NYSE: Compras Março 2016 – ESS

essex2-540x272Dando sequencia na minha montagem da carteira de REIT, agora adquiri mais um REIT de crescimento de dividendos. Pra quem ainda não sabe como analisar um REIT esse artigo introdutório pode lhe ajudar. Você também pode acompanhar os nossos posts sobre o assunto nessa tag.

Lembrando ao pessoal que a promoção do mês passado continua valendo pra esse mês, onde a DriveWealth pagava um bônus de $25 para aqueles que fizessem um deposito superior a $250. Veja aqui como abrir uma conta numa corretora americana e comece a investir agora mesmo em ações de grandes empresas americanas. Veja aqui sobre a promoção e sobre a parceria do blog com a DriveWealth.

cc0e50e0-7167-41c5-9862-cfe422a3a5ab

Pare de se preocupar com o preço da ação! Com o recurso de comprar ações fracionadas na DriveWealth, você pode investir a quantidade que você dispões em Ações, ETFs ou ADRs que a DriveWealth oferece.

Você irá receber $25 dólares quando fizer um deposito de $250 ou mais na sua conta!

Minha estrategia inicial para os REITs é a mesma adotada nas ações de empresas americanas, montar uma carteira bem diversificada, e depois a medida que os balanços forem sendo publicados vou reavaliando as minha posições. Claro aproveitando oportunidades pontuais para aportar no mercado, pois o mercado de REITs é um pouco diferente do mercado de ações, veja esse vídeo para entender um pouco melhor.

Compra de Março de 2016 na bolsa de Nova York
Empresa Código Qtde
Essex Property Trust Inc  ESS  8

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Essex Property Trust Inc – ESS

Confesso que eu pensei duas vezes antes de adicionar esse REIT na carteira. O principal motivo era que não gosto muito do setor residencial e esse REIT é 100% focado em residência e ainda por cima para alugueis.

Minha estratégia era aportar no FRT, pra mim é um REIT com um case de negócio muito diferente dos demais, ele conseguiu crescimento de forma única comparada a grande maioria. Era um REIT que estava namorando, uma verdadeira pérola, mais ainda não tinha encarteirado por falta de tempo pra poder ver porque cortaram os dividendos que vinham crescendo a 41 anos consecutivos, ainda estou com ele em pauta pra fazer uma analise melhor da atual situação dele e tentar entender se seu cenário para os próximos anos é de dificuldade ou reversão.

Bem depois que minhas expectativas sobre o FRT  minguaram, resolvi enquanto não me debruço com mais detalhes sobre seus balanços dar uma olhada no ESS e analisando seu case de negócio, eis que uma grata surpresa aparece.

images

Bem o ESS é composto exclusivamente de apartamentos e é um REIT muito localizado, sua área de atuação se resume a California e Seattle. Você deve estar se perguntando se pirei de vez ao escolher um REIT extremamente centralizado e ainda por cima residencial, logo eu que gosto mais de REITs com ativos diversificados geograficamente. É um assunto que vale um post, mas vamos tentar resumi-lo no próximo parágrafo.

Quando se trata de diversificação ou você busca um “8 ou 80” pra quem não conhece o dito popular vou explicar. Você deve buscar um REIT que seja bem diversificado tanto em inquilinos ou geograficamente ou buscar um REIT que seja bem centralizado em determinada região para que assim ele consiga os melhores inquilinos e oportunidades. A vantagem da centralização é que esse REIT vai dominar uma determinada área, ser referencia. Quem trabalha com mercado de imóveis sabe que conseguir um bom negócio nessa área depende mais de ter um bom network com o pessoal do que qualquer outra coisa, bem quanto maior a sua força maior será a sua rede. Se não me engano já pincelei sobre isso nesse artigo. Não basta apenas entender isso você precisa de captar outro ponto chave: que é a região onde o cara está inserido que quanto menos diversificado ele tiver mais esse fator terá de importância no sucesso ou fracasso para o longo prazo. Isso vamos ver abaixo.

Como disse anteriormente a região onde ele atua basicamente é California e tem também algumas propriedades em Seattle, mas vamos focar no principal core business dele que é a California. O estado da CA pra mim hoje é o principal dos USA, as maiores empresas de tecnologia do mundo estão lá, Hollywood fica lá e nem precisa dizer que o vale do silício fica lá, ou seja o centro nevrálgico da inovação americana nas ultimas décadas é a California.

states-vs-countries-1600-78f1

Quer você queira ou não a tecnologia é a bolsa da vez para esse e para o próximo século, já tivemos a era da eletricidade, do petróleo, das produções em massas, dos carros agora é a era da tecnologia e essa não veio para passar é o alicerce para todo que possa vir a surgir. Não é atoa que o dinheiro gira em torno dela veja só que o PIB da California é de 2,2 trilhões de dólares (dados de 2013), pra ter uma ideia o PIB brasileiro em 2013 foi de 2,04 trilhões de dólares (olha que ainda nem estávamos na crise atual, senão ia ficar mais feio). Um único estado, a California tem uma geração de riqueza equivalente a toda a nação Brasileira. Veja no mapa acima o que cada estado americano representa em PIB de países.

Quem conhece a California sabe que aquilo é um nada de recursos naturais, lá nem agua tem direito eles precisam de comprar de outro estado, dá pra imaginar um estado gerar uma riqueza maior que o Brazil e equivalente a uma Italia e não depender de riquezas naturais. Você fica se imaginando “algo de especial deve ter lá”.

Agora que você já entendeu um pouco do cenário onde o ESS está inserido vamos ao que interessa. Gosto de ativos resilientes principalmente em fortes crises. Minha preocupação era o ESS sofrer nos momentos de crise, bem eu logo pensei se ele é focado em determinada região e essa região é muito desenvolvida e está em constante expansão e tem boas perspectivas para o longo prazo, tudo indica que ele irá passar tranquilo pelas crises.

Bem o que vi foi que em 2008 receita de 2,5 bilhões em 2009 saltou para 3,7 em plena crise e em 2010 para 5,4 bilhões de dólares. Isso comprova a qualidade dos seus imóveis, da região, dos inquilinos e principalmente da administração que soube gerenciar os ativos de forma a permitir um crescimento de dividendos de 21 anos consecutivos (ops agora é 22 anos).

ess numeros
Essex possui atualmente 58 mil apartamentos e uma taxa de ocupação superior a 95%

Fundamentos

ESS mantém uma taxa de crescimento dos dividendos na casa dos 7% considerando os últimos 5 anos. A ESSEX paga dividendos superiores a mais de 22 anos consecutivos. Seu payout por FFO está na faixa de 59% algo bem conservador. Dando margem para manter um crescimento e se possível, caso, enfrente alguma crise no futuro manter o crescimento dos dividendos por um tempo.

O FFO desse ultimo tri foi de $2,53 frente a 2014 que foi de $2,29 no ano também temos um crescimento do FFO na faixa de 23%. Nesse ultimo tri já estimaram o FFO para 2016 na casa de $10,64 a $11,05

Valuation

Sabemos que em REITs e FIIs o preço que você paga tende a influenciar seus retornos, isso porque eles não possuem um crescimento como as ações. Utilizando minha métrica de valuation cheguei no valor justo de $259,76 considerando a cotação atual daria uma margem de segurança +15%, ainda fui bem conservador nas estimativas mantendo uma taxa de crescimento abaixo de 10% porém o REIT vem entregando mais de 23% nos últimos 5 anos.

Riscos

Geralmente esses REITs sao muito cíclicos, o que acaba me afastando um pouco do setor, o ESSEX me chamou atenção pela sua qualidade de ativos e posição geográfica e regularidades nos seus resultados, mas ele assim como outros REITs de residência estão suscetíveis aos solavancos da economia e principalmente das taxas de desemprego que pós crise de 2008 vem se comportando em tendência de baixa.

No setor residencial apenas ele e mais um outro REIT passaram bem pela crise de 2008 que atingiu especialmente o setor, mas isso não é garantia de que ele estará imune ao próximo ciclo, vale ressaltar que independente dos bons números apresentados  no passado os investidores devem sempre acompanhar os resultados.

Se quiser adquirir empresas fantásticas de crescimento de dividendos veja nesse artigo como abrir sua conta numa corretora americana e comece a investir hoje mesmo, tudo isso sem sair do seu computador.

 

 

12 thoughts on “NYSE: Compras Março 2016 – ESS

  • 21 March 2016 at 04:42
    Permalink

    Essa imagem do GDP é um pouco perturbadora hahaha. Texas sozinho com PIB de Canadá (se bem que muitas petrolíferas possuem headquarters lá).

    Estou ainda avaliando os REITs, isso depois de um pente-fino na minha carteira de FIIs. Dá até uma pena deixar dinheiro por aqui. Pra mim é até injusto comparar já que possuem estruturas bem diferentes, comparariam mais com empresas como MULT, SCAR e afins. Enfim, estou tendo problemas com algumas classificações, por exemplo AMT não é classificado como REIT pelo morningstar, mas em outros locais sim. Existe algum local mais oficial para a classificação? Sei que existe o GICS, mas não encontrei um lookup por ticket ou uma lista mais completa.

    Reply
    • 21 March 2016 at 05:18
      Permalink

      Olá No one

      Realmente os FIIs e REITs são coisas completamente diferentes seria crueldade fazer comparação entre os dois.

      Na questão operacional eu concordaria em compararmos próximo de uma MULT, porém a nível estrutural os REITs são bem diferentes, veja o quanto os acionistas deixaram de ganhar com o pagamento de bônus a diretores da MULT e salários gordos, faca esse calculo e vai ver o quanto de dinheiro que era para voltar para seu bolso que fica retido nas maos dos diretores. Essa pra mim é uma das grandes vantagens dos REITs, com eles pagamos o que é justo, no papo de dividendo dessa semana que vou lançar amanha no blog vc vai verificar como os diretores de bancões tiveram aumentos nos seus salários e isso sem eles merecerem, praticamente não existe meritocracia, não são todas as empresas assim, mas boa parte atua dessa forma, você vai ver que no próprio papo eu cito outro banco que foi bem mais justo com seus acionistas, não teve resultado, então não tem aumento de salário sr. diretor.

      Enfim é um assunto deveras complicado para tratarmos nos comentários, mas isso é apenas um pitaco pra vc ir pensando e fazendo os cálculos.

      Sabre a AMT sim ela é uma empresa mesmo. Apesar de trabalhar com imóveis não quer dizer que seja um REIT, por regra o REIT é obrigado a distribuir os 90% de seus resultados aos acionistas, veja que a AMT teve vários anos que nem distribuia dividendos, mesmo tendo lucros, enfim ela está escriturada como empresa, essa sim acho que seria próximo a MULT q vc citou no seu comentário.

      Reply
      • 21 March 2016 at 20:13
        Permalink

        Ok, acredito que o problema esteja nos dados do morningstar mesmo. Segundo o histórico no site da American Tower, ela se tornou um REIT em 2012. Os dados da nasdaq e da SEC confirmam a categoria dela como REIT atualmente.

        Valeu.

        Reply
        • 21 March 2016 at 20:23
          Permalink

          ah agora entendi ele mudou a pouco tempo

          eu achei estranho porque antes disso ele tinha lucro e não tinha distribuído, então pensei que seria uma empresa

          enfim entra em contato com o suporte da morning pra ve se eles atualizam la

          Reply
  • 20 March 2016 at 09:55
    Permalink

    Olá VD. Valeu pela análise do reit ESS. Vc jah deu uma sacada no site Betterment? eu achei legal, descobri o site por uma lida que li no mr money mustache. Te add no meu blogroll (achei que já tinha feito isso) li um livro que gostei muito e citei ele no meu blog no ultimo post. Depois vou fazer um post exclusivo sobre ele pois tem muito pano pra manga. Talvez vc aproveite algo de lá. Abraço.

    Reply
    • 20 March 2016 at 15:48
      Permalink

      Ta adicionado aqui :)

      Vou dar uma olhada, mas pelo que vi parece um site de ETF, não tenho certeza porque olhei por alto

      Reply
      • 20 March 2016 at 15:52
        Permalink

        Ele compra etfs da Vanguard. Isso mesmo. Eh um outro tipo de filosofia de investir da que nós usamos.

        Reply
        • 20 March 2016 at 17:58
          Permalink

          Show

          Depois eu dou uma olhada na sinopse dele

          Reply
  • 17 March 2016 at 15:39
    Permalink

    A estimativa de dividendos que serão pagos em 2016 por cota do REIT é $10,64 a $11,05? Entendi certo? abs

    Reply
    • 17 March 2016 at 16:05
      Permalink

      Olá Leo

      Vc está confundindo FFO com dividendos.

      Dentro deste artigo tem uns links, que são outras matérias que foram passando aqui no blog, sugiro dar uma lida em todos esses links principalmente nos do começo pra entender os indicadores.

      Reply
      • 17 March 2016 at 17:48
        Permalink

        Ok, tinha entendido que FFO era o resultado distribuido aos cotistas, vou dar uma olhada, ver se acho algo pra estudar, obrigado

        Reply

Deixe o seu comentário: