Receita e despesas: Setembro 2015

Budget-pigAcompanho a minha receita e despesas mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar a maioria dos investidores que é possível alcançar a independência financeira, trabalhando duro mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Esse mês até que como o mês passado conseguimos controlar as despesas não recorrentes, mas em compensação acabamos gastando um pouco a mais com alimentação:

  • Alimentação: vinha mantendo os gastos com alimentação bem abaixo do ano passado, porém esse mês calhei de levar a esposa pra fazer compra no mercado e acabamos gastando um pouco  a mais do que normalmente, vou fazer um teste esse mês de outubro pra comprovar se sem ela as despesas voltam aos patamares dos meses anteriores.
  • Despesas gerais: essa categoria foi a grande vila do mês, com um aumento de 61% comparado ao mês anterior. Motivo foi um gasto maior com a bebe, basicamente roupas e o pagamento da primeira parcela do celular da minha esposa que tinha caído no vaso, conforme citei no mês passado.
  • Utilidades: redução nessa despesa se deveu basicamente a um desconto que tivemos na operadora de celular, todo ano ligamos para a operadora e solicitamos um desconto na renovação do contrato. Aconselho você a seguir essa mesma estratégia e vai se surpreender em ver o quanto consegue economizar nessa categoria de despesa ao longo do tempo.

ynab gastos
Acima o gráfico gerado pelo YNAB as categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês consegui investir quase 14k em ações, isso equivale a 62,48% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa  21.189,39
Dividendos  1.038,41
Total  22.227,80
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.394,74
Automóvel
1.780,77
Casa
2.340,66
Compras diversas
140,86
Despesas gerais
2.225,74
Utilidades
1.058,43
Total
 8.339,89

Entenda como é o meu plano de contas.

Utilizo o método do YNAB para controlar minhas finanças pessoais, veja neste post aqui onde explico mais sobre o método.

2 thoughts on “Receita e despesas: Setembro 2015

  • 9 October 2015 at 14:03
    Permalink

    Olá!

    Qual a sua opinião sobre os ETF? Gostaria de alocar por volta de 20mil em BOVA11 e Small11, tenho lido sobre ações, mercado, bovespa, mas não tenho experiência para formar uma carteria e acompanhar.

    Reply
    • 9 October 2015 at 19:40
      Permalink

      Olá Learn

      Estou com um artigo sobre ETF na programação, ainda falta tempo pra poder começar a escrever. Mas a grosso modo, depende do perfil do investidor, para aquele que quer investir visando o longo prazo não vejo com bons olhos o ETF, porque vc acaba comprando muita tralha com ele, além disso vou te fazer uma pergunta que faço pra todo mundo, me explique em detalhes como é formado o BOVA11 e SMALL11 quais os critérios de entrada e saída de empresas neles ? muitos investidores não sabem dizer e investem em ETF, então assim como as ações ele exige uma curva de aprendizado e acompanhamento, concordo que é bem menor, mas também lhe dará um retorno bem próximo à média do mercado.

      Reply

Deixe o seu comentário: