Receita e despesas / Outubro 2014

australia_budgetMais um mês se encerrando e as despesas tiveram uma leve queda comparada com o mês passado, por incrível que parece a queda foi gradativa em quase boa parte das categorias, salvo essas exceções:

  • Alimentação: Apesar de ter saltado de 1700 para 1900 eu ainda estou satisfeito por conta de estar dentro da minha meta de gastar menos de 2k por mês com alimentação, vamos ver até quando consigo isso, visto que a inflação está devorando com força. Vou bater firme nesse mês para manter dentro da casa dos 1700.

  • Utilidades: o destaque nessa categoria foi o gasto com saúde que cresceu por conta de compra de remédios. E o medido da empresa de energia elétrica passou fora do prazo e acabou colocando metade do mês a mais na medição, eu tenho um consumo médio de 100 reais esse mês veio 157 a conta do mês seguinte (novembro) já chegou no valor de 50 reais, deixando claro que ele marcou a energia fora da data.

  • Despesas com compras: teve um gasto com o conserto da impressora e 406 em presentes.

Esse mês eu consegui investir cerca de 16k sendo que 10k coloquei no meu fundo de reserva e 6k foram para ações. Não comprei esses 6k de ações de forma que ficou uma grana no caixa da corretora para investir esse mês de novembro.

Veja abaixo um pouco do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa 25.112,93
Dividendos 823,11
Total 25.936,04
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1983,15
Automóvel
1.976,72
Casa
2.542,89
Compras diversas
647,95
Despesas gerais
1.279,64
Utilidades
1.174,59
Total
9.647,11

Entenda como é o meu plano de contas.

8 thoughts on “Receita e despesas / Outubro 2014

  • 15 November 2014 at 20:30
    Permalink

    Legal. Vocês são bem controlados. Moro sozinho e gastava cerca de 1300 em comida e consegui baixar para 800 desde que comecei a controlar, isso só cortando besteira, ainda prezo muito pela qualidade do alimento e não baixei padrões. Utilizo o site do ‘minhas economias’ para fazer esses tipos de registro. Tem um app para celular bem bacana que dá para registrar na hora a despesa, e pode importar extratos da conta e do cartão.

    Reply
    • 16 November 2014 at 02:28
      Permalink

      Eu também tenho essa serie luta para buscar o equilíbrio nos gastos com comida, hoje ainda está bem longe do que eu pretendo manter de gastos com alimentação mas já estive bem pior tb no mês de março eu gastei 2300 foi aí que tentei mudar a estratégia, deu certo mais acabamos afrouxando nesse ultimo mês.

      O lance é encontrar esse equilíbrio de comer bem com menos, eu também acho que a qualidade tem que ser priorizada, lógico tudo dentro do orçamento.

      Continuemos nessa batalha pra controlar o gasto com comida…

      Reply
    • 17 November 2014 at 17:06
      Permalink

      Olá amigo, o aplicativo que você faz o controle financeiro é o mesmo do Minhaseconomias?

      Reply
      • 17 November 2014 at 17:14
        Permalink

        não utilizo outro que roda via desktop e celular

        eu ainda sou meio dinossauro nesse ponto

        eu prefiro as coisas desktop rsrsrs

        Reply
  • 5 November 2014 at 14:36
    Permalink

    Que isto, despesas elevadíssimas, porque tanto em alimentação? A família toda come fora de casa?

    Reply
    • 6 November 2014 at 09:20
      Permalink

      Olá Uó

      Essa meu dilema para conter os gastos com despesas alimentares é antigo, uma briga de gato e rato rsrsrs

      Eu costumo falar com minha esposa que não temos vícios como cigarro ou bebidas, então acabamos transferindo a grana que gastaríamos com o vício para a comida.

      Por incrível que parece não comemos fora, esse gasto alto não é nem pelo fato de comermos muito, mas é que aqui em casa costumamos comprar coisas mais saudáveis e naturais e isso acaba encarecendo no final das contas, dois exemplos: carnes só em açougue e fresca, não compramos embalada que é muito mais barato, refrigerantes não compramos daí acaba gastando muito com feira porque fazemos sucos naturais ou ice tea quando não queremos fazer suco. Vai somando esses detalhes chega no final das contas dá esse rombo aí :(

      Reply
    • 9 November 2014 at 00:31
      Permalink

      Como você controla os gastos durante de alimentacao na rua, coisa pequena como cafezinho, guloseimas, você anota num papel ou celular ?

      Reply
      • 9 November 2014 at 10:26
        Permalink

        Olá Anonimo

        Eu não costumo detalhar esses gastos, até porque o controle financeiro não pode ser algo que lhe tome tempo, tem que ser pratico e fácil de se fazer, senão você acaba desistindo.

        Determino no inicio do mês o quanto gastar com alimentação e faço saques semanais dessa programação, deixo um pouco do dinheiro comigo e a maior parte fica com minha esposa que é quem geralmente faz as compras no mercado e coisas do tipo. No controle que tenho no computador eu lanço o saque e coloco na categoria de comida. Veja um pouco melhor sobre isso nesse post de março http://viverdedividendos.org/receitas-e-despesas-marco-2014/

        Funciona bem só tem que tomar cuidado para não pagar outra despesas que não seja de alimentação com esse dinheiro, por isso tomo cuidado para deixar separado na carteira essa grana, até porque os outros gastos eu prefiro passar no cartão para facilitar o controle, basicamente dinheiro na carteira pra mim é apenas para esses gastos de alimentação.

        Reply

Deixe o seu comentário: