Balanço geral 2022

0

Chegamos ao final do ano que nunca terminava, esse 2022 parecia não ter fim, não sei se porque o ano foi péssimo a nível de taxa de poupança ou se porque tivemos copa, guerra e eleições num mesmo ano.

Por fim chegamos nesse marco e completamos nossa nona edição do balanço geral. Para quem perdeu o de 2021, onde narramos mais um passo da nossa trajetória rumo a independência financeira.

Vida pessoal

Sem muitas novidades nessa área, exceto que entrei em um novo relacionamento com a Evelyn e ela está morando comigo.

No meio do ano, fui com a Laura para Disney e foi a primeira vez que viajei com ela sem a Tatiane junto. Achei que a Laura iria chorar por estar sem a mãe, mas para minha surpresa parece que ela nem sentiu saudades 🤯 não sei se ela estava anestesiada com tudo da Disney.

https://twitter.com/VDividendos/status/1589264770880110592?s=20&t=o9qVsfHYqib0hskCCiIpMg

A experiência foi boa, fomos em diversos brinquedos radicais, porem o pior deles foi o elevador do terror que caí em queda livre, esse achei até pior que o do foguete. Acho que vai ficar para sempre na memória dela o passeio.

Nunca fui uma daquelas pessoas que ficam com paranoia com relação ao peso, gosto de comer bem e comer de tudo sem restrições. Apesar disso senti que esse ano tava pegando um pouco pesado, até porque saí de 79kg para 89kg ano passado, e esse ano resolvi dar uma emagrecida.

Consegui chegar nos 82kg que foi o menor peso até então, estou satisfeito com isso, mas quem sabe não continue nessa pegada até os 80kg. O problema de perder peso que chegamos num platô e aí começa a complicar, ou as vezes acabamos relaxando e voltamos a crescer novamente. Como disse que não aquelas pessoas de ficarem com paranoia e regrando o tempo todo, tanto que todo final de semana é rodízio de pizza, japa, e tudo mais que tem direito.

Empresa

Um dos grandes vilões da taxa de poupança esse ano foi a construção do novo prédio que fizemos para uma das minhas empresas. A minha principal empresa estava crescendo e já não cabia mais gente na sede antiga, resolvemos iniciar o projeto de construção de um novo escritório.

O balanço disso fio 2 milhões totais em gastos nesse projeto. A coisa demorou, mas ficou massa, veja abaixo:

https://twitter.com/vdividendos/status/1609670553551667200?s=46&t=y2onTNm7bug9k409A4TaBA

Isso vai ser fundamental para impulsionar a empresa e permitir com que cresçamos mais nesse novo ano.

Apesar da construção ter dificultado um pouco nosso fluxo de trabalho, conseguimos lançar alguns produtos novos no mercado. Nos estamos com 2 grandes projetos rodando nesse novo ano, que se der certo podem fazer nosso crescimento ainda maior.

Um desses projetos está bem encaminhado e vamos dizer que se feito da forma certa as chances de retorno são altas, por ser um produto extra dentro do eco-sistema atual da nossa empresa.

Já o outro projeto é mais arriscado, pois dependeria da aceitação do mercado para virar a chave.

A empresa funciona muito parecida com a estrutura da Apple. Apple tem o iPhone e daí desenvolve diversos produtos que conversam com esse eco-sistema criado pelo iPhone. Nós temos um produto que é o nosso carro chefe, daí conseguimos fazer diversos outros produtos que tiram vantagem desse eco-sistema.

Estamos vendo uma mudança muito grande nesse mercado de software House, onde as instituições financeiras estão cada vez mais entendendo que o game, não está em abrir meramente abrir a conta, mas sim criar um relacionamento com o lojista e quem tem esse relacionamento na mão somo nós as software houses.

Se eles querem jogar no nosso campo, vamos jogar no campo deles também. Toma lá dá cá!

Blog

Se em 2021 deixei o blog meio que em segundo plano, acredito que esse ano tentei e espero ter conseguido dar uma melhorada por aqui, tanto na frequência, quanto na qualidade do conteúdo.

Os números parecem demonstrar que estou no caminho certo, chegamos a marca de 25 milhões de acessos.

25 milhões de acesso
25 milhões de acesso

Tivemos um crescimento de 2 milhões e 500 mil acessos em 1 ano, acho que isso é um bom número para um blog de finanças extremamente nichado igual o meu.

Desisti do projeto de passar o blog para c#, vou deixar nesse WordPress mesmo, tem tanta variável aqui que acabaria tomando muito tempo, migrar para o Gatsby seria inviável pois teria muita coisa para adaptar. Tem vez que o esforço acaba não compensando muito.

Demos um upgrade no nosso serviço de usuários premium aqui do blog, nosso Ex-Dividend onde publicamos informações, analises de resultados e construimos uma carteira para quem deseja Viver de Dividendos. Vou fazer mais melhorias e mudanças no serviço esse ano.

Temos o Start de uma série importante, acho que irá ajudar muitas pessoas que desejam investir na bolsa americana e não sabem nem por onde começar. Nosso projeto dos Primeiros passos para Viver de Dividendos.

Taxa de poupança

Esse ano tive a pior taxa de poupança desde que comecei a investir, muito por conta da construção do novo headquarter de uma das minhas empresas de software.

Acredito que esse próximo ano será de melhora nesse quesito, visto que praticamente terminamos a obra, tem uns detalhes a serem feitos, mas nada muito exorbitante.

Média de aportes até aqui:

  • 2016: 8,9k.
  • 2017: 11,9k + 33%
  • 2018: 18,7k +57%
  • 2019: 15,9k -15%
  • 2020: 32,2k +102%
  • 2021: -1,9k 0%
  • 2022: -8.9k -11%
Taxa de poupança: a pior de todos os tempos
Taxa de poupança: a pior de todos os tempos

Tive um total de taxa negativa de -107k em todo ano, conseguiu ser 11% pior que o ano anterior que já tinha tido uma queda violenta sobre o ano anterior.

Se retirar os gastos com a empresa, aí teríamos tido uma taxa de 39% ou R$427k de economia, basicamente isso tudo foi para a construção da nova sede.

Sangrei minhas finanças pessoais, tirei dinheiro de projetos e injetei nessa obra, pelo menos terminamos o projeto quase sem financiar nada, temos um pequeno empréstimo que adquirimos no começo da obra, coisa boba. Pagamos toda a obra avista.

Foram 2 milhões ao todo investidos desde o início do projeto.

Apesar disso tudo, consegui aportar na bolsa R$ 94.782,96. Todos os meses fiz aportes e foi assim desde que comecei a investir na bolsa. Cerca de 7 meses esse ano consegui colocar R$10k em aporte na bolsa americana.

Aportes na bolsa de valores em R$
Aportes na bolsa de valores em R$

Em compensação o mês de novembro foi o pior do ano, coloquei só R$3,8k e olha que foi com muito esforço por conta dos gastos.

Para vocês entenderem a importância de fazer esses aportes recorrentes. A questão não é nem o valor em si, mas o hábito. Nem que eu mandasse R$100, deveria mandar algo.

O segredo da independência financeira está aí, comento isso nesse vídeo: A regra de ouro do Warren Buffett.

Você pode passar por alguns momentos difíceis, principalmente a nível de taxa de poupança, como os que passei nesses últimos 2 anos, mas não deixe isso impedir-te de aportar. Aí será definido o seu sucesso ou fracasso no longo prazo.

Gastos totais

Todo ano trago meu gastos totais, sempre falo aqui dos meus orçamentos, mas gosto de compilar isso num forma mais resumida.

Minhas despesas resumidas ao longo dos anos.

Adicionei a despesa de Pensão que é algo que comecei a pagar em 2022 e parte de 2021, mas 2021 não tava categorizando corretamente, todo caso a partir de agora vou assumir um compromisso com minha filha de enviar-lhe R$10 mil por mês para seus gastos na Alemanha.

Gráfico com os gastos de 2022 por categoria.

Gastos com pensão foram pesados, pois estava pagando R$10 mil da Laura e outros R$10 mil para a Tatiane como acordo do divórcio. Foram quase meio milhão nesses 2 anos para as duas como pensão.

Esses gastos não contemplam as despesas com as empresas, no caso dinheiro que re-investi nos negócios.

Não recorrentes

Temos um detalhamento mais amplo de algumas despesas principais dentro dos não recorrentes:

  • Carro: 184k devido a entrada da Mercedes-Bens em Setembro.
  • Viagens: 23k Cancun 17k e Disney 3,7k
  • Despesas casa: 9,5k geralmente limpeza, lavagem de roupa, diarista, etc.
  • Moveis e eletrônicos: 9,3k
  • Entretenimento: 7,9k

A expectativa que o próximo ano eles continuem mais ou menos nessa linha, sem muitas novidades, talvez só uma queda no carro.

Dividendos

Veja como a minha carteira está forte, mesmo liquidando diversas ações esse ano por conta da obra e pensão, tive um crescimento robusto nos dividendos, isso mostra que nossa escolha tem sido bem feita até aqui.

O gráfico que mais gosto de olhar é a minha receita de Dividendos.

Eu falei com vocês que aquela estratégia, durante a pandêmia, de comprar algumas ações que o mercado jogava lá pra baixo, mas que os fundamentos estavam saudáveis, iria dar muitos frutos lá na frente. Você tem que comprar hoje pensando no futuro. Olha a estilingada agora em 2022.

Chegamos muito perto de romper a marca dos R$50 mil em dividendos no ano. Chegamos nos R$49.532,85 isso me coloca já com um salário de aposentadoria em R$4.127,74 por mês.

Tínhamos colocado uma meta de R$3.000,00 em dividendos por mês, batemos a meta com +37%, nem nos meus sonhos mais empolgados imaginaria esse resultado.

Patrimônio

Esse patrimônio não é o quanto está valendo no momento, mas sim o meu patrimônio pelo meu Preço Médio de compra.

Afinal se paguei 1 dólar, até vender, ele vale 1 dólar para mim.

Aqui costumo separar o meu patrimônio investido do meu patrimônio total.

Meu patrimônio investido na bolsa.

Só tive duas quedas de patrimônio até o momento nesses 10 anos de bolsa, foi em 2016 e agora em 2022. Meu patrimônio saiu de R$ 1,263 milhão para 1,207 milhão. Uma queda de R$56 mil de um ano para o outro.

Pretendo recuperar essa queda esse ano, quem sabe não acontece igual em 2017, onde consegui subir em +50% o patrimônio de um ano para o outro. Foco no trabalho para isso, que com a graça de Deus 🙏 chegamos lá.

Apesar disso, ainda consegui ficar bem acima da minha melhor estimativa. Esperava que meu patrimônio fosse abaixo dos 1 milhão, essa foi minha meta ano passado, consegui manter ele 200 mil acima.

Além de acompanhar anualmente o meu patrimônio investido, faço o track-record do meu patrimônio total. O que temos nesse relatório são imóveis, carros, valuation das empresas, entre outras coisas como saldo de contas.

Patrimônio total do Viver de Dividendos

Nesse ano temos:

  • Automóveis: 515k
  • Contas: 44k
  • Imóveis: 1.250k
  • Stocks: 1.207k
  • Valuation Companys: 77.129k

Com isso meu patrimônio total que estava em 36 milhões no final de 2021 agora nesse final de 2022 ultrapassa a marca dos 80 milhões.

Boa parte desse crescimento deveu-se à transferência de renda feito para os automóveis, imóveis e principalmente o crescimento do valuation das minhas empresas.

Valuation das minhas empresas em R$

Valuation das companhias saiu de 35 milhões para 77 milhões. Utilizo o DCF para avaliar meus negócios, porém sem projeção de crescimento, com o crescimento estagnado. Na real esses negócios se forem colocados na roda algum dia valem muito mais que isso, boa parte dessas empresas estão dobrando a receita ano a ano.

Rentabilidade

Todo ano listamos aqui os melhores e piores ativos das nossas carteiras aqui do blog, seja ela de longo prazo ou de trade de valor.

Os top 3 melhores ativos

  • Visa Inc – V: +299%
  • Norfolk Southern Corporation – NSC: +135%
  • Paychex Inc – PAYX: +107%

Os top 3 piores ativos

  • Sea Limited – SE: -58%
  • Cloudflare Inc – NET: -56%
  • Twilio Inc – TWLO: -41%

Nas melhores rentabilidade não tivemos alteração, as mesmas três do ano passado continuaram, já na linha debaixo da tabela temos todos os ativos do meu Trade de Valor, alguns ativos tiveram um péssimo time para iniciar na carteira.

O caso clássico da Shopee que foi eu comprar e bolsa começou a despencar, justamente as empresas de tecnologia. Então como essa carteira é repleta de ativo com essa pegada, acabou que todos ali perfuraram mau.

O destaque positivo nessa carteira de trade de valor ficou com a O’Reilly – ORLY que tá com +19% de retorno, a única sobrevivente na parte de cima da tabela.

Na parte negativa o destaque fora as dos trade de valor ficou com a 3M – MMM, que tem -18% como sendo meu pior ativo aqui do blog. Já comentei diversas vezes sobre os problemas da 3M de porque ela estar assim. Uma empresa que está na nossa lista de quarentena.

Já no destaque positivo, ficou com a Coca-Cola – KO, o pessoal tem buscado mais essas empresas defensivas e com isso minha posição na Coca que chegou a estar negativa no passado, hoje está me entregando +104% de retorno 🚀

Metas 2023

Com o fim da obra, espero que consiga fazer uma boa taxa de poupança esse ano, se conseguir isso, vou preparar a casa para o 2024 e vir com investimentos mais pesados e aquisições de mais empresas no Brasil.

Vamos à meta do ano:

  • Taxa de poupança: 30% a 40%
  • Dividendos: R$ 60.000,00 (R$ 5.000,00 mês)
  • Patrimônio: R$ 2 milhões.

As duas últimas metas vão depender muito da minha situação de conseguir fazer a primeira meta. Se tudo der certo como esperado, tenho grandes chances de alcançar esses objetivos.

Se você me acompanha a mais tempo, sabe muito bem que quando digo: “se tudo der certo” tem grandes chances de não dar né 🥲

Conclusão

Um ano de lutas, sem lutas não vem as vitorias. Algumas vezes perdi, outras ganhei o importante é não ter medo de entrar nas lutas. Você sempre saí vitorioso, pois mesmo perdendo você ganha experiência, isso é o que importa no final.

Sou muito grato a Deus por ter tido a oportunidade de alcançar meus objetivos, objetivos esses que nem eu mesmo sabia que seria capaz, mas nas horas mais difíceis foi em Jesus que me apoiei. A ele sou eternamente grato por tudo!

Apesar de falarmos aqui muito de dinheiro e coisas materiais, saiba que nunca coloco isso acima de Deus na minha vida. Sempre falo aqui, não peço a Jesus sucesso ou dinheiro, peço apenas sabedoria e que ele permita-me ter a fé e força para continuar colocando-o sempre em primeiro na minha vida. O resto meu amigo, nessa terra ficará.

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

Eclesiastes 1:2,3

Como de costume nesses posts de balanço geral gosto sempre de deixar uma música, coincidência ou não são sempre aberturas do One-Piece, no qual sou um grande fã:

Estenda sua mão e corte o vento
Desenhe o seu próprio mapa

Enquanto vivemos nossos dias com os mares tempestuosos
Até os valores que construímos estavam prestes a desmoronar

Quem sabe se a bússola está apontando na direção correta?
Ninguém sabe ao certo

Se você respirar fundo e fechar os olhos
O que emerge é o caminho que sua alma revela

Estenda sua mão e corte o vento, dê um pontapé na escuridão
Eu faço isso para mim, e você faz o seu, não é?
Desenhe o seu próprio mapa

Mesmo que eu não seja escolhido pela glória da vitória
Eu gostaria de acreditar que algo está esperando por mim no amanhã

Mesmo que seja um terrível uivo de um cão perdedor
Deixe-o rugir como um corajoso

Se você respirar fundo e fechar os olhos
Vai ouvir a música que ressoará em sua alma

Mesmo o lugar em que estou seja diferente dos meus sonhos, vou além de mim mesmo
O mundo irônico de hoje pode ser repintado de qualquer cor
E eu estarei pronto para isso

Com o apoio de alguém que posso confiar
Conquisto o futuro além da minha imaginação

Estenda sua mão e corte o vento, dê um pontapé na escuridão
Nós iremos aonde quisermos, com lágrimas e dúvidas a tiracolo
Vamos pintar com nossas próprias cores

Abertura 24 One Piece - Paint

Visa tem crescido 20% por ano – Dividendos Dez 22

0

Vamos mostrar nossos dividendos do mês, além de comentar os últimos resultados do principal REIT de Casinos na bolsa americana.

Nossos dividendos

Ano passado recebemos R$ 2.094,88 em DEZ/2021.

Conseguimos um aumento de +54% de um ano para o outro, nesse ritmo rapidamente iremos dobrar nossa distribuição de dividendos.

VISA INC – V

Visa é uma das empresas que dispensa apresentações. Todo caso vamos dar uma pequena introdução para aqueles que acabaram de chegar no planeta terra.

