Intel Corp – INTC

10
141

Iintel-museumntel é o maior fabricando no mundo de chips semicondutores e circuitos integrados para as empresas de tecnologia e comunicações. O principal produto da empresa são os processadores para micro computadores que são usados em notebooks, ultrabook, computadores de mesa, all-in-one, servidores, tablets e smartphones. A Intel também fornece hardware para sistema de informação e entretenimento para automóveis, robôs e dispositivos médicos.

Ela também desenvolve e comercializa software e serviços focados principalmente na integração de segurança e tecnologia, como PC Client Group e Data Center Group.

A companhia enfrenta concorrência significativa no desenvolvimento e aceitação pelo mercado de tecnologia, especialmente sobre as fracas demandas de usuários finais de PC que é o seu principal carro chefe.

[iframe src=”http://financials.morningstar.com/ratios/r.html?ops=clear&t=INTC&region=usa&culture=en-US” width=”100%” height=”1080″]

Veja como eu analiso as minhas empresas…

Veja mais artigos sobre a Intel Corp – INTC…

*Valores em U$

Previous articleBalanço Geral 2014
Next articleGrazziotin SA – CGRA3

10 COMMENTS

  1. Olá VdD, gostaria que você me tirasse uma dúvida… Você tem na sua carteira a Intel como empresa da área de TI, mas por que você escolheu Intel ao invés de IBM? Estou curiosa, pois o Warren Buffet tem ações da IBM e você como é empresário da área de TI, sabe melhor como ninguém sobre esse ramo. Minha principal dúvida é: Por que Intel? E não IBM? Obrigada pela atenção

    • Olá Wanessa

      Difícil essa pergunta. São empresas de perfis totalmente diferente, uma voltada para hardware e outra pra software não teríamos como comparar os números de cada porque são bem diferentes apesar de ambas estarem inseridas no setor de TI.

      Bem vou tentar responder essa sua pergunta, mostrando o que vi de negativo na IBM na época.

      Pra começo de conversa a IBM vem encontrando serias dificuldades em obter um crescimento desde 2011 suas receitas vem caindo, se tratando de uma empresa de software isso é muito ruim, dificilmente você vai encontrar empresas de software com esse perfil, pra vc ter uma ideia eu sou do setor de software e em 10 anos de existência minha empresa nunca teve 1 trimestre com menos receita que o anterior, então é algo bem negativo quando nos deparamos com isso, significa que a empresa está perdendo mercado para a concorrência, e quando isso ocorre nesse setor você tem que estar prestando um serviço muito mau ou com um produto muito ruim/defasado, isso é um sinal gravíssimo de deterioração e fraqueza no balanço, e nesse setor isso é muito difícil de se reverter.

      Apesar dela vir crescendo os dividendos isso tem sido feito a custo de Payout, e nenhuma empresa consegue crescer os dividendos por longo período de tempo sem crescer as receitas e por conseguinte os lucros. Então uma hora essa conta não vai fechar!

      Pintando esse quadro parece que a Intel é uma musa perto da IBM, mas não é bem assim… eu mesmo já pensei quase em vender e já cheguei a colocar a Intel na geladeira, se você acompanhar os posts de dividendos aqui do blog vai ver que já desci a lenha nela umas 2 ou 3 vezes mas no final ela acabava fazendo o dever de casa,

      ela tem mudado um pouco seu foco, a empresa está passando por uma reestruturação, erraram no ponto em neglicenciar os dispositivos móveis, estão agora tentando focar na parte de nuvem que tem tido uma demanda muito grande nesses últimos anos, mas isso é algo que não vai durar pra sempre, por hora estou segurando as pontas com ela, não sei até quando vai durar, se me perguntar se intel é melhor opção do setor de TI, lhe confirmaria com todas as letras que: NÃO.

      Existem empresas muito boas nesse setor que estão dando verdadeiro baile nas duas, se tivesse que escolher uma empresa do setor pra colocar na carteira só lhe digo que não seria nem intel nem IBM, tem muito filé dando sopa por aí.

      Sobre o warren buffett ser sócio da IBM bem não se fixe muito nisso, ele mesmo deve estar numa vibe igual a que estou na Intel, ele mesmo reconheceu que errou ao comprar IBM e não Google ou Apple, dê uma olhada nesse artigo talvez tenha algo que lhe interesse, falei de alguns tropeços que WB deu pelo caminho.

      • Muito obrigada pela resposta. Mas gostaria de que então, se você puder, citar o nome de algumas empresas com um case bom na área de Ti com o perfil de crescimento de dividendos para que eu possa dar uma olhada e estudar sobre.Abracos

        • eu nao gosto muito de apontar, acho que fica meio difícil pra pessoa depois analisar

          eu entendi que vc não quer uma dica que apenas um caminho pra poder olhar com calma

          faz o seguinte traz alguns nomes aqui e agente faz um estudo junto, ve os números os pontos pros e contras de algumas, uma dica é dar uma olhada nas concorrentes da IBM acho que esse setor de software bem melhor do que o de hardware, sempre cito algumas empresas nos papos de dividendo pega esses últimos papos eu falei de algumas empresas do mesmo setor da IBM talvez vc consiga partir de lá!

  2. Interessante como a Intel conseguiu manter um crescimento nos dividendos, mesmo com quedas nos lucros. Por isso que é importante ter uma empresa com payout baixo. A queda nos lucros não afeta os dividendos. E como a Intel é uma empresa dominante no setor, é provável que retome o crescimento.

    • Olá I.I.

      De fato a empresa vem tendo dificuldades tanto que os lucros vem caindo, isso realmente me preocupa ainda mais se tratando de um setor de TI que tudo muda tão rápido. Nos últimos 3 anos os resultados foram ruins e agora nesse 2014 não espero melhorias bem a minha estratégia é se ano que vem não melhorar eu devo sair da empresa, se fosse no mercado brasileiro eu até daria mais um prazo mas no mercado americano com tantas empresas boas não vale o risco, pois ela acabou perdendo um pouco o ponto ao depender excessivamente do mercado de desktop (60% da receita) ela perdeu o fio da meada no mercado de smartphones, se olhar o futuro desse setor a tendência é o mercado móvel crescer e o mercado desktop cair. Eu divaguei sobre isso no post de comentários sobre a compra, vale a pena dar uma olhada.

      Agora o payout baixo é um fator fundamental para empresa manter um crescimento constante dos dividendos e ela ainda está com o Payout baixo 48% o problema é se os lucros continuarem a cair nessa proporção pode comprometer esse indicador.

      Enfim eu estou tentando responder duas perguntas sobre ela para o prx ano: Qual a sua perspectiva para o setor ? Será que até ano que vem ela consegue reverter esse quadro ??

      • Em relação às empresas mais expostas a chips de celular e tablets, dê uma olhada na Qualcomm, Taiwan Semiconductor e ARM Holdings.

        Sem sair da área de tecnologia, outra onda é a da computação em nuvem, na qual a Oracle está nadando de braçada.

        Abçs!

        • Dessas 3 que você citou eu incluiria também a Texas que tem se não me engano o segundo Market Share depois da Qualcomm, mas a Intel depois de três fracassos se rendeu e lançou esse ano de 2014 o primeiro processador ARM, na verdade não é bem ARM pelo que li por traz é um Intel mas na frente usa a mesma interpretação de um ARM, enfim o que tenho percebido é que a empresa viu que perdeu o prumo na entrada do mercado móvel e agora está a todo custo correndo atras para conquistar espaço.

          Quanto a computação em nuvem tem muita startup nesse setor isso me preocupa um pouco, pode ser paranoia minha mas agora está na moda no mercado americano investir em startups de TI, o movimento inclusive me lembra o mesmo da época da bolha PontoCom que você deve conhecer melhor do que eu, onde todos vendiam as empresas “tradicionais” para comprar as de TI. Oracle, Amazon e IBM talvez sejam as exceções do setor. Tem que se tomar cuidado ao investir nessas empresas de nuvem, vc deve estar acompanhando essa burburin do ataque na rede da sony e eminência de novos Cybers Ataques, agora imagina os hacks derrubando uma nuvem inteira de uma empresa dessa, não dá nem pra imaginar o tamanho do prejuízo rsrsrs…

  3. Olá Leandro,

    Eu uso dois, quando preciso de uma informação mais rápida vou no Google Finance se é para pegar alguns indicadores eu prefiro o MoningStar (que é o mesmo das informações oficiais da NYSE) que é de onde eu tiro as informações desses quadros.

    Mas tem outros sites interessantes como Yahoo Finance ou Bloomberg

  4. Bom dia cara, existe algum site dos EUA parecido com o do Bastter pra pegar os dados das empresas? Já procurei, mas é tudo complicado, para ver lucro líquido, margem de lucro, receita, patrimônio, etc..

    Que site você usa para estudar ações da NYSE e NASDAQ?

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here