Três fases de uma empresa na bolsa

4
233

Todas empresas na bolsa possuem um ciclo de vida. Você verá basicamente três fases dentro de empresas na bolsa de crescimento de dividendos: crescimento inicial, maturidade e declínio. Entender essas três etapas e saber idêntifica-las em uma empresa de crescimento de dividendos é fundamental para que evite muitos problemas durante a construção da sua carteira.

A fase inicial de crescimento dos dividendos os primeiros pagamentos são baixos em proporção aos ganhos. A empresa geralmente distribui um baixo Payout o que leva a ter pequenos rendimentos de Yields no início.

A pequena distribuição, no entanto, cria um ambiente que permite a empresa levantar os dividendos acima das taxas médias de crescimento até atingir o pico sustentável do Payout.

É fácil identificar quando uma empresa está distribuindo um dividendo que não se sustenta no longo prazo. Olha-se o crescimento das suas receitas e veja o quanto ela tem crescido dos dividendos.

Vamos pegar o exemplo da Visa – V ela começou a pagar dividendos em 2008, eles pagaram um dividendo anual de 10 centavos por ação. Em comparação com o LPA que em 2009 foi de 1,29 daria um rendimento de 0,64% na época. A empresa paga hoje $0,96 sobre um LPA de $4,84 isso permite que a empresa cresça os dividendos a uma taxa de dois dígitos pela próxima década.

Depois que a empresa iniciou sua politica de dividendos e pagou as distribuições por vários anos, chega uma hora que ela atinge seu alvo de Payout. Desse momento pra frente, a ascensão das distribuições da empresa é limitada pela sua capacidade de crescimento das receitas e lucros.

Antes de prosseguirmos, vale ressaltar que só porque algumas empresas na bolsa tem uma politica madura de dividendos, não significa que não está crescendo. Existem dezenas de empresas consideradas como reis dos dividendos, consulte uma lista completa aqui, que estão crescendo os ganhos nos seus negócios e distribuindo em forma de dividendos pilhas crescentes de fluxo de caixa em excesso aos acionistas.

Empresas que chegam nessa maturidade de crescimento dos dividendos, tendem a estabelecer-se na sua industria chave e geralmente veremos um ou dois nichos de negócios específicos em seu case. É muito comum elas diversificarem sua receitas em outros ramos, buscar novas formas de crescimento.

Um exemplo de empresas maduras, podemos citar a própria Colgate Palmolive, falei sobre ela no post de dividendos dessa semana. A Colgate vem crescendo os dividendos por 55 anos consecutivos. A empresa está pagando um dividendo de $1,69 sobre um LPA de $2,68.

Por fim, temos as empresas em declínios, essas empresas muitas vezes se vêem na situação de ter que cortar ou congelar os dividendos a fim de preservar o dinheiro.

Durante a crise de 2008 vimos diversas empresas que tiveram que cortar os dividendos para economizar caixa. As vezes a empresa corta os dividendos e vai a falência como foi o caso do Lehman Brothers, enquanto outros, como General Electric – GE ou Pfizer – PFE apenas continuará má. Em geral, empresas em fase de declínio podem facilmente voltar à fase inicial da sua maturidade, um vez que seu negócio continuará a girar.

Então porque é importante conhecer essas fases ?

É importante se você planeja Viver de Dividendos na sua aposentadoria. Em geral, as empresas que tendem a aumentar de forma mais agressiva os dividendos, elevando-os acima da suas taxas de crescimento de lucros, podem fazê-los até que suas taxas de Payout cheguem a níveis razoáveis.

Enquanto essas empresas tem um crescimento médio moderado de seus dividendos, seus yields são geralmente baixos, mas fique atento pois o crescimento dos dividendos não são necessariamente um reflexo dos crescimentos dos lucros.

Depois disso terão que limitar o crescimento de seus dividendos ao crescimento da receita da empresa. Em geral, tendem a adquirir empresas ou entrar em novos ramos quando chegam no estágio de maturidade nos crescimentos de dividendos.

Montar carteira com Fase 1 ou Fase 2?

Não precisamos nem de cogitar uma carteira com fase 3 porque ninguém quer esse tipo de empresa no portfólio. Eu daqui já consigo escutar o cérebro de muitos leitores pensando: Eu vou montar uma carteira só com ações em fase 1. E outros: Eu vou montar uma carteira só com ações em fase2.

Como eu sei que as pessoas tem dificuldade em entender o que significa: buscar equilíbrio. Resolvi responder se seria melhor montar um carteira com Fase1 ou Fase2 ?

Procure equilibrar as duas classes de ações na sua carteira. 

Normalmente as pessoas tendem a ser polarizadas, especialmente os brasileiros que são mestre nisso, e eu me incluo. Apesar dessa nossa tendência, devemos analisar buscando um equilíbrio entre os dois universos.

Por isso no Ex-Dividend nos temos uma carteira de Blue Chips e outra de Small Caps para você poder combinar essas duas classes de ativos.

4 COMMENTS

  1. Eu tenho Ambev até hj esperando que ela resolva aumentar o yeld dela hahaha. Empresa excelente mas que não sei até onde pode crescer mais, achava que já poderiam tornar uma pagadora de dividendos, já que se mostrou madura, resiliente e etc

    • ola DfL

      mas a Ambev não é uma empresa de crescimento de dividendos.

      veja que existe uma variação grande na sua distribuição, tem vez que sobe tem vez que desce

      não colocaria a Ambev nesse mesmo balaio das empresas que eu cito nesse artigo porque aqui me refiro a empresa de crescimento de dividendos.

      talvez por isso vc não tenha visto esse movimento neles, porque nunca se propuseram a crescer dividendos.

  2. Viver, aprecio o conteúdo que você gera. Mas gostaria de colocar uma pergunta aqui que está fora do tema desta postagem.
    Tenho interesse em também fazer um blog de investimentos, sobre Buy and Hold. Onde também irei colocar artigos sobre este tema e até mesmo vivências que tive em minha vida de investimentos no âmbito de me torar sócio de empresas que possuem e geram valor e as manter enquanto tiverem valor.
    Minha dúvida é: caso eu registre um domínio no godaddy, o wordpress consegue adotar este domínio? Com este domínio registrado no godaddy, através do wordpress, consigo ter um email com este @dominio registrado?
    Eu tenho mais duvidas sobre o wordpress neste universo de blogs de finanças e investimentos. Caso você possa me passar algum contato mais direto seu para que possamos trocar ideias eu apreciaria!
    Abraço e parabéns pelo trabalho! Inclusive o novo Blog sobre temas do Cristianismo.
    Felipe.

    • ola FT

      rapaz eu não sou a melhor pessoa pra te orientar sobre isso, acho que o Uo manja mais disso, procura ele no twitter ele sempre tá ativo lá, trocamos mensagem direto.

      mas eu acredito que sim daria pra vc fazer, só teria que direcionar o dns do domínio para o WordPress e os dns de mx para um servidor de email, acho que o GoDaddy fornece servidor de e-mail, é pequeno mas tem.

      mas acho que pra blog não precisa de email personalizado, pelo menos não no Start, só direcionando pro wordpress já resolveria

      no entanto, eu não recomendaria fazer pelo wordpress.com e sim instalar uma instancia do wordpress.org no seu servidor, é um pouco mais complexo e complicado de fazer mas vai te dar mais liberdade, porém como vc está começando acho q o wp.com te resolveria mais fácil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here