Controle de gastos e receitas: Julho 2016

11
108

5-critical-items-any-budget-1-intro-lgRealizo um controle de gastos e receitas mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar aos investidores que é possível alcançar a independência financeira, trabalhando duro, mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Pra quem ainda não acompanhou estou em processo de imigração pra Alemanha, portanto  meu controle de gastos vai ficar repleto de não recorrentes, primeiro vou passar 3 meses em Dublin então vai ser uma estadia de curta duração e vou ter que assumir algumas despesas lá que não assumirei em Frankfurt.

Coisas como: maior custo de aluguel, gastos maiores com refeições já que em tese terei que comer mais fora de casa. Acho que só vou conseguir ter um panorama legal de como vai ficar meus gastos fixos, pra Março ou Fevereiro que é quando vou ter estabelecido e me organizado por completo em Frankfurt.

Por exemplo nesse mês gastei ao todo 25 mil reais desses 19 mil foram com gastos referentes a imigração. Se comparar com os outros meses anteriores esse mês foi o que gastei menos comparando apenas gastos recorrentes.

Também devo rever meu plano de contas, uma vez que terei várias despesas que não existiam e essas passarão a ser recorrentes, pelo menos algumas por um bom tempo. Por exemplo, os gastos com a imigração tenho jogado na categoria Outros que fica dentro de Compras diversas, como devo ter gastos nessa categoria por uns 5 anos acredito que o mais sensato seria separa-lo em uma categoria especifica.

Esse processo pelo qual irei passar exige uma série de mudanças e adaptações da minha parte, claro que meu controle de gastos não ficaria de fora. Outra coisa que estou estudando, é migrar pra outro programa de controle financeiro, estou meio insatisfeito com o YNAB nos últimos meses, sua demora em atualizar a plataforma web tornando compatível com importação de OFX, isso está me deixando bem inclinado a mudar de programa.

Gosto muito do YNAB e de sua filosofia, acho que boa parte do controle que consegui atualmente foi por conta dele, mas sinto que meu ciclo com ele está chegando ao final. Pensei em trocar de uma vez, mas é tanta coisa nova que preferi deixar da forma que está. Seria uma situação a menos pra me preocupar no momento, mais já estou programando e estudando alternativas, acho que pra final do ano ou no máximo inicio do próximo ano devo migrar pra um novo programa.

Esse mês consegui voltar a aportar com mais força na Bolsa, estava segurando o caixa da empresa até decidir essa minha situação mas agora posso conseguir ir liberando os aportes aos poucos.

Apesar de ter melhorado os aportes esse mês fiquei pensando em tudo que já gastei com imigração, coloca-se aí a recusa com o Canadá, mais os gasto atuais com a Alemanha e esses cursos que estamos fazendo, além dos gastos com a opção de backup caso a Alemanha dê algum problema.

Coloquei isso tudo na balança e pensei que com todo esse dinheiro poderia ter aumentado minha carteira de ações em X% as vezes esse pensamento chega a ser tentador. Isso poderia me agilizar a independência financeira, mas de que adiantaria se não tivesse qualidade de vida e melhores oportunidade para milha família. Seria como ganhar a batalha mas perder a guerra.

Mesmo pagando caro por isso, prefiro ter que trabalhar mais uns 2 ou 3 anos além do que realmente precisaria pra poder garantir uma situação melhor para mim e para minha família.

Sem mais delongas, vamos aos destaques do mês.

  • Automóvel: Tive que fazer revisão na Hyundai dos 40k ficou em 606,00 dividi em 2 parcelas a primeira caiu pra esse mês de Julho a próxima para Agosto. Não gosto de dividir as coisas no cartão, mas acho que a quantidade de gastos que tive em Julho me deixou um pouco traumatizado.
  • Casa: Com o fim da hipoteca do terreno não tive mais despesas nessa categoria, agora vai começar a pipocar aqui gastos com Alugueis uma vez que passarei a viver de aluguel lá no exterior.
  • Compras diversas: Esse sem duvida foi o vilão do mês, aqui estão os gastos com o processo de imigração, seja direto ou indiretamente. Gastamos ao todo quase 20 mil reais, sendo que:
    – 13.032 referente ao pagamento de 1 ano de curso de língua alemã em Frankfurt, isso dá uns 1.086 por mês. Pelo menos a escola do ano que vem já está toda quitada.
    – 4.730 foi referente ao pagamento dos 3 meses de curso de inglês em Dublin. Esse sim foi uma verdadeira facada, os cursos em Dublin são muito caros, saiu praticamente a 1.576 por mês. Talvez esse preço alto seja por conta da demanda que é bem maior do que aprender alemão. Pra ter uma ideia qualquer coisa que envolva a língua inglesa vai ter uma procura maior, aproveitei pra ajustar o visto Americano da família, a fila na embaixada Americana dava volta no quarteirão, dias depois fui na embaixada Alemã só tinha eu e uma Alemã que morava aqui no Brasil.
    – 2.230 gastos com reconhecimento de documentos, vamos precisar de aplicar para o visto em Frankfurt portanto precisa-se de reconhecer vários documentos na embaixada Alemã do Brasil, quando se está indo para uma faculdade você não paga esses reconhecimentos, como não era nosso caso, tive que desembolsar essa quantia. Basicamente foram certidões de casamento, nascimento, diplomas, currículos escolares entre outras coisas. Tentamos lembrar e listar tudo que precisaríamos, mas vocês sabem como é esse tipo de coisa… sempre acaba ficando algo pra traz que você só vai lembrar quando chegar lá.
  • Despesas gerais: tivemos uma queda nessa categoria, isso deveu-se ao pagamento da creche, como mês passado pagamos no final do mês o pessoal acabou dando um brinde e disse que só precisávamos de pagar no inicio de agosto. Pelo menos algo de bom na ponta de redução esse mês.
  • Utilidade: Leve aumento visto que nós tres ficamos com garganta inflamada, por conta do clima e poluição e acabamos tendo que gastar um pouco mais com remédios.

gastos julho2016

 

Acima o gráfico gerado pelo YNAB as categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês consegui investir mais de 24k em ações, isso equivale a 48,62% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro todas as empresas 49.243,79
Dividendos 755,74
Total 49.999,53
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.634,49
Automóvel
1.034,43
Casa
 0,00
Compras diversas
 19.981,27
Despesas gerais
1.445,21
Utilidades
1.510,22
Total
25.685,81

Entenda como é o meu plano de contas.

Utilizo o método do YNAB para controlar minhas finanças pessoais, veja neste post aqui onde explico mais sobre o método.

Enquanto isso…

A história vai mostrando o que todos já deveriam saber: Socialismo não funciona!

comunisco tao bom que precisa de muro

Previous articlePapo de Dividendo #20: VZ – LVMH – BUD – MCD – GSK – VLKAY – FB
Next articleCall – Facebook – FB – 2T16

11 COMMENTS

  1. Olá VdD, bom acredito que estou definitivamente viciada em seu site, inclusive fiz até minha mãe assistir um de seus vídeos hoje mesmo, poderia dizer que está prestando um serviço de utilidade pública, infelizmente informações reais sobre educação financeira é algo escasso neste país, agradeço de coração e se não for muito abuso da sua boa vontade fiquei bastante curiosa em saber por quais motivos resolveu comprar sua casa e carro financiados considerando que você tem uma ótima renda e sendo os juros para financiamento bastante altos aqui no Brasil.

    • Olá Notívaga

      Que bacana esse feedback… Mas não faz isso com sua Mãe coitada eu sou muito boring pra ela assistir kkkkk

      Tem hora que não vale a pena você se descapitalizar e compensa você pagar às vezes um juros quando baixo. Por exemplo quando comprei o carro paguei mais de 50% de entrada de não me engano é o resto praticamente dividi sem juros com isso não precisei de desembolsar muita grana das reservas.

      • Ahaha nada, ela te adorou também! Rimos muito naquela parte quando vocês chegam na frente do prédio com 3 andares rsrs

    • Olá hfreis

      Ainda não decidi estou só olhando alguns artigos. Quando mudar vou fazer um review aqui pro pessoal.

  2. Não há dúvidas de que o suposto atraso na IF será compensado (e muito!) pelas excelentes oportunidades e qualidade de vida que você e sua família desfrutarão por lá. Além disso, o fato de você investir bastante no seu negócio (que já parece sólido e lucrativo) é um motivo importantíssimo para acreditar que, na verdade, sua IF está mais perto do que se imagina. Boa sorte na empreitada e PARABÉNS pela coragem!

  3. Muito obrigado pela dedicação e empenho de ensina e mostra como é possível busca e consegue a tão sonhada dependência financeira.
    desejo sucesso nesta nova caminhada.

  4. Muito bacana.

    Não sabia dos seus planos tão adiantados de ir morar fora. Acho que só eu que penso em continuar no Brasil mesmo dos investidores da blogosfera kkk.

    Sua renda é altíssima, pensei que era mais baixa hehe.

    Quando fala de alemanha, só me vem a cabeça o filme Bastardos Inglórios.

    Grande abraço

    • Olá VdC

      Dá uma olhada no video que coloquei no post é meio longo e chato, mas se quiser entender como estou fazendo lá é um bom começo.

      Não é sempre que eu ganho isso kkk rendimento de empresa é sempre muito variável, afinal é renda variável, tenho investido mais na empresa por isso estou retendo bastante lucro lá pra poder financiar projetos que podem aumentar a renda no futuro, de tanto estudas as empresas americanas agente vai aprendendo alguma coisa com eles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here