Remessa para o exterior com aumento de IOF

O governo federal anunciou, nesta quinta – 1º de março, a mudança na alíquota do IOF para remessa de disponibilidade. Devido ao prazo de liquidação de 2 dias úteis, o novo imposto será válido a partir de hoje, 2 de março de 2018.

Transferências de disponibilidade são aquelas em que você envia dinheiro para uma conta de sua titularidade no exterior, ou seja, da sua conta no Brasil para sua conta fora do Brasil.

O IOF é o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros. Ele incide em transações de crédito, câmbio e seguros, como o próprio nome diz.

LEMBRANDO que para investimentos para terceiros (como o caso da DriveWealth, por exemplo) o IOF continua 0,38%

Saiba mais sobre a mudança neste link:  http://www.fazenda.gov.br/noticias/2018/marco/decreto-elimina-distorcao-tributaria-em-remessas-ao-exterior

IMPORTANTE: as remessas por disponibilidade feitas pela Remessa Online até às 15h de hoje conseguiremos manter o IOF à 0,38

18 thoughts on “Remessa para o exterior com aumento de IOF

  • 20 March 2018 at 21:26
    Permalink

    Fala VdD, suave man?!

    Agora esse post ficou ambíguo, quem mora no Brasil e tem investimentos nos EUA pela corretora DriveWealth, paga 0,38 ou 1,1 de IOF, afinal qual será a taxa de IOF para quem investe nos EUA pela Drivewealth?

    Reply
    • 20 March 2018 at 23:13
      Permalink

      fala marcelo, suave na nave…

      continua 0,38 so paga 1,1 se vc mandar de vc pra vc mesmo :)

      Reply
  • 6 March 2018 at 13:49
    Permalink

    Mente do Mal Bom dia. Eles não querem rolar dívida em dólar? Se coloquem na pele de fundos de investimentos. Por que esse cara mandaria dinheiro para um país onde o IOF sobe assim? P.S.: Será que esse aumento no IOF vai impactar os juros, selic, etc? IOF não é tributo pra se arrecadar e sim pra ajustar o mercado financeiro. Mas desde que permitiram o fim da CPMF, vira e mexe o IOF faz as vezes do finado, infelizmente.

    Reply
    • 7 March 2018 at 00:09
      Permalink

      com essa nossa taxa de juros estratosferica vc pega investidores de paises com juros negativos como Japão, Europa o cara acaba vendo vantagem em arriscar aqui e pagar essas taxas que deixar o dinheiro sem render nada por la

      Reply
  • 3 March 2018 at 13:33
    Permalink

    Governo aumenta IOF para quem transferir dinheiro para conta própria no exterior

    O correntista que transferir dinheiro de uma conta bancária no Brasil para outra de mesma titularidade no exterior pagará mais Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A partir de sábado (3), a alíquota será reajustada de 0,38% para 1,1%.

    O aumento valerá tanto para pessoas físicas como jurídicas. O decreto com a mudança, assinado pelo presidente Michel Temer, será publicado amanhã (2) no Diário Oficial da União.

    Por meio de nota, o Ministério da Fazenda informou que o aumento tem como objetivo eliminar distorções tributárias ao igualar a alíquota com a das compras de moeda estrangeira em espécie. Em maio de 2016, o IOF para quem compra dólar ou outras moedas em papel tinha passado de 0,38% para 1,1%.

    De acordo com a Receita Federal, a medida deve gerar arrecadação extra de R$ 101 milhões em 2018.

    Socialismo fabiano rules KKKK

    A boa e velha tributação progressiva .

