O problema da Italia e a Zona do Euro

7
362

Pesquisei um pouco mais, desde o último artigo que escrevi sobre o bloco da Uniao Europeia e como os italianos vem criticando o bloco em si. Acusando a Alemanha de se beneficiar além culparem o Euro pelos seus problemas.

Aproveitando o gancho que o nosso amigo Investidor Sócio bem salientou da discrepância econômica que vemos na região Norte, essa bem mais desenvolvida que a região Sul da Italia. Vamos tentar entender um pouco mais a fundo os problemas da economia Italiana.

Achei um paper bem legal, consulte aqui. O artigo “The Productivity Puzzle and Misallocation: An Italian Perspective” feito na London School of Economics and Political Science.

O artigo fala sobre o desenvolvimento econômico e produtividade da Itália desde 1993 (pode baixar o artigo não está em italiano e sim em inglês) e aproveita que o artigo tá fresquinho, saiu agora em Dezembro de 2017.

No paper mostra que ao longo do tempo a produtividade da industria global como um todo – mesmo Estados Unidos e Alemanha – vem apresentando um fraco resultado, porém a Itália tem sido muito abaixo da média das nações industrializadas.

Uma performance fraca de produtividade é freqüentemente relacionada ao resultado incorreto de capital e/ou força de trabalho. O capital ou as pessoas estão sendo empregados em fins pouco eficientes.

Isso pode ser mais evidenciado especialmente em setores que estão contra a forte competição tecnológica internacional. Confirmando o que dissemos no outro post.

Resolvi aprofundar um pouco sobre o problema Italiano nesse post, porque boa parte das mazelas que eles enfrentam, também podem ser percebidos no mercado Brasil.

Vocês podem ver que muitas coisas descritas abaixo são também enfrentadas na nossa economias, particularmente acho que a nossa situação bem mais complicada, o caso a situação deles é bem mais simples de se resolver que a nossa.

O paper ainda indica alguns outros pontos de fraqueza que podemos encontrar na economia italiana:

    • Ineficiência. Grandes empresas são, por seu tamanho, mais capazes de conseguir entrar numa competição global. Você pode até encontrar um ambiente mais produtivo dentro de pequenas empresas, pois essas costumam ter proporcionalmente mais funcionários competentes que as grandes empresas. No entanto, são demasiado pequenas para competição global.
    • Possuem muitas empresas familiares. Isso não é nada de novo que empresas familiares tendem a ser menos produtivas: há estudos que mostram que empresas familiares são mais cuidadosas na gestão e arriscam muito pouco. Duas categorias de empresas que são conhecidas como pouco produtivas: as familiares e estatais (essas últimas nós brasileiros conhecemos bem). No entanto, as empresas que estão sob controle de instituições financeiras, ou outros proprietários estrangeiros, tendem a ser muito mais produtivas.
    • Os empréstimos bancários desempenham um papel fundamental nessa balança. É dado muito crédito às empresas pouco eficientes e pouco crédito para empresas eficientes. Isso tem várias razões. Uma das razões que já referenciamos anteriormente é o fato de que empresas de tecnologia precisam de poucos investimentos em material que poderia ser aceito como garantia pelos bancos. Eu particularmente já enfrentei diversos problemas aí mesmo no Brasil em relação a conseguir recursos. Isso ocorreu lá no inicio da minha empresa, o banco precisava de bens para comprovar a captação de recursos, como vou apresentar bens se a minha empresa não precisava de nada disso para funcionar, no máximo uma salinha e poucos funcionários, postei um Twitter que explica bem isso, inclusive siga-me no twitter todo dia posto coisa nova lá. Enfim, essa questão dos bancos é um assunto muito interessante que irei abordar talvez na série meu próprio negócio. Este é provavelmente um dos maiores problemas da Itália: empresa inovadora com poucos recursos financeiros.


  • O efeito do Euro, conforme dito no artigo anterior, não é inteiramente claro no paper apresentado. No entanto empresas com pouco eficiência se aproveitaram da queda de juros na sequencia da introdução do Euro.
  • Vemos uma relação de parceria entre empresas e bancos, beneficiando o capital para empresas com pouca eficiência. Isso é particularmente destacado na Itália onde há décadas vemos essas relações estreitas entre bancos e empresas. Isso geralmente é muito prejudicial para o desenvolvimento da produtividade, empresas fracas com contratos e relacionamentos mais próximos com os bancos, tendem a obter mais créditos que empresas fortes e produtivas mas que não tenham relacionamentos estreitos com os bancos.

A fraqueza sustentada pela baixa produtividade da economia Italiana tem pouco a ver com o Euro, ou o uso real da politica monetária e fiscal.

Como podemos ver que esses problemas não desaparecem, mesmo quando o BCE alterou sua politica montearia, mas sim tem raizes nas ações mais populistas do governo Italiano. Deem uma lida nesse outro artigo de um economista alemão Daniel Gros PhD em economia pela Universidade de Chicago.

Há sugestões, há muito tempo, sobre como resolver esses problemas italiano. Medidas que incluem regras mais flexíveis no mercado de trabalho, desburocratização na criação de empresas, mudanças nas regras sobre estrutura das empresas, facilitando a entrada de investidores estrangeiros de private Equity ou IPOs.

Essas medidas não surtem efeito a curto prazo, se conferir no último gráfico que coloquei no artigo veja que essas mudanças executadas na economia alemã demoraram um tempo para começar a fazer seu efeito. Mas precisa-se começar a mexer agora para ver os resultados futuros, o que estamos percebendo que o governo italiano parece não demonstrar nenhuma vontade em mudar esse quadro.

