Conflito Turquia x Russia + Síria

8
613

Em meio ao caos do Corona Vírus eis que surge mais um novo problema neste início de 2020, que por sinal não tem faltado emoções, um possível conflito Turquia x Russia começa a se desenrolar.

Que a Síria está em guerra civil, isso todos já sabemos. Com a saída dos Estados Unidos da região, abriu um vácuo de poder.

A Turquia aproveitando-se da situação resolveu avançar com uma investida alegando que precisava exterminar os Kurdos. Um grupo rebelde Sírio que exige a criação de um país, isso inclui vastas terras no território Turco que alegam pertencerem a eles.

Para complicar a situação o “Presidente” da Turquia Erdogan resolveu iniciar uma investida militar e colocou as tropas Turcas dentro do território Sírio.

Apesar do próprio governo Sírio não querer a existência dos Kurdos, pra eles é melhor um grupo rebelde do que lidar com um outra nação soberana em seu território.

Mais do que obvio que os Sírios iriam contra-atacar esse ataque Turco. Até aí a Turquia meio que esperava por isso.

O que eles não contavam é que a Russia iria tomar partido a favor da Síria e junto iria atacar o exercito Turco. Isso acabou resultando na morde de 33 militares em Idlib uma cidade tronco e estratégica dentro do território Sírio.

Depois dessas mortes Erdogan resolver solicitar apoio a OTAN. A OTAN que tem vários países em seu bloco militar, tem uma clausula que o ataque a um país é um ataque a todos. Erdogan tentou usar isso para atrair outros para dentro do conflito, ocorre que a maioria dos países veem que a Turquia provocou esse ataque ao tentar invadir um território soberano vizinho.

Mas será que os Kurdos são o principal motivo dos ataques do Erdogan? Não teria outro motivo por trás disso tudo? Bom eu comento isso um pouco no vídeo que mostra o desenrolar dessa história e alguns detalhes exclusivos.

Conflito Turquia x Russia

Previous articleDisney fechou todos os parques – Papo #75
Next articleViagem à Luxemburgo – Gastos e receitas: Fev 20

8 COMMENTS

  1. VVD, tudo bem?

    olha, fiz uns 3 comentários nesse teu video lá no youtube, mas não apareceram.
    fui marcado como spam? deletado? censurado?
    vc pode verificar?

    é que o youtube não me notificou.
    e o mais engraçado é que eu só consigo ler meus comentários quando estou logado; se estou sign-off os comentários não aparecem.

    e gostei do video do dilmo turco (+ lula russo rsrs)
    abraço

    • tava no spam, não sei porque o youtube te jogou lá

      mas qdo acontecer isso avisa pq eh automático dele, inclusive tinha um monte de gente lá

      eu não olho la direto :( vou te responder lá, mas eu sempre olhos os comentários aqui primeiro

  2. Obrigado pela resposta.
    Eu concordo com você, eu preciso ler mais história, realmente.
    E como gosto de ler, inclusive estou interessado em alguma obra que você tenha lido para chegar a essa conclusão.
    Eu agradeceria muito se indicasse.
    Muito obrigado!
    Abs!

    • se vc está falando do hitler recomendo ler os generais de hitler do barnett

      se vc esta falando sobre globalismo um bom livro introdutório é a introdução a nova ordem mundial

    • hitler era um estrategista muito incompetente, seus generais eram bons mas ele era muito fraquinho nessa questão, já Stalin nesse ponto era bem superior a ele

      vc está errado, basta ler a história q vc vai ver quem foi o bobo da corte no xadrez da guerra

      • Essa estratégia visava evitar o erro alemão da primeira guerra de abrir duas frentes de batalha.
        Stalin foi surpreendido com a invasão alemã. Não creio que seja devido à traição de Hitler, mas pelo fato de que ele não esperava que acontecesse tão cedo. A URSS ainda não estava totalmente preparada para enfrentar os nazis.
        Hitler perdeu a guerra por não ouvir os Generais, insistiu na conquista de stalingrado quando eles recomendavam concentrar as forças mais ao norte.

        • Stalin não esperava que os Franceses fossem se render tão rapidamente, ela achou que iria demorar mais a campanha lá, a ideia dele era enquanto isso ir fortalecendo o exercito russo pra poder depois pegar os alemães fragilizados e desgastados de um longo conflito com os franceses, só que os alemães foram mais rápidos do que o esperado e teve uma perda ridiculamente menor, moral da história hitler como um péssimo estrategista resolveu partir para pior rota e no pior momento, talvez por prepotência ou por incompetência mesmo, prefiro acreditar nos dois.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here