Sobre mim

como viver de dividendosEsse blog foi criado com o objetivo de ajudar o pequeno investidor que está em busca de informações a respeito da bolsa de valores e sobre como analisar empresas e seus cases de negócio, trazendo uma visão parcial sobre o mercado financeiro e como um investidor de pequeno porte pode alcançar a independência financeira no longo prazo. Se quiser saber como viver de dividendos esse é o lugar certo.

No blog possui 3 paginas principais:

  • Carteira: mostra a minha carteira de ações, fiis nessa pagina recebe atualização quando faço um novo aporte.
  • Dividendos: mostra o quanto recebi por mês de dividendos, ao clicar sobre o link é possível ver detalhado os valores.
  • Orçamento: com atualizações mensais vou trazer um balanço de quanto ganho e gasto no mês porque é fundamental para vencer na bolsa saber poupar, o mais importante nos investimentos e sua taxa de poupança e focar num aumento continuo dos aportes.

Agora um pouco sobre mim…

Abaixo você pode acompanhar um video contando um pouco sobre a minha história:

Meu objetivo nos investimento é o longo prazo, gosto de me concentrar em empresas de qualidade que estejam no ramo a um bom tempo. Um crivo essencial é que essas empresas possuam um bom histórico de crescimento de dividendos, uma empresa que conseguiu crescer seus dividendos por 10 anos traz uma sensação de segurança de que são um bom negócio. Empresas com 50 anos ou mais de crescimento de dividendos sobreviveram a guerra fria, guerra do golfo, Crise Ponto Com, Crise Sub-prime, recessões, inflações… bem, você já entendeu.

Os investidores confundem a alta do preço das ações com um negocio prospero e saudável. Eles julgam solidez financeira de uma empresa pela alta ou pela queda dos preços, eles se esquecem de que o verdadeiro impulsionador dos preços das ações ao longo do tempo é o lucro da empresa, por isso eu olho com muito cuidado os cases de negócio, o fosso competitivo e a boa governança de uma empresa.

Como Viver de Dividendos…

Abaixo um pequeno resumo de como fui evoluindo na analise de empresas:

  • 2012 – Entrei novamente no mercado achando que o mais importante era os dividendos de uma empresa e como a grande maioria dos investidores olhava apenas dois indicadores: P/L e Dividend Yield. Não sei quais dos dois é mais maléfico. A ignorância acabou me levando a colocar todo o meu dinheiro na ELPL que na época era a empresa que possuía o maior DY do mercado, alguns meses depois os lucros da empresa despencaram e no ano seguinte os dividendos foram cortados.

 

  • 2013 – Pelo menos uma lição deu pra aprender a nunca colocar todos os ovos numa única cesta, quanto menos você conhece do mercado e menos tempo tem para acompanhar os balanços e conhecer as empresas, mais você deve diversificar, comecei então a fazer. Fui comprando várias empresas que achava interessante, depois de ler Jeremy Siegel passei a ver o mercado de outra forma, comecei a focar mais em outros fundamentos como histórico de lucratividade, margens, endividamento da empresa, mas mesmo assim ainda fiz uma serie de escolhas erradas como não observar o case de negocio da empresa, seu fosso competitivo e muito menos sua governança, quando o mercado brasileiro entrou em queda e a economia enfraqueceu, varias empresas que eu comprei sofreram bastante, minha salvação foi que havia diversificado.

 

  • 2014 – Fui retirando as empresas que entendi como mais frágeis ou que haviam ficado ruins com as dificuldades econômicas do país. Nesse meio tempo resolvi investir no exterior, comecei a estudar sobre o mercado americano, abri minha conta na corretora e comecei a fazer remessas ao exterior, depois de alguns meses comecei a estudar sobre as empresas de crescimento de dividendos, fui modificando minha carteira nos EUA para pegar empresas com essa categoria, como não conhecia bem do mercado resolvi fazer uma carteira bem diversificada e depois ir acertando e retirando as empresas que fossem piorando, assim como ocorreu no mercado brasileiro, até chegar na minha carteira ideal, enfim utilizei essa estratégia porque sou um cara muito burro, o velho ditado que o burro aprende com os próprios erros e os inteligentes com os erros dos outros, como eu tinha certeza que iria escorregar em algumas empresas, optei por manter a principio uma boa diversificação.
  • 2015 – Finalizei a montagem da minha carteira de ações americanas, pela primeira vez minha renda de dividendos no exterior havia ultrapassado a marca de mil reais ao ano. Terminei aquele ano com 24 empresas americanas na minha carteira, deixei para o ano seguinte o processo de revisão dos ativos selecionados.

    Nesse ano também comecei a fazer um Trade de Valor com a Manhattan, estava disposto a arriscar um pouco mais nos investimentos, resultados no Trade de Valor foram excelentes. Nesse tipo de investimento é importante conseguir identificar a hora certa para entrar, mas o mais difícil é saber a hora certa para sair, resolvi encerrar a posição na Manhattan e esperei um tempo para começar outro Trade de Valor novamente.

    Nesse ano também tive o nascimento da minha filha, foi uma mudança completa nas nossas vidas, mudamos nossos planos totalmente. Reformulamos nossos objetivos de curto e longo prazo, havíamos programado isso desde o ano passado e com muita felicidade ela chegou nesse ano de 2015.

  • 2016 – Com a carteira de ações montada começou um novo desafio, montar minha carteira de REIT, logo no inicio do ano comecei a selecionar e comprar os REITs que comporiam minha nova carteira, doze meses depois tinha a carteira definida e com 12 ativos nela.

    Nesse ano também revi meus ativos da carteira de ações americana, depois de remover alguns ativos problemáticos, resolvi selecionar algumas empresas da Europa para compor minha carteira de ações, seria algo pequeno talvez com 5 ou menos ativos. No final do ano estava com 17 ativos na minha carteira de ações.

    Nesse ano tive que vender todos os meus ativos no Brasil, pois comecei um processo de imigração para a Europa, saiba mais aqui. Minha ideia na imigração para Europa foi de proporcionar uma condição e qualidade de vida melhor para minha filha, seria um preço alto que eu e minha esposa estaríamos pagando hoje, mas todo esse sacrifício seria recompensado no futuro, se tudo der certo.

    Imigrar para um país não é fácil, existe a dificuldade cultural, dificuldade de idioma, alimentação, entre outros problemas. Você precisa sair da sua zona de conforto e começar praticamente tudo do zero, ainda mais nós que não tínhamos uma condição de vida ruim aqui no Brasil o comodismo pesa forte na hora de tomar a decisão.


    Por conta da imigração, pela primeira vez meu patrimônio no mercado acionário foi menor do que o ano anterior. O pensamento motivador é que você está sofrendo hoje para desfrutar de uma qualidade maior amanhã pra você e para a sua família, com isso em mente resolvemos colocar o plano em pratica.

    Também resolvi fazer mais uma fusão na minha empresa, saiba aqui. Sim, sou completamente louco, as vésperas de um processo de imigração para Europa, resolvi mudar a empresa completamente enfrentando mais um grande desafio como empreendedor e administrador e passando a administrar a empresa remotamente.

    Essa história acabou rendendo uma série aqui no blog: Meu negócio. Agora vocês que já me acompanham de longa data nos investimentos, vão ficar por dentro dos desafios e obstáculos na minha vida profissional também.

 

 

256 thoughts on “Sobre mim

  • 9 November 2017 at 04:43
    Permalink

    Ei ,

    Eu vejo site http://www.viverdedividendos.org e seu impressive.I pergunto se o conteúdo ou banners publicidade opções disponíveis no seu site?

    Qual será o preço se quisermos colocar um artigo no seu site?

    Felicidades
    anto desouza

    Reply
    • 9 November 2017 at 08:15
      Permalink

      olá AdS

      enviei um email para a PenseRico eles que resolvem essa parte.

      Reply
  • 6 November 2017 at 12:31
    Permalink

    Bom dia,
    Antigamente DriveWealth aceitava Bitcoin,
    vcs sabem que corretora atualmente aceita?
    Muito obrigado

    Reply
    • 6 November 2017 at 14:36
      Permalink

      olá Pedro

      foi um bloqueio por parte da bolsa mesmo e não da corretoras.

      Reply
  • 6 October 2017 at 17:25
    Permalink

    Ola,
    Gostei muito dos seus artigos.
    Atualmente moro nos EUA mas invisto no BR.

    Voce usa algum site tipo o fundamentus do Br pra analisar as empresas aqui?

    Quero diversificar BR e EUA ja que as oportunidades no BR estao ficando dificeis de achar.

    Obrigado!

    Reply
  • 3 October 2017 at 08:42
    Permalink

    Bom dia VdD

    Obrigado pelo conteúdo, graças a você estamos todos aprendendo cada dia mais…

    Toda essa informação me deixou uma dúvida… sei que pareço meio ignorante.. :(”

    Depositei 150 $, na DW, comprei 2 ações, agora gostaria de fazer um teste de Retirada, sabe o Brasileiro tem um pe atraz com isso…

    Tenho uma conta na Caixa Poupança, posso transferir para ela, como é o processo?

    eu depositei atravez de Cartão de Crédito..

    Obrigado

    Atte.
    Thiago

    Reply
    • 3 October 2017 at 10:59
      Permalink

      Olá Thiago

      Você tem todo o direito de fazer esse teste, eu mesmo fiz antes de publicar aqui no blog. Acho importante vc se familiarizar com o processo.

      Aqui explica como fazer http://viverdedividendos.org/como-resgatar-dinheiro-dos-estados-unidos-pela-drivewealth/

      Tenho conta na caixa o problema deles é que cobram uma taxa muito alta para câmbio e quase ninguém lá sabe fazer. O foco deles é mercado interno mesmo. Tente um banco mais global que vc terá melhores condições e suporte nisso.

      Reply
      • 14 November 2017 at 10:10
        Permalink

        No BB vc faz pelo computador.

        Reply
  • 30 September 2017 at 13:09
    Permalink

    Olá amigo mascarado Vdv,

    Desculpa o incomodo, também sou micro e estou a algum tempo estudando como alcançar minha liberdade financeira, mais acho bem arriscado e desgastande esse mundo de trade, logo gostaria que se possível, me prestigiasse com alguns conselhos primordiais com experiência em dividendos, para que eu inicie no mundo dos investimentos. Não posso me dá o luxo de errar ou perder dinheiro, por isso tenho estudado e me planejado bastante pra isso.
    Penso um dia viver de renda em investimentos.
    APROVEITANDO, vc tem um dos melhores blogues do mundo que eu conheço. Parabéns pelo tão sonhada vida financeira alcançada.

    Reply
    • 30 September 2017 at 18:45
      Permalink

      Olá Fantasma

      Obrigado pelo apoio, mas tem muito gente melhor do que eu aí kkkkk

      Essa nossa vida de empresário aí no Brasil é só pra guerreiro mesmo.

      Agora especificamente vc precisava de ajuda no que ?

      Reply
  • 11 September 2017 at 08:59
    Permalink

    VD, Olá! Na próxima semana estarei em Berlim Alemanha a passeio e gostaria de aproveitar para abrir uma conta em alguma corretora por aí. Minha intenção é enviar do Brasil remessas para guardar moedas fortes (euro, franco suiço, libra) e tbm comprar ações em bolsas européias. Já invisto nos USA e gostaria de diversificar. Você poderia me ajudar e indicar alguma corretora confiável. Agradeço de antemão. Rodmed80

    Reply
    • 11 September 2017 at 16:36
      Permalink

      Olá rodmed

      Não conheço nenhuma corretora por aqui, mas mesmo que tivesse alguma pra te indicar dificilmente ela abriria conta para não residente ou pelo menos sem o anmeldung, os alemães são mais exigentes nesses detalhes.

      Reply
  • 24 August 2017 at 09:18
    Permalink

    Bom dia amigo, que programa é esse q vc instalou no seu computador q da a barra de cotação no seu desktop? Abs,

    Reply
    • 24 August 2017 at 09:40
      Permalink

      olá rodrigo, esse aqui.

      Reply
  • 17 August 2017 at 11:30
    Permalink

    Bom dia.
    Segui sua recomendação referente ao Banktivity 6 e estou usando, gostei bastante da interface e das funcionalidades, porem como moro no BR e não é possível deixar disponível sincronia on-line dos bancos e corretoras, no meu caso banco do Brasil e XP Invs., acabo tendo que fazer no dedo os lançamentos.. Gostaria de saber se as ações compradas não atualizam automaticamente o valor de mercado diário, monstrando ganhos ou perdas, é possível? Pode me ajudar? Agradeço muito a sua ajuda, pois por aqui é difícil encontrar usuários tao pouco informações.
    Obrigado.

