Meu negócio #14: O que fazer quando falta ética comercial

lobo-ovelhaVocê já se perguntou o que fazer quando falta ética comercial? Tivemos no episodio #12 a treta com os ex-funcionarios do comercial que começaram a atacar nossos clientes e ainda por cima usando nosso nome. Passou o tempo e novamente tivemos treta com eles, só que dessa vez não deixamos barato, o contra golpe vai ser forte.

Depois que assistirem o vídeo recomendo a darem um pulo no site do Abacus Liquid, nós fizemos um bate papo por lá, o Abacus/Uo/Alexandre me mandou 5 perguntas todas bem controversas e eu mandei 5 respostas, as perguntas em resumo foram:

  • É possível Viver de Dividendos?
  • Renda Fixa é Perda Fixa?
  • Ações de dividendos ou ações de crescimento?
  • Preço importa?
  • Como proteger a Carteira de Investimentos?

Ficou curioso em saber as respostas? Dá um pulo lá e confira os áudios que o Uo publicou:

Link Entrevista Viver de  Dividendos

O que fazer quando faltar ética comercial

https://www.youtube.com/watch?v=VHP0MGJblaw

 

Colabore com o blog

Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente. Acredito que a informação deve ser democratizada. Minha ideia ao criar o blog, foi acima de tudo, ser um instrumento para ajudar o pequeno investidor a conhecer e compartilhar informações sobre a bolsa de valores e o mundo dos negócios. Por isso sempre estou a produzir conteúdos relevantes ao tema, trazendo vídeos e artigos atualizados.

joker

Se você gosta do blog, se você já aprendeu algo por aqui, se você se identifica de alguma forma com o nosso trabalho realizado aqui e quiser demonstrar isso através de uma colaboração, utilize um dos botões na lateral do site para realizar uma doação única. Nós deixaremos nosso muito obrigado a você no nosso Papo de Dividendo ou nos nossos vídeos do canal do Youtube.

Entenda o que é a série “Meu negócio”

Para aqueles que não conhecem a série “Meu negócio”: Tenho uma empresa de desenvolvimento de software, no qual comercializo um software para o pequeno varejo, entenda aqui como funciona o mercado de desenvolvimento de software.

Pouco depois do meado de 2016 entrei em contato com o meu principal concorrente na intenção de comprar o controle da sua empresa, veja aqui nesse vídeo. Durante a negociação acabamos fazendo uma fusão das duas empresas, veja aqui nesse vídeo mais detalhes sobre isso, com a intenção de montarmos uma empresa mais lucrativa e produtiva.

Com os acordos fechados, começamos o processo de reestruturação completa da empresa,  durante todas essas etapas estou fazendo vídeos e documentando tudo o que está ocorrendo. A intenção é servir de inspiração para outros que desejam entrar no mundo dos negócios e norte para aqueles empreendedores que já estão no meio da caminhada.

Geralmente você já deve ter lido uma serie de livros de empresários, falando como construíram suas empresas, como as tornaram tão lucrativas, você devia assim como eu ficar se perguntando, legal entendi a mensagem, mas na pratica como fazer… isso não vem escrito nesses grandes best-sellers. Aqui você poderá acompanhar todo esse processo rumo ao crescimento bem de perto, e ver na pratica como isso tudo funciona. Tudo aqui falado é real e ocorreu exatamente da maneira descrita.

Claro que teremos momentos que não acertaremos, vai ter hora que precisaremos corrigir o curso do navio, tanto os bons quanto os maus momentos serão aqui compartilhados. São coisas recentes, algo que aconteceu a alguns dias atras, algumas terão efeitos colaterais que nem mesmo vou saber quando estiver gravando. Agora dê o play, curta nosso vídeo, divulgue e se possível comente e venha aproveitar a aventura junto conosco!

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=0 title=”Receber novidades por e-mail” subscribe_text=”Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.” subscribe_button=”Inscrever!”]

13 thoughts on “Meu negócio #14: O que fazer quando falta ética comercial

  • 29 January 2017 at 18:49
    Permalink

    A falta de ética é uma mancha na alma dos brasileiros.
    Aqui você já vai armado para não ser roubado.

    No meu trabalho as pessoas roubam celulares, carteiras e carregadores umas das outras.
    Até comida roubam, some lanche da geladeira, água mineral, café…

    É triste.
    Ei VD, vc já leu o livro Boomerang? do Michael Lewis? Estou lendo ele, tou na parte que ele fala da crise na Irlanda, muito legal o livro e o autor.

    Abraço!

    Reply
    • 29 January 2017 at 23:43
      Permalink

      Grande FS

      essa questão da etica é complicado, agora no ambiente de serviço entre os funcionários rolar isso… caramba deve ser péssimo trabalhar num lugar assim

      comer o lanche do outro, acho que isso seria dentro do esperado do Brasileiro, agora roubar celular e carteira do colega de trabalho, isso sim é bem complicado mesmo

      quando o livro, nunca lia, mas vou anotar aqui derrepente pego pra ler

      agora esse lewis num foi o que fez a grande aposta ? não tenho certeza, mas acho que é dele

      Reply
  • 27 January 2017 at 19:15
    Permalink

    Acho que vc já tinha publicado este vídeo.

    Reply
    • 27 January 2017 at 20:18
      Permalink

      Olá Investidor

      sim eu falei na primeira parte sobre o que eles fizeram, mas não disse o que eu tinha feito, esse vídeo era sobre o que eu fiz diante dessa situação, é que entre um video e outro surgiu uma situação que me deu um ponto positivo contra eles

      Reply
  • 27 January 2017 at 14:07
    Permalink

    VD,

    É no caso do nosso Brasil … eu tenho minhas dúvidas quanto a conseguir vencer sem ter que negociar nada excuso …. a impressão que tenho, obviamente, como alguém que nunca foi dono de nenhum negócio, é que tudo é movido ao toma la da cá …

    Tenho conhecidos que tentaram abrir negócios onde só pra começar foi preciso dar um “incentivo” pras licenças necessárias … se fosse só um problema de ética… acho que muita gente importante nas empresas públicas e privadas se isso fosse um país sério estariam eram presos …

    Olha o tipo do engraçadão ..

    http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/5681217/ceo-maior-empresa-educacao-brasil-diz-como-trapaceava-consultorias-veja

    Abs,

    Reply
    • 27 January 2017 at 20:07
      Permalink

      Olá RO

      eu vejo que o lance das licenças é uma coisa e os lances parecidos com o do trapacear em consultoria é outro totalmente diferente

      muitas vezes o cara fica refém das regras do jogo, por exemplo vc tem um negocio precisa de inaugurar a parada e os caras ficam enrolando a liberação das licenças esperando suborno, é errado ? sim totalmente, mas vc precisa se adaptar a situação senão tu não sai do lugar, tem que jogar nas regras do jogo. Aposto que nenhum empresário vai gostar disso, mas é algo que não tem muito o que ser feito pra ajustar, vc tira um cara desse de linha amanha tem dois cobrando propina

      agora a situação do CEO que trapaceava na consultoria, não querendo comparar, mas vejo como muito mais sujo, bem na verdade ambos estão no mesmo patamar, mas acho que a expectativa que tínhamos de um CEO de uma grande empresa deveria ser bem maior do que a apresentada por ela, foi muito infeliz a frase dele, mas infelizmente no mercado temos muitas situações como essas

      hoje mesmo passei por uma situação parecida, tem um parceiro meu que o cara conhece muito sobre tributação, principalmente sobre Substituição Tributário e o cara é um consultor, ele chega na sua empresa, analisa o seu negocio, o que vc paga de imposto e digamos q seu custo é aí uns 40k de imposto por mês ele consegue através de um estudo e acerto do seu negocio reduzir seu imposto para 20k (veja que não é sonegação) o cara conhece muito de tributação e sabe como alinhar seu negocio pra economizar, ele cobra lá do empresário metade de tudo que o cara economizar desse valor por uns 2 anos ou mais…

      levei ele num cliente meu, ele faz a avaliação do negocio do cara sem compromisso, perde lá as vezes 15 dias do mes analisando tudo e no final apresenta pro empresário o resumo, muitas vezes os caras não fecham, as vezes alguns desses que não fecham dão esse golpe aí do da Kroton, hoje levei ele num cliente (aquele famoso cliente amigo) e o meu cliente já disse a ele que independente de fechar ou não ele iria pagar essas horas de analise do cara, moral da história… pode ter certeza que esse consultor que apresentei vai trabalhar com muito mais afinco e vai tentar gerar muito mais valor para o cliente

      isso só pela confiança depositada, então no final quem tem ética acaba se beneficiando, mesmo que pra frente e quem quer levar vantagem, mais dia ou menos dia vai cair do cavalo

      Reply
  • 27 January 2017 at 12:27
    Permalink

    Fala Viver,

    Amadorismo total desta trupe de mal caráteres, isto é verdadeiramente um crime, onde eles se passaram pela empresa de vocês.

    Há outras jurisprudências para estes casos, mesmo se usassem o nome de uma nova empresa, pois eles não poderiam buscar os clientes da sua empresa.

    Não pode deixar esta situação passar mesmo não, esta certíssimo! Tem que processar mesmo, buscar seus direitos, e agora esta turma responderá por estelionato.

    Que coisa desanimadora, como as pessoas são baixas e sem caráter.

    Abraço

    Reply
    • 27 January 2017 at 19:38
      Permalink

      Grande VdC

      Até acredito que não deve dar em nada, mas a parada é mesmo pra mandar um recado

      Reply
      • 27 January 2017 at 21:05
        Permalink

        Acredito que dá sim viu, foi um crime mesmo. Corrigindo, escrevi “mal” era mau com U. rs Valeu

        Reply
  • 26 January 2017 at 16:33
    Permalink

    O áudio do vídeo está muito baixo.

    Reply
    • 26 January 2017 at 21:20
      Permalink

      É rapaz gravei do celular. Aí fica baixo mesmo. Não tenho ideia de como aumentar isso

      Reply
        • 1 February 2017 at 13:14
          Permalink

          Vou tentar com o microfone na próxima

          Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *