Receita e despesas: Maio 2016

coins-1015125_960_720Acompanho a minha receita e despesas mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar a maioria dos investidores que é possível alcançar a independência financeira, trabalhando duro, mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Esse mês foi o que eu mais gastei, repleto de despesas não recorrentes, tivemos crescimento das despesas em todas as categorias. Pior que muitas despesas ainda se repetirão no próximo mês.

Sem mais delongas, vamos aos destaques do mês:

  • Compras diversas: Aqui temos uma sub-categoria bem genérica que é o Outras, onde jogamos tudo aquilo que é um não recorrente não relacionado a outras categorias mais comuns. No caso aqui tivemos um gasto maior com transporte e alimentação, pois minha esposa tinha uma empresa em outra cidade, ao vender a empresa pra outra pessoa ela não cancelou o contrato de aluguel do imóvel formalmente. Moral da história estão processando-a para que ele pague os alugueis do cara que comprou a empresa. Estamos tendo que ir lá resolver isso, se não me engano foram feitas 4 viagens e cada uma vai aí quase meio tanque de combustível, fora gastos com alimentação. Agora é esperar a audiência pra remarcar novas visitas. Além disso tive alguns gastos com a mudança, foi pouca coisa, mas os gastos com mudança devem vir pesado nesse próximo mês.
  • Despesas gerais: aqui entram alguns gastos pessoais, entre eles foi dobrado o gastos com animais, minha labradora está ficando muito mau ultimamente, sai de um problema e entra em outro, cachorro velho é isso aí só gasto e mais gasto. Além dessa noticias não muito agradável, tive os gastos com o primeiro aniversario da minha filha, não fiz festa, acabei alugando um chácara e fiz um churrasco pra família, coisa bem pequena, mas só essa brincadeira custou 1.300 ao todo. Levando-se em consideração que uma festa seria muito mais caro, achei que foi vantagem.
  • Utilidade: gastos com saúde foram alcançados pela geração de duas mensalidades a serem pagas quando passei para o mesmo plano de saúde da minha esposa.

 

maioAcima o gráfico gerado pelo YNAB as categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês consegui investir mais de 2k em ações, isso equivale a 17% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa  11.800,00
Dividendos  606,33
Total 12.406,33
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.708,06
Automóvel
744,14
Casa
2.319,73
Compras diversas
1.391,65
Despesas gerais
2.562,04
Utilidades
1.623,45
Total
10.349,07

Entenda como é o meu plano de contas.

Utilizo o método do YNAB para controlar minhas finanças pessoais, veja neste post aqui onde explico mais sobre o método.

Enquanto isso…

Sugiro assistirem a entrevista de Dom Bertrand com Mairana Gody, a entrevista é excelente e ver Dom Bertrand falar de forma tão elegante, sobre assuntos polêmicos que foram lançados de propósito pelos apresentadores, cada entrevista de Dom Bertrand é uma verdadeira aula de história. Dom Bertrand, literalmente é um ponto fora da curva:

 

 

12 thoughts on “Receita e despesas: Maio 2016

  • 6 June 2016 at 17:47
    Permalink

    Meu velho, sugiro enfaticamente que procure um veterinário com boa experiência na área de homeopatia, você cuidará de uma maneira mais adequada da saúde da sua labradora e ainda, economizará muito, mas muito mesmo, pois além do tratamento com homeopatia ser mais eficiente, tem um custo muito menor. Mas é importante que encontre um profissional sério, com vocação, pois infelizmente, existem “profissionais” que são piores que gerentes de banco quando a questão é orientar o cliente sobre as “melhores opções de investimento”, visam APENAS o lucro!

    Ah, conheci hoje seu blog, vou estudá-lo com calma, preciso mesmo de orientação para começar a organizar a vida financeira, pelo pouco que li apreciei bastante… pé no chão, coerente, sem mágicas mirabolantes de enriquecimento rápido e fácil (como alguma newsletter apregoam por aí a fora.. rs).

    Parabéns!!!

    Abraço!!!!

    Reply
    • 7 June 2016 at 08:08
      Permalink

      Olá Leo

      Já fui numa especialista, é um pouco difícil de marcar com ela porque ela não atende todos os dias aqui na cidade, daí agente as vezes numa emergencia acaba levanto num clinico que tem aqui perto, mas eu não gosto muito dele

      a especialista disse que não tem cura, que é comum essa doença de pele em alguns labradores, o que temos que fazer é ficar comprando antibiótico. A doença some por um tempo, mas depois volta. O problema que enquanto ela está tomando antibiótico ela costuma ficar sem apetite e muito desanimada.