    Reply
    • 17 August 2017 at 20:52
      Permalink

      olá Mayco

      mesmo não conectando online vc pode entrar no seu banco e baixar um arquivo chamado OFX depois importar no bankitivity fará o mesmo efeito que praticamente descarregar os dados online

      Reply
  • 9 August 2017 at 15:38
    Permalink

    Oi obrigada pelo seu trabalho…mas…por quê essa foto tão bizarra? RSRS

    Reply
    • 9 August 2017 at 19:13
      Permalink

      segurança Brisa

      publico informações pessoais, por isso o anonimato é importante

      se preocupa não depois do terceiro dia de pesadelo vc acostuma

      Reply
  • 30 July 2017 at 14:47
    Permalink

    boa tarde.
    gostaria de ver um exemplo de como se declaram, mensalmente os dividendos recebidos por residentes no Brasil de empresas no exterior.
    att.,

    Nino

    Reply
    • 3 August 2017 at 18:45
      Permalink

      tente isso aqui

      sua mensagem caiu no spam, por isso a demora na resposta

      Reply
  • 24 July 2017 at 06:04
    Permalink

    Bom dia.
    Gostaria de ver um exemplo numérico de:
    Qual é o tratamento tributário dos lucros e dividendos recebidos por residente no Brasil de empresa domiciliada no exterior?
    No caso específico a empresa esta sediada na Argentina.

    Desde já, agradeço.
    att.,

    Nino

    Reply
    • 3 August 2017 at 18:43
      Permalink

      tente isso aqui.

      sua mensagem caiu no spam, por isso a demora na resposta

      Reply
  • 20 July 2017 at 14:56
    Permalink

    Olá, tenho pouco conhecimento sobre bolsa de valores. Gostaria de saber como posso ter acesso às publicações de anúncio de dividendos das empresas na bolsa. Existe alguma forma de ter acesso a esses anúncios de forma rápida, mesmo que seja através de sistemas(webservice). Meu objetivo é criar uma aplicação para buscar essas informações para que eu possa comprar as ações e receber os dividendos.

    Reply
    • 20 July 2017 at 16:24
      Permalink

      Isso é fornecido pela própria empresa, tem um App aqui na barra lateral o Stock live que dá pra vc saber quem vai pagar os próximos dividendos.

      Reply
  • 15 June 2017 at 22:27
    Permalink

    Caro VdV,

    Gostaria de saber sobre a repatriação de lucro provenientes de operações day trading na bolsa americana. Como fazer, impostos, essas coisas. Você possui algum post aqui no sitem ou sabe de algum outro website onde eu poderia me informar?

    Reply
    • 15 June 2017 at 22:42
      Permalink

      Olá Gabriel

      Não tem que pagar na hora de trazer o dinheiro, mas na hora que alienou o trade, dá uma lida nesse post pode lhe ajudar, leia os comentários principalmente.

      Reply
  • 13 June 2017 at 16:30
    Permalink

    Alquem saber min informar ?

    Alpargatas S/A, ao preço unitário de R$ 10,72, e as ações ABEV3 PN N1, da Ambev S/A., ao preço unitário de R$ 16,82. No decorrer de 2016, as mencionadas empresas distribuíram aos seus acionistas os seguintes proventos:
    São Paulo Alpargatas S/A: dividendos e juros sobre o capital próprio = R$ 1,7134/ação.
    Ambev S/A: dividendos e juros sobre o capital próprio = R$ 0,42/ ação.
    Você espera que as duas empresas continuarão a distribuir os mesmos valores de dividendos nos próximos dois anos e, do terceiro ano em diante, você estima que os dividendos crescerão 3% a.a. indefinidamente. Supondo que você use somente como critério de decisão o valor intrínseco das ações, qual das duas ações você comprará? Suponha que você exija uma taxa de retorno de 7% a.a. Justifique sua resposta apresentando o cálculo do valor intrínseco de cada uma das duas ações. Ao calcular o valor intrínseco, use o modelo dos dividendos com crescimento.

    Reply
    • 13 June 2017 at 21:49
      Permalink

      Tem um artigo explicando como usar o Ddm. Consulte na barra lateral que tem o link e em seguida um exemplo

      Reply
  • 27 May 2017 at 12:54
    Permalink

    Caro VdV,
    Estou lendo muito do seu material e surge alguns questionamentos. Primeiro, tenho acho muito bom o que tenho lido. Segundo, perguntar não ofende.
    Então, uma pergunta: para quem domicílio fiscal no Brasil e tem a intenção de morar no exterior o investimento em fundos de investimentos internacionais como por exemplo o “FUNDO – GLOBAL INCOME FIC FIM CP IE” do CitiBank. Esse fundo busca geração de renda com investimentos em títulos públicos e privados de Renda Fixa, Real Estate (ativos do mercado imobiliário), ETFs (Fundos Fechados negociados em bolsas), ações e seus derivativos no mercado global. A taxa de administração é 1,5%.
    Outros exemplos poderiam incluir fundos cambias, etc.

    Como você avalia ou avaliou essa questão antes de tomar sua decisão? Qual a sua opinião?

    Reply
    • 27 May 2017 at 14:11
      Permalink

      Edilson

      minha empresa continua funcionando no Brasil por isso não vou solicitar a saída de lá, acompanhe a serie de Meu próprio negocio que vai entender

      sobre os fundos não tenho perfil pra esse tipo de investimento, gosto de gerir minha própria carteira.

      Reply
  • 26 May 2017 at 10:27
    Permalink

    Qual é o software que vc usou para fazer a animação do video “Agora um pouco sobre mim” ?
    Parabéns pelo blog. Pode ter certeza que o seu trabalho ajuda muita gente!

    Reply
    • 26 May 2017 at 10:30
      Permalink

      Agora vc me pegou kkk tem tanto tempo isso que sinceramente não me lembro, nem faço animação foi só uma brincadeira de final de semana

      Reply
  • 3 May 2017 at 13:22
    Permalink

    Olá!
    Tenho U$ 800,00 ( oitocentos dólares ) de saldo na conta do Saxo Bank.
    Com este valor quais seriam as melhores ações Americanas ( EUA ) para comprar?
    J.H.

    Reply
    • 4 May 2017 at 01:01
      Permalink

      Olá JH

      Você pode dar uma lida nesse artigohttp://viverdedividendos.org/os-indicadores-que-uso-para-analisar-empresas/

      Reply
  • 6 April 2017 at 05:28
    Permalink

    Olá, bom dia, amigo

    Tenho uma conta no exterior (EUA) e no ano passado eu fiz saques via cartão de débito e também paguei a fatura do meu cartão de crédito (ambos vinculados a esta conta do exterior, portanto foram operações baseadas nos EUA).

    Gostaria de saber se estes saques estão sujeitos ao cálculo de ganho de capital? (sou brasileiro, residente no Brasil)

    E estes saques estão sujeitos à isenção se ficarem abaixo de R$ 35.000 por mês, ou este limite vale só para alienação de ações no exterior?

    Agradeço seu retorno.

    Atenciosamente,
    Ricardo

    Reply
    • 6 April 2017 at 10:11
      Permalink

      Nunca pesquisei sobre esse assunto, apenas sobre as ações então não sei lhe dizer Ricardo

      o legal seria vc ir na receita e perguntar com eles sobre a sua situação

      mas penso que o problema aí no seu caso não é como vc gastou mas a origem desse dinheiro, como esse dinheiro foi parar lá ? é fruto do seu salario, você tem um imóvel lá e recebeu aluguel, você vendeu ações e mandou para sua conta, então depende muito da origem

      Reply
      • 6 April 2017 at 18:59
        Permalink

        Obrigado pelo seu retorno.

        A origem do dinheiro foi uma transferência que fiz da minha conta no Brasil, cujos recursos foram frutos do trabalho e sempre estiveram declarados no IR.

        Você saberia alguém que eu poderia consultar para este assunto de depósito e saque em conta no exterior?

        Reply
        • 6 April 2017 at 21:30
          Permalink

          tem que chegar lá na receita e perguntar quem é o fiscal de plantão, cada receita tem o seu

          Reply
  • 3 April 2017 at 10:47
    Permalink

    Olá Viver de Dividendos.

    Meu nome é Iago César. Sou farmacêutico e tenho uma drogaria na cidade de Contagem, MG. Eu comprei as suas duas revistas e vi vários vídeos seus. Achei suas idéias muito bacanas e muito bacanas. Você esclareceu muitas idéias sobre investimentos e vida profissional. Muito bacana mesmo seu trabalho. Parabéns.

    Eu antes de eu ser farmacêutico, eu gostava de fazer programação de sites, usar programas em PHP e outras linguagens. Não sou tão especialista na área como você mas isto me deu uma ligação para lhe fazer certa pergunta…

    Eu sempre tive o sonho de viajar de Harley Davidson dentro do Brasil e também outros países. Se deus me permitir, gostaria de fazer uma viajem da Harley Davidson do Brasil até os EUA. Mas infelizmente, o meu negócio me prende muito aqui. Além disto tenho ficado triste de algumas drogarias, da concorrência prostituindo o meu mercado. Neste cenário todo. Eu vi que você em um de seus vídeos mencionou que a área de TI, é mais viável o trabalho a distância. Por isto, eu tenho pensado em investir em alguns projetos do tipo “serviços online pagos”. Tenho uns dois projetos nesta área. Um deles é Controle de finanças bancárias e investimentos.

    Gostaria que você me apontasse corretos caminhos nesta área para eu poder largar aos poucos a necessidade de eu ficar “preso” em meu comércio e poder de fato, viajar.

    Muito obrigado desde já.

    Reply
    • 3 April 2017 at 22:56
      Permalink

      Olá Iago

      Cara se seu propósito é procurar um job que lhe permita trabalhar remoto, desenvolvimento se encaixa como uma luva.

      Agora programar não é uma tarefa nada fácil, se vc não gostar realmente vai ter sérias dificuldades em se destacar no mercado.

      O que eu faria na sua situação é manter meu negócio funcionando e em paralelo começava a tocar esses projetos digitais e a medida que ele forem ganhando peso no orçamento vc vai diminuindo o esforço na farmácia até que os digitais ofereçam uma renda superior a sua atual.

      Reply
      • 7 April 2017 at 09:38
        Permalink

        Outra dúvida que tenho neste caminho. Qual seria o produto digital a oferecer. Eu gostaria de programar um tipo de serviço online. Uma coisa que eu pensei foi elaborar um controlador de finanças. Mas só que 100% online. Via web ou aplicativo. Vi que você mencionou que usa o Banktivity. Como eu não uso MAC, não tenho idéia de como ele trabalha. Minha experiência é com o antigo Microsoft Money. Talvez eu não curta muito produzir conteúdos em PDF pois não é uma venda recorrente (o mesmo cliente compra várias vezes comigo). Eu como farmacêutico já me interessei em produzir conteúdos relacionados a saúde. Soube que o que existe maior demanda é o de emagrecimento.

        Não sei se este projeto é viável sim ou não. Baseado em sua expertise em TI, gostaria que você me desse alguma dica de bons caminhos para seguir meu projeto. Se não este, outro projeto na área de empreendedorismo digital mesmo.

        Se quiser responder isto com maior privacidade, pode me escrever via e-mail: iagocarvalho@gmail.com

        Reply
          • 7 April 2017 at 14:40
            Permalink

            Acabo de assistir seu vídeo. Muito bem explicado esta questão dos custos iniciais. Deu a entender que os custos iniciais está diretamente relacionado ao custo do intelecto de uma equipe de trabalho e horas de trabalho investidas em determinado projeto. Fora que existem vários nichos já explorados ou que precisam ser explorados e o preço a cobrar de seus clientes.

            Comparando atualmente com o meu negócio, digamos que é fácil de montar. Mas o trabalho é muito grande mesmo e impede que eu tenha qualquer horário destinado ao lazer. Nem sábados, domingos e feriados eu fico salvo. A pesar de tudo, eu somente estudei e economizei. Tenho alguns investimentos em imóveis mas gostaria de investir em FII(s). Também gostaria de investir na bolsa dos EUA. Mas no momento, vou fazer isto quando o dólar estiver bem abaixo de R$ 3,00.

            Eu sei que é chato isto. Mas gostaria mesmo assim de construir este projeto de empreendedorismo digital pois gostaria muito de viajar. Fazer o que ficou me contido durante anos quieto em meu canto. Será que você poderia me dar algumas dicas de como identificar bons nichos de mercado? Talvez algo que une o ramo de saúde com empreendedorismo digital.

            Espero um dia te encontrar na vida real, aqui em minas pra comer um pão de queijo comigo.

            Agradecido desde já.
            Iago César.

          • 7 April 2017 at 20:11
            Permalink

            Cara não se desanime com o meu vídeo rsrsrs

            Eh complicado mas não impossível.

            Manda aí sua ideias que agente vai trocando figurinha, tamos aí pra somar junto.