    Reply
    • 3 March 2018 at 13:50
      Permalink

      é um crime que esses caras estão fazendo com nosso Brasil, isso não só prejudica nós PF como empresas do exterior que investem no brasil, o cara vem aqui monta uma fabrica, vende uns produtos e na hora de mandar a grana pra matriz terá que pagar 1,1% como se já não bastasse a enorme carga tributaria

      vai acontecer que diversas empresas que pretendiam investir aqui vão pular fora, daqui a pouco tamos igual Venezuela, onde Coca, PG, etc saiu do mercado venezuelano

      Reply
      • 5 March 2018 at 09:55
        Permalink

        Olá VdD

        Morro de medo que isso aqui fique igual uma Venezuela, mas pelo andar da carruagem estamos no mesmo caminho e é só uma questão de tempo até que se concretize.

        Eu pretendo tirar meus investimentos do Brasil e comprar ações americanas, gostaria de saber se o Governo brasileiro pode mexer nessas ações através de alguma ação/lei, caso o país quebre de vez e nossos governantes tentem pegar a economia da população com argumento que é necessário para tirar o país do buraco

        Eu também vou para os EUA mas vou ficar ilegalmente. Isso pode dar algum problema com a justiça dos EUA? ( Pelo fato de eu ter ações americanas e ser ilegal ). E tem a questão dos dividendos, é possível resgatar mesmo ilegalmente?

        Abraço

        Reply
        • 5 March 2018 at 18:53
          Permalink

          olá Bruno

          as acoes estão no mercado americano, nem brasil nem nenhum pais consegue pegar isso lá, ele pode se vc tiver fazendo algo ilícito como lavagem de dinheiro, corrupacao ativa ou passiva enviar um mandato para congelar seus bens no exterior, mas se vc não tiver fazendo nada de errado não terá problemas.

          dá problema por vc ser ilegal, por ter acoes não faz diferença. acredito que sim.

          Reply
        • 5 March 2018 at 22:14
          Permalink

          Bruno. Eu Moro em Masaachucets USA e conheço muitos brasileiros que vivem “sem status” aqui, e vivem muito bem, pq pagam seus impostos, principalmente o IR, possuem um poder de compra fortíssimo.
          Eu retirei todos os meus investimentos da bolsa brasileira e coloquei aqui, com as indicações do VdD.
          Eu moro aqui a 1 ano e se o Brasil virar Venezuela eu peço asilo político.

          Reply
  • 3 March 2018 at 11:15
    Permalink

    Aqui nos USA, quando eu mando 300.00 para o meu banco no Brasil, eu pago somente 3.00 de fee para o TransferWise. Agora, se fosse o inverso, pagaria o percentual do IOF. Brasil precisa de décadas para mudar.
    Bom VdD, meu foco é o mercado americano, e se a mudança for para melhor, eu continuo na parceira da assessoria

    Reply
    • 3 March 2018 at 13:43
      Permalink

      enquanto que nos States os impostos caem aqui tudo sobe

      Reply
  • 2 March 2018 at 20:38
    Permalink

    Fala aí VdD. O seu blog não está mais vinculado ao site Pense Rico?

    Reply
    • 2 March 2018 at 23:14
      Permalink

      estamos fazendo umas mudanças.

      Reply
  • 2 March 2018 at 16:15
    Permalink

    Cara, o post ficou bem confuso, não fala que o novo imposto é 1,1%, esse importante ai em baixo ficou muito estranho. Uma pena! Você manda muito bem, corre pra escrever não

    Reply
    • 2 March 2018 at 20:12
      Permalink

      Depois vou dar uma revisada com calma. Tem mais alguma sugestão lá ?

      Reply
  • 2 March 2018 at 13:27
    Permalink

    Boa tarde VdD, recebi um e-mail da RemessaOnline falando disso, fiquei com dúvidas porque no e-mail deles mencionam que sendo a finalidade “disponibilidade no exterior” vai ser cobrado o novo IOF. Qual seria o tipo de remessa que você menciona como investimentos para terceiros? Muito me interessa porque tenho conta na @@@ acho que vai ser a mesma coisa que a Drive Wealth.

    Reply
    • 2 March 2018 at 13:31
      Permalink

      Não sei comi ficaria pra lá mas pra DriveWealth eles colocam como investimento aí não entra nessa questão.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *