Muitas pessoas que passam aqui no blog tem desejo de empreender, a ideia aqui é trazer um pouco de como funciona esse mercado de empreendedorismo. Uma das coisas que mais me perguntam é como avaliar um concorrente ou a própria empresa
Você quer saber o quanto vale a sua empresa, ou está interessado em adquirir uma empresa e não sabe como avalia-la. Passo uma forma fácil e pratica de como avaliar o valor de uma empresa de capital fechado.
Também falo dos desafios de se ter um sócio, como saber se sua sociedade vai dar certo ou não.
Dicas de como fazer uma integração entre dois sócios para não existir conflitos administrativos dentro do negócio.
Falo sobre tudo isso e muito mais… Confira no vídeo abaixo:
Já rolou muita agua depois que fiz esse vídeo, mais pra frente agente atualiza :)
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=0 title=”Receber novidades por e-mail” subscribe_text=”Gostou do blog? Então se inscreva no campo abaixo para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.” subscribe_button=”Inscrever!”]
Fallaaaaaaaa Viver de dividendos, beleza?
Deixar claro que sou seu “fãzarço” pela sua dedicação e empenho. Parabéns!
Estou tendo uma oportunidade de comprar uma pequena empresa distribuidora de produtos naturais. Sou engenheiro e nunca trabalhei no ramo, também nunca empreendi. A empresa é de uma amiga que está se mudando para Argentina.
Bom, estou justamente com a dúvida do valor da empresa, vou lançar alguns números para ver se você consegue me ajudar:
Segundo ela a empresa tem um tratamento diferenciado com os clientes e clientes já cativos que compram todo mês;
A empresa só tem uma funcionária e a dona não se dedica full time;
Tem uma receita de +/- 43.000,00;
Tirando todos os custos e apenas uma funcionária a empresa lucra líquido hoje em dia de 10 a 15%, entre 4.300,00 e 6.450,00.
Bom aí vem algumas dúvidas:
Ela tem uns 20 mil de impostos para pagar que ela preferiu parcelar (teoricamente está nesses custos, correto?).
Dentre esse estoque ela tem 17.000,00 de boletos parcelados de fornecedores para pagar;
A empresa basicamente não tem imobilizado e ela está pedindo pela empresa o valor do estoque que está na faixa de 45.000,00.
Pergunta: Entendo que em uma compra de empresa ela teria que quitar todos essas dividas correto, ou então eu aportaria a diferença e assumiria as dívidas, correto?
Como o negócio é muito pequeno, ela disse que se eu quiser eu toco sozinho a empresa. Segundo ela essa funcionária não faz quase nada e é meio “nozeira”. Esses custos de demissão é dela tb né?
Como seria a avaliação nesse caso para o valor da empresa? Fazendo os cálculos pelos 5 anos com esse lucro o valor da empresa seria muito maior.
Estou enxergando que eu conseguiria reduzir muito mais esses custos aumentando ainda mais os lucros.
Obrigado pela atenção!
abraço!
Olá Júlio
Cara difícil te responder essas suas perguntas em um único comentário, mas vamos tentar
Primeiro não tem essa de ela paga isso ou eu pago aquilo, não existe regras nessas negociações o válido é o que vocês combinaram.
Seu caso é bem diferente do meu porque você não vai ter mais a antiga dona como sócia, então você precisa tomar uma postura mais agressiva na negociação e tentar abaixar o máximo possível.
Pelo que conheço de mercado uma loja com esse faturamento não bate esse lucro que ela está falando, uma loja com uma receita média de 45k ao mês no últimos 12m e com um único funcionário não vai ter só isso de lucro, a menos que o aluguel seja monstruoso.
Das duas uma aí… ou ela está alavancando a receita ou a empresa tem alguma surpresa nesses custos.
Com 45k e um único funcionário vc faz muito mais lucro, então pelo tipo de negócio pressuponho que as receitas estejam alavancados.
As vezes ela fez uma liquidação nesses últimos meses isso pode maquiar os números e vc achar que a receita eh isso tudo, esses produtos naturais tendem a ter uma margem mais larga que os outros produtos normais, por isso estou bolado com esses números.
No caso de comprar estoque tome cuidado porque pode ter boa parte faturado pra frente e não tem essa de que ela vai arcar com o a pagar do estoque, nesse caso melhor você assumir isso e abater no valor de compra, se ela se compromete a pagar e não pagar vc se queima com os fornecedores isso pode ser muito ruim pra você então melhor não correr esse risco.
Agora nos mantenha informado dessa sua saga rsrsrs fiquei curioso pra saber o que vai dar
Faaaala Vvd, blz?
Então cara tomei um banho de água fria ontem, a dona do negócio me ligou ontem e disse que acabou perdendo o principal fornecedor da fábrica. Era o fornecedor que vendia mais. Como eles não estavam mais comprando, poderia acontecer a qualquer momento isso.
Aí vou ter que avaliar se ainda vale a pena pegar. Cada dia que passa fica mais difícil.
No mais muito obrigado pela atenção!
Algumas dúvidas do seu texto:
“Com 45k e um único funcionário vc faz muito mais lucro, então pelo tipo de negócio pressuponho que as receitas estejam alavancados.”
quando você fala alavancada é que ela está comprando parcelado e assumindo dívida?
“As vezes ela fez uma liquidação nesses últimos meses isso pode maquiar os números e vc achar que a receita eh isso tudo”. e “No caso de comprar estoque tome cuidado porque pode ter boa parte faturado pra frente “.
Não entendi esses pontos.
Obrigado Vvd!
uma pena Júlio, tomara que possam surgir outras oportunidades pra vc
quando falo alavancar ela pode ter feito uma promoção com x% de desconto, algo bem convidativo para os clientes mas que levasse a empresa a reduzir muito suas margens de lucro, chegando algumas vezes a obter prejuízos, isso faz com que as receitas subam, mas não é uma receita saudável ele só fez isso para mostrar que a empresa fatura mais do que deveria recorrentemente
vou te dar um exemplo, digamos que tenho um restaurante que o quilo da comida para o cliente é 80 reais e o custo bruto para mim 40 reais e em cima disso eu tenho mais uma despesa operacional de uns 30%
pego meu preço do quilo para o cliente e coloco em 50 reais então estou tendo lucro bruto mas não lucro liquido
atendia antes 50 clientes por dia e faturava 50k
depois dessa promoção atendo 100 clientes e tenho um faturamento de 80k
vc vem comprar meu restaurante eu falo que fatura 80k, mas vc não consegue ver que isso é em cima de um prejuízo, eu posso rolar esse cano parcelando compras com o fornecedor e vc só vai perceber isso meses depois, entendeu agora ?
VdV, vc está falando igual ao Marcus Lemonis d'”O Sócio” que passa no History Channel! hehehe
Novamente ouvindo o video aqui no modo “podcast”. Otimo trabalho!
pow nao sabia desse seriado, parece interessante vou ver se acho algum pra descarregar via torrent valeu pela dica parece ser muito bacana!
Ola Viver,
Gostei demais de seu video. Eu infelizmente tenho pouco tempo e nao consigo ver todos os videos, ler eu leio tudo.
Uma pergunta: E se voce fosse criar uma empresa de TI do zero. Voce se arriscaria? Conseguiria acessar e obter mercado com tanta concorrencia?
As vezes me passa na cabeça se eu nao deveria ter uma empresa, pois ja tenho experiencia na area, e faço contrataçoes de coisas simples pagando muito algo as grandes empresas de TI.
Desejo sucesso na empreutada e que de tudo certo.
Abraco
Viver de Construçao
Grade VdC
Essas suas perguntas foram todas respondidas, porém em vídeo kkk sei que muita gente não consegue acompanhar os vídeos com a mesma freqüência que os textos, se quiser uma dica, baixa os videos no youtube e jogo o mp3 no celular e vai escutando no transito, a maioria dos vídeos não precisa de ir acompanhando via web mesmo…
dá uma olhada nesse vídeo que tem as respostas que vc procura tu deve ter pulado ele foi o primeiro da série!
Por falar nisso e seu projeto dos vídeos, morreu, ta na geladeira ou ainda está de pé? Quando for lançar me avisa que agente te chama como convidado e vc faz um jaba por aqui!