aquele plus e no caso de tomar um caldo o tombo não é muito grande =)

    Reply
    • 24 March 2016 at 03:03
      Permalink

      Eu já acho arriscado qualquer alavancagem em BH, não sei se conseguiria dormir tranquilo

      Reply
  • 23 March 2016 at 16:59
    Permalink

    Muito bom o post! Eu nunca tinha escutado de alavancagem pra B&H e realmente brincar com isso no Brasil com juros + instabilidade = perdas astronômicas

    Reply
    • 23 March 2016 at 17:07
      Permalink

      Olá dividendosforlife

      Essa instabilidade acho que algumas vezes mais devastadoras que o próprio juros. Só ver como a bolsa se comportou com as notícias políticas da última semana.

      Reply

Deixe o seu comentário: