Gastos e receitas: Jun 2019

2
329

Vamos mostrar nesse post um resumo dos nossos gastos e receitas deste mês. Fazemos isso pois entendemos que os aportes são fundamentais para a chegada na Independência Financeira. Não conseguimos manter os gastos proporcionalmente mais baixos que as receitas, o que diminiu nossa taxa de poupança comparando com o mês anterior.

A idéia com isso não foi só orientar, no sentido de mostrar o caminho. Mas também servir de motivação. Tenho certeza que muitos, aqui quando chegaram, tinham a vida financeira bagunçada. Observando a maneira como eu trato isso, foram ajustando os seus controles também. É esse tipo de mudança que nós queremos fazer.

Receitas e despesas familiares no mês
Receitas e despesas familiares no mês

Holding são rendimentos de empresas na qual não tenho sociedade com outras pessoas.

O Lucro sociedades é o lucro de todas as empresas em que tenho sociedade.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas.

Dividendos são receitas dos dividendos recebidos na bolsa de valores.

Taxa de poupança do mês: +46,30%

Estamos com a nossa taxa próximo dos 50%. Isso significa que com todos os contratempos conseguimos sobreviver com praticamente metade do que ganhamos no mês. Para quem vem acompanhando os outros meses dos nosso orçamento e sabe que estamos em fase de mudança, economizar +45% da renda não é um markup ruim.

Net Wort, a grosso modo nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo, considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Se no mês passado nosso crescimento de patrimônio foi de só +3k nesse mês a coisa deu uma boa guinada. Nosso patrimônio aumento em +38k. Mês passado tínhamos um patrimônio de 926k e agora chegamos a 964k. Demos um passo importante rumo a romper a barreira dos 1 milhão.

Com relação a receita tivemos um aumento. Saímos de 32k para 37k. Tivemos um resultado melhor de 1k nas empresas e 4k em outros receitas pessoais.

Despesas – Resumo

Estamos acompanhando os gastos com alimentação para tentar reduzir um pouco nesse sentido. Já tinha publicado no mês passado acerca dessa despesa, relembre aqui. Agora temos um gráfico mais atualizado deste ano e demonstra nosso terceiro mês consecutivo em queda nessa categoria.

Despesas alimentação 2019
Despesas alimentação 2019

As despesas recorrentes fora do normal que tivemos foi um gasto maior pessoal. Estou com algumas roupas de verão já meio defasadas. Fomos no outlet e Roermond para pegar algumas promoções.

Enquanto eu comprei 3 peças no total de 800 reais na Tommy Hilfiger a Tatiane comprou 9 peças gastando o mesmo orçamento em outras 4 lojas diferentes.

Eu sempre tive esse defeito de só comprar num único lugar. Principalmente se tratando de roupas e restaurantes. Roupas por exemplo, eu sempre compro de uma única marca. Até que passa alguns anos e depois mudo o meu estilo de vestimenta e aí troco todo o meu guarda roupa. Jogo tudo fora sem remorsos.

A Tatiane é diferente, ela não tem fidelidade nesse caso. Só ilustrando pra você terem uma ideia, ela é do tipo que prefere ter 5 ou mais camisas de 20,00 reais do que ter uma de 100,00.

Não recorrentes

Tivemos um crescimento nesses gastos de +2k. Esse aumento é motivado pelo pagamento da nossa mudança. Tivemos que desembolsar 5,5k para pagar a empresa que fez a desmontagem, transporte e montagem dos móveis.

É caro ? Sim. Dá pra fazer por conta própria? Teoricamente sim. O problema é que eu tenho hérnia de disco e carregar peso iria acabar com minha coluna. Certamente iria gastar mais que isso para ajustar a coluna depois.

Pagar empresa de mudança é alegria e tristeza ao mesmo tempo. É um caminho sem volta, já te aviso, nunca contrate essas empresas.

Porque uma vez que experimenta isso depois nunca mais vai querer realizar mudança alguma fazendo você mesmo. É muito cômodo, basta ligar pros caras vem uns 10 romenos e uns 2 alemães, os caras desmontam tudo e você não precisa de levantar uma caixa do lugar. Em algumas poucas horas você já está na nova casa e com tudo magicamente montado. É tipo comprar carro automático, viajar de primeira classe. Enfim, nunca faça isso pois não terá mais volta.

Tivemos também um gasto de R$720 com o carro. Basicamente eu sempre achei que quando se fazia um seguro de carro o guincho estava incluso. Ocorre que aqui na Alemanha o seguro é só seguro. Então tivemos que gastar 500 com a Adac que é uma empresa aqui da Alemanha especializada em prestar primeiros socorros para o carro. Além disso o seguro teve um reajuste de 200 por conta da mudança de cidade e a perda da garagem.

Pra finalizar tivemos o gasto de 1,3k com educação, o curso de Alemão para a Tatiane.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Gostou dos gráficos do aplicativo? Saiba aqui como adquirir o Banktivity, compre utilizando o link do blog para cair umas balinhas para nós.

Conclusão

Apesar dos gastos maiores com a mudança conseguimos manter nossa taxa de poupança rondando os 50% que é a nossa meta maior.

Nossa taxa anual de poupança estava em 35% no mês passado. Esse mês chegamos a nossa receita anual em 226k e conseguimos com isso dar uma melhorada nesse indicador indo para 37%.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Nessa fase inicial estamos analisando as alianças bíblicas. Vamos abordar um pouco sobre a aliança da Palestina.

Confira aqui nosso último post que fala sobre a importância da aliança da palestina nos acontecimentos futuros.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui alguns anos, quando tivermos chegando nos dias atuais, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

Previous articleBalanço comentado Stock e REITs 1T19 – XD+ #33
Next articleRoku – CG – OSAGY – AMZN – BUD – KO – AVGO – SYMC – Papo #58

2 COMMENTS

  1. Acho muito legal esse tipo de artigo onde você abre suas receitas e suas despesas. Fica muito mais fácil para as pessoas se organizarem financeiramente quando tem um modelo a seguir. Eu tenho um site onde estou falando sobre finanças e investimentos também, é o https://portaldariqueza.com.br/. Quem tiver interesse, convido a dar uma passada lá para olhar o material.
    E parabéns ao Viver de Dividendos pelo excelente site e ótimo conteúdo.
    Abraços

    • ola F

      obrigado e bom saber que está ajudando vc de alguma forma.

      bacana seu blog, depois abre lá uma área para trocarmos uns links

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here