NYSE: Compras Novembro 2014 – MMM

13
111

3m produtosComprar ações é algo muito emocionante para mim, sempre que consigo fazer sobrar uma grana no final do mês eu já fico a pensar em quais ações eu poderia comprar. Quem precisa de um Shopping Center para satisfazer o desejo de consumo quando a maior loja do mundo – o mercado de ações – está disponível ?

A minha carteira no mercado americano vem crescendo de forma bastante satisfatória, eu pensei que quando iniciei esse projeto de investir fora do país iria perder alguma grana no começo, pois eu tinha a concepção de que o mercado americano seria mais difícil de se analisar do que o brasileiro, tive uma grata surpresa ao perceber que é muito mais fácil.

performance

No quadro acima traz a evolução da minha carteira, as empresas do mercado americano são muito redondinhas e a grande maioria possui um história de fundamentos muito boa, quando me refiro a histórico não é base de 10 anos que costumamos analisar aqui, mas coisa de 60 ou mesmo 100 anos de histórico consistentes. Isso traz para o investido uma segurança fora de série.

Seguindo meu plano de investimento a compra dessa vez foi a 3M Co:

Compra de outubro de 2014 na bolsa americana
Empresa Código Qtde
3M Co MMM 5

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

3M Co – MMM

A empresa está ligada ao setor industrial, por isso depende de um bom desempenho do setor a vantagem é a diversificação a receita da empresa está bem diversificada pelo globo sendo 36% EUA, 30% Asia, 22% Europa e 12% America Latina.

Isso permite que a empresa passe bem por momentos de crise, afinal não é possível que a industria do mundo inteiro ir de mal a pior. Se isso ocorrer corra para as montanhas porque o fim está próximo.

Olhando o lado quantitativo da empresa ela é bem parecido com um reloginho bem próximo ao que temos aqui no Brasil com a WEG. É uma empresa de crescimento baixo, receita saiu de 20 bilhões para 30 bilhões em 2013. O lucro teve um crescimento de 64%  ao longo de 10 anos.

Endividamento da empresa totalmente equilibrado e vem caindo comparado ao momento da crise de 2008 quando a empresa bateu com a dívida de 69% do Patrimônio, hoje está na casa de 35%.

Uma coisa me deixou com a pulga atras da orelha ao analisar a 3M, ela não crescia e também não distribuia dividendos, fiquei encafifado para saber para onde estava indo o dinheiro, olhe o FCL e não tinha grandes alterações daí ao olhar o LPA eu entendi a empresa tem uma política forte de recompra o que é excelente para o investidor no longo prazo o LPA da empresa saiu e 3,75 para 6,72 com os dividendos acompanhando o movimento indo para 2,54.

Isso mostra que as vezes o pessoal olha muito o quanto está recebendo de dividendos ou o quanto a empresa está fazendo de lucro e quer crescimento na cotação e coisas do tipo e acaba esquecendo a política de recompra de ações.

Previous articleOutubro de 2014 – Dividendos recebidos
Next articleNYSE: Fazendo uma analise setor de Drug Manufactures – Major

13 COMMENTS

    • Olá Blog Simplinvest,

      Boa a discursão lá… não tinha visto esse tópico, acho que o ultimo post com o gráfico diz tudo.

  1. Oi mais uma vez torrando sua paciência, mas diante de tanta corrupção no caso da Petrobrás e outas estatais você não acha que os papeis podem subir quando colocar essa galera para fora?

    • Analise de empresas como Petrobras pra mim dura 1 segundo.

      É olhar o quanto custa pra extrair o barril de Petróleo e quanto ele está sendo comercializado.

      Só pra você ter uma ideia:

      • Preço final de extração + transporte petróleo russo: U$ 65
      • Preço final de extração + transporte petróleo pre-sal Brasil: U$ 80 (petro afirma de pé junto que da pra fazer a U$45 mas as agencias internacionais afirmam que menos de U$80 é contabilidade magica)
      • Preço final de extração + transporte petróleo árabe tirado das areias: U$ 15

      Preço atual do barril U$ 86

      Me responde agora o seguinte: Vc teria coragem de comprar uma empresa que o concorrente teria um preço de custo 5x menor que o seu ?

      Na hora que os árabes quiserem quebrar petrobras e os russos eles quebram, brincando, sem fazer esforço!!!!

      Aí você tira suas conclusões sobre isso…

  2. Olá o que vocês pensam sobre ELETROBRÁS para 10 ou 20 anos? Ela não está barata? Energia todos nós vamos precisar sempre o que está acontecendo é por consequência ajuste tarifário, seca etc….

    • Olá Raphael,

      Não confunda demanda com lucros. Empresas áreas tem uma demanda crescente e mesmo assim vivem no prejuízo. Procure uma empresa que seja bem administrada e não uma que precise de demanda se fizer isso o preço não vai fazer diferença. Dá uma lida nesse artigo e nesse.

      Sobre a eletrobras a empresa tem 3 anos de prejuízos seguidos e uma divida de 38 bi num tem nem o que analisar nela, pode estar valendo 0,01 que pra mim não serve pra nada.

  3. Eu vi que a discussão acima é para TUBARÃO mesmo. Más como um TUBARÃO um dia foi uma sardinha eu não posso deixar de perguntar. E aí temos que comprar casas ou fugir para as montanhas? Em que posição vocês chegaram? E gostaria de pergunta-los em qual corretora vocês são clientes. Eu estou numa dúvida cruel para dar o primeiro passo até agora não me decidi em qual corretora vou ser cliente isso já tem 1 mês e ainda mais comprar ações. Preciso muito da ajuda de vocês. Preciso muito da ajuda. Entre as opções estão Clear, Rico e a Elite que o Luiz Barsi Filho opera.

    • Não tem nada de tubarão, todos nós estamos aprendendo aqui.

      Sobre as corretoras eu não uso muito porque só faço buy and holder, abro uma vez por mês comando as ordens de compra e venda e depois fecho, então pra mim não faz muita diferença qual escolher. Agora se tem a intenção de fazer Trade aí talvez seja interessante dar uma pesquisada nos serviços que cada uma oferece.

  4. Ola,

    Nao eh hora de vender a casa, eh hora de quita-la e comprar mais se puder. Baixou Miriam Leitao em mim nao. Alias ela eh a maior Keynesiana das jornalistas.
    Eu tambem invisto na 3M. Nao acho que o mundo vai acabar. Mas vamos ter alguns solavancos.
    A economia americana se recuperou nos ultimos 50 anos como voce diz, pois o dolar tem sido a moeda de reserva mundial, e o que o FED mais fez foi imprimi-lo massivamente nos momentos de crise . Se alguem acha que os chineses vao continuar mandando mercadorias para ca e aceitando dolar ad-aternum, estao se auto-enganando.
    Recompra de acoes geralmente nao eh bom. Significa que a empresa nao sabe mais o que fazer com o dinheiro, investindo em atividades produtivas. Eu sei que aumenta o LPA e eh bom para os acionistas, mas tambem significa que a empresa esta lentamente fechando o capital. No entanto esse nao eh o maior problema. O pior eh quando essas empresas recompram suas acoes lancando dividas. Isso somente engorda as contas dos CEOs e insiders que vendem suas calls recebidas como bonus.
    Voce mesmo chegou a essa conclusao sem querer.

    • Não tem nada da ver essa questão de recompra de ações com fechar capital, isso nunca existiu. Sim tem que ficar atento com o endividamento nisso eu concordo, inclusive esse problema de distribuir resultados com divida pode ocorrer até com dividendos, tem muitas empresas aí que distribuem dividendos acima do que deveria e acaba alavancando a divida, mas não é o caso da 3M que mantém o endividamento relativamente estável a 4 anos.

      Sobre a empresa estar recomprando ações por não achar mais viável investir no seu próprio negócio é mais que natural, toda empresa boa uma hora chegará nesse ponto, vou te dar um exemplo a nível brasil: A Ambev cresceu tanto que não tem como mais investir dentro do seu próprio negócio a tendência é que ela passe a distribuir mais dividendos do que vinha distribuindo antes, nada mais natural ela poderia fazer o mesmo recomprando as ações, quando uma empresa é bem administrada a tendência é que no futuro ela distribua mais dividendos e/ou recompre mais ações.

  5. Boa VD! Keep Walking!
    Também não entendi a colocação acima de que recompra de ações é ruim para o minoritário, poderia explicar melhor sua idéia Cleber? Normalmente as empresas recompram para usar como bonificação para os executivos, mas desde que o LPA continue aumentando está tudo certo!

  6. Cara, seguimos mais ou menos mesmo plano.Invisto no Brasil e nos EUA. Alias eu moro nos EUA. Nao se iluda. Ha uma bolha gigantesca plantada na economia e nas empresas americanas, principalmente nas grandes corporacoes. Nos ultimos anos, para aumetar os EPS e assim colocar ainda mais suas call ITM, CEO`s foram estimulados a fazer buybacks, M&A, buyouts, etc. A taxa de 0% de juros do FED dos ultimos 6 anos fez com que a economia ficasse totalmente alavancada. No proximo espirro na economia, o FED nao vai ter mais de onde inventar dinheiro, nao o que ainda valha alguma coisa.
    Sei que, como eu, voce vai dizer que isso nao eh garantido, que tem que diversificar e tal. Tambem sigo essa estrategia. Mas o negocio esta feio aqui.
    PS. Nao eh bom para o investidor recompra de acoes. Isso significa que a empresa esta se auto-liquidando. De uma olhada quanto de acoes a empresa recomprou e quanto ela lancou de novo no mercado (insiders, CEO, diretores, etc). Fiz esse exercicio com algumas big blue e fiquei estarrecido. Mas eh a vida. Ficar no dolar ou em qualquer outra moeda fiat puro tambem pode nao ser uma boa.

    • Olá Cleber Souza

      Da forma que você diz acho melhor vendermos casa, carros enfim tudo e fugirmos para as montanhas. Pelo visto nada vai escapar pra você. Baixou alguma síndrome de Miriam Leitão.

      O mercado americano sobreviveu a diversas crises e empresas boas entregam bons resultados independente de bolha ou crise. Veja uma PG que tem aumento de dividendos a pelo menos 50 anos, tenho empresas na carteira que produzem medicamentos você acha que mesmo em crise elas não vão vender da mesma forma. Para com essa ideia de que vai acabar tudo no dia seguinte.

      E de onde você tirou que recompra de ações não é bom pro acionista. Não existe nada melhor do que aumentar o LPA e DPA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here