NYSE: Compras Janeiro 2016 – OHI

Riverstone_BrookstoneDepois de estudar um pouco sobre o mercado de REITs, acho que estou no momento de dar o start na minha carteira. Já cheguei a fazer alguns artigos no blog sobre os REITs, veja aqui, tenho uns 6 artigos já engatilhados sobre o assunto, estou colocando no forno o sétimo e ao longo dos próximos meses vou publicando-os. São artigos mais voltados para analise e identificação de bons REITs no mercado.

Minha estrategia inicial para os REITs é a mesma adotada nas ações de empresas americanas, montar uma carteira bem diversificada, e depois a medida que os balanços forem sendo publicados vou reavaliando as minha posições. Claro aproveitando oportunidades pontuais para aportar no mercado, pois o mercado de REITs é um pouco diferente do mercado de ações, veja esse vídeo para entender um pouco melhor.

Compra de Janeiro de 2016 na bolsa de Nova York
Empresa Código Qtde
Omega Healthcare Investors Inc  OHI 20

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Omega Healthcare Investors Inc – OHI

Como bom amante do varejo, meu primeiro aporte não poderia ser diferente, o primeiro REIT que encarteirei foi o Realty Income Corp (O) comprado o mês passado, confira aqui. Esse mês o aporte foi para o setor de Saúde, para entender um pouco mais sobre o setor veja aqui.

OHI é o lider no mercado americano de Skilled Nursing Facilities (SNF), são como asilos com um suporte de enfermeiras ao invés de ter apenas cuidadores. O REIT é muito centralizado no desenvolvimento de SNF e a maior parte de seu portfólio é composto dessas propriedades. Ele tem cerca de 932 propriedades espalhadas em 42 estados americanos além de 1 propriedade na Inglaterra. Sem dúvidas alguma ele é de longo o maior nessa industria de SNF.

portfolio

Essa centralização tem seus pontos positivos e negativos. O lado positivo é que temos um retorno nessa industria bem superior a média dos outros REITs, se pegar outros que possuem diversificação em SNF dificilmente eles conseguiram bater o Omega nesse nicho. Quanto maior a sua presença em um nicho especifico mais oportunidades de bons negócios você conseguirá captar. Além claro em se tratando de administração e operacional os melhores talentos em SNF estarão nas mãos do OHI, e nesse setor de saúde capital humano conta bastante.

residentialcarefacilityApesar do OHI ser bem diversificado em território ele é muito pouco diversificado dentro do setor com isso o lado negativo é que o REIT fica mais exposto a volatilidade desse mercado, se aparecer uma crise na industria de SNF certamente o OHI será severamente afetado.  Sabemos que o setor de Saúde e em especial esse de SNF é bem anti-cíclico, o que traz um certo conforto.

Fica claro a dependência do OHI com as políticas publicas americanas, seu crescimento depende bastante da manutenção dessas políticas, vale ficar com esse ponto em mente e também acompanhar mesmo que por alto na mídia um pouco sobre isso.

CRESCIMENTO

OHI tem mantido uma taxa de crescimento bem robusta e superior a outros REITs do setor de saúde, isso que mais me chamou atenção nele. Ele paga dividendos crescentes desde 2003 ou seja a 12 anos aumentando os dividendos comparado ao ano anterior, isso é um ponto a favor na sua analise. Se considerarmos a taxa de crescimento populacional nas pessoas acima de 65 anos temos aí garantida dessa taxa de crescimento do OHI. Veja no gráfico abaixo a estatística para o crescimento da população americana com mais de 65:

Figure1-2

Fonte

DESEMPENHO DO SETOR

O retorno total do OHI no ano de 2015 foi de -19% pra quem não sabe retorno total é a soma da valorização das cotas + o ganho de dividendos no ano. De modo geral o setor de saúde vem sofrendo bastante esse ano, com o OHI não está sendo diferente.

42083106-1453172816252703_origin

Nessa tabela publicada na NAREIT mostra o desempenho por setor, veja que saúde teve um fraco 2015 com um retorno total de -7% só perdeu para os hotéis. Bem isso pode ser uma boa oportunidade para nós investidores que estamos começando posição. É a chance que temos de comprar bons REITs com boas margens de segurança. Uma vez que tenha definido a linha de tendência do setor você começa a analisar os números individuais e vai tirando as conclusões.