      No mais valeu pela força!

      Reply
  • 6 June 2016 at 07:51
    Permalink

    Muito bacana o seu plano de contas. Dá um bom norte para quem quer começar a se organizar!

    A propósito, tenho tentado acompanhar seu blog medida do possível. Gosto muito do trabalho. Parabéns!

    Se você puder me linkar no seu Blog, agradeço. Tenho um Blog sobre finanças pessoais e investimento: http://www.historiadeinvestidor.com

    Abraços

    Reply
    • 6 June 2016 at 12:28
      Permalink

      Olá HdI

      Valeu pela força e está adicionado.

      Reply
  • 3 June 2016 at 22:46
    Permalink

    Parabéns, impressionei com o link da entrevista do nosso Principe Imperial Dom Bertrand. Show de bola. Temos nossas raizes imperiais e devemos conhece-la fora da doutrina republicana que já estamos carecas de saber a quem serve. quero te dizer que aquele post seu sobre remessa de bitcoin mudou minha vida, muito obrigado. boa sorte e perspicacia nos seus investimentos.

    Reply
    • 4 June 2016 at 07:34
      Permalink

      Olá ale

      Obrigado pela força e fico feliz que tenha gostado do vídeo e é sempre bom termos outras opções em mente.

      Reply
  • 3 June 2016 at 18:28
    Permalink

    OI VD,
    Como faço para comprar a ADR berkshire? grato leo

    Reply
    • 3 June 2016 at 19:09
      Permalink

      Acho que pra comprar aqui no Brasil precisa de ser investidor qualificado.

      Nesse caso é melhor abrir uma conta em uma corretora nos Usa e ter acesso a todo o mercado americano a um custo bem mais baixo

      Reply
  • 3 June 2016 at 02:18
    Permalink

    Muito boa a entrevista com Dom Bertrand! Ele é bem coerente, nunca tinha escutado alguém defender a monarquia tão bem como ele. A gente até fica pensando se não seria melhor mesmo para o país… Parabéns por ter publicado o vídeo!

    Reply
    • 3 June 2016 at 08:03
      Permalink

      Olá Wanessa

      eu me lembro na escola que o professo de história dizia que o rei era um cara mau que ele fazia o povo trabalhar 1 dia na semana para o rei ou seja vc tinha que trabalhar 52 dias no ano para o rei, pouco mais de 1 mês e meio

      hoje trabalhamos 5 meses pra sustentar o rei chamado GOVERNO

      quem é mais cruel o rei de antigamente ou o governo dos dias de hoje ?

      Reply
  • 2 June 2016 at 15:28
    Permalink

    Parabéns pelo seu controle orçamentário e divulgação. Os valores do meu orçamento são parecidos, eu gosto apenas de detalhar um pouco mais. Vejo que tem funcionado muito bem para você.

    Quanto à entrevista de Dom Bertrand, só consegui assistir até 20 e poucos minutos. Na minha opinião ele fala muita besteira, oriundas de uma visão unilateral. Nesse aspecto se assemelha à esquerda atuante brasileira que afunda economicamente o país, mudam apenas as idéias. Frases como “Deus fez o mundo de forma monarquica…o pai é o rei da família…..o rei é o pai dos pais…”, basta lembrar que monarquias religiosas não prosperaram (Portugal, Espanha, por ex.) enquanto quem rompeu com a religião avançou muito (Inglaterra, Alemanha, França, ainda que tardiamente, por ex.). A cereja do bolo foi “O mundo inteiro tem saudade da monarquia, por exemplo na França….”, ele não conhece nada da cultura atual francesa.

    Parabéns pelo seu trabalho aqui no blog.

    Reply
    • 3 June 2016 at 07:51
      Permalink

      Olá Rafael

      Eu controlo ele detalhado também, veja aqui como fica o plano de contas completo. É que pra simplificar aqui no blog eu posto apenas as categorias master.

      Os problemas na Espanha e Portugal não tem nada a ver nem com monarquia e muito menos com religião. Você não tem que concordar com tudo o que o Bertrand diz, eu mesmo não concordo com alguns pontos, mas o fato é que ele está melhor preparado que muitos políticos. Sobre religião também concordo contigo que o estado deve ter uma certa independência da religião, porém acredito, que elimina-la por completo da sociedade não seria uma alternativa muito benéfica, sugiro dar uma lida nesse artigo.

      Reply

Deixe o seu comentário: