Estou montando minha carteira de REITs nos Estados Unidos, se acompanhar minhas ultimas compras logo vai perceber que meus aportes estão sendo direcionados para ativos dessa categoria. Esse mês adicionei quatro REITs na minha carteira, primeiro falarei de dois e depois no final do mês dos outros, sendo um deles o Ventas Inc VTR abaixo você pode conferir mais detalhes sobre o fundo.
Meu foco é procurar ativos que proporcionem segurança na distribuição dos dividendos, por isso muitas vezes opto por comprar determinados REITs que apesar de não possuírem altos Yields, mas me deixam dormir tranquilo de noite.
Provavelmente se pegar alguns REITs que comprei vai achar outros distribuindo o dobro de dividendos, mas uma pergunta que sempre me faço é se esses dividendos serão sustentáveis à longo prazo.
Empresa | Código | Qtde |
---|---|---|
Ventas Inc | VTR | 33 |
Stag Industrial Inc | STAG | 54 |
Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.
Inclusive atualizei a pagina com a minha Carteira excluindo os ativos que foram vendidos. Se ficar surpreso de porque todas as minhas ações Brasileiras não estão constando mais na lista, veja nesse vídeo o porque.
Sobre o Stag Industrial (STAG) já falei esses dias atrás então não vou entrar muito em detalhes. Se quiser saber mais, consulte esse artigo.
Bem vocês devem ter achado que escrevi errado no primeiro parágrafo, quando disse que tinha comprado 4 REITs mas só descrevi dois aqui. Não está errado, é isso mesmo!
Comprei quatro mas vou falar agora sobre 2 e depois no final do mês falo sobre os outros dois. Esses posts de REITs ficam muito grandes, não ficaria legal colocar dois num mesmo artigo. Geralmente esses posts de compra é um dos últimos do mês mas por conta disso tive que antecipar.
Ventas Inc – VTR
Ventas é um REIT de saúde, lembrando que essa não é minha primeira aquisição no setor, já tenho na carteira o Omega Healthcare Investor OHI que é de saúde mas especializado em Asilos e clinicas de tratamento. Com essa aquisição do Ventas eu fecho a minha carteira no setor.
Esse setor de saúde em particular, não está passando por uma momento muito bom. Para aqueles investidores que são focados no longo prazo, estão tendo a oportunidade de comprar REITs de grande calibre a preços realmente atrativos.
Se pegar REITs como o VTR que tem fundamentos tão bons quanto a outros gigantes como O, DLR, e ESS comparar o valuation vai perceber que temos um bom desconto para os REITs de saúde. Acima podemos acompanhar que o setor de saúde é o que está com o maior Yield depois do setor de Hotéis e Resorts, mas esse também é um que vive em promoção então não dá pra comparar.
Quando comprei OHI no começo do ano minha intenção era comprar o VTR, mas pelo fato do OHI estar bem descolado optei por ele, mas analisando os cases de negócio pra mim VTR sempre foi muito mais parrudo e seguro.
O Spin-off foi fundamental
Acompanho Ventas desde o ano passado quando ele sofreu o Spin-off, a única preocupação que tenho no setor de saúdes é com relação a Skilled Nurse Facilities (SNF) que são como asilos com enfermeiras. O governo americano subsidia essas casas e banca parte desses gastos para os idosos de baixa renda.
Esse sub-setor de SNF é um dos mais lucrativos que existe, acontece que em se tratando de governo qualquer canetada pode ser fatal na geração de caixa. Por isso optei entre tantos REITs dessa área pelo OHI, por ter uma menor exposição a dependência de receitas do governo.
Antes o VTR tinha uma fatia muito grande nesse setor então eles tiraram todas essas propriedades e colocaram em um REIT a parte o CCP, bem se eu estive como acionista naquela época e me conhecendo iria ficar muito bravo com isso kkkk
Bom como fiquei acompanhando de fora aproveitei a deixa pra poder avaliar o VTR com mais carinho, foi daí que cheguei a conclusão que pra mim ele é o melhor case de negócio dos REIT de saúde.
Ele passou com o spin-off de 18% em SNF para 4% e desde então a diretoria tem feito um bom trabalho pra diversificar em outros tipos de propriedades e minimizar ainda mais a dependência de receita nessas áreas. Parecia um sonho, porque era exatamente um REIT assim que eu queria na carteira.
Antes do spin-off o VTR tinha 75% de renda proveniente do setor privado, hoje pós Spin-Off a receita privada é de 83% sem contar que VTR moveu os ativos mais arriscados para o REIT CCP por isso disse que ficaria muito bravo se tivesse como sócio na época, por ter que ficar com a bomba do CCP de brinde.
A exposição do VTR ao governo é de 17% dividido da seguinte forma: 4% em SNF, reabilitação de longo prazo (quando se faz reabilitações em instalações pro mais de 30 dias) com 7% e 6% em hospitais.
Magica do VTR foi tirar a exposição de setores mais arriscados e coloca-la em hospitais que tem um risco de corte muito menor. Existe um risco dos hospitais estarem sujeitos a um corte no repasse do governo, mas sinceramente quem mora nos USA sabe dizer qual foi a ultima vez que um hospital teve que ser fechado pro falta de repasse ?
Além disso VTR está investindo em hospitais de mais alta qualidade, por exemplo eles fecharam um acordo com o pessoal do Ardent Care Hospital que é pertencente ao bilionário Sam Zell. Ventas abocanhou 10 hospitais que serão alugados para o pessoal da Ardent o negócio valeu 1,4 bilhões de dólares.
Foco em especialidades
Há algumas semanas atrás, VTR fez mais uma aquisição que pra mim foi ainda mais interessante que os hospitais. Ele adquiriu todo o portfólio de Laboratórios Científicos da Blackstone Real Estate Partners, com 23 propriedades já operacionais e 9 propriedades em desenvolvimento.
A transação custou U$ 1,5 bilhões e mais de 33 milhões de dividas assumidas da Blackstone. Essa aquisição irá aumentar a geração de caixa em 6,8% já de imediato, depois das 9 propriedades concluídas passaram para 7,5% ao ano. Já teremos aí uma raia de crescimento dos dividendos pelos próximos anos. Abaixo confira como vai ficar agora o mix do VTR:
Esses laboratorios sao alugados para grandes universidades ou laboratorios de medicamentos. Geralmente eles estão dentro dos campos ou próximos das instalações dessas faculdades. Veja alguns inquilinos novos que entraram na lista do VTR
Além disso essas propriedades proporcionam oportunidades de desenvolvimento no curto prazo, uma vez que já estaremos dentro do quintal. Abaixo duas propriedades que estão em desenvolvimento e devem ser inauguradas ano que vem.
O setor de Laboratorios tem aproximadamente U$ 50 bilhões do bolo de 1 Trilhão dos imóveis de saúde. Instalações de Laboratórios são altamente especializadas e usadas pelas empresas de tecnologia para conduzir suas pesquisas e desenvolvimentos. Inquilinos incluem: industrias do setor farmacêutico, biotecnologia, empresas de dispositivos e aparelhos médicos, universidades e instituições de pesquisa.
Os fundamentos
No ultimo tri Ventas reportou 1,04 de FFO por ação, representando um crescimento de 7% comparado ao ano passado. Esse crescimento foi impulsionado pelos investimentos realizados em 2015, mas principalmente pela aquisição da Ardent que falei logo no inicio.
VTR já atualizou o FFO anual de U$ 4,05 para 4,13. Gosto muito quando eles revisão a previsão pra cima, o famoso voando baixo. Se concretizar deve ser um crescimento de 3 a 5% comparado com ano anterior.
Nos últimos 5 anos o VTR teve uma taxa de crescimento nos dividendos de 8,1% se comparamos com outros pares como HCP que teve 3,3% e HCN que tem 3,1% mostra que a estratégia adotada pela VTR tem dado bem mais sucesso que a de seus pares.
Viver de Dividendos
Considerando essas duas compras e os últimos dividendos distribuídos, tenho uma adição de U$ 164,16 por conta da compra do VTR e U$ 45,87 por conta da compra do STAG convertendo isso para o cambio de hoje teríamos R$ 663,69 de dividendos adicionados na minha carteira todo ano.
Invista nos Estados Unidos
Se você gostou deste REIT e quiser comprar outros com o mesmo perfil, saiba que é possível investir nos Estados Unidos de forma simples e barata. Não precisa ter tanto dinheiro e pode-se operar daqui do Brasil.
Abra sua conta numa corretora americana, diversifique seus investimentos em dólar e comece agora mesmo a montar sua carteira de ações nos Estados Unidos. Veja aqui como Abrir uma conta na corretora americana.
Enquanto isso…
Olá colega Viver!
Adicionei o seu blog no meu RSS Feed Reader (http://abacusliquid.com/blogosfera/)
Quando tiver uma oportunidade adicione também o meu novo site no seu reader (http://abacusliquid.com).
Grande Abraço!
Grande UO
Pensei que já tinha colocado, mas acho que não tinha salvo o menu por isso não entrou.
Adicionei agora e confirmei!
Olá Viver de Dividendos! Acompanho seu blog há algum tempo mas ainda não li tudo. Estou querendo começar a investir nos EUA, pelo que pude perceber até aqui no blog, entendi como sendo sua sugestão de o melhor a fazer no momento ser investir em REIT’s. Vi na sua carteira as que você investiu, mas são muitas opções pra mim e um valor meio alto. Tem algum post seu do tipo: “Comece comprando esses REIT’s”?
Olá Matheus
te passar uma lista é meio complicado porque vc pode saber a hora de entrar na empresa mas é muito importante saber porque entrou pra saber quando sair.
sugiro dar uma lida nisso e nisso e nisso.