Fundamentos

OHI teve uma excelente taxa de crescimento do seu AFFO, mesmo nos momentos de grave crise como em 2008 ele conseguiu crescer 5% o seu AFFO, sendo que de modo geral a sua taxa de crescimento do AFFO está acima de 11% o que é um número bem considerável.

Atualmente seu AFFO em 2014 foi de 2,85% e já esse ano o guidance anunciado foi de $3,06 a $3,07 garantindo mais um ano de crescimento nos dividendos.

Seu dividend yield está na faixa de 6,9% que é algo bem sustentável. Bem longe de REITs como o New Sênior que vem pagando um yield de 11% mas com uma dívida insustentável, onde qualquer novato nos investimento consegue ver que não conseguirão manter essa distribuição por muito tempo. OHI está dentro da média dos yields, na verdade se considerarmos aqueles que possuem um endividamento equilibrado ele possui o melhor yield.

Valuation

Como disse anteriormente essa queda no setor de saúde é um prato cheio para nós investidores que desejarmos obter bons ativos a um preço justo. Sabemos que em REITs e FIIs o preço que você paga tende a influenciar seus retornos, isso porque eles não possuem um crescimento como as ações. Utilizando minha métrica de valuation cheguei no valor justo de $44,48 considerando a cotação atual daria uma margem de segurança +26% algo bem razoável.

 

26 thoughts on “NYSE: Compras Janeiro 2016 – OHI

  • 21 May 2016 at 17:22
    Permalink

    Bom dia, gostaria de lhe perguntar uma coisa em relação aos REITs. A isenção de 35 mil para auferir impostos sobre ganho de capital também incui ganho de capital na venda dos REITs? Ou a isenção vale apenas para venda de ações?

    Reply
    • 21 May 2016 at 18:49
      Permalink

      Olá Wanessa

      Pode aplicar também nos REITs sem problemas. O isenção é pra qualquer investimento exceto ações brasileiras que são 20k e não 35k como todo o resto

      Reply
  • 3 February 2016 at 22:35
    Permalink

    Olá Viver de dividendos,
    A tabela do morningstar também é útil para análise dos REITs ?
    Vi que o interest coverage para o OHI é de 2.74. O que significa isso?Que o REIT se endivida pra comprar imóveis ?
    Percebi também que as shares do OHI tem aumento anual expressivo sem aumentar o patrimônio (se eu estivar avaliado corretamente), isto é um problema ?

    Obrigado pelo excelente blog !!!

    Ps: Por favor faça o vídeo mostrando como fazer a transferência da custodia das ações para a drivewealth.

    Reply
    • 3 February 2016 at 23:13
      Permalink

      Olá Igui

      Nao se analisa REIT como ação, se fizer isso vai falar miseravelmente.

      Estou preparando pro final desse mes um artigo explicando quais os indicadores numéricos vc deve olhar na analise de um REIT, aguarde e essas suas perguntas serão respondidas nele, será nesse primeiro momento uma analise quantitativa da coisa pra depois partirmos para a analise qualitativa que essa sim é mais importante.

      Reply
    • 3 February 2016 at 23:13
      Permalink

      tem esse lance de transferir a custodia acho que esse artigo vai ficar pro próximo mês, é muita coisa pra falar e pouco tempo kkk

      Reply
  • 28 January 2016 at 12:56
    Permalink

    Olá, bom dia.
    Mera curiosidade, já que acompanho seu blog há 1 ano e até o momento não me lembro de ter visto nada à respeito do aluguel de ações. O que você acha disso?
    Obrigado pelo post esclarecedor!
    Grande abraço, continue com esse crescimento =)

    Reply
    • 28 January 2016 at 15:44
      Permalink

      Olá DF

      Qualquer forma para remunerar a carteira é válida. Eu não faço porque isso no HSBC eh muito burocrático e eu sempre fico sem tempo de ligar mas se tivesse no HB eu iria alugar as minhas.