          • 17 April 2017 at 09:21
            Permalink

            Eu vi seus videos sobre o mercado de “softhouses”. Gostaria que você faça um vídeo sobre o mercado de aplicativos. Estou muito curioso de saber sua opinião particular disto.

            Agradecido desde já.

  • 29 March 2017 at 08:21
    Permalink

    Prezado Amigo,

    Descrevo abaixo algumas dúvidas em relação ao imposto de renda, para as quais não encontrei “dicas” no blog:

    “Possuo em conta de corretora de valores no exterior, fundos de investimento em índices (ETF), adquiridos com rendimentos auferidos também no exterior. Ao incluir esses fundos em ‘Bens e Direitos’, gostaria de saber como deverei descrevê-los e se devo lançá-los individualmente pelo valor que tinham em 31/12/2016 (parece a forma correta, já que trata-se de valores flutuantes), ou pelo valor do dia da compra. Pergunto isso porque a quantidade de cotas desses fundos – e seu valor, portanto – sofrerá alterações, pois essas cotas serão vendidas e recompradas ao longo do ano, o que, ao meu ver, impede que eu faça o lançamento pelo valor do dia da compra e o mantenha ‘fixo’, em reais, nas declarações dos próximos anos. Ainda outra questão: de que maneira devo lançar eventuais lucros obtidos na venda de cotas desses fundos? E qual é o valor para a isenção dos lucros, e nesse caso, como deverão ser lançados?”

    Antecipadamente grato,
    Paulo E. Saalfeld

    Reply
    • 30 March 2017 at 00:55
      Permalink

      Olá Paulo
      você precisa de dar uma lida na questão de ganho de capital, veja aqui

      Reply
    • 6 March 2017 at 01:05
      Permalink

      Valeu Mario

      Reply
  • 5 March 2017 at 04:18
    Permalink

    Olá Viver de Dividendos!
    Tudo bem?
    Eu estou iniciando agora a investir nos EUA utilizando a DW e o Remessa Online, porém eu estou com dificuldades de encontrar sites que me mostrem os Reits disponíveis no mercado americano para pesquisar mais sobre eles como área de atuação, e modo de relação com o acionista, como é tomada as decisões e etc…
    Como posso pesquisar mais sobre Reits?

    Grande Abraço

    Reply
    • 5 March 2017 at 12:11
      Permalink

      Olá Felipe

      sobre REIT vc só consegue info olhando no site de cada REIT, la tem uma area que chamam investor que é onde eles publicam os relatorio diferente das ações que temos o Morningstar nos REIT não tem nada do tipo.

      temos a revista aqui também que estamos todo mês falando sobre um novo REIT e uma ação

      Reply
  • 9 February 2017 at 10:38
    Permalink

    Li todos os comentários antigos e confesso que ainda tenho dúvidas.
    Sou brasileiro e resido no Brasil. Com dolares nos Estados Unidos comprei lá 2 mutual funds offshore em 2011 e os vendi em 2017. Em dólares um deu prejuizo de 7,000 dolares e outro deu um lucro de 15,000 dolares. O ganho líquido ficou lá como cash.
    Se eu declarar à Receita brasileira apenas o lucro auferido no segundo fundo (convertido a reais pelo dolar de compra do Banco Central no dia do recebimento) o resultado é pouco maior do que R$ 35.000,00 e preciso declarar, segundo entendo, apenas a diferença.
    Porém se eu, para calcular o lucro a declarar, primeiro converter a reais os dólares da data de compra e de venda e subtrai-los, o lucro resultante em reais existe em ambos os casos e é enorme no caso do segundo fundo.
    Qual o critério certo e onde declarar?
    Obrigado

    Reply
    • 9 February 2017 at 11:28
      Permalink

      Pra te responder vai depender de saber como vc comprou esses fundos. A origem do dinheiro foi em reais ou dólar ?

      Reply
      • 14 February 2017 at 19:19
        Permalink

        A origem do dinheiro perdeu-se no tempo porque está há muito tempo lá fora. A origem inicial foi ganho em dolares. Ao longo do tempo o saldo foi aumentando por algumas transferencias de dólares por via bancária do Brasil.
        No dia da compra dos fundos foram usados unicamente dolares existentes na conta. Obviamente a conta ficou com cash remanescente (onde estão os reais, no cash ou nos fundos? Dificil saber). Não houve nenhuma transferencia de reais ao exterior especificamente para comprar os fundos. Meu entendimento é que a compra foi em dolares e a venda ficou em cash em dólares. Estou errado?

        Reply
        • 15 February 2017 at 08:26
          Permalink

          Só deve ser considerada em dólares se vc comprou la com renda gerada em dólares. Ex um dividendo, salário de uma empresa americana pago em dólares numa conta de lá, aluguel de algum imóvel etc

          Se remeteu dinheiro daqui é real, não importa se nao comprou o fundo direto

          Reply
          • 21 February 2017 at 09:31
            Permalink

            ok, obrigado, valeu. Mas por que entro no GCME2017, lanço o valor a pagar e não tem nenhum comando para emitir um darf, nem diz o código do pagamento para eu emitir um manual? O prazo vencerá nesta semana.

          • 21 February 2017 at 14:09
            Permalink

            Tu deve ter esquecido de preencher algo aí

          • 22 February 2017 at 15:20
            Permalink

            Esqueci mesmo, mas já resolvi. Quero registrar o meu agradecimento pela ajuda que recebi. Este site é espetacular. Parabens.

    • 4 March 2017 at 13:24
      Permalink

      Ola, gostei da publicação. estou começando a pesquisar sobre investimento em ações e tenho uma curiosidade. Como avaliar case de negocio da empresa, seu fosso competitivo e sua governança. desde ja agradeço.

      Reply
  • 24 January 2017 at 00:39
    Permalink

    Olá,

    Gostaria de saber (se possível), o e-mail do site. Gostaria de tratar sobre um assunto “privado”

    Reply
    • 24 January 2017 at 07:40
      Permalink

      Olá Rodrigo

      viverdedividendos arroba gmail com sem o br

      Reply
      • 25 January 2017 at 20:05
        Permalink

        Valeu VdD!

        Mandei a msg. Quando for possível, dê uma olhadinha, por favor.

        Reply
  • 13 January 2017 at 10:16
    Permalink

    VDD, Em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pelo site, ele é muito útil e responde de forma simples, prática e direta as dúvidas sobre dividendos e como investir fora do Brasil.
    Lendo seus “posts”, com foco em manutenção de dinheiro no exterior me deparei com uma dúvida. Você comentou em um deles que seria ilegal manter uma conta no exterior via Banco de Brasil , É isto mesmo ? Poderia esclarecer um pouco mais.

    Obrigado !


    Viver de DividendosPost author
    11 June 2015 at 00:56
    só vale lembrar Gelson que é ilegal ter conta no exterior sendo não residente do país
    tendo residência é sim uma boa opção “

    Reply
    • 13 January 2017 at 11:49
      Permalink

      Olá Efrain

      O pessoal do hsbc me disse que a receita estava pedindo o encerramento de contas fora daqueles que não tenham comprovante de residência lá fora. Me disseram que vc pode abrir e ficar funcionando e nunca ser pego. Mas parece que tem essa restrição por conta do endereço.

      Reply
      • 13 January 2017 at 18:25
        Permalink

        – Tentei pesquisar um pouco mais sobre o tema e e encontrei o texto abaixo no site do banco central:

        ” É possível ter conta em moeda estrangeira no exterior?

        A regulamentação brasileira não alcança o exterior, não sendo possível, por consequência, a existência de norma editada no País regulando a matéria. Assim, a abertura e a manutenção de conta no exterior dependem da regulamentação do país específico. As remessas para constituição de disponibilidade no exterior podem ser realizadas diretamente na rede bancária autorizada a operar em câmbio, observados os princípios de legalidade e de fundamentação econômica das transferências. É permitido às pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no País pagar suas obrigações com o exterior com utilização dessas disponibilidades.

        De se ressaltar que com base no disposto no Decreto-Lei 1.060, de 1969, e na Medida Provisória 2.224, de 2001, as pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no País, assim conceituadas na legislação tributária, estão obrigadas a informar ao Banco Central do Brasil os ativos mantidos no exterior, observados os valores e prazos indicados na regulamentação em vigor. Para outras informações sobre a prestação de declaração ao Banco Central, consulte nossa página em “Câmbio e capitais internacionais > CBE – Capitais brasileiros no exterior”

        http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/contas.asp“;

        – Não sei se interpretei mal, mas me parece que não existe nenhuma restrição na manutenção de contas no exterior, obviamente desde que o dinheiro seja licito e informado/declarado.

        Reply
        • 13 January 2017 at 22:39
          Permalink

          nesse texto não

          pode ser que tenha outro texto vc já checou todos, ou as vezes é isso mesmo e a gerente do HSBC não quiz abrir a conta pra mim por algum motivo e lançou essa

          Reply
    • 16 January 2017 at 18:55
      Permalink

      OI,
      Qual a conta da drive weath, para estar depositando fundos. IBAN E SWIFT
      obrigado.
      Qual O IBAN E SWIFT DA CONTA ADVCASH, PARA DEPOSITAR FUNDOS

      OBRIGADO

      Reply
  • 12 December 2016 at 11:22
    Permalink

    Bom dia
    Qual o orgao americano ou internacional, tipo CVM no Brasil, que regula a Withdraw?
    Atenciosamente
    Antônio Virgilio Mendes

    Reply
    • 12 December 2016 at 13:37
      Permalink

      Penso que seria a IRS

      Reply
    • 12 December 2016 at 03:34
      Permalink

      sim mas no seu blog não tem o meu link ?!!?

      Reply
        • 3 January 2017 at 22:14
          Permalink

          no momento deste seu comentário ainda não está

          verifica aí novamente

          Reply
  • 10 December 2016 at 15:42
    Permalink

    Boa Tarde
    Aplataformama e o atendimento são em português?
    Posso comprar SDY:arcx, DVY:ARCX, e VIG:arcx ?
    Quanto de dividendo paga 100 SDY:arcx, 100 DVY:arcx e 100 VIG:arcx?
    Aceita de deposito e retirada via pay pal?
    A retirada e pelo mesmo maio pelo foi feito o deposito?
    Qual valor mínio para deposito e investimento?

    Atenciosamente
    Antônio Virgilio Mendes

    Reply
    • 10 December 2016 at 20:01
      Permalink

      sim
      se tiver listado em nyse ou nasdaq
      nao sei
      sim
      pode ser qualquer meio
      nao tem

      Reply
  • 9 December 2016 at 10:04
    Permalink

    Viver de Dividendos

    Parabens pelo seu trabalho, tenho certeza que cada vez mais esse seu blog vai crescer, ainda não encontrei um conteúdo bom como o seu na internet falando do mercado de ações lá fora e FIIs. Pela sua experiência é melhor investir em empresas de fora do Brasil pois a longo prazo elas iram valorizar mais ou sua estratégia foi simplesmente por ter decidido morar em outro pais ?

    Reply
    • 9 December 2016 at 12:05
      Permalink

      Olá Rogerio

      Boa pergunta e agente responde ela no próximo áudio do viver de dividendos responde.

      Reply
    • 9 December 2016 at 14:24
      Permalink

      Olá, visualizei seu video com o Victor do grupo jornadadodinheiro, e surgiu a seguinte questão.
      Como avaliar uma empresa estrangeira ? Você mencionou que verifica o FLUXO DE CAIXA DESCONTADO, porém não explicou devido o pouco tempo. Portanto, poderia fazer um video explicando este critério.

      Desde já agradeço,
      Martin

      Reply
      • 9 December 2016 at 19:02
        Permalink

        ola Martin

        dá uma olhada aqui.

        Reply
  • 6 December 2016 at 00:02
    Permalink

    Boa Noite Viver de Dividendos,

    Gostaria de saber se utiliza offshore para investir fora do Brasil? Utilizar offshore é melhor em termo de tributação.
    Você tem algum post falando sobre os melhores países, modelos de empresas? Alguma coisa bem direcionada..
    Obrigado.
    André.

    Reply
    • 14 December 2016 at 05:21
      Permalink

      Não utilizo André e não vejo vantagem assim como vc pensa

      é o seguinte off só tem vantagem se montada em paraíso fiscal, e para fazer remessa de dinheiro pra paraíso fiscal paga-se IR no ato da remessa

      moral da história nao vale a pena pra quem quer dormir bem a noite

      Reply
  • 3 December 2016 at 15:32
    Permalink

    Segue uma dica –

    Usei agora em uma viagem na Espanha e funcionou muito bem. Mas ela não dá bônus por indicação. Apesar que acho que para você o melhor é abrir uma conta num banco de verdade ai na Alemanha, mais seguro que …

    Reply
    • 3 December 2016 at 17:53
      Permalink

      calma Daniel

      vamos falar sobre esse assunto ainda aqui, não da spoiler ainda kkl

      Reply
  • 29 November 2016 at 10:31
    Permalink

    Olá VDD!

    Cara sua empresa trabalha com php? Pergunto pois gostaria de estudar essa linguagem e quem sabe vocês poderiam indicar algum lugar para eu estudar. Na internet há milhares de coisas, fica dificil filtrar rsrs

    Abraços!

    Reply
  • 20 November 2016 at 13:33
    Permalink

    Vc já utilizou Day Trade (Alavancagem) nas ações e FIIs dos Brasil e EUA?

    Reply
    • 20 November 2016 at 14:20
      Permalink

      Não faço Trade. Sou investidor de longo prazo em ações de crescimento de dividendos.

      Reply
      • 9 December 2016 at 09:40
        Permalink

        Bom dia, tem alguma forma de entrar em contato com você? Estou interessado sobre essa forma de investimentos.

        Reply
        • 9 December 2016 at 12:03
          Permalink

          Pode ser por Facebook ou twitter

          Reply
  • 9 November 2016 at 22:56
    Permalink

    Boa noite,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site!!!
    Acabei de investir em ações nos Estados Unidos, através de uma corretora americana, que trabalha com uma carteira bem diversificada de ações. O meu maior problema está sendo, achar uma contabilidade (aqui no Brasil) onde possa fornecer mensalmente o Statement e que faça a contabilidade referente a dividendos, juros ou compra e venda das ações. Eu infelizmente não consigo fazer sozinha, por ser muito complexo. Estou muito preocupada, pois sei que preciso recolher o carnê leão mensal….
    Por favor, Você teria alguma empresa/contabilidade que pudesse me indicar??

    Desde já agradeço sua atenção.

    Abs

    Reply
      • 10 November 2016 at 17:30
        Permalink

        Muito obrigada!!! Vou olhar os artigos….abs

        Reply
  • 22 October 2016 at 15:50
    Permalink

    Descobri o seu site há 1 mês e gostaria de parabeniza-lo pelo seu excelente conteúdo.

    Tenho estudado e administrado meus próprios investimentos há alguns anos, e pretendo começar a operar na NYSE também. Venho lendo compulsivamente o seu site.
    Assim como você, percebi que a bolsa brasileira simplesmente não se aplica a estratégia de value investing, por isso, nunca me empolguei em operar nada diferente de FIIs.

    Sei que o que eu vou sugerir não é muito o foco do seu site, mas um artigo sobre as previsões de correção da bolsa americana seria interessante. Provavelmente será uma boa oportunidade para entrar na bolsa americana a baixos preços. Outro ponto que tenho acompanhado é o mercado de FIIs. Apesar de ter batido seu máximo histórico (iFIX), há uma forte expectativa de valorização dos FII’s, com a queda na selic. Acho que seria um ponto interessante para comentar.

    Como falei, sei que seu foco não é analise macro, no entanto são pontos interessantes de colocar em discussão ou apenas para reflexão.

    Grande abraço, e mais uma vez, parabéns pelo site!

    Reply
    • 22 October 2016 at 18:55
      Permalink

      Olá Will

      Obrigado, bem sobre o momento do mercado eu costumo comentar com o pessoal que sou um investidor de tempo de mercado e não de timing de mercado, dá uma lida nesse artigo que vai entender melhor essa diferença.

      Eu nao partiria pra essa estratégia, dá uma lida nesse artigo e nesse artigo.

      Antes de tentar adivinhar o timing do mercado dá uma olhada em quanto tempo o mercado fica em bear se vc tem propósito de investir no longo prazo não faz o menor sentido ficar esperando isso q vc sugeriu, leia os artigo que te passei e dá uma reavaliada na sua estratégia e reflete na imagem abaixo mostrando o quanto de tempo cada ciclo do mercado durou, quanto tempo durou o bull azul que representa o mercado em subida e quanto tempo durou o bear vermelho que representa o mercado em queda, é marginal o bear e completamente sem noção ficar esperando esses momentos pra entrar na bolsa!

      Reply
  • 12 October 2016 at 16:48
    Permalink

    Gostaria só de fazer um paralelo entre o que o governo brasileiro cobra de impostos sobre o lucro dos bancos públicos e o mesmo referente ao Estados Unidos. E também sobre as grandes fortunas no Brasil e nos USA. Obrigado

    Reply
  • 30 September 2016 at 20:41
    Permalink

    Olá, tudo bem?

    Você comentou em algum post sobre o acordo de não bi-tributação entre os EUA e o Brasil no caso de dividendos. Você poderia, por gentileza, me enviar o link desse acordo para que eu possa avalia-lo?

    Obrigado

    Reply
    • 30 September 2016 at 20:45
      Permalink

      Ola GA

      eu nao comentei que existe o acordo, não sei de onde você leu isso, mas o que sempre disse aqui foi que não existe acordo entre os dois países.

      Reply
  • 29 September 2016 at 14:43
    Permalink

    Cara,

    parabéns pelo seu trabalho!

    Talvez você ja tenha respondido a essas perguntas mas não encontrei…

    Como você avalia os FII’s que compra ?
    Onde posso obter informações para avaliar os FII’s ?
    E onde você aprendeu a avaliar os FII’s ?

    Perdão pelo excesso de perguntas, já faço B&H em ações e agora estou querendo iniciar uma carteira de FII’s, se puder me ajudar!

    Abraço, sucesso!

    Vagner.

    Reply
  • 20 September 2016 at 13:47
    Permalink

    Olá tudo bem.

    Eu estou realizando meu cadastro na DriveWealth, através de seu blog, porém possuo algumas dúvidas com relação à qual plataforma utilizar nos EUA. Será que você pode me ajudar?

    Att

    Thiago

    Reply
    • 20 September 2016 at 14:20
      Permalink

      posso sim basta colocar sua duvida ou se quiser manda pro twitter, instagram ou email do blog

      Reply
      • 21 September 2016 at 10:49
        Permalink

        Então… eu quero poder acompanhar os leilões das ações que ocorrem durante o pregão lá… aqui no Brasil, eu uso o profitchart, que sinaliza no grid de cotações quando algum papel entra em leilão… você conhece alguma plataforma lá que ofereça esse tipo de dado?

        Reply
        • 21 September 2016 at 12:38
          Permalink

          a DriveWealth tem a plataforma profissional, eu nunca cheguei a usar, criei a conta entrei lá mas não sei se tem esse recurso tem que dar uma olhada lá

          Reply
  • 3 September 2016 at 14:58
    Permalink

    Fala meu garoto, muito legal seu blog!

    Gostaria de sugerir 2 posts distintos:

    1- Analise Fundamentalista bem completa de alguma ação americana pelo Morning Star. Vi que tem um vídeo aqui no blog que trata a respeito disso e também tem outro no canal do Victor no YouTube feito por você, mas gostaria de um bem mais completo, englobando vários indicadores além dos que já foram abordados nesses outros 2 videos. Um estudo analisando a empresa profundamente espelhado em como você “viver de dividendos” analisa uma empresa pra compra

    2- O mesmo estudo só que agora para REITS.

    Abs e parabéns pela excelente iniciativa!

    Reply
    • 3 September 2016 at 15:53
      Permalink

      Obrigado Rodrigo !

      bem já temos bastante coisa sobre isso sugiro perder vários finais de semana e acompanhar rsrsrs

      basta acessar a barra lateral em balanço comentado ou aqui se estiver com dificuldade de achar

      Reply
  • 29 August 2016 at 23:37
    Permalink

    VdD meu querido! Qual corretora vc usa pra operar no Brazil?

    E, como uso o dinheiro que quero retirar da DW? Eles depositam pra mim no banco do brasil por exemplo?

    obrigado! Pra quem eu conto o q vc faz aqui nesse blog/ youtube, nao se acredita! Parabens!

    Reply
    • 30 August 2016 at 00:31
      Permalink

      kkk pow valeu pelo apoio que tem dado ao blog é muito importante esse boca a boca

      uso pelo HSBC e sobre a DriveWealth você pode transferir para qualquer conta que esteja com você como titular isso pode ser uma conta nos USA ou aqui no Brasil.

      Reply
  • 23 August 2016 at 16:12
    Permalink

    Olá, VdD.
    Segui suas dicas e abri a conta na corretora DriveWelth que por sinal foi muito simples e sem burocracia. Fiquei com uma dúvida referente a forma de investir nos papeis. Eles não em um HomeBroker onde podemos visualizar as filas de ofertas?
    Só vi que voce procura pelo papel em uma tela com um visual bacana e visualiza o valor atual e diz se quer comprar ou vender e a quantidade. Não me senti muito confortável, parece que me falta algo.
    Voce compra e vende exatamente desta forma?

    Grato e parabéns pelo blog.

    Reply
    • 23 August 2016 at 20:24
      Permalink

      Olá Claudio

      Obrigado por prestigiar o blog com a abertura da conta. Bem parece meio estranho eu mesmo questionei na época o pessoal quando comecei a investir no exterior, sobre isso. Onde tinha a maldita ordens na pedra kkkk

      Inclusive na minha corretora anterior também era assim vc lançava a ordem e não conseguia ver o que tinha lá, alias lá era ainda pior do que aqui na DriveWealth porque não dava nem pra ver o ultimo preço da pedra.

      É que agente está acostumado com o mercado brasileiro que sempre tem um gap de ordem de compra/venda muito grande nos ativos, no mercado americano é sempre bem curtinho esse gap é o mundo inteiro lá imagina milhares de fundos e micro investidores como nós!

      Isso parece ser comum nas corretoras, todas são assim. Mas na DriveWealth dá pra vc ter uma noção porque lá ele mostra o preço de compra e venda mas só mostra o ultimo não mostra a quantidade

      tem uma plataforma deles vc pode se cadastrar lá pra teste é o CQG 1 se cadastra nele só pra vc ver é uma ferramenta mais avançada lá dá pra ver o book de ofertas entre outras coisas mais, porém a ordem lá é bem mais cara.

      relaxa que com o tempo vc nem vai ligar mais pra book de ofertas igual aconteceu comigo, é tudo questão de costume!

      Reply
  • 18 August 2016 at 13:11
    Permalink

    Olá, VdD.
    De volta ao site para finalmente começar a analisar empresas e investir em ações, rsrs! Agora vai!
    Estou relendo os artigos sobre indicadores, mas não sei como analisar bancos. O Bastter diz que só é preciso escolher os três grandes e pronto, já que todos dão lucros. Eu acho isso loucura.
    Tem como me ajudar a encontrar o caminho das pedras?

    Reply
    • 18 August 2016 at 13:32
      Permalink

      Olá Rofel

      o problema dos bancos não é só analisar o balanço deles, se fosse só os resultados do banco tudo bem que seria relativamente simples, mas o maior complicador é que esses bancos tem participações minoritárias e majoritárias em muitas outras empresas e essas empresas tem participações em outras empresas também quer um exemplo

      pega o BBDC que tem participação na CIELO, Odontoprev e a Cielo já tem participação na Cateno e na Merchant & Solutions (uma empresa americana) aí quando vc vai olhar a fundo a coisa vai ficando bem mais complexa, olha aqui nessa imagem pra vc ver o tanto de empresa que tem que se desmembrar

      isso é de 2014 imagina hoje como não está o bradesco kkkk

      vou fazer um post mostrando o que olhar nos bancos acho que vai lhe ajudar!

      Reply
      • 18 August 2016 at 20:58
        Permalink

        Obrigado pelos esclarecimentos! É muita informação, acho melhor deixar bancos por último, kkkk!
        O vídeo da WEG ficou excelente. Aliás, seus balanços comentados são os melhores que encontrei até hoje.
        Refiz os cálculos aqui e estou começando a adquirir confiança para investir em ações.
        Desejo sucesso, seu trabalho aqui deve ajudar muito mais pessoas do que você imagina.

        Reply
  • 26 July 2016 at 09:50
    Permalink

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, muito bom !
    Gostaria de tirar uma dúvida, estava analisando a empresa Fibria, que trabalha com produção de celulose, a mesma esta com uma divida sobre patrimonio de +- 80% , só que a mesma tem pago um valor altíssimo de dividendo.
    A ação estão com valor de 21 reais e está sendo pago um dividendo de 4 reais por ação.
    Gostaria de saber se mesmo com um dividendo tão alto, valeria a pena investir numa empresa nessa situação?
    Ela esta em fase de obras de um projeto que tem previsão para término no final de 2017, no qual esse projeto vai aumentar a produção da empresa. Gostaria de saber sua opinião sobre a empresa, e se seria uma empresa boa de se investir no longo prazo, em questão de dividendos?

    Reply
    • 26 July 2016 at 19:17
      Permalink

      Olá Thiago

      Obrigado. Bem não gosto de empresas de commodities, não sei o seu perfil mas pra investir no longo prazo esse tipo de empresa não se encaixa muito bem.

      Sobre endividamento sugiro dar uma lida nesse artigo http://viverdedividendos.org/como-analisar-a-divida-de-uma-empresa/ já falei sobre esse assunto aqui.

      Fibria tem vários anos com prejuízo. O que te leva a crer que agora não será diferente ?

      Reply
      • 27 July 2016 at 10:28
        Permalink

        Entendi,
        Li esse artigo ontem mesmo !
        O Patrimonio liquido da empresa, pode vir no relatorio descriminado de outra maneira, seria mesma coisa que Valor de Mercado?

        Reply
        • 27 July 2016 at 12:34
          Permalink

          Não PL é diferente de VM

          Olha no site fundamentus lá tem o PL

          Reply
      • 27 July 2016 at 10:34
        Permalink

        E outra duvida, como faço para achar o EBIT, to vendo alguns relatórios de empresas que não é apresentado o Ebit e nem a Despesa de Juros, como faço?

        Reply
        • 27 July 2016 at 12:35
          Permalink

          Ebit vc encontra no fundamentus já a despesa de juros realmente tem algumas que não colocam aí não dá pra calcular.

          Quando não tem eu coloco um ponto negativo pra ele porque isso é sinal de má governança não apresentar o balanço nos padrões corretos.

          Reply
  • 14 July 2016 at 19:42
    Permalink

    Oi Viver de Dividendos,

    O que você acha de complementar o plano de mandar o dinheiro para o exterior com o plano de viver no exterior. Eu nem digo os destinos usuáis como EUA, Canadá e Europa.

    O Brasil está tão ruim que podemos facilmente comparar com outros países subdesenvolvidos e o Brasil ainda assim leva a pior infelizmente. Acredito que países na América Central e alguns do sudeste asiático são melhores para se aposentar no sentido de menos violência (não é primeiro mundo, mas é melhor que o Brasil), melhor custo de vida (incluindo medicina mais em conta), etc.

    Repare que o Brasil NUNCA aparece em nenhuma lista dos 10 países melhores para se aposentar.

    Reply
    • 14 July 2016 at 19:50
      Permalink

      Cara coincidencia ou não estou fazendo um vídeo sobre esse assunto que vou publicar esse final de semana, fica de olho no radar do blog que vai pipocar por aqui.

      Reply
  • 12 July 2016 at 16:38
    Permalink

    boa Tarde ViDi. Ja operei no mercado financeiro mas ultimamente estou um pouco longe. Gostei imensamente do seu blog por mostrar uma visao diferente sobre rentabilidade x crescimento. Gostaria de saber sua opinião sobre o que fazer. Tenho hoje aprox. 550k aplicados em multi-mercados e tenho por objetivo futuro ter uma carteira bacana de dividendos.
    Como deveria proceder, criar a carteira e já iniciar com essas aplicações de uma vez só ou determinar um valor mensal para aporte e ir montando a minha carteira aos poucos?
    Hoje tenho condição de ter aportes mensais porem minha duvida seria sobre o capital ja acumulado.

    Reply
    • 12 July 2016 at 21:31
      Permalink

      Olá Ricardo

      Difícil te dizer o que fazer porque depende muito do objetivo e perfil do investidor. Mas passei ano passado por algo parecido. Tinha XYZ pra investir o que fiz foi diluir isso nos meses e fui somando aos aportes mensais assim vc vai se aprimorando nos conhecimento da bolsa e consegue alocar esse capital de forma mais eficiente.

      A ideia é evitar ficar girando patrimônio.

      Reply
  • 19 June 2016 at 21:24
    Permalink

    Boa tarde! Estou construindo um site sobre investimentos em FIIs e gostaria de saber como faço para divulgar ele aqui

    Reply
    • 19 June 2016 at 23:21
      Permalink

      Olá cpeixejr
      deixa seu endereço aqui que colocaremos na barra lateral

      Reply
  • 14 June 2016 at 04:54
    Permalink

    Bom dia,
    Pretendo comprar ações da Exxon e da IBM pois li que a primeira está preparada para a subida do petróleo e a segunda pois seu novo foco, clouding computing, está indo muito bem.
    Como faço para comprar uns US$5.000,00 de cada empresa aqui do Brasil, sem pagar mensalidades para manter uma conta corrente?
    Não pretendo comprar frequentemente em ações nos EUA pois li que bolsa americana está próxima de um estouro já que faz OITO anos que os juros estão zerados. Quando começarem a subir vai ser uma debanda e a bolha estourará.
    Abraços.

    Reply
    • 15 June 2016 at 07:14
      Permalink

      Olá Joao

      Pare de pensar dessa forma, isso não vai lhe fazer bem.

      Sugiro dar uma lida nesse artigo, nesse e também nesse.

      Reply
    • 24 May 2016 at 20:13
      Permalink

      Em privado por e-mail ou pelo facebook ambos estou ligado todos os dias.

      Reply
  • 3 May 2016 at 19:17
    Permalink

    boa tarde, só não entendi, o por quê, em um dos seus videos no blog, vc esconde o rosto, por que faz isso?

    Reply
    • 3 May 2016 at 19:39
      Permalink

      Olá Cassiano

      eu publico informações pessoal sobre quanto gasto ou recebo em um pais como o Brasil vc realmente acha seguro ficar mostrando a cara nesses casos ?

      Reply
  • 22 April 2016 at 04:44
    Permalink

    Oi,

    Gostaria de saber se você conhece ou já usou o serviço da Transferwise para transferências internacionais (inclusive aparece citado na Drivewealth)?

    Reply
    • 22 April 2016 at 05:36
      Permalink

      Nunca usei.

      Um leitor se não me falha a memória o zippo chegou a iniciar mas não concluiu a transferência

      Reply
  • 11 April 2016 at 19:28
    Permalink

    Amigo, conheci seu blog faz pouco tempo, no entanto, já aprendi bastante com ele.
    Gostaria de te parabenizar pela transparência em relação a sua receita, composição da carteira e rendimentos.Afinal, não é todo mundo que está disposto a mostrar quanto ganha,quanto investe e onde investe, sendo esse, ao meu ver um dos grandes diferencial do site.
    Tenho uma dúvida que é a seguinte: Por que escolher o investimento em ações como estratégia dominante para independência financeira? Tendo em vista o cenário atual, investimento em renda fixa não traria a um ganho maior de capital no curto e médio prazo?
    Peço perdão se a minha dúvida for muito amadora.
    Agradeço o espaço e atenção.

    Reply
    • 11 April 2016 at 19:59
      Permalink

      Ola Cezar

      Primeiro recomendo a leitura do livro do Siegel é fundamental para qualquer investidor, leitura obrigatória. O livro foi escrito respondendo essa sua pergunta.

      Depois dê uma olhada nesse vídeo que fiz sobre RF. Sugiro repensar fortemente seus conceitos de RF.

      Reply
  • 5 April 2016 at 23:47
    Permalink

    VDD, sigo seu trabalho há alguns meses. Seu blog tem facilitado bastante a minha vida. Como já fiquei mal acostumado, gostaria de saber se você pode publicar no blog o modelo de planilha que você usa para controlar seus investimentos (ações e FII’s) Valeu.

    Reply
    • 6 April 2016 at 01:33
      Permalink

      Olá staciarine

      Eu uso o Google finance a planilha que tenho aqui é só pra lançar os dividendos uma linha com o nome do ativo e as colunas com os meses.

      Reply
  • 3 April 2016 at 17:08
    Permalink

    boa tarde! existe algum e-mail que eu possa falar com vocÊ ?

    Abraço

    Reply
    • 3 April 2016 at 17:28
      Permalink

      olá Adriano

      pode falar no viverdedividendos arroba gmail ponto com

      o melhor canal pra me achar é no twitter e/ou facebook

      respondo mais rapido pelo twitter

      Reply
  • 30 March 2016 at 15:13
    Permalink

    heheheh abri a conta na Drive e fiz a transferência, essa semana será a minha primeira compra das ações do titio san!!!!

    Obrigado pelo dicas

    Reply
    • 30 March 2016 at 15:22
      Permalink

      Valeu fogo e sucesso nos investimentos

      Reply
    • 30 March 2016 at 05:42
      Permalink

      olá Tiago

      viverdedividendos arroba gmail com

      Mas a melhor forma de falar comigo é pelo Twitter ou facebook

      Reply
      • 9 July 2016 at 15:01
        Permalink

        Eu gostaria de contribuir pois seu blog ajuda muito. Todavia não uso cartão de crédito e no paypal só tenho o de débito que não me permitiu a contribuição. Voce tem alguma conta ou uma wallet de BTC pra indicar ?

        Reply
        • 9 July 2016 at 15:13
          Permalink

          Estou trabalhando nisso neste exato momento :)

          Reply
        • 9 July 2016 at 15:13
          Permalink

          Mas valeu pela intensão vou colocar daqui a pouco a opção de bitcoin

          Reply
        • 9 July 2016 at 16:04
          Permalink

          adicionei um botão na barra lateral do site com o endereço da carteira

          aprecie sem moderação kkk

          Reply
  • 24 March 2016 at 16:24
    Permalink

    Bom dia, descobri seu blog há alguns dias atrás e estou “viciada” no conteúdo que você disponibiliza! Já investi em ações no passado na bolsa brasileira e tive uma péssima experiência. Estou querendo voltar devagar, mas pretendo investir na bolsa americana, em dólares, que é muito mais seguro que reais rsrs Não vejo a economia brasileira com bons olhos e acho que é muito mais interessante investir a longo prazo na economia americana. Mas resumindo, muito obrigada, continue firme nas postagens, pois está ajudando muita gente!

    Reply
    • 24 March 2016 at 17:23
      Permalink

      Olá Wanessa

      Seja bem vinda e obrigado pela força.

      Reply
  • 21 March 2016 at 19:41
    Permalink

    só para complementar, esqueci de perguntar. as ações nos E.U.A também ficam custodiadas em outro local, correto ? não ficam na corretora.

    Reply
    • 21 March 2016 at 19:42
      Permalink

      nop

      as ações ficam na corretora, por isso é importante vc escolher uma que seja membro da FINRA e SEC isso é a garantia de que estará assegurado sobre qualquer problemas de insolvência na corretora.

      Reply
      • 22 March 2016 at 18:57
        Permalink

        essa Drivewealth é antiga ? sólida ?

        Reply
        • 22 March 2016 at 20:44
          Permalink

          nao faz sentido essa pergunta, como alguém vai saber se uma corretora é solida? corretora tradicionais e de grande nome nos USA já quebraram, isso não faz sentido. Todas são solidas até quebrar essa seria a resposta ideal.

          O q vc precisa de saber é se a corretora é membro da SEC e FINRA isso é a sua garantia nos investimentos ao colocar suas ações lá, o resto só se tiver uma bola de cristal pra saber!

          Reply
  • 20 March 2016 at 20:54
    Permalink

    Boa tarde Rapaz!!! Acabei de abrir a conta nessa corretora DriveWealth! a dúvida é que se eu vou precisar trabalhar somente com ela mesmo ? ela funciona tipo uma XP aqui no Brasil por exemplo ?
    Abraço e parabéns pelo blog.

    Reply
    • 21 March 2016 at 00:30
      Permalink

      Olá Adriano

      Isso aí é uma corretora como a XP, não há necessidade de ter conta em outro local, tudo o que outra corretora oferecer ela vai oferecer também.

      No mais obrigado por apoiar o blog abrindo a conta lá na DriveWealth

      Reply
  • 3 March 2016 at 22:14
    Permalink

    Entendi. Obrigado por responder Viver de Dividendos.

    Reply
  • 3 March 2016 at 22:00
    Permalink

    Oi Viver de Dividendos,

    Tudo bem ?
    Por favor, eu gostaria de saber como você se protege da variação cambial quando envia dinheiro para o exterior ?
    Ou não protege ?

    Obrigado.

    Reply
    • 3 March 2016 at 22:03
      Permalink

      Ola Eduardo

      Vc só se protege se for fazer poucos aportes e de valores elevados, quando se investe no estilo que eu invisto com aportes mensais ou muito regulares vc não precisa de fazer isso porque seu dólar estará sempre na média.

      Reply
  • 20 February 2016 at 05:54
    Permalink

    Fala, Viver de Dividendos! Meus parabéns pelo site! Tem ensinado muitas informações valiosas para o pessoal!

    Sou do site jornadadodinheiro.com e gostaria de saber como podemos conversar sobre uma eventual parceria.

    Abraço!

    Vitor Hernandes

    Reply
    • 20 February 2016 at 19:08
      Permalink

      Olá Vitor

      te mandei um tweet pra mim é a melhor forma de trocarmos ideia dê uma olhada nas mensagens da conta oficial do seu site mandei por lá

      retirei o e-mail pra não ficar aparecendo para spamers

      Reply
      • 20 February 2016 at 19:50
        Permalink

        Valeu, VdD!

        Pelo Twitter, quem interage é o Guilherme, meu sócio.

        Reply
  • 16 February 2016 at 18:11
    Permalink

    Meu amigo, boa tarde.
    Desde já, obrigado por compartilhar sua vida financeira com os leigos como eu. Seu blog é excelente !
    Perdi muito dinheiro no Ibovespa e preciso tomar coragem de investir em Real State nos EUA.
    Mas, sou péssimo em ler em inglês.
    Você pode me dizer qual a taxa de retorno que você consegue nos fundos imobiliários dos EUA ?
    Você os acompanha diariamente ?
    Abraço e mais uma vez, obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
    Sucesso !

    Reply
    • 16 February 2016 at 18:41
      Permalink

      Olá Ericson

      Obrigado. Bem sobre a taxa de retorno leia aqui e aqui. Depois dê uma lida nesse artigo que pode lhe ajudar.

      Reply
    • 16 February 2016 at 01:40
      Permalink

      Olá Valter

      Obrigado pela visita, seu blog foi adicionado

      sucesso nos investimentos!

      Reply
  • 1 February 2016 at 18:33
    Permalink

    Fala Vdd, estou postando esse texto apenas para agradecer por vc ter tomado a iniciativa de compartilhar seu conhecimento. Estou aprendendo muito. Pretendo esse ano ser um colega seu e publicar meus conhecimentos na web tbm.

    E continue seu trabalho, é muito interessante.
    Parabéns

    Reply
    • 2 February 2016 at 13:25
      Permalink

      Olá Felipe

      Valeu pelo apoio e será bem vindo na blogsfera que vc possa logo começar seu projeto também, quanto mais gente tivermos divulgando conteúdo mais forte ficamos.

      Reply
  • 12 January 2016 at 03:45
    Permalink

    Show de bola esse vídeo sobre vc! Estamos firmes do desenvolvimento do nosso blog e adicionamos como o primeiro de nossa lista de favoritos. Abordaremos bastante conteúdo sobre investimentos e, se possível, gostaríamos de fazer parte de sua lista de blogs. Abraço!

    Reply
    • 12 January 2016 at 15:22
      Permalink

      Olá nLnL

      Valeu pela força, está adicionado e sucesso nos investimentos.

      Reply
  • 8 January 2016 at 17:04
    Permalink

    Caro colega. Parabéns pelo site. Qual a sua corretora no Brasil? Grato. Rodrigo Lemos

    Reply
    • 8 January 2016 at 23:23
      Permalink

      Olá Rodrigo

      Obrigado, uso o HSBC mas nem sei como vai ficar depois com o bradesco, ainda vou avaliar se vai ser vantajoso.

      Reply
  • 7 January 2016 at 06:29
    Permalink

    Tenho algumas súvidas, qual o seu e-mail?
    Por favor.

    Reply
    • 8 January 2016 at 00:19
      Permalink

      viverdedividendos arroba gmail com br

      Reply
    • 8 January 2016 at 11:35
      Permalink

      Lucas, tudo bem?
      Estou fazendo um levantamento sobre as dividend aristocrats da Standard & Poors, e estou de queixo caído com a constância dos dividendos. Não tem bolha de subprime, bolha da dot.com, crash de 1987, nada. Que inveja de um país realmente capitalista. E ressalta a teoria de benjamin graham, do Sr. Mercado, um cocainômano bipolar que não tem nada a ver com o mundo real.
      Dá uma olhada:
      http://www.e-cidadania.net/dadivs

      Reply
  • 29 December 2015 at 11:49
    Permalink

    Muito grato pela pronta resposta.
    Continuarei a acompanhar seus artigos.

    Reply
  • 29 December 2015 at 04:39
    Permalink

    Comecei a estudar métodos de avaliação de fundos de investimento imobiliário, há pouco tempo. Até o momento, venho tentando aplicar dois critérios preliminares (Vide abaixo), mas noto que possivelmente estou exigindo demais, pois poucos fundos passam nos testes.

    Observo que ficariam “reprovados” muitos dos FIIs que você aprova. Como aprendiz e admirador de suas postagens, fiquei perturbado. Pediria a gentileza de um comentário seu sobre o tema, caso disponha de tempo para isso.

    Veja os critérios que tento aplicar:

    a) O valor da cotação (site da Bovespa) dividido pelo valor patrimonial da cota (site da CVM) deve resultar num quociente próximo de 1.

    Exemplo A:
    Fundo: EURO11
    Cotação: R$162,50
    Valor Patrimonial da Cota: R$220,86
    Quociente: 0,74 – “Barato”

    b) O valor da cotação deve ser menor que o valor intrínseco, sendo este calculado com base na média dos últimos 12 meses de rendimento, taxa IDKA-Pré 1 ano (site da Abima), alíquota de IR de 17,50% e taxa de prêmio de risco de 10,00%.

    Exemplo B:

    Fundo Analisado: EURO11
    ________________________________________________________________________

    Parâmetros de Análise:
    a) Rendimentos Mensais (em R$) Média dos Últimos 12 meses: R$ 1,45
    b) Preço Atual (em R$) Preço BM&Fbovespa: R$ 160,00
    c) Taxa de Desconto Taxa IDKA-Pré 1 ano: 15,82%
    d) Imposto de Renda Alíquota do Imposto de Renda: 17,50%
    e) Prêmio de Risco Taxa adiconal pelo maior risco: 10,00%

    ………………………………………………………………………………………………………………………………

    Resultados da Análise:
    Yield Mensal do FII Divisão entre Rendimentos e Preço: 0,90%
    Taxa de Desconto Mensal – Final Descontando IR: 1,12%
    Yield Anual do FII Anualizando Taxa Mensal: 11,39%
    Taxa de Desconto – Final Descontando IR: 14,36%

    ………………………………………………………………………………………………………………………………

    Conclusão:
    Cotação/Valor Patr. Cota: 0.74 – BARATO
    Valor Atual (em R$): R$ 160,00
    Valor Intrínseco (em R$): R$ 129,25
    Upside/Downside: -19,22%
    Recomendação: EURO11 – “REPROVADO”.

    Reply
    • 29 December 2015 at 08:03
      Permalink

      sobre precificação é algo bem complexo de se falar através de comentários, estou fazendo aqui no blog uma série de estudo sobre REITs, onde ainda vou falar sobre precificação, apesar de modo geral um pouco diferente dá pra aplicar alguns detalhes aqui nos FIIs brasileiros.

      sobre a precificação vale algumas observações gerais importantes:

      1 – não se faz precificação sem projeções futuras, independente da formula, se só tiver apenas indicadores do passado já pode descartar de cara. Vc precisa entender que primeiro o mercado não trabalha com o passado o preço da ação/cota hoje é baseado nas perspectivas futuras de ganhos, o passado já foi precificado, aí já começa errado não tendo nenhum indicador de projeção futura nos seus cálculos. Por isso acho tão inúteis indicadores como P/L (ações) ou P/VP (FIIs)

      2 – precificação vc não pode considerar efeitos não recorrentes na avaliação, portanto não é correto utilizar dividendo distribuído, porque esse é afetado por não recorrentes.

      3 – em FII ou REIT não se usa Valor Patrimonial para nada, é um péssimo indicador para analise, porque ? porque quem define o VP de um fundo é uma agencia de analise, sério q vc confia em agencia de alguma coisa ?!?!? eu não confio, independente da agencia.

      Então pra mim não tem muita utilidade esse indicador nesse tipo de analise, vc pode usá-lo como uma base bem por alto da avaliação dos imóveis, mas sempre comparando com outros imóveis da região para ter uma base maior, o que acaba sendo muito difícil de conseguir dados de outros imóveis próximos, então acaba sendo inútil. No mais esqueça VP porque ele é um indicador carregado de impressões pessoais da agencia/avaliador, as margens de erro nas avaliações de VP são absurdas, vc nem faz ideia.

      4 – o principal indicador de um FII/reit nem passou perto dessa formula que é o FFO alias melhor ainda seria o AFFO, mas enfim nenhum dos dois estão presentes.

      o modelo que tenho usado nos meus estudos é o de DFC, tem um artigo aqui no blog veja aqui. lá explica das ações mas o modelo é facilmente aplicado em REITs/fiis basta substituir o LPA por FFO/AFFO por cota.

      Por fim o preço é importante na compra de um FII, mas tem outros fatores que devem ser levados em consideração, não adianta comprar barato se está comprando lixo, vc precisa ter uma analise qualitativa do negocio muito mais apurada do que uma analise de preço.

      no mais sucesso nos seus investimentos e espero ter sanado suas dúvidas

      acompanhe que traremos mais artigos sobre o tema.

      Reply
  • 29 December 2015 at 03:29
    Permalink

    Parabéns pelo blog, que é de longe o melhor que já encontrei.
    Estou dando os primeiros passos nos investimentos, e suas postagens me ajudaram muito. Fico-lhe agradecido por isso. Reencontrei aqui muito dos livros que andei lendo sobre investimentos. Excelente trabalho!

    Reply
    • 29 December 2015 at 07:41
      Permalink

      Olá Gerson

      Obrigado pela força. Agente vai juntando um pouquinho de cada autor aqui e ali e assim cada um monta o seu método, mas essas impressões e influencias são inevitáveis.

      Reply
  • 10 December 2015 at 22:15
    Permalink

    Legal o blog!!!! dá os canais para aplicar offshore sendo PF. Remetir mensalmente uns 3k já dá? compensa as taxas / custos / burocracias? Qual banco / corretora? Abç

    Reply
    • 11 December 2015 at 03:01
      Permalink

      Olá Ronaldo

      Não vejo off shore como bons olhos. Primeiro off shore só é viável em paraísos fiscais e existe uma regra na receita que remessas para aparatosos fiscais devem ser tributadas em IR no ato da remessa ou seja vc paga imposto não sobre ganho de capital mas sobre a remessa. Por si só isso já inviabiliza a operação pra mim.

      Reply
  • 1 December 2015 at 18:18
    Permalink

    Meu camarada…. que espetáculo seu site… muito bem elaborado, direto, objetivo e sem rodeios. Meus parabéns. Aproveitando a oportunidade do contato, vi que no dia 14/12 a BBAS3 estipulou como data ex e pagará dividendos de 0,23 no dia 30/12. Minha dúvida é, se eu comprar no dia 13/12 e vender no dia 15/12 eu terei direito a receber os dividendos ou terei que ficar com a ação até o dia 30/12? Grande abraço e mais uma vez parabéns pelo magnífico site.

    Reply
    • 1 December 2015 at 19:01
      Permalink

      Olá Aislan

      Valeu pela força. Vc precisa ficar com a ação até à data ex pra recebe os dividendos.

      Reply
  • 29 November 2015 at 19:03
    Permalink

    O livro do Napoleon Hill ‘A Lei Triunfo’ é realmente muito interessante valeu pela dica postada lá no meu blog!
    Eu estou relendo alguns livros que trabalham a criação de um perfil construtivo em relação a vida, estou tentando ter uma experiência de reavivamento dos meus objetivos e do meu animo para continuar com um comportamento construtivo, estou tentando recarregar as baterias!

    Reply
    • 29 November 2015 at 22:06
      Permalink

      Olá SC

      Napoleon me influenciou muito. Costumo falar que é impossível ler a lei do triunfo e não sair completamente modificado.

      Posso resumir minha vida em antes da lei do triunfo e depois. Quando vc for se aprofundando mais dentro do livro vc vai ver que o master mind que ele cita logo no início é a chave para tudo.

      Reply
  • 13 October 2015 at 05:28
    Permalink

    Oi, tudo bem? Li seu post sobre remessas de dinheiro para o estrangeiro. Tenho uma pergunta: se eu possuo conta no Banco do Brasil no Brasil e no Banco do Brasil em Portugal, eu posso enviar todas as minhas economias do Brasil para Portugal? Pergunto isso porque tenho medo de ter reais no Brasil e o Euro me parece mais seguro, prefiro ter meu dinheiro todo em Euro, assim acho que ele dura mais. Fico agradecido pela resposta. Rafael

    Reply
    • 15 October 2015 at 04:54
      Permalink

      Olá rafabaere

      se tiver ganho de capital com a moeda vc precisa declarar ir sobre isso, se não tiver não tem problema em ter um capital em euro, mandar dinheiro pra fora do país não é crime, crime é mandar sem declarar, declarando tudo certinho não tem problema algum.

      Reply
  • 1 October 2015 at 00:18
    Permalink

    Ola,
    Encontrei o teu blog por acaso e achei bem interessante. Vou procurar acompanha-lo. Tambem aplico parte da minha poupanca na bolsa mas os resultados ultimamente deixaram a desejar. Fiquei com uma duvida nos resultados que vc reporta no blog: em algum ponto do mesmo vc informa os precos de entrada e saida dos ativos em que investiu? E as quantidades de acoes sao reais ou multiplos? Abs

    Reply
    • 1 October 2015 at 03:50
      Permalink

      Olá Joao

      Obrigado pela força, eu só publico os ativos que compro e vendo, não me interessa muito o valor que paguei, aliás é importante apenas para fazer o IR, eu não olho muito pra rentabilidade, de uma olhada aqui e aqui sobre isso. Quanto as quantidades são reais.

      Reply
  • 22 September 2015 at 12:22
    Permalink

    Uma pergunta: é verdade que na nyse existem mecanismos similares às ADR’s que te permitem a declá aplicar em bolsas do mundo todo?
    Grato e parabéns pelo blog.
    Mario

    Reply
    • 23 September 2015 at 03:55
      Permalink

      Olá Mario

      Sim abrindo conta nas bolsas americanas, vc terá acesso as principais empresas do mundo, tanto europeias, asiáticas e até mesmo as brasileiras, a bolsa americana tem parceria com muitas outras bolsas, lá é como um hub centralizador.

      Eu inclusive tenho uma ADR da Roche geralmente as ADR são terminadas em Y e tem 5 letras

      Reply
  • 21 September 2015 at 23:08
    Permalink

    Excelente Blog, muito didático, fácil entendimento, e acessível.
    Também estou querendo iniciar com algum investimento, quero começar com no máximo uns R$ 5.000,00, e investir uns R$ 500,00 por mês até eu pegar o jeito.
    Estou em dúvida em qual corretora me cadastrar, fiz algumas pesquisas mas não estou seguro.
    Vc usa qual corretora.
    Grato
    Ricardo

    Reply
    • 22 September 2015 at 02:28
      Permalink

      Olá Ricardo

      Obrigado pela força, eu uso a just2trade veja aqui como fazer para abrir uma conta lá

      Reply
  • 16 September 2015 at 21:57
    Permalink

    Gostei do blog, tem muita informação interessante, mas p/ novatos como eu, fica difícil saber por onde começar.
    Não sei se vc já postou (não achei aqui) algum tópico sobre investimento em ações para iniciantes, mas seria uma boa ideia.
    Meu foco é geração de renda passiva. Consegui juntar um pouco na poupança e tirei tudo p/ investir em títulos públicos e LCI. Como o objetivo é diversificar, estou buscando informações sobre como investir na bolsa de valores.
    Poderia listar livros, artigos, blogs etc. para novatos?
    Parabéns pelo blog!

    Reply
    • 17 September 2015 at 17:06
      Permalink

      Olá Rofel

      Realmente não tenho muito material para iniciantes, mas talvez alguns tópicos lhe ajudem, como as analises que faço em vídeo das empresas, são geralmente empresas americanas, mas o conceito pode ser aplicado facilmente nas brasileiras, ou mesmo esse tópico onde mostro os indicadores que gosto de olhar nas empresas.

      Agora se quiser algo bem básico mesmo sugiro dar uma olhada no fórum da Bastter o foco dele é mais iniciante mesmo, já aqui no blog vc vai encontrar muito material de nível médio e avançado, o q também da pra um iniciante aproveitar.

      Mas a ideia é esse mesma estude bastante, pesquise que com o conhecimento e experiência vc vai se tornando um bom investidor.

      Só tomar muito cuidado com a internet q tem muita gente num falando coisa com coisa, tem que ter um bom senso critico pra num acabar indo numa vibe errada.

      Reply
  • 10 September 2015 at 19:48
    Permalink

    Parabéns pelo blog.
    Comecei a investir no Tesouro Direto, por achar mais seguro e estou estudando o mercado de ações para criar coragem e investir algum dinheiro na bolsa. Tenho uma dúvida de iniciante, mas gostaria que vc desse sua opinião. Qual a diferença entre optar por operar diretamente pelo banco e operar por corretoras? Alguma é mais vantajosa ou dá na mesma. Falo isso porque quero ter o poder de escolher quais ações comprar e tenho um pouco de receio em ser levado a comprar ações ruins por corretores.

    Reply
    • 10 September 2015 at 20:20
      Permalink

      Olá Rafael

      Obrigado pelo apoio. Basicamente não tem diferença alguma se for operar no Buy&Hold que é esse investimento de longo prazo. Algumas corretores oferecem pacotes para quem faz trade o que pode ser bom para quem tem a intenção de fazer trade, já em bancos vc não encontra isso.

      Se faz o investimento de Longo prazo e dependendo do seu valor acaba sendo vantagem ir pro banco, por exemplo no meu caso pelo valor que tenho investido no hsbc eu não pago nenhum taxa de conta corrente, antes quando investia via corretora além disso tinha o custo de fazer um ted, operando no banco não tem esse custo, e vc consegue transferir o dinheiro da conta corrente pra conta de investimento na hora, enfim tem algumas vantagens e desvantagens em ambos os casos

      Agora tanto em banco quanto em corretora vc vai ter uma enxurrada de informação de gente dizendo pra vc comprar X e vender Y, geralmente são indicações pra trade o que acontece geralmente o pessoal confunde o objetivo das indicações e tenta fazer buy and hold com isso aí certamente vai dar “Ruim” na frente.

      O q vc precisa fazer é ignorar essas indicações, e focar no seu método desenvolver seus critérios de seleção das empresas, veja um exemplo aqui, e com o tempo vc vai aprendendo, agora uma coisa é fato na bolsa vc vai perder dinheiro cedo ou tarde, vc precisa de aprender com isso é renda variável se vc não suporta essa possibilidade então a bolsa não seria um perfil de investimento pra vc, aí nesses casos a melhor opção seria uma RF ou algo do tipo. Lembre-se que quanto maior o ganho maiores serão os seus risco, investir no mercado de ações é um dos investimento mais rentáveis mas é preciso saber o que está fazendo porque senão acaba saindo com bem menos do que entrou.

      Reply
  • 8 September 2015 at 06:33
    Permalink

    Se vc fosse começar a investir com um capital de R$ 1.000,00, qual seria sua opção? Tesouro direto, FII, ações, mercado futuro, opções?

    Reply
    • 8 September 2015 at 16:37
      Permalink

      Olá arlindo

      Eu gosto mai de ações e FIIs mas cada um tem um perfil. Não tente ficar descobrindo qual o melhor do momento que só vai fazer com q vc termine com menos do que começou. Dê uma lida aqui.

      Reply
  • 14 July 2015 at 16:42
    Permalink

    Nunca tinha visto essa postagem. Muito legal.

    Reply
    • 14 July 2015 at 19:15
      Permalink

      Olá MB

      Valeu pela força :)

      Reply
  • 24 June 2015 at 15:52
    Permalink

    História da maioria dos investidores. Parabéns te conheci no bastter.

    Reply
    • 24 June 2015 at 15:59
      Permalink

      Olá ariel. Valeu pela força

      Reply
  • 22 May 2015 at 05:43
    Permalink

    Caro Viver de Dividendos, com a possível iminente saída do HSBC do Brasil, você já pensou que outro banco vai usar para transferir recursos para o exterior? Pergunto porque tenho planos de investir no exterior, assim como você já faz, mas as taxas cobradas pelos bancos para enviar dinheiro para fora me deixam com os dois pés atrás. A minha primeira opção era o HSBC, mas com a notícia da saída do banco do país, conforme divulgado na mídia, fiquei sem alternativa. Que banco você utilizaria como segunda opção? Se puder responder, agradeço a atenção. Parabéns pelo blog, tem conteúdo de primeira qualidade que só encontrei aqui.

    Reply
    • 22 May 2015 at 14:07
      Permalink

      Olá Guilherme

      Realmente eu ainda não sei o que vou fazer. Estou esperando pra ver qual o banco vai comprar o HSBC não sendo o Santander eu provavelmente vou continuar com a conta porque tanto o Bradesco quanto o Itau isentam os clientes de tarifa pra investidores com mais de 100k no banco.

      Agora para remessa internacionais não dá pra fazer por nenhum desses bancões pelo custo ser bem elevado, provavelmente devo partir para um agente de cambio.

      Reply
      • 22 May 2015 at 15:52
        Permalink

        Obrigado pela resposta e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

        Reply
      • 10 June 2015 at 22:32
        Permalink

        Para quem tem conta no Banco do Brasil, a melhor saída é abrir uma conta no Banco do Brasil da Americas. Remessas são 100% gratuitas, pagando-se apenas o IOF.

        Reply
        • 11 June 2015 at 00:56
          Permalink

          só vale lembrar Gelson que é ilegal ter conta no exterior sendo não residente do país

          tendo residência é sim uma boa opção

          Reply
  • 19 May 2015 at 17:07
    Permalink

    Bom dia. Acompanho sempre seu blog e acho muito interessante. Gostaria de saber se você utiliza uma planilha ou programa para fazer controle de seus gastos x despesas. Pode disponibilizá-la? Obrigado.

    Reply
    • 19 May 2015 at 17:29
      Permalink

      Olá clubedos15

      eu uso o ynab que é um programa pra controle de finanças pessoais

      Reply
    • 14 May 2015 at 16:56
      Permalink

      Excelente link um gráfico vale mais que mil palavras e acaba com essa comparação idiota de RF x Ações

      Reply
  • 14 May 2015 at 03:07
    Permalink

    amigo …vou ser breve…..parabéns pela criação deste site …..relatos seus……..me fazem pensar….o quanto já pensei e estudei a respeito…….escrevo emocionado pois….meu pai que já se foi ( mas está sempre ao meu lado ) sempre acreditou neste mercado de ações e eu graças sendo seu herdeiro peguei o gosto pela coisa ( e deu vários exemplo na prática como é possível a coisa funcionar….isso claro estamos falando de brazil…………época de amador aguiar e coisas desta fase ascendente……..novamente parabéns……..!!!! )…big hug.

    Reply
    • 14 May 2015 at 09:10
      Permalink

      Olá Borges

      Bacana sua historia, comprar ações na época de Amador Aguiar devia ser mega difícil se agora com todo esse universo de informações e dados já é complexo imagina no passado quando as informações eram escassas.

      No mais sucesso nos investimentos

      Reply
    • 9 May 2015 at 19:41
      Permalink

      Na verdade eu esqueci de comentar os que não aprendem nem com os próprios erros e não são poucos.

      Reply
  • 19 April 2015 at 17:15
    Permalink

    Olá.
    Bacana sua história.
    Estou à minha maneira indo por este caminho, buscando rendimentos de dividendos e reinvesti – os. Sou contador, empresário na área contábil, e buscando fazer do meu negócio principal a fonte de recursos para o crescimento da carteira de uma forma mais consistente. Vou acompanhar o seu blog mais de perto e parabéns pela iniciativa

    Reply
    • 19 April 2015 at 19:32
      Permalink

      Olá Nilton

      O ideal é isso mesmo focar no crescimento da fonte de renda principal que ela vai alavancando os aportes para aumentar a carteira. Obrigado pelo apoio e sucesso nos investimentos.

      Reply
  • 8 April 2015 at 20:52
    Permalink

    Hey Viver de Dividendos,

    Parabéns pelo blog! Entrei para a “blogosfera” a pouco. Se puder colocar o link do meu blog fico agradecido.

    Abraços

    Reply
    • 9 April 2015 at 19:21
      Permalink

      Te adicionei.

      Sucesso nos investimentos.

      Reply
  • 18 March 2015 at 22:57
    Permalink

    Wow como voce consegue ser dono de uma empresa e postar tanta coisa sobre analises de empresas em tao pouco tempo?!? Como voce arranja tempo pra analisar esse monte de empresas? Voce consulta algum site pra baixar os dados de empresas americanas? E brasileiras?

    Valeu! rssss

    Reply
    • 20 March 2015 at 02:23
      Permalink

      @Andre

      é complicado mas tempo é dinheiro e se você não sabe gerencia-lo acaba perdendo, o que faço e tentar otimizar o meu dia ao máximo utilizando técnicas como GTD, Pomodoro etcs e evito gastar tempo com frivolidades como assistir TV e dormir

      queria poder me dedicar mais aos meus estudos sobre o mercado mas o problema que minha empresa é de TI então tenho que ficar sempre atualizado sobre o mercado pois tudo muda muito rápido e se você não estiver atento fica ultrapassado tecnologicamente, mas faz parte todo setor tem seus ônus e bônus

      no mais sobre os sites basicamente no exterior uso o morning star e google finance, no brasil site da bovespa

      Reply
        • 25 June 2015 at 14:34
          Permalink

          sim ja usei algumas vezes o SK mas lá tem muita noticia o que acaba me confundindo de tanta informação kkk.

          Reply
  • 4 March 2015 at 17:48
    Permalink

    Parabéns pelo Blog, achei o formato interessante, limpo e objetivo.

    Acredito que entendi a maior parte do que postou, mas sou bastante ignorante no assunto então algumas coisas ficam um pouco obscuras.

    Fiquei com uma dúvida que não sei se tem uma resposta direta, é o seguinte:

    Em sua estratégia você tem um objetivo de rendimento anual sobre o investimento realizado ou visa simplesmente um acumulo de dividendos independente do valor investido?

    Não sei se fui claro, na prática pergunto se ao investir 100 mil reais por exemplo, tem um objetivo de um retorno de X% ao ano sobre esse valor de 100 mil reais ou simplesmente pensa em adquirir ativos que hoje possam gerar um retorno de por exemplo 2-3% sobre o valor investido mas que historicamente isso tende à crescer e no futuro represente percentualmente mais do que hoje?

    Estou montando minha estratégia de investimento e minha principal dúvida é responder a pergunta:

    Quanto preciso juntar para ter uma receita “x” anualmente de dividendos?

    Reply
    • 6 March 2015 at 17:14
      Permalink

      Olá Leandro

      Seja bem vindo e obrigado pelo apoio.

      Pra começo de conversa não existe uma resposta precisa para essa sua pergunta simplesmente porque investir em ações é renda variável e renda variável vai variar rsrsrs vai ter época q vc vai ter investido 1x que vai lhe render 2x e vai ter época que esse 1x vai render 1/2x então não tem como lhe responder isso, vc precisa entender primeiro o tipo de investimento que você está entrando.

      Sobre os meus investimento eu quero acumular empresas boas e empresas de crescimento de dividendos, claro eventualmente eu faço um ou outro trade de valor para alavancar meu capital e comprar algo que eu almejo, mas no longo prazo o foco é adquirir empresas solidas e que me garantam um fluxo de caixa crescente e confiável, isso é algo que eu mais gosto em investir em empresas de crescimento de dividendos, pois os preços das ações podem subir ou cair e não é possível prevê-lo ou realmente dar uma boa razão para explicar porque isso ocorre, mas o dividendos de uma boa empresa vêem como um relógio o que acaba nos limitando de fazermos algo estupido ou emocional ante a variação do valor das ações, por isso eu disse no começo esqueça essa história de quero comprar essa ação porque pretendo ter x% de retorno e busque comprar boas empresas, até porque no inicio da sua construção de patrimônio pouco vai importar o preço que você pagou pela empresa.

      Reply
  • 4 February 2015 at 00:46
    Permalink

    Olá,

    Estou adorando o seu blog sobre como investir em ações com foco em dividendos!

    To impressionado com sua história, porque eu sempre gostei de investir em ações, trabalho em empresa, e mesmo chegando em casa a noite, o tempo pra estudar é pouco… quero muito chegar na independência financeira, e tenho uma pequena carteira de ações, mas o tempo pra estudar é que pega.

    Como você consegue aprender tanta coisa em tao pouco tempo, você consegue estudar em casa?

    Tem algum site ou alguns livros que você possa indicar pra quem quer aprender a investir em ações com foco em dividendos? Eu já estudei bastante o Ben Graham, Warren Buffet, Soros e o Lynch, mas queria muito algumas dicas de bons livros e sites com conhecimentos que ajudam a gente a pensar por si próprio!

    Parabens pela sua história!! Sucesso pra nós!

    Reply
    • 4 February 2015 at 18:01
      Permalink

      Olá Rafael

      Obrigado pelo apoio. Não se preocupe em aprender tudo de uma vez, vai aos poucos até porque a curva da aprendizagem no mercado de ações é longa, quanto mais tempo se passa, mais vc percebe que não sabe nada rsrsrs.

      Pra começar a melhor forma de aprender é lendo os resultados das empresas, leia os relatórios de resultados e principalmente escute todas as teleconferências. Começa agora que está saindo novos balanços, esqueça o passado se vc estiver com pouco tempo e parta daqui pra frente e determine 1 analise por semana a medida que as empresas da sua carteira forem publicando os balanços, acho que já é mais do que suficiente. Com esse tipo de estudo além de conhecer a fundo a empresa você vai se aprofundando no mercado.

      Sobre os livros eu postei uma listagem nesse post, olhe nos comentários. Alguns livros vão te dar uma base agora se quiser aprender analisar empresas de verdade é debruçar sobre os balanços.

      Não estou dizendo que será fácil, até porque se fosse todo mundo estava investindo em ações, mas exige uma certa disciplina e força de vontade.

      No mais sucesso nos seus investimentos.

      Reply
  • 31 January 2015 at 18:51
    Permalink

    Muito legal ,sobre o DPA, mas precisa fazer uma lista com empresas da BOVESPA!!!!!
    Queremos investir em empresas brasileiras, investir no Brasil, apesar de tanta corrupçao
    e roubalheira,ainda acreditamos na Força do BRASIL!!!!

    Reply
    • 1 February 2015 at 02:51
      Permalink

      Olá Kilder F Furgeri

      Já existe sites focados em empresas brasileiras que fornecem essas informações. A ideia aqui é apenas didática não no sentido de fornecer um serviço por isso ficaria impossível me comprometer em fazer um levantamento maior do que das empresas que eu tenho na carteira.

      Mas recomendo visitar o Fundamentus e principalmente o Bastter que parece ser o mais completo no momento, devem ter outros do gênero que trazem balanços das empresas mas eu desconheço então fica a dica desses dois que são muito bons.

      tenho empresas do Brasil só clicar ali na minha carteira que vai ver que a maioria do meu dinheiro está aqui, algo em torno de 70%

      também acredito no mercado brasileiro, independente dos nossos problemas também temos qualidades

      Reply
  • 23 January 2015 at 21:39
    Permalink

    Meus Parabéns pelas suas conquistas e pelo Blog!

    Eu estou começando este ano com meus investimentos e gostaria de saber como exatamente você consulta os resultados e vê os prospectos de cada fundo ou ação? Além disso, de que forma você obtém conhecimentos para saber da existência daqueles fundos ou ações? Para mim, são várias siglas e eu não consigo liga a empresa à ação… E também não sei de onde tirar as informações para realizar as comparações entra empresas e fundos, as quais você explicou excepcionalmente bem!

    Agradeço desde já!

    Reply
    • 24 January 2015 at 01:28
      Permalink

      Olá Pedro Burle

      Quando é ações da NYSE pego na Morningstar se for ação BR pego na própria BVMF

      Para pegar informações sobre o case de negócio da companhia eu olho o site de RI da empresa.

      Para pegar dados do setor costumo olhar informações no Google Finance

      acho que é isso :)

      Reply
  • 5 December 2014 at 02:00
    Permalink

    Parabéns pela perseverança!

    Será que você consegue resumir para um total leigo no assunto, como eu ingresso neste tipo de investimento? Nunca tive contato com o mercado de ações e lendo tudo que relata no teu blog, que está de parabéns, me bateu um sino. Se possível poderíamos trocar uns emails e eu dar um depoimento de um iniciante com seus ensinamentos. :)

    Obrigado por compartilhar tudo isso!

    Reply
    • 5 December 2014 at 05:53
      Permalink

      Vc precisa de estudar o mercado como um todo, tem um material interessante pela blogosfera.

      Pode postar aqui a sua dúvida. Vc precisa ser mais especifico pra poder te ajudar.

      Reply
  • 28 November 2014 at 01:07
    Permalink

    Muito legal seu blog.

    Gostei de conhecer e tentarei acompanha-lo.

    Valeu por compartilhar seu conteúdo.

    Reply
    • 28 November 2014 at 07:23
      Permalink

      Obrigado pelo apoio.

      Reply
  • 21 October 2014 at 16:26
    Permalink

    E quanto REITs, você cogita de investir lá?

    Reply
    • 22 October 2014 at 13:12
      Permalink

      Ainda não parei para estudar sobre o assunto, sei que tem opções interessantes por lá como o American Realty Capital Properties Inc. (ARCP): https://www.nyse.com/quote/XNAS:ARCP

      Mas FIIs são totalmente diferentes de empresas e é preciso de um know how a mais, como minha carteira de FIIs no Brasil ainda é muito recente eu estou esperando para com o tempo aprender e sentir um pouco mais sobre esse mercado para só depois arriscar algum tiro lá fora.

      Enquanto isso eu vou comprando mais alguns livros para aprender um pouco mais sobre o assunto de forma mais profunda.

      Reply
  • 16 October 2014 at 23:10
    Permalink

    Parabéns pelo blog! Ótimos textos!
    Bom minha história é parecida com a sua diferenciando que terminei a faculdade de TI e trabalho na área como empregado (adm de redes, porém mais para um severino..rs).
    Quanto aos investimentos também sofri do mesmo mal que você (acredito que muitos no começo sofram) e hoje também estou nessa linha de raciocínio (aumentar patrimônio através de aportes mensais).
    Gostaria de te fazer uma pergunta? Compensa investir em ações nos USA com pouca grana (R$2000,00+-)?

    Reply
    • 17 October 2014 at 05:26
      Permalink

      Olá Marco França,

      Obrigado! Qual cara de TI o pessoal não vê como severino kkkkk

      Eu tenho feito uma média de R$ 2.200,00 por mês em aportes nos USA acho que é um valor legal, agora não tem valor mínimo mas tudo vai depender da taxa de remessa ao exterior e spread de dólar que você vai pagar de forma que não comprometa um percentual considerável do investimento mensal com taxas.

      Agora uma alternativa seria juntar alguns meses, no começo eu pagava uma taxa maior então eu juntava uns meses e só mandava ordem de remessa quando juntasse R$ 10k

      Mas de modo geral não vejo uma regra o importante acima de tudo é manter a disciplina de fazer aportes regulares.

      Reply
      • 17 October 2014 at 18:02
        Permalink

        É TI é complicado, mas tudo bem! kkk

        Uma pergunta, porque investir nos USA? Quais foram as vantagens que fez você escolher?

        Muito obrigado pela ajuda!

        Reply
        • 19 October 2014 at 11:52
          Permalink

          O movimento começou quando passei a perceber que os lucros das empresas aqui no Brasil estavam minguando e boa parte disso causado pela forte intervenção do governo que ao invés de melhorar a situação só cria barreiras e dificuldades para os empresários e investidores.

          Diante desse cenário eu comecei a cogitar a montar minha carteira em uma outra economia. Eu sei que não tem como fugir de governo em lugar algum do mundo, se eles quiserem ferrar com tudo eles irão fazer, mas historicamente um dos países com menos intervenção é o USA.

          Um outro atrativo de se investir em NYSE é que você consegue comprar ação de qualquer empresa grande, seja ela americana ou não. Todas as grandes empresas do mundo estão listadas lá, veja que até mesmo nossas principais Blue Chips tem listagem na bolsa de New York.

          Além é claro de diversificar ainda mais os investimentos. Geralmente quando os mercados desenvolvidos sobe os emergentes caem e vise versa, não é bem uma regra nem formula mas tem sido assim nos últimos tempos. Pra quem pretende no futuro utilizar esses investimentos para compor a renda não pode se dar o luxo de ficar anos em uma economia em recessão/estagnada.

          Reply
          • 20 October 2014 at 18:42
            Permalink

            Obrigado pela atenção!

  • 10 September 2014 at 22:33
    Permalink

    I read a lot of interesting content here. Probably you spend a lot of time writing, i
    know how to save you a lot of work, there is an online tool that creates unique,
    SEO friendly posts in seconds, just search in google –
    laranitas free content source

    Reply
  • 4 September 2014 at 07:16
    Permalink

    Olá!

    Poderia fornecer email ou outra forma de comunicação menos pública?
    Gostaria de sanar algumas dúvidas.

    Desde já grato!

    Reply
    • 4 September 2014 at 08:42
      Permalink

      E-mail é o mesmo do google plus, mas eu prefiro que vc me contacte in private pelo facebook ou google plus nessa coluna lateral do site.

      Reply
  • 4 September 2014 at 01:21
    Permalink

    Muito bom seu blog, estou com umas duvidas sobre a remessa por corretora de cambio para corretora estrangeira. Tem como voce me passar seu contato, por email, para tirar umas duvidas…vi algumas corretoras com spread e custos bem baixos que acho que vai gostar.
    Grande abraço

    Reply
  • 12 July 2014 at 16:56
    Permalink

    Somos sobreviventes, rs. Também sou micro empresário de TI. Histórias parecidas…

    Reply
    • 12 July 2014 at 20:25
      Permalink

      Que bom saber kkkk…

      Esse nosso mercado é disputado, concorrido e bem agressivo mas é muito gratificante, eu particularmente amo o que faço e acredito que o ser humano só se realiza na vida através do trabalho. Vamos que vamos sobrevivendo…

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *