NYSE: Resultados parciais 2T15

0
108

estimate-clipart-screenshot1Há pouco mais de um ano atras estava iniciando meus investimentos no exterior, em abril de 2014 fiz o meu primeiro aporte, lembro que na época comprei HSBC, CVX e BAX. Hoje atualmente estou com posição em 26 empresas americanas, lembrando que nesse meio tempo a única empresa que vendi foi o HSBC por conta desses motivos aqui.

Meu foco no exterior tem sido empresas de Crescimento de Dividendos, todas as empresas que tenho na carteira pagam dividendos crescentes ano a ano e fizeram isso por pelo menos 5 anos consecutivos, exceto MANH que é um trade de valor. Você pode conferir nesse post aqui uma lista completa com mais de 250 empresas com esse perfil.

Montar uma carteira é igual plantar uma arvore, primeiro precisamos de regar, regar e regar daí é ter paciência pra esperar ela ir crescendo, quando começar a dar os primeiros galhos precisamos de podar, tirando os galhos tortos e os que estão mais fracos para que a arvore possa crescer ainda mais forte, agora é só ir regando-os para crescerem cada vez mais.

Fiz a primeira etapa que são os aportes (regar) agora estou observando e vendo alguns galhos crescer (patrimônio e dividendos aumentando) nesse meio tempo precisa ter muita atenção e paciência para observar os galhos que estão tortos e retira-los, deixando assim apenas aqueles galhos mais fortes. Como a arvore ainda é muito nova vou olhando a cada trimestre e acompanhando bem de perto.

Gosto de fazer uma comparação com a minha carteira de ações na bolsa brasileira, veja que não tenho tantas empresas na carteira quanto tenho na carteira da NYSE, porque a primeira etapa de deixar os galhos crescendo e depois podar já foi feita, essa minha carteira da BVMF tem uns 3 anos de vida, então já retirei aqueles galhos que estavam fracos e deixei a arvore apenas com os galhos que julguei mais fortes.

Obviamente na bolsa de Nova York tem uma infinidade muito maior de empresas do que na bolsa de São Paulo, naturalmente quando minha carteira da NYSE estiver mais madura vai ter bem mais empresas do que a da BVMF.

Quando vou realizar os aportes gosto fazer utilizando uma métrica de valuation, no caso a que tenho usado recentemente é o Fluxo de Caixa Descontado, para o meu perfil de investimento foi a metodologia que melhor se encaixou.

O FCD é muito bom porém tem um calcanhar de Aquiles que é identificar a taxa de crescimento nos lucros mais próxima da realidade. Pra melhorar esse parâmetro tenho feito uns exercícios e minha taxa de erro tem caído consideravelmente.

estimativa

Tenho usado um serviço para avaliar o meu desempenho nesse sentido, depois pretendo como prometido anteriormente fazer um post a respeito. Por hora é possível acompanhar no gráfico acima que nos resultados do 1T15 (Spting 15) estava com uma taxa de erro de 6,2% consegui cair para praticamente metade nesse 2T15 (Summer 15) indo para 3,4% o trimestre ainda não está fechado mais se me mantiver em até 4,2% estarei satisfeito, que seria metade da taxa de erro da comunidade.

Abaixo coloquei uma tabela mostrando as minhas estimativas de lucro e receitas para os resultados parciais do 2T15:

estivamtivas vdd

Nessa tabela temos as seguintes colunas para o lucro por ação e receitas.

  • VdD – Minhas estimativas.
  • Comu – Estimativa da comunidade, outras investidores não profissionais.
  • WS – Estimativa de Wall Street, realizada por profissionais como bancos e agencias de investimento.
  • Real – Resultado real do lucro por ação ou receita apresentados no balanço.
  • Cresc – Crescimento do lucro por ação ou da receita comparado ao trimestre anterior.

Algumas empresas perdi o prazo e não consegui anotar minha estimativas, então ficaram em branco e outras ainda não tiveram resultados por isso ainda não tem preenchimento na tabela para a coluna Real.

A ideia da tabela é para ir medindo minha evolução na avaliação de empresas utilizando o Fluxo de Caixa Descontado, assim como quase tudo na vida esse é mais um método que exige prática e dedicação, com o tempo melhorando ponto a ponto percentual me exercitando cada vez mais com objetivo de chegar no nível que considero ideal.

Previous articleBVMF: Compras Julho 2015 – EDGA11B
Next articleReceita e despesas: Julho 2015

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here