Receita e despesas: Maio 2015

construction-budgetAcompanho os meus rendimentos e gastos mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar a maioria dos investidores que é possível alcançar a independência financeira trabalhando duro mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Consegui reduzir ainda mais as despesas comparadas com o mês anterior os destaques do mês foram:

  • Utilidades: A ponta negativa na redução dos gastos veio na categoria de utilidades, esse crescimento nos gastos foram todos não recorrentes, na conta de telefone veio um pouco a mais pois fiz um upgrade de plano na operadora e meu celular ficou alguns dias como pré o que acabou elevando um pouco custo mas em compensação tive uma economia de 90 reais nos serviços mensais de telefonia e internet, fica a dica todo ano revise o seu plano de telefone eles sempre oferecem o mesmo plano por um preço menor. Também teve uma conta de luz que mediram errado o mês passado e mandaram a conta ajustada esse mês.
  • Despesas gerais: Teve uma queda considerável nos gastos com animais, de modo geral na outras categorias de despesas tiveram quedas muitas motivadas pelo fato de não existir não recorrentes esse mês. Minha labradora teve que ir no veterinário mês passado por diversas vezes ela ainda não melhorou 100% mas está quase.
  • Automóvel: Gastos com automóvel tiveram uma queda de 19% comparado ao mês passado onde tive que comprar novas baterias para o meu carro e do a minha esposa, bem os carros não costumam dar manutenção então os gastos com automóvel voltaram aos seus patamares normais.
  • Casa: a queda nessa despesa foi motivada principalmente pelo finalização da obra que tivemos que fazer para o nascimento da nossa filha.

despesas

Acima o gráfico gerado pelo YNAB as categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês eu consegui investir mais de 9k em ações, isso equivaleu a mais de 49,41% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa  17.648,44
Dividendos 567,68
Total 18.216,12
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.429,90
Automóvel
1.990,56
Casa
 2.360,65
Compras diversas
 5,40
Despesas gerais
1.410,24
Utilidades
1.382,69
Total
7.809,31

Entenda como é o meu plano de contas.

Utilizo o método do YNAB para controlar minhas finanças pessoais, veja neste post aqui onde explico mais sobre o método.

8 thoughts on “Receita e despesas: Maio 2015

  • 12 June 2015 at 16:45
    Permalink

    Você parece trabalhar muito para conseguir ter receitas e poupanças nesse nível, parabéns. Em abril de 2014, finalmente adquiri consciência acerca do conceito de acumulo de patrimônio e de investimento em valor visando obter independência financeira. Consegui graças ao estudo, montar um portfólio com 14 empresas brasileiras boas e 10 FIIs bem administrados e com bons fundamentos com série histórica mínima de pelo menos 5 anos e realmente é bem legar você perceber na prática o aumento do patrimônio e da renda passiva gerada por ele, mesmo sendo inicialmente pequena, mas já suficiente para pagar custos como corretagem e custódia. Espero que você alcance seus objetivos e mais uma vez, parabéns pelo trabalho que realiza.

    Reply
    • 12 June 2015 at 19:01
      Permalink

      Olá Carlos Eduardo

      O processo de conseguir uma taxa de poupança próxima dos 50% não é fácil nem rápido, só com o tempo mesmo vamos tirando uma continha aqui, cortando uns gastos ali depois de alguns meses agente chega lá. O problema é que eu costumo falar que controlar gastos é igual cabelo tem que cortar periodicamente senão cresce novamente.

      No mais obrigado pela forca e sucesso nos seus investimentos.

      Reply
      • 12 June 2015 at 19:43
        Permalink

        Concordo. No momento eu consigo poupar algo em torno de 30% da minha renda, mas minha meta é chegar a 50% e penso que conseguirei quando conseguir terminar de pagar duas despesas que estão próximas de acabar. Outra coisa que estou fazendo é focando mais no trabalho e estou tentando ter mais de uma fonte de renda, pois só assim conseguirei poupar ainda mais e claro, seguir com disciplina o planejamento financeiro com avaliação anual.

        Reply
        • 13 June 2015 at 19:38
          Permalink

          A ideia é essa mesma bem parecida quando vamos emagrecer, não existe receita magica o certo é comer menos e fazer mais exercícios no caso financeiro aumentar a renda do trabalho e gastar menos.

          Reply
  • 5 June 2015 at 23:37
    Permalink

    Descobri seu blog recentemente. Tenho uma dúvida: quero investir em ações que pagam dividendos mensais, mas não sei quais as empresas que adotam essa prática. É possível um auxílio? Obrigado!

    Reply
    • 6 June 2015 at 02:36
      Permalink

      Olá Raphael,

      Seja bem vindo.

      No seu caso melhor começar com os FIIs, são investimentos parecidos com ações de empresas, claro com suas peculiaridades, mas podem lhe fornecer uma renda mensal, sugiro estudar um pouco sobre eles e depois partir para analise de empresas.

      Você pode fazer como eu fiz determinar um percentual do seu capital alocado em empresas e outro em FIIs e depois mais pra frente você vai para o segundo level que é a diversificação dentro das empresas, como por exemplo abrindo uma carteira de ações nos EUA e investindo em empresas internacionais, dê uma olhada nesse link da minha carteira pra ter uma ideia do que se trata.

      qualquer dúvida é só postar nos comentários, sucesso nos investimentos.

      Reply
  • 3 June 2015 at 13:52
    Permalink

    VDD se vc fosse uma empresa certamente passaria nos meus critérios, principalmente governança.
    Sua organização e controle de despesas é de dá inveja a qq S/A. :)

    Reply
    • 3 June 2015 at 14:15
      Permalink

      Olá DY

      Valeu pela força mas ainda estamos longe disso kkk

      Reply

Deixe o seu comentário: