Será que a bolsa é para você? #pp2

0
267

Nesse nosso primeiro passo para Viver de Dividendos, nós precisamos de entender qual o nosso perfil de investimento para saber se a bolsa de valores é o lugar ideal para nós.

Essa é uma pergunta muito pessoal e só você pode dar essa reposta. Vamos tentar aqui nessa etapa te dar algumas dicas e ajuda para concluir se a bolsa é o melhor lugar para você.

O mais recomendado

Às vezes, nem com o que vamos passar aqui será o suficiente para chegar nessa resposta. Daí talvez seja interessante você partir para um mini teste. Dar esse ponta pé inicial e sentir a coisa primeiro é o mais recomendado, a menos é claro que você seja uma pessoa com um conhecimento intra-pessoal muito alto.

Como a maioria de nós não somos, recomendo você pegar um percentual, algo como 10% da sua economia de um mês e invista na bolsa, se esses 10% da sua economia de 1 mês for menor que R$500,00 aí já recomendo esperar chegar nesse valor e colocar.

Coloca essa grana numa corretora que vamos falar aqui ainda, isso vamos abordar mais pra frente, cuidado não é para queimar a largada e sair vendo isso de uma vez.

Investe esses R$500 por 1 ano ou menos e daí você vai sentir com você vai lidar com bolsa, principalmente com a maldita cotação, essa é a vilã que mais tira gente da bolsa.

Nesse vídeo abaixo tem uns comentários sobre tudo que está escrito aqui, recomendo dar uma lida e depois voltar aqui e apertar o play:

Tipos de perfis de investimento

Identifico hoje três tipos de perfil de investidor:

  • Renda fixa ou poupança
  • Trader gráficos ou Trader de valor
  • Ações de longo prazo

Vamos aqui tentar ver em qual deles você se encaixa. Vamos antes disso explicar um pouco de cada um.

Renda fixa ou poupança

Esse investidor é aquele extremamente averso ao risco.

Você sente-se muito incomodado quando perde algo, você é daqueles que não conseguem lidar com perdas, não gosta de mudanças repentinas, enfim você pode talvez ser desse grupo.

Investidores com esse perfil devem ficar longe da bolsa, busque investimentos que tenham uma certa previsibilidade e trazer menor risco.

Considerei aqui Renda Fixa e Poupança, como renda fixa incluem aqueles investimento onde não se tem variação do principal investido.

Alguns podem pensar, mas Viver de Dividendos você considera poupança investimento? Sim. Pra ser sincero o que tem de gestor de fundo que perde para poupança não está no gibi.

Fonte: Estadão

Agora tome cuidado porque com menos risco, vem menores retornos. Você pode ter certeza que esses investidores vão ter que trabalhar bem mais que os outros dois perfis.

Trader gráficos ou Trader de Valor

São aqueles investidores que adoram riscos, a pessoa não tem aquela preocupação com a perda, é mais resistente com a possibilidade do fracasso, também gosta de retornos maiores.

Esses investidores não tem medo de perder boa parte do seu principal, mas gostam de sentir a sensação de ter a possibilidade de dobrar, triplicar, enfim crescer muito seu patrimônio em curto espaço de tempo.

Coloquei nesse perfil os Trade gráficos, aqui entra índices, commodities, cambio, ações, enfim o que tiver sendo analisado em um gráfico.

Também coloco o Trade de Valor, ele não é um grafista, ele tem que analisar a empresa pela análise fundamentalista, mas o risco do negócio será maior que um investidor de longo prazo.

Pelo simples fato que esse investidor irá se posicionar numa ação ou ativo visando seu crescimento rápido. Nós temos um vasto material aqui no blog sobre Trade de Valor, recomendo começar nesse post: Tudo sobre Trader de Valor.

Meu perfil preferido é investimentos de longo prazo, mas nada impede você ter um perfil misto, aquele investidor que consegue navegar por diversas áreas. Isso você vai sentir a necessidade com o tempo.

Investidor de longo prazo

Esse é o meu perfil principal de investimento, digamos que aqui é o investidor que busca o meio termo.

Ele quer um certo retorno, está disposto a correr até um certo risco para busca-lo, desde que esse risco seja controlado e menos suscetível a falhas ou podemos dizer previsível.

Nesse perfil o investidor costuma apoiar-se bastante na análise fundamentalista para fazer seus estudos. Não é uma regra claro, mas essa ferramenta seria a melhor opção nesse caso.

Lembre-se que tanto os Trader quanto o Investidor Buy And Hold (Comprar e levar por longo tempo o ativo) são os que trazem os maiores retornos, nossa idéia aqui nessa trajetória é fazer com que você consiga dar esses primeiros passos e também preparar-vos para evitar ao máximo os riscos.

Fonte: Tipo Ben par ao Homem Aranha

Quanto maior a possibilidade de retorno, maiores serão os riscos.

Se souber o que está fazendo você poderá ter uma boa caminhada, dá uma olhada nesse meu Twitter que explica bem isso:

Qual o melhor

Não existe o melhor perfil de investimento, existe aquele que se encaixa em você, o importante é você sentir-se confortável com o investimento que estiver fazendo.

O que existe é o errado. Errado é você ter um perfil e operar em outra categoria que não se encaixa contigo, aí é a formula perfeita para o fracasso nos investimentos.

Como é o perfil do Viver de Dividendos

Para ser sincero eu sou um pouco dos três, vocês podem ver que tenho aqui no meus orçamentos dinheiro em poupança, trade de valor e stocks/reit de longo prazo.

Você pode ser assim também, o importante como falei é:

Saiba bem o que está fazendo e não misture as estratégias.

O que é muito comum é ver investidor de longo prazo operando como trader, aí é uma formula para perder dinheiro.

Para quem está começando, sugiro mesmo o inicio do post, vai bem devagar e experimente aquilo que se encaixa melhor contigo.

Como é o meu perfil de investimento, clique para ampliar!

Gosto de ser bem conservador quando trata-se de finanças pessoais e bem mais agressivo nos investimento. Renda fixa não foi feita para mim em questão de investimentos.

Desde início deste blog sempre estive 100% posicionado com meu patrimônio na renda variável, simplesmente porque na minha visão é o melhor caminho para chegar no sucesso das finanças e alcançar a posição de Viver de Dividendos.

Não quer dizer que outra estratégia não funcione para você, aqui novamente, é o que funcionou para mim.

Continua nos acompanhando nesse post: Primeiros passos para Viver de Dividendos

Previous articleProjeto quero viver de dividendos #pp1
Next articleRentabilidade Top Picks Stock +17% – Nov22