A companha opera a VisaNet, que processa autorizações e autoriza pagamentos de cartões de crédito. Oferece cartões de crédito, débito, pré-pagos, Tap to pay, tokenização, click to pay.

A empresa é responsável por implementações de pagamento de soluções semelhantes ao PIX em diversos governos.

Visa tem sido meu melhor retorno, desde alguns anos que ela performa no nosso ranking de melhores retornos do ano.

Olha que esse ano foi particularmente ruim considerando volatilidade, considerado até pior que a crise de 2008.

Visa tem hoje cerca de 39% de Market share dos cartões em todo mundo. Conecta-se em quase 15 mil bancos, processa cerca de $14 trilhões em transações, isso significa 14% de toda a economia mundial está passando pela Visa.

Visa tem mostrado um forte crescimento de receita.

As receitas da Visa chegaram a $7,79 bilhões um aumento de quase 20% de um ano a outro. Seus lucros chegaram a $1.93 por ação um aumento de +18%.

A expectativa do mercado para a visa é que cresce dois dígitos ano a ano.

Sigamos cada vez mais sócios da Visa que tem sido um dos principais players entre as grandes corporações.

Dividendos recebidos

Ativo Cód Valor
JOHNSON & JOHNSON JNJ 29,78
VISA INC V 17,98
COCA COLA CO KO 9,35
EMERSON ELECTRIC CO EMR 17,68
3M CO MMM 21,53
CME GROUP INC CME 17,85
UNION PACIFIC CORP UNP 20,99
LOCKHEED MARTIN LMT 33,15
UNILEVER PLC UL 26,53
REALTY INCOME CORP O 102,03
STAG INDUSTRIAL INC STAG 52,74
EPR PROPERTIES EPR 104,41
GLADSTONE COMMERCIAL CORPORATION GOOD 63,42
UNIVERSAL HEALTH REALTY INCOME TRUST UHT 69,90
Total R$ 3.112,90 US$ 587,34

Dividendos recebidos na Top Picks – XD

Ativo Cód Valor
TOP PICKS – REIT XDR 25,31
TOP PICKS – STOCK XDS 8,36
Total R$ 178,45 US$ 33,67

Total Geral: R$ 3.291,35

  • Dólar utilizado para conversão: R$ 5,30 (veja aqui)
  • Valores de dividendos recebidos das ações de NYSE já são declarados como líquidos, ou seja, considerando o imposto de renda.

Acompanhe na página sobre Dividendos, as últimas atualizações dos rendimentos mensais, e veja como anda a evolução da minha carteira.

Veja como funciona os dividendos no EUA.

Você já imaginou ter acesso ao meu portfólio de ações completo - o mesmo portfólio que gera uma receita passiva de dividendos confiável e em constante crescimento, capaz de financiar sua própria liberdade financeira? E se você recebesse alertas sempre que eu fizer uma nova compra ou venda de ações? Agora você pode ter acesso EXCLUSIVO a tudo isso!

#Dividendos #VICI

Análise Fundamentos MongoDb – MDB – Trade de valor #22

0

Fizemos a inclusão da MonogDb como mais uma empresa da nossa carteira de Trader de Valor. Nesse post #21 mostramos na prática a compra do ativo. Agora vamos dar uma olhada nos seus fundamentos.

Para quem não conhece a MongoDb esse vídeo vai ajudar a entender um pouco o case da empresa. Tem algumas informações técnicas para quem é da área de desenvolvimento de software, mas tento explicar isso de forma mais simples possível.

Bora lá conferir porque colocar a MongoDb numa carteira de Trader de Valor.

Sobre a série Trade de Valor: Porsche

Iniciamos em outubro de 2021 uma nova série onde sairemos de um Fiat Uno para comprar um Porsche.

Escolhemos a bolsa americana como ferramenta para alcançar esse objetivo e o método será o Trade de Valor.

Explico o que é Trade de valor no post “Tudo sobre Trade de Valor“, mas ao longo da série vamos abordando diversos outros aspectos sobre essa metodologia de investimento.

Escolheremos 12 Stock iniciais para se investir e compraremos 1 em cada mês. Depois desse período farei uma avaliação para o ano seguinte de quem irá continuar e quem irá sair da carteira.

Podemos no ano seguinte acrescentar outras, ou reforçar aporte nas atuais. A ideia é não vender até que chegue ao final do ano.

Ao longo desse tempo estamos fazendo aportes recorrentes na corretora americana parceira do blog.

Quer começar a investir na bolsa Americana? Aqui é o lugar ideal para dar seus primeiros passos e conhecer a fundo como funciona o mercado de ações na maior economia do mundo.

Nos “Primeiros passos para Viver de Dividendos” mostramos como abrir conta na corretora, enviar dinheiro para o exterior, selecionar ações e fazer a parte de imposto de renda, tudo mastigado em um passo-a-passo.

Aguardem os próximos aportes e se inscreva seu e-mail aqui na lateral do blog para ficar por dentro.

#Trade de Valor# #Porsche #DOCU

Compra MongoDb – MDB – Trade de valor #21

0

Vamos falar de mais uma nova adição na nossa carteira de Trade de Valor. Nós compramos a MongoDb, a maior empresa de banco não relacional.

Vamos fazer uma analise fundamentalista da empresa nesse final de semana. Por hora, veja o passo a passo da nossa aquisição.

Sobre a série Trade de Valor: Porsche

Iniciamos em outubro de 2021 uma nova série onde sairemos de um Fiat Uno para comprar um Porsche.

Escolhemos a bolsa americana como ferramenta para alcançar esse objetivo e o método será o Trade de Valor.

Explico o que é Trade de valor no post “Tudo sobre Trade de Valor“, mas ao longo da série vamos abordando diversos outros aspectos sobre essa metodologia de investimento.

Escolheremos 12 Stock iniciais para se investir e compraremos 1 em cada mês. Depois desse período farei uma avaliação para o ano seguinte de quem irá continuar e quem irá sair da carteira.

Podemos no ano seguinte acrescentar outras, ou reforçar aporte nas atuais. A ideia é não vender até que chegue ao final do ano.

Ao longo desse tempo estamos fazendo aportes recorrentes na corretora americana parceira do blog.

Quer começar a investir na bolsa Americana? Aqui é o lugar ideal para dar seus primeiros passos e conhecer a fundo como funciona o mercado de ações na maior economia do mundo.

Nos “Primeiros passos para Viver de Dividendos” mostramos como abrir conta na corretora, enviar dinheiro para o exterior, selecionar ações e fazer a parte de imposto de renda, tudo mastigado em um passo-a-passo.

Aguardem os próximos aportes e se inscreva seu e-mail aqui na lateral do blog para ficar por dentro.

#Trade de Valor# #Porsche #DOCU

Fechamos o ano com +1 milhão em receitas acumuladas: Dez22

0

Chegamos no último step de 2022, um ano que não tem fim! Demorou muito para acabar, não sei se foi porque estava gastando horrores com a obra, somando a eleições, copa e tudo o mais que você possa imaginar.

Diferente do ano passado que estávamos próximo do nosso top histórico de patrimônio, com 1 milhão e 900 mil, nossa carteira de ações sofreu quedas por conta da bolsa que teve seu momento de Bear pelo aumento de taxa de juros do FED.

Não foi um bom momento para mim, pois precisei de liquidar algumas ações para ajudar nos meus custos com a obra da sede nova de uma das minhas empresas. Um péssimo time para liquidar algumas posições, mas tivemos que fazer, foi para um bem maior.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Dezembro foi bem complicado, tivemos a segunda menor receita do ano, depois de janeiro que tradicionalmente é bem menor a receita. Nossa receita caiu, ou diria despencou -46k sobre o mês anterior. Comparando com Dezembro do ano anterior a coisa foi um pouco melhor com +61k em dez21 tivemos um aumento de +7k entre um ano e outro.

Comparar o mês anterior com esse é um pouco complicado, já que no mês anterior tivemos um recorde de receita, acho difícil algum mês bater esse, foi algo bem atípico. O recorde de receita é novembro de 2022 quando chegamos na marca de R$ 114 mil em um único mês.

Taxa de poupança do mês: 9%

Depois de vários meses com taxa de poupança negativa, a obra deu uma pequena trégua e conseguimos fazer quase um +9% de taxa de poupança. Esse ano de 2023 vou tentar batalhar para subir essa taxa de poupança, difícil de conseguir bater esse recorde de 2017, mas vamos tentar.

Temos o nosso recorde, difícil de bater, em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.553k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.522k, tivemos resultado negativo de -31 mil Reais no patrimônio esse mês, a bolsa segue sangrando.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio investido, em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: +13k
  • 2ª semana: -20k
  • 3ª semana: -31k
  • 4ª semana: -3k
  • 5ª semana: -9k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

Mês passado tive um gasto de 124k, já nesse mês a coisa caiu absurdamente. Chegamos em 61k, nossa principal queda esse mês deveu-se ao final da minha pensão para a Tatiane, tinha um custo de R$ 10 mil com ela até dezembro e como pagava adiantado, em novembro foi minha última parcela.

Cumpri meu papel de homem e conforme dei minha palavra para ela, paguei a ela R$ 500 mil. Além de outras partes do nosso patrimônio que irei transferir para ela com o tempo.

Jamais iria separar da minha ex-esposa e deixa-la com uma mão na frente e outra atrás.

Sei que tem muito homem que faz isso com a mulher. E para mim o cara que faz isso, me desculpe, mas é um cuzão. Não tem palavra para definir uma pessoa que num divórcio tenta prejudicar a ex-esposa e deixa-la na merda literalmente. Muitas vezes atinge até os próprios filhos.

Teve um conhecido, não chamo trastes assim de amigos, que veio me dizer que eu era bobo de ter dado meio milhão para ex-esposa. Falei para ele que otario era ele em colocar o dinheiro acima de tudo. Que seria justo o que ela recebeu, visto que ela esteve comigo durante todo esse tempo, que ela estaria cuidando e olhando a minha filha lá na Alemanha. “A vida vai te ensinar” – falei para ele – “alias já está te ensinando, pelo simples fato deu ter esse meio milhão para dar a ela e você não, reflita nisso”.

Esse mês a maior despesa foi a Laura com seus 11k, sendo 10k para pensão e outros 1k para gastos extra com ela, como presentes, passagens para ir vê-la.

O resto dos gastos foram em linha com o mês anterior, apenas com a queda nas despesas da Evelyn que voltou para a casa dos 1,5k.

Não recorrentes

Ainda tivemos gastos com a obra, sendo 25k desses 39k nessa conta. O carro ficou com os outros 10k.

Depois disso tive que gastar quase 1,2k com conserto do meu Mac que detonou a bateria, algumas assinaturas na Apple Store e gastos com advogada.

Alguns itens legais que comprei esse mês:

  • Microfone Lapela: Comprei esse microfone de lapela, ele é de uma marca genérica, mas conecta bem no iPhone, vem com 2 unidades, ou seja dá para entrevistar pessoas com ele. O microfone tem uma isolação acústica bem legal, para gravar em locais muito barulhentos é ideal. Tem usado ele para fazer os vídeos no canal. O audio dele não é dos melhores, mas pelo preço achei um excelente custo beneficio. Paguei a bagatela de R$61 num promoção.
  • Esponja: Comprei essa esponja, mas ainda não chegou, então não sei se vai ser boa, geralmente os itens que posto aqui costumo dar minha opinião de consumidor e se não gosto comento o que não gostei, esse aqui vou ficar devendo, mas a minha esponja que trouxe da Alemanha acabou estragando, daí resolvi arriscar nessa!
  • Organizador de cabo: para completar o frete da esponja acima pedi esse organizador de cabo, o cabo de celular da Evelyn vive caindo, comprei mais por ela do que para mim.

Conclusão

Consegui romper a barreira do 1 milhão, mais precisamente 1 milhão 71 mil reais em receitas no ano. Isso nos coloca com uma média mensal de quase 90k em renda de lucro das diversas empresas que possuo.

Esse 2023 vou mudar um pouco as nomenclaturas das minhas receitas para deixar um pouco mais claro alguma coisas aqui no blog. Quero separa minhas receitas com imóveis do bolo de algumas empresas.

A nível de gastos, excluindo gastos com obra ou re-investimentos nas empresas, ficamos com 645 mil isso me coloca com um custo de 53k por mês. Considere aqui que comprei uma Mercedes de meio milhão e tem uma entrada nela de 150k só nesse ano.

Com tudo isso chegamos a uma taxa de poupança, excluindo reinvestimentos nos negócios, dê: 426k ou 39%.

Minha expectativa era que ficasse abaixo dos 30% esse ano, estou surpreso positivamente com o resultado.

Espero que 2023 venha mais forte ainda e vamos caminha rumo as 2 milhões em patrimônio! Espero que o Biden não atrapalhe, alias o Dilmo americano já está atrapalhando muitooooo.

Em breve o post de balanço geral de 2022.