NYSE: Vendas Abril 2016 – CVX

4
123

6566314_20140317094504Esse é um dos posts pouco comum por aqui, quem me acompanha a mais tempo sabe que as vendas são bem raras por aqui, como sempre digo no começo desses posts: Patrimônio é igual sabão quanto mais você mexe mais ele diminui.

Recentemente fiz um post que aconselho todos a lerem: Não seja sócio torcedor, onde mostro porque muitos investidores não vendem suas ações por medo de enfrentar o prejuízo. Chevron foi uma das primeiras empresas que eu comprei na bolsa americana, na época eu ainda colocava empresas cíclicas na carteira, depois de um tempo mudei um pouco a minha estratégia e resolvi não deixar mais nenhuma empresa na carteira. Foi quando resolvi vender a Vale, veja esse post pra entender um pouco.

Entendo que para o investidor que busca uma renda passiva através de dividendos, empresas cíclicas podem ser uma faca de dois gumes, essas empresas tem a características de performarem muito bem quando as suas commodities estão em alta, porém caem de forma vertiginosa quando suas commodities estão em baixa. Como investidor de longo prazo eu não quero uma empresa assim na carteira, não quero correr o risco de quando estiver desfrutando da minha independência financeira ter que correr para trabalhar porque meus dividendos foram cortados pela metade por conta de uma empresa que ciclo.

Pra entenderem de porque não vendi a Chevron de imediato como vendi a Vale, você precisa saber que a empresa tem uma raia de crescimento de dividendos com mais de 28 anos consecutivos, bem se uma empresa de commodities manteve um crescimento por tanto tempo é porque algo de diferente deve ter nela. O fato é que na época que comprei a Chevron a escolhi porque ela além de extrair petróleo, tinha parte da receita proveniente do refino. O que me chamou muito atenção.

Na epoca fiquei em duvida entre Chevron e Exxon Mobil, optei pela Chevron mas a Mobil me parecia um pouco melhor na questão do refino. Meu pensamento foi, se o petróleo despencar a empresa teria uma segurança no caixa com refino, tanto que o balanço da Exxon Mobil veio bem melhor que a Chevron. Não me lembro porque escolhi uma ao invés da outra. Mas o fato é que estava segurando Chevron porque ainda tinha aquela ponta de esperança de que ela conseguiria aos trancos e barrancos passar por essa fase.

No 1T15 o barril estava cotado $54 e a empresa fez um fluxo de caixa de 2,3 bilhões de dólares, no 4T15 o barril foi para $44 e agora nesses três primeiros meses desse ano de 2016 o preço médio girou na casa dos $34, ou seja uma queda brutal no principal produto da empresa. Isso fez com que a geração de caixa fosse de $1,1 bilhão e ela ainda gastou $6,6 bilhões em CAPEX. Somando o crescimento das despesas gerais e administrativa, levou a empresa a fechar o trimestre em prejuízo.

Não podemos esquecer dos U$ 2 bi com dividendos.

O Payout dela estourou, vai pagar dividendos a custa de divida, isso pra mim foi muito negativo. Apesar de que, não vendi ela só porque apresentou um prejuízo nesse ultimo tri. Esse pode ter sido um dos fatores, mas não foi apenas isso. Bem no Papo de Dividendo dessa semana um leitor me questionou de porque eu venderia CVX e manteria uma CL que também enfrenta dificuldades.

Bem a CL é uma empresa com uma marca forte, com um produto resiliente a crise, ela vem enfrentando dificuldades em encontrar crescimento por conta de problemas cambiais, em multinacionais como CL é muito comum encontramos problemas recorrentes com cambio. O investidor deve entender a criptonita e a força de cada empresa, isso faz parte do processo de analise da empresa.

No caso da CL ela consegue aumentar os preços para compensar o cambio, isso porque ela tem um produto forte e uma marca forte, você não deixaria de comprar uma pasta de dente no mercado porque ela subiu alguns centavos, então é algo totalmente diferente da Chevron, que tem uma desvalorização de preço no seu principal produto, o petróleo.

Reitero que o prejuízo no trimestre não foi o motivo da venda, pega uma CL digamos que por algum motivo, apesar de pouco provável apresente prejuízo num tri, capaz dê não coloca-la a venda, são cases de negócios totalmente diferentes.

Precisa de entender como funciona o mercado de petróleo no mundo, sugiro dar uma lida nesse post de Porque não compro Petrobras. Lá tem um bom panorama de como funciona o mercado de petrolífero. É importante antes de você prosseguir abaixo ter em mente esse artigo que coloquei a pouco, pode ir lá que te espero aqui com calma.

Depois que entender como é o mercado, você passa a perceber que as chances da Chevron manter os dividendos crescentes, ficam cada vez mais difíceis. Pra empresa só resta duas alternativas, cortar dividendos ou vender mais ativos, ambos os casos são ruins para os acionistas. Aproveitei e fiz a venda ao vivo, veja nesse vídeo como comprar e vender ações no exterior e veja o momento que me desfiz das minhas Chevrons :(

Claro que cada um tem um perfil de investimento próprio, não que esteja falando que colocar empresas de commodities na carteira seja ruim, isso cada um tem que avaliar. Pra mim, na minha carteira não entram mais empresas de commodities.

Venda realizada em 29 de Abril de 2016

Venda de Abril de 2016 na bolsa de New York
Empresa Código Qtde
CHEVRON CORPORATE  CVX  11

Já atualizei a minha carteira com essa venda.

Colabore com o blog

Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente. Acredito que a informação deve ser democratizada, minha ideia ao criar o blog, foi acima de tudo, ser um instrumento para ajudar o pequeno investidor a conhecer e compartilhar informações sobre a bolsa de valores e o mundo dos negócios. Por isso sempre estou a produzir conteúdos relevantes ao tema, trazendo vídeos e artigos atualizados.

joker

Se você gosta do blog, se você já aprendeu algo por aqui, se você se identifica de alguma forma com o nosso trabalho realizado aqui e quiser demonstrar isso através de uma colaboração, utilize um dos botões na lateral do site para realizar uma doação única. Nós deixaremos nosso muito obrigado a você no nosso Papo de Dividendo.

Previous articlePapo de Dividendo #9: TM – BABA – SFTBY – FXCOF – MSFT – AAPL – VW – DB – WMT – V – XOM – SNP – FB
Next articleAbril de 2016 – Dividendos recebidos

4 COMMENTS

  1. VD,

    Eu só consegui ler o seu post agora, rsrs.

    De toda forma, parabéns pela decisão! Concordo 100% com ela.

    Após estudar bastante, eu também cheguei a conclusão de que não vale a pena fazer B&H em empresas de commodities.

    Abraços!

    • Grande IL

      essa era uma das únicas que tinha sobrevivido na carteira, justamente pelo fato de ainda continuar a pagar dividendos crescentes mesmo quando o barril começou a despencar, porém com esse ultimo resultado no prejuízo resolvi sair de vez.

  2. Olá viver! E o que pretende fazer com o valor da venda. Reinvestir de imediato? Aguardar por uma boa oportunidade? Já está de olho em algum papel pra alocar? Abraço!

    • Olá David

      No caso da Cvx juntei com os aportes e fui as compras ainda não mandei o post mas já tá no cronograma de publicação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here