Promoção Remessa Online

Pessoal, a Remessa Online está fazendo uma promoção para aquecer pro jogo de amanhã – Brasil X Costa Rica!

Quem fizer remessas HOJE paga apenas 1.0% no spread usando o voucher: viverdedividendos

Aproveitem e façam suas remessas!! Na segunda-feira volta tudo ao normal!

 

Previous articlePapo de Dividendo #48: GOOGLE – JD – FXCOF – KO – DIS – T – MSFT – UN – TSLA
Next articleCompras Junho 2018 – WMT – VTR – PK

7 COMMENTS

  1. Muito interessante o artigo e como cidadão italiano atuante, porquê muitos tiram a cidadania e não procuram aprender o idioma, entender o sistema político e econômico, além da cultura. Existe um regionalismo forte na Itália, antes de ser italiano, um italiano se considera venetiano, Lombardo ou romano por exemplo e vejo na Alemanha algo diferente como uma união maior entre os estados, tanto que nunca ouvi falar de um estado querer a separação na Alemanha ao contrário da Itália, onde o veneto tenta essa situação pelo menos no âmbito de autonomia administrativa, até recebi uma mensagem política sobre os benefícios disso mas se mantendo na União europeia. Quanto às reformas na política, votei a favor da reforma administrativa mas infelizmente fui voto vencido pois a maioria votou contra a reforma o que poderia ser o início de um novo modelo político e econômico. Por isso sou favor da autonomia das regiões e a implementação da desburocratização seria muito mais acelerada e estimularia o desenvolvimento do que cada região tem de melhor.

    • entao Fabio essa questão do separatismo isso vai ser cada vez ser menor, primeiro que hoje um país recém criado não conseguirá sobreviver sem o apoio da UE e principalmente se estiver cercado por diversos outros países do bloco, pega por exemplo o pessoal da Catalunha os caras podem espernear mas se separar da Espanha vai ser um verdadeiro tiro no pé

      A UE não vai permitir ninguém fazer isso, imagina como ficaria a relação da Espanha com a UE numa possível aceitação de uma Catalunha no bloco, no mínimo iria ruir completamente, aí vc raciocina quem a UE prefere ter no bloco um mercado Espanhol ou um recém criado mercado Catalão?

      Não faz sentido a mesma separação aí dentro da Italia, esses micro grupos enquanto existir a UE não terão chances alguma de autonomia. O bloco favorece muito a manutenção da geopolítica atual. O caso venetiano que vc cita vai cair na mesmo dilema que os catalães caíram, e não se engane achando que a UE vai aceitar qualquer separação nesse sentido que não vai, isso é obvio.

      Agora dentro ainda desse assunto eu quero é que o governo Espanhol elimine de vez com esse movimento Catalão, prenda os lideres por desobediência civil, revolta ou sei lá oq eles consigam encaixar. Esse grupo é terrorista e tenta implantar o comunismo dentro da Catalunha, pesquisa aí um pouco sobre eles e vai perceber que a filosofia deles é 100% comunista, são grupos separatistas apoiados pelo regime Russo no coração da UE. Eles deveriam ser presos no mínimo. Aí você leia-se comunistas e traduza-se por corruptos porque as duas palavras são sinônimos, recomendo assistir esse comentário do Villa https://www.youtube.com/watch?v=2jLY4AMazpk (não curto muito o Villa, mas tem hora que ele fala umas verdades, quando ele não tá falando bullshit contra os militares)

      Esses movimentos italianos seguem o mesmo molde, não vote a favor disso porque senão vc estará caindo na mesma armadilha que os comunistas criaram aqui no Brasil.

      • Eu não sou a favor da saída do veneto da Itália, sou a favor da autonomia administrativa porquê o veneto é uma das regiões mais da Europa e não só da Itália só que os recursos são direcionados para Roma e depois divididos e repassados para sustentar outros estados mais atrasados. O que defendo é que o veneto administre com independência seus recursos sem sair da Itália, pois sei que sair da União europeia só iria ferrar o veneto e também a Itália. Mas gostei muito do seu post, muito técnico e com excelente qualidade, o artigo citado eu repassei para outros colegas italianos.

  2. Há sugestões, há muito tempo, sobre como resolver esses problemas. Medidas que incluem regras mais flexíveis no mercado de trabalho, desburocratização na criação de empresas, mudanças nas regras sobre estrutura das empresas, facilitando a entrada de investidores estrangeiros de private Equity ou IPOs.

    Oi?? Qualquer semelhança é mera coincidência?

    Demos um primeiro passo com relação a flexibilização trabalhista mas a burocracia no geral atrapalha um horror, já estou tocando um processo de abertura de empresa a 1 mês e ainda deve ir pelo menos 2 semanas para de fato finalizar.

    Não sei quanto ao processo de abertura de capital no Brasil mas me pergunto se a burocracia não é uma das razões para não termos mais empresas listadas.

    • olá WF

      sim essa burocracia mata o empreendimento, agora se vc está abrindo seu negócio na grande sao paulo, não se iluda achando que vai sair em 2 semanas, kkkk pode colocar aí no mínimo 2 meses pra conseguir alvará e começar a operar, vixi mais que isso

      ai vc pega um cidadão que quer começar o negócio, tem que gastar com reforma de loja, compra de estoque etc etc e ter que ficar parado durante uma eternidade por conta de burocracia enquanto que o salário dos funcionários, aluguel e demais despesas vão sapecando na conta sem dó!!!! isso é completamente desestimulante

      a flexibilização trabalhista foi importante mas ainda temos muito que melhorar mesmo

  3. Boa tarde, gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Com 2 milhões de reais, é possível investir em renda fixa e ter um rendimento de pelo menos 1% ao mês líquido?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here