Fui tentar comprar um concorrente e olha no que deu #MN26

4
395

Mais um vídeo da série Meu Negócio onde falo da nova tentativa de fusão com um concorrente. Ano passado na minha viagem ao Brasil tentei adquiri um concorrente de uma cidade próxima, a coisa acabou não avançando. Esse ano retornamos para buscar uma nova oportunidade de expansão nos negócios.

Dessa vez encontramos um concorrente na mesma cidade, uma empresa de porte menor, e um case bem mais simples de integrar. Pensamos será que vale o risco?

Vamos descobrir parte dessa resposta nesse vídeo e a coisa continua em outros episódio, se você curte essa série, se liga no nosso canal porque vamos publicar novidades dessa e de outras frentes de ataques que estamos fazendo.

#MN26 – Primeira reunião para a aquisição!

Sim, eu sei que o vídeo está com o áudio ruim. Gravei no improviso, mas ou era isso ou não saia vídeo. Na dúvida resolvi atender aqueles que não se importam muito com a cosmética e preferem focar no conteúdo. Se você se enquadra nesse perfil esse vídeo é para você!

Entenda o que é a série “Meu negócio”

Para aqueles que não conhecem a série “Meu negócio”: Tenho uma empresa de desenvolvimento de software, no qual comercializo um software para o pequeno varejo, entenda aqui como funciona o mercado de desenvolvimento de software.

Pouco depois do meado de 2016 entrei em contato com o meu principal concorrente na intenção de comprar o controle da sua empresa, veja aqui nesse vídeo. Durante a negociação acabamos fazendo uma fusão das duas empresas, veja aqui nesse vídeo mais detalhes sobre isso, com a intenção de montarmos uma empresa mais lucrativa e produtiva.

Com os acordos fechados, começamos o processo de reestruturação completa da empresa,  durante todas essas etapas estou fazendo vídeos e documentando tudo o que está ocorrendo. A intenção é servir de inspiração para outros que desejam entrar no mundo dos negócios e norte para aqueles empreendedores que já estão no meio da caminhada.

Geralmente você já deve ter lido uma serie de livros de empresários, falando como construíram suas empresas, como as tornaram tão lucrativas, você devia assim como eu ficar se perguntando, legal entendi a mensagem, mas na pratica como fazer… isso não vem escrito nesses grandes best-sellers. Aqui você poderá acompanhar todo esse processo rumo ao crescimento bem de perto, e ver na pratica como isso tudo funciona. Tudo aqui falado é real e ocorreu exatamente da maneira descrita.

Claro que teremos momentos que não acertaremos, vai ter hora que precisaremos corrigir o curso do navio. Tanto os bons quanto os maus momentos serão aqui compartilhados. São coisas recentes, algo que aconteceu a alguns dias atrás, algumas terão efeitos colaterais que nem mesmo vou saber quando estiver gravando. Agora dê o play, curta nosso vídeo, divulgue e se possível comente e venha aproveitar dessa aventura junto conosco!

Previous articleJNJ – PAYX – KRG – DLR – FPI – Compras Marc 2019
Next articleGastos e receitas: Mar 2019

4 COMMENTS

  1. Excelente video vdd.

    Importante essa questao de incorporar outras empresas do setor, mesmo que pequenas.. Ja vi empresa adquirindo uma outra que era menos de 0,5% da outra em termos de valor de mercado, mas tratavasse de fatores estrategicos…

    Importante é ir gerando valor a sua empresa e aumentar a receita e carteira de clientes, só tendo cuidado para seu % na empresa nao ficar muito diluido (coisa que fundindo um pequeno e estrategico cliente nao terá problema, mas talvez se o concorrente for muito grande ou ate maior que voce possa ter problemas).
    Acredito ser importante o custo beneficio, se antes sua participação era 50% e depois de uma aquisoção for 40% , sua carteira de clientes/receita precisaria aumentar pelo menos 25% para valer a pena (porque 0,4 x 1,25 = 0,5)

    Mas é isso, talvez essa aquisição seja vital para ingressar no setor de oficinas mecanicas, ja com um software especializado para tal, que possa ser expandindo e melhorado, tanto a parte tecnica quanto o suporte e a capacidade de clientes em sí, ja que o concorrente alvo da aquisoção não consegue dar conta; e ainda pode ser um passo para penetrar no setor automotivo em geral de vez.

    • Ola D

      essa parte da diluição preocupa bastante a gente, mas a negociação com ele foi especificamente participação na área local, ou seja ele não terá participação em todo o conjunto da obra, mas mesmo assim é algo que tem que se preocupar mesmo

      de modo geral a receita dele na parte B2C local vai aumentar em 10% nosso faturamento e ele abocanhou só 3% fazendo esse calculo aí na verdade foi uma boa negociação :) mas vou explicar melhor esses detalhes nos outros videos essa semana sai a parte 2.

  2. Fala, VdD!

    Video mto massa! O mais importante é o conteúdo mesmo!

    Agora ficamos curiosos pra saber se teve o encontro na sua sede e o desenrolar dessa história, haha.

    Um gde abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here