NYSE: Compras Outubro 2014 – PG

0
61

Trem PGComprar ações é algo muito emocionante para mim, sempre que consigo fazer sobrar uma grana no final do mês eu já fico a pensar em quais ações eu poderia comprar. Quem precisa de um Shopping Center para satisfazer o desejo de consumo quando a maior loja do mundo – o mercado de ações – está disponível ?

Eu já tinha feito um aporte inicial no inicio do mês e agora consegui fazer sobrar um pouco no caixa então decidi enviar mais um aporte para os investimento nos Estados Unidos.

Seguindo meu plano de investimento a compra dessa vez foi a Procter & Gamble:

Compra de outubro de 2014 na bolsa americana
Empresa Código Qtde
Procter & Gamble Co PG 14

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.

Procter & Gamble Co

A conhecida PG é uma das maiores empresas do mundo e a maior no seu setor a segunda empresa do setor é a L`Oreal que tem um Market Cap de 91bi e a PG está possui 225bi ou seja é mais que o dobro do tamanho da segunda maior empresa do setor de produtos pessoais.

Eu procuro investir em empresas que sempre tenham uma forte geração de caixa e crescimentos orgânicos no LPA para analisar isso é importante tirar os não recorrentes do balanço. O LPA da PG vem crescendo a mais de 10 anos se excluirmos os não recorrentes que ocorreram de 2009 a 2011.

A empresa aproveitou o pós crise de 2008 e fez uma grande reestruturação, semelhante ao que estamos acompanhando a VALE fazer nesses últimos tempos. Esses momentos são muito importantes para analisarmos a governança de uma empresa, essas medidas devem culminar bons resultados no balanço, e esses resultados devem se refletir no LPA.

Se olharmos os resultados após essa reestruturação podemos constatar que o LPA saiu de 3,66 em 2012 para 4,01 em 2014.

As receitas e os lucros vem acompanhando esse crescimento com um salto de 32% ao longo do tempo. As margens se mantém estáveis em 18% e o endividamento que em 2005 chegou a 132% foi estabilizado e gira em torno de 50% do patrimônio.

O crescimento dos dividendos foi constante ao longo desses 10 anos e saiu de U$ 1,03 por ação em 2004 e passou em 2014 para U$ 2,45 só nesse ultimo ano o crescimento dos dividendos foi de 7% é algo fantástico para uma empresa com o monopólio que a PG possui, se ainda considerar uma inflação americana de 1,5% no ano passado deixa mais claro que a empresa obteve uma forte geração de caixa nesse período.

Eu adoro empresas do tipo da Procter e Gamble, Coca Cola e Chevron que fornecem produtos de consumo essenciais são produtos que os consumidores continuaram a consumir independente da situação financeira da economia, quando essas empresas são bem administradas podem obter retorno acima da média por longo período de tempo.

Previous articleWallpaper #1
Next articleCME Group Inc – CME

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here