      Reply
  • 27 January 2016 at 16:44
    Permalink

    VDD, muito bacana seu site. Muitas informações legais. Estou estudando esta possibilidade também. Vou navegar por todo seu site e tirar algumas dúvidas com você.
    Pelo que li acima, o governo americano leva 30% de imposto de renda sobre o lucro de quem não é cidadão americano?
    Como você faz um parâmetro entre os investimentos brasileiros e os REITs que você tem comprado mesmo pagando 30% de IR? Digo, no fim das contas, será que o ganho real em dolar supera os ganhos em reais com a mesma quantia?

    Vou te adicionar à minha blogroll! Se puder, me adiciona ai.

    Abraço!

    Reply
    • 27 January 2016 at 21:38
      Permalink

      apenas nos REITs nas ações o obama morde de ambos os lados. É como aqui no brasil nas ações somos tributados mas nos FIIs somos isentos.

      mesmo pagando-se 30% ainda vale mais a pena investir em REITs que em FIIs? bem ai cada um tem que fazer os cálculos e cada um tem uma estratégia e objetivos diferentes, pra mim eu acho vantajoso, pra vc que tenha objetivos diferentes do meu pode não ser, daí cada um tem que avaliar porque isso é algo muito pessoal

      eu só nao acho legal aquela galera que fica dizendo que o investimento X é melhor que Y parece aqueles religiosos fanáticos que só acham que a sua religião vai se salvar e que todo o resto do mundo vai pro inferno rsrsrss não que esteja dizendo que é o seu caso, mas apenas comentando…

      te add aqui na lista de blogs também.

      Reply
      • 27 January 2016 at 23:08
        Permalink

        Exatamente isso, penso que não há melhor nem pior acho que cada um tem que fazer a análise e escolher o que deixa mais seguro. Sou adepto a diversificação e estou estudando alguns investimentos lá fora pois vou passar um tempo fora e receber em dólar. Muito me interessa o assunto.

        Reply
  • 27 January 2016 at 15:24
    Permalink

    Bom dia VD, só uma dúvida e curiosidade, vi que agora você está comprando REITS. Não seria mais inteligente você aproveitar o momento atual que estamos vivendo no Brasil (crise, etc), p/ aportar forte em FIIs e ações da Bovespa? Existem muitas barganhas por aí, que no longo prazo, eu tenho certeza que irá valorizar muito (15/20 anos). Ontem mesmo eu comprei algumas cotas do EDGA11B por $ 45/cota. Um abraço

    Reply
    • 27 January 2016 at 21:27
      Permalink

      Depende muito do objetivo de cada um. O seu provavelmente é diferente do meu.

      Vc precisa de levar duas coisas em consideração primeiro isso.

      Depois vc está comprando um ativo em dólar isso já é uma tremenda vantagem frente a um ativo em Real, o que sempre falo aqui no blog que 1 dólar será 1 dólar hoje ou daqui a 10 anos, 1 real hoje não vai valer 1 real amanha. Pense nisso!

      Estou dizendo pra vc dar all-in em dólar? Não, de maneira alguma, o ideal é se vc diversifique entre os dois. Agora essas tentativas de comprar aqui porque está muito barato ou lá porque está muito caro eu nem me arrisco porque todo mundo que tenta fazer isso falha miseravelmente como eu sou só mais um idiota na bolsa melhor ficar com meu conservadorismo em excesso e deixar isso para os sabidões.

      Reply
  • 26 January 2016 at 16:40
    Permalink

    Olá Amigos.
    Existem cerca de 20 REITs que pagam dividendos mensais, eu prefiro investir nestes, porque são menos sujeitos a depreciação após a ex date dividends.
    Atualmente tenho posição em alguns, vou lista-los abaixo apenas para conhecimento de todos, comecei a investir a cerca de 6 meses e estou apenas começando, mas eu estabeleci como parâmetros para orientar o meu investimento que fossem REITs, que pagassem dividendos mensais e que pagassem dividendos anuais superiores a 2 dígitos:

    American Capital Agency (AGNC) dividend yield 14.72%
    Armor Residential REIT (ARR) dividend 22.11%
    Gladstone Comercial Corp (GOOD) dividend 10.84%
    Orchid Island Capital (ORC) dividend 26.25%
    Wheeler Real Estate Investment Trust (WHLR) dividend 14.69%
    Whitestone REIT (WSR) dividend 10.83%

    Espero que ajude.
    Abraço

    Nelson

    Reply
    • 26 January 2016 at 22:30
      Permalink

      Pagar dividendos mensalmente não faz tanta diferença mas altos yields sao geralmente sinais de altos riscos. Vale lembrar que a grande maioria desses REITs não conseguem sustentar essas distribuições por longo tempo.

      O interessante talvez seria buscar um equilíbrio entre valorização cotas e yield, historicamente essa combinação tende a dar um retorno total muito maior que os REITs que entregam apenas um alto yield

      Reply
      • 28 January 2016 at 17:41
        Permalink

        Sem dúvida, você tem razão,
        o dividendo mensal é só uma questão de preferência pessoal e o dividend yield apenas um parâmetro dentre vários outros que eu analisei antes de investir nestes REITs que eu mencionei.
        Por enquanto tenho tido um retorno satisfatório e reinvestido os dividendos na compra mensal de mais REITs.
        Agora estou pensando em diversificar um pouco e comprar ADRs de empresas brasileiras aqui na bolsa americana, Gerdau e Banco do Brasil estão muito baratas em dólar. Banco do Brasil esta dando um dividendo yield superior a 20% ao ano em dólar e Gerdau esta sendo vendida por US 0.88 cents aqui.
        O que voce acha?
        Obrigado

        Nelson

        Reply
        • 28 January 2016 at 17:52
          Permalink

          BB e gerdau não invisto nem se for em barra de ouro.

          Reply
  • 26 January 2016 at 16:37
    Permalink

    Temos acompanhado sua evolução na NYSE e agradecemos por postagens tão esclarecedoras sobre esse assunto que ainda não é tão comum por esses lados. Como sabe, estamos bem no começo dessa caminhada e ainda preferimos ampliar posições em terras tupiniquins. De qualquer maneira, esse material é ótima referência tanto hoje quanto para o futuro e certamente vamos aproveitá-lo quando tivermos mais disponibilidade. Sucesso, VdD!

    Reply
    • 26 January 2016 at 22:25
      Permalink

      Valeu pela força.

      Reply
  • 26 January 2016 at 15:50
    Permalink

    Olá VD os Reits pagam os aluguéis todo mês na conta da corretora igual os Fiis aqui no Brasil?. Abs – Parabéns pelo Site.

    Reply
    • 26 January 2016 at 16:01
      Permalink

      Olá Guilherme

      Alguns sim, mas sao bem poucos a grande maioria paga por trimestre, mas o pagamento lá é religioso até mesmo para as empresas, não é igual essa zona aqui que as empresas deveriam pagar por tri e vc vai ver e recebe 1 ou no máximo 2 pagamentos por ano, lá é todo tri certinho.

      Reply
  • 26 January 2016 at 14:44
    Permalink

    Parabéns, por enquanto vou sofrendo com nosso FIIs mas um dia pretendo colocar dinheiro em moeda forte usando investimentos. Boa sorte para todos nós.

    Reply
    • 26 January 2016 at 15:00
      Permalink

      olá luciano

      só pra constar nao é difícil aplicar no exterior e não precisa de ter grandes quantias pra isso se vc quiser pode começar uma carteira com 100 dólares mensais kkkk claro vai ser poucas ações mas é só pra vc ter uma ideia que valores não importam muito nisso, só ter disposição de perder uns 30 minutos como abrir conta numa corretora, veja aqui.

      Reply
  • 26 January 2016 at 14:27
    Permalink

    Olá VdD,

    Sob os dividendos dos REITs também é cobrado IR de 30% na fonte para o governo americano?

    Reply
    • 26 January 2016 at 14:58
      Permalink

      sim

      apenas cidadões americanos tem isenção de ir nos REITs

      Reply
  • 26 January 2016 at 13:28
    Permalink

    Parabéns pelo estudo e boa sorte na alocação!

    Reply
    • 26 January 2016 at 14:57
      Permalink

      valeu Uó

      Reply

Deixe o seu comentário: