Esse é nosso segundo passo para Viver de Dividendos com ações na bolsa de valores americana. Você precisa de definir qual o seu objetivo na bolsa de valores, onde você quer chegar e será que essa estratégia é a melhor para você?
No primeiro passo nós comentamos que você precisa de entender primeiro o seu perfil de investidor: Será que a bolsa é para você?
Uma vez que você se conheça, agora é partir para entender onde você quer chegar para sabermos se essa estratégia é o lugar certo para você.
Para quem essa estratégia não funciona
Recebeu uma herança ou alguma bolada e quer guardar ela num lugar rentável.
Quer um bem de alto valor agregado: exemplo um carro, uma casa, uma viagem e quer utilizar a bolsa de valores para flexibilizar esse objetivo.
Não tem o habito de poupar, sobrou uma grana em alguns meses específicos e quer colocar esse dinheiro na bolsa.
Está frustrado com a sua profissão ou com a empresa/ambiente de trabalho atual e quer usar a bolsa como uma maneira de fugir dessa corrida dos ratos.
Quem quer ficar rico “de um dia para o outro”
Esses indivíduos acima são os mais comuns na bolsa de valores. Tem estratégias e ferramentas especificas para cada um deles, alias exceto pelo último caso 😂 o problema é que nosso foco por aqui não será essa galera.
O que não quer dizer que esses investidores não consigam absorver ou melhor utilizar alguns pontos específicos nessa nossa trajetória, mas é apenas que nosso conteúdo aqui será focado para investidores que tenham outro objetivo.
Vamos pegar um exemplo clássico do que pode vir a acontecer, é o primeiro caso listado acima. Conheço muitas pessoas que receberam uma bolada ou herança e depois disso resolveram começar a investir e poupar para construir uma carteira para Viver de Dividendos.
Nesse caso vamos explicar mais para frente como tratar com herança ou boladas de dinheiro recebidas e qual a melhor maneira de colocar esse dinheiro na bolsa.
Temos o segundo caso, esses investidores podem buscar ferramentas alternativas, eu mesmo tenho esses objetivos, veja aqui essa série: Porsche – Trade de valor #1
Quero usar a bolsa para aposentar ou complementar a renda
Os investidores que desejam utilizar a bolsa de valores como aposentadoria, ou os que já tem uma aposentadoria do governo ou de outras fontes e querem utilizar a bolsa para complementar a renda.
Esses investidores é que são o nosso target nessa trajetória.
Você quer construir uma carteira para que os Dividendos possam trabalhar para você no futuro?
Você quer parar de trabalhar para o dinheiro e colocar o dinheiro para trabalhar para você?
Você quer construir uma carteira de ações que sobreviva e continue gerando frutos para você e sua próximas gerações?
Você quer construir um patrimônio que lhe dê uma boa condição de vida na sua velhice, que possa usufruir e viver a vida com tranquilidade?
Então você quer VIVER DE DIVIDENDOS.
Esse é o lugar certo para você e o momento ideal para começar isso.
Nos investimentos eu sou totalmente agressivo, toda a minha aposentadoria está na bolsa de valores, sempre esteve 100% lá.
Esse é o meu perfil, mas entendo e respeito aqueles investidores que não sente-se confortável em deixar 100% lá, totalmente natural isso.
O nosso conteúdo vai servir tanto para o perfil que é 100% renda variável quanto para o que tem reservas na renda fixa.
Nos próximos posts vamos explicar um pouco sobre o que é a bolsa e mostrar conceitos básicos para começar a investir. Inscreva-se na nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo.
Ano passado 95% dos CEOs esperavam uma recessão 🤷♂️ o ponto é que todo ano alguém está prevendo o fim do mundo, eventualmente esses caras acertam.
No artigo a Conference Board espera que a recessão seja rápida e superficial, com a habitação sendo atingida e os serviços na sequência.
Uma recessão é inevitável?
As notícias são importantes? Pode-se argumentar que sim, uma vez que os CEOs estão ali no olho do furação, supostamente têm a melhor previsão sobre o estado dos negócios e da indústria.
O problema é que quando a mídia começa a repetir algo em extenso, as chances de não acontecer é muito grande.
A palavra recessão está na boca dos principais canais de notícias financeiras. Todos, pelo menos um artigo já tem pronto sobre o tema para 2023:
Os economistas erram muito. Na verdade, a previsão dos economistas não acertou uma única recessão desde que os registro foram iniciados em 1970.
O problema que o “mercado” é teimoso em flertar com o inesperado. Os efeitos mais recentes da crise do COVID estão aí para mostrar. Ninguém preveria os acontecimentos antes de 2019.
Esse é o ponto, o esperado é os economistas errarem, mas vai que a máxima do mercado de sempre nos surpreender acontece e para nossa surpresa eles acertam.
Goldman Sachs, tem uma peça do quebra-cabeça, mas eles estão olhando para os aspectos errados.
Em um artigo recente da Bloomberg, foi relatado que os estrategistas do Goldman Sachs viam que os mercados de ações “ainda refletem o risco de uma recessão nos EUA”.
Vamos parar e pensar um pouco sobre isso antes.
O “mercado” deveria ser essa “entidade de pensamento avançado” que reflete a expectativa coletiva dos participantes do mercado sobre o futuro. O quebra-cabeça de porque os mercados parecem ser predicativos está no fato de que a visão média de um grande número de participantes parece superar consistentemente nas opiniões de alguns especialistas.
No momento, economistas, CEOs e a mídia estão completamente convencidos de que haverá uma recessão.
E eles podem estar certos. Mas os mercados estão atualmente precificando que, mesmo que haja uma recessão, pode ser de curta duração e superficial, que é o que a maioria espera.
Se nossos protagonistas estão sendo excessivamente negativos, podemos até esperar nenhum recessão.
Os analistas previram 12 das últimas 2 recessões.
Vejo a recessão como inevitável? Não.
Mas certamente não devemos ignorar que uma recessão é possível.
Luta da inflação
Esse papo de recessão, veio muito por conta da luta da inflação que o governo Biden vem fazendo. Essa luta deles foi comparada ao período inflacionário do início dos anos 80, quando na verdade há muitas semelhanças com o início dos anos 90.
Muitos afirmam que o FED terá que agir como fez o Volcker nos anos 80, induzindo uma recessão por meio de alargamento agressivos de taxas. Mas se a inflação do lado da oferta diminuir, o que poderia muito bem acontecer em 2023, então medidas tão extremas poderiam ser evitadas.
O mercado nem sempre acerta, nem sempre tem lógica. Lembram que um tempo atrás o mercado mandou liquidar todas as ações de energia em 2020-21.
Desde então as ações retornaram 113% a mais que o S&P500. Isso ocorre porque a visão coletiva estava vulgarizando a ideia de que a transição energética estava matando petróleo e gás.
Então, no início de 2021, o mercado estava derretendo as ações de defesa militar, porque “o governo Biden cortaria o orçamento de defesa”.
Escrevi artigos para membros do Ex-Dividend, explicando como as ameaças geopolíticas da China, Russia e todos os demais inimigos dos EUA iriam permanecer elevadas, alias até subir durante o governo Biden. Compramos ativos militares por lá e estamos satisfeitos com os números.
O mercado cometeu um erro clássico de julgar decisões politicas com base em preferências, em vez de restrições. Vou pegar só um exemplo de uma Stock publica que tenho aqui no blog:
Olha que bonito a LMT retornando +38% enquanto o S&P500 faz -19% 🚀🤩
O orçamento da defesa não só não será cortado, como receberá um aumento de 8% para 2023.
Mas na época o mercado pegou uma ideia vulgar: “Os democratas não gostam de defesa” e puniu as ações sem olhar além disso.
Quando o consenso age sobre uma crença superficial, muitas vezes é errado. São essas instâncias que queremos identificar.
Vídeo sobre o tema do artigo
Inflação da demanda ou da oferta?
Então, aqui está a situação atual:
Todo mundo está esperando que os aumentos consecutivos das taxas de juros do Fed acabem matando a economia, à la Volcker.
Só que os números não sugerem tanto isso.
Como você sabe, o que está impulsionando os mercados atualmente é a inflação e a reação do FED à inflação.
Se desta vez for mais como os anos 80, seria porque a inflação é principalmente impulsionada pela oferta, e essa inflação impulsionada pela oferta é persistente.
Lá atrás o pessoal estava convicto que a inflação era impulsionada pela oferta, com a questão de problemas na cadeia de suprimentos da pandemia e ainda a guerra na Ucrânia. Num dos meus últimos podcasts, não tenho certeza se foi esse episódio 90, comentei sobre essa bagunça danada criada pelo Powell.
Parece que a coisa está começando a mudar de figura, alguns estão martelando que a inflação está sendo causada pela demanda.
A demanda durante os assistencialismos na fase COVID, depois tivemos um outro aumento da demanda na abertura, com viagens e hotéis que aumentaram o volume alimentados por economias reprimidas. Eles agora estão recuando, já que as economias reprimidas estão secando.
O crescimento salarial é o que pode levar a loops de aumentos de demandas, mas dada a crise que varejistas como Target, Walmart, VF Corp relataram em segmentos discricionários, estamos vendo uma remodelação de orçamentos (dominado por despesas essenciais das famílias). Falei sobre isso também nos nossos podcasts.
Espera-se que a inflação atinga 3% até o final do próximo ano, um nível no qual não seria mais um problema.
Chegar lá vai prejudicar os consumidores, mas ao contrário dos anos 80, e como os anos 90, são principalmente os trabalhos de colarinho branco que serão direcionados. Cortes de empregos no Twitter, Amazon, Facebook sinalizam isso.
Por outro lado, restaurante e fabricas ainda estão com poucos trabalhadores.
Isso significa que uma crise em toda a economia é improvável. Resta saber se a equipe de marketing do Twitter vai conseguir um emprego em um restaurante, mas o que isso significa é que a parte frágil dos consumidos dos EUA provavelmente não será afetada.
Empregos do colarinho azul superam o número de empregos de colarinho branco de 4 para 1.
Tudo isso vai te lembrar muito o início dos anos 90. A maioria não está olhando para isso dessa maneira. Isso cria oportunidades!
Baixa injustificada na força do consumidor
Não é a parte frágil da economia que será mais impactada por cortes de empregos e uma possível recessão em 2023. São os trabalhadores de colarinho branco.
Portanto, os investidores que estão se preparando para um apocalipse em pagamentos de empréstimos automotivos, pagamento de hipotecas ou pagamentos de cartão de crédito, não vão obtê-lo.
Eles estão projetando outro 2008-2009 no mercado atual, e simplesmente não funcionará dessa maneira.
Uma ação, Ally Financial, foi massacrada pelo mercado este ano por causa da “preocupação do consumidor”. As perspectivas dos analistas colidem com a realidade que a gestão da empresa está percebendo.
"Semelhante ao último trimestre, e consistente com o que temos guiado, vimos um forte crescimento de empréstimos em toda a empresa e, em particular, dentro do financiamento de automóveis. Certamente reconhecemos o ambiente de aperto, mas a subscrição de crédito ao consumidor é uma capacidade central da nossa empresa, e acreditamos que estamos gerando alguns dos empréstimos mais atraentes e ajustados ao risco da história da Ally"
Yield de Ally hoje é 5,11% o mercado está exagerando os riscos. Isso faz uma entrada interessante para essa Stock.
Conclusão
Evite ficar escutando ruídos da mídia, foque em números e não se desespere principalmente quando todos estão assim.
Nesse artigo que pode servir de complemento: Não saia do seu caminho na bolsa, falo sobre essa questão de não ficar escutando esses ruídos de curto prazo.
Esse mês nosso aporte ficou um pouco distante da marca de aportes Like Michael Jackson, conseguimos colocar 8k na bolsa considerando os re-investimento dos dividendos.
Nosso aporte foi destino à um REIT e uma Stock, essa sendo da nossa carteira Top Picks.
Quanto aumentará nossos dividendos
Essas compras colocam cerca de $73,06 a mais de dividendos por ano na minha carteira, isso dá convertido para o dólar de hoje R$379.94.
Cerca de +R$31,58 por mês em receita de dividendos para somar na minha bola de neve.
STAG INDUSTRIAL INC – STAG
STAG é um REIT de logistica, ele tem a característica de fazer pagamento mensais de dividendos. Durante a pandemia STAG voou bonito, chegando no top de 122% no período.
Com a mudança do mercado agora STAG, bem como outros REITs de logistica vem sofrendo e abriu-se uma boa oportunidade para o investidor de longo prazo.
Apesar do mercado estar precificando STAG como Bear o REIT vem tendo boas taxas de crescimento. Suas receitas cresceram +16% no último ano e +17% se considerarmos últimos 3 anos.
As perspectivas de crescimento dos analistas não tem sido muito forte, com:
2023: 687 milhões +5,4%
2024: 731 milhões +6,2%
O problema que o mercado vem errando o crescimento do STAG há um bom tempo já.
Meu primeiro aporte no REIT data de 2016, desde então minha relação com o ativo foi muito boa, ele é hoje minha terceira maior posição pública. Tenho cerca de 510 ações do STAG que tem me entregado 9,5% de retornos anuais.
Não é um ativo de alto rendimento, mas cumpre seu papel de resiliência. O fundo é bem gerido e tem um histórico de 10 anos crescendo os dividendos, no longo prazo a bola de neve fará seu efeito.
Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $24,82 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$131.38
Balanço comentado Janeiro
Estou em dúvida sobre qual ação fazer um vídeo de balanço comentado para janeiro, se poder ajude na escolha. Estou com essa enquete no meu Twitter, lá temos 5 stocks que publica resultados em Dezembro ao qual iremos analisar esses números em Janeiro.
Temos um serviço no blog para ajudar os investidores a investir na bolsa americana, mostrando como selecionar os ativos para montar uma carteira vencedora na bolsa de valores.
Temos diversas carteiras, entre elas as Top Picks, são ativos “monstro”, ações que já retornaram +700% nos últimos 10 anos, confira aqui.
Essa compra de ativos Top Picks adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $48,24 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$250,87
Publiquei as minhas compras detalhadas num post na área dos assinantes. Temos lá a posição completa da carteira e uma análise dos resultados dos ativos comprados!
Segue o mercado em queda, esse mês de novembro foi até que um pouco menor, fazendo com que nossa rentabilidade caísse de 18,9% anualizado para 17% no fechamento de novembro.
Nossas ações com viés mais Tech deram uma boa recuperada a coisa ficou feia foi para as prestadoras de serviço e alguns bancos.
Sigamos nossa estratégia e não espere novidades maiores a nível de melhora do Bear em 2023 🥲
IRR – Top Picks Stocks – $
Mês
IRR Anualizado
JANEIRO
28,1%
FEVEREIRO
24,8%
MARÇO
33,1%
ABRIL
28,4%
MAIO
24,4%
JUNHO
16,7%
JULHO
21,3%
AGOSTO
19,2%
SETEMBRO
12,2%
OUTUBRO
18,9%
NOVEMBRO
17,0%
DEZEMBRO
%
IRR – Top Picks Stocks – R$
Mês
IRR
JANEIRO
33,5%
FEVEREIRO
22,2%
MARÇO
19,2%
ABRIL
19,0%
MAIO
11,8%
JUNHO
12,7%
JULHO
17,3%
AGOSTO
14,6%
SETEMBRO
11,5%
OUTUBRO
16,9%
NOVEMBRO
15,0%
DEZEMBRO
%
Carteira
Nossa carteira é 100% voltada para investidores da bolsa americana, não abordamos bolsa brasileira.
A Top Picks é a seleção de ações que considero as melhores opções de case para se investir visando o longo prazo.
Temos duas carteiras principais no nosso serviço de assinatura Ex-Dividend:
Top Picks – Stocks – composta atualmente por 8 ações.
Top Picks – REITs – composta atualmente por 8 REITs.
Rentabilidade da Top Picks – Stocks
Os dados aqui apresentados são desde janeiro de 2020, quando começamos a fazer nosso acompanhamento de rentabilidade.
Todos os meses o investidor aporta mil dólares em cada ação da carteira.
Os dividendos dessas ações são reinvestidos na carteira.
O método utilizado foi a IRR, Internal Rate Return ou TIR, taxa interna de retorno. É o mesmo indicador que o Banktivity utiliza para realizar análise dos investimentos.
Uma carteira com esse histórico de taxas de retorno anual é extremamente raro no mercado. Isso só certifica nossa estratégia de longo prazo para seleção de ativos visando Viver de Dividendos.
Só para ter uma ideia, minha carteira pública de Stocks aqui do blog tem uma IRR anualizada de 11,6% isso mostra o quão bom são os retornos da carteira Top Picks.
A TIR é a melhor maneira de se medir um retorno mensal. A TIR é uma taxa para igualar o valor de um investimento (valor presente) com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período.
Nesse nosso primeiro passo para Viver de Dividendos, nós precisamos de entender qual o nosso perfil de investimento para saber se a bolsa de valores é o lugar ideal para nós.
Essa é uma pergunta muito pessoal e só você pode dar essa reposta. Vamos tentar aqui nessa etapa te dar algumas dicas e ajuda para concluir se a bolsa é o melhor lugar para você.
O mais recomendado
Às vezes, nem com o que vamos passar aqui será o suficiente para chegar nessa resposta. Daí talvez seja interessante você partir para um mini teste. Dar esse ponta pé inicial e sentir a coisa primeiro é o mais recomendado, a menos é claro que você seja uma pessoa com um conhecimento intra-pessoal muito alto.
Como a maioria de nós não somos, recomendo você pegar um percentual, algo como 10% da sua economia de um mês e invista na bolsa, se esses 10% da sua economia de 1 mês for menor que R$500,00 aí já recomendo esperar chegar nesse valor e colocar.
Coloca essa grana numa corretora que vamos falar aqui ainda, isso vamos abordar mais pra frente, cuidado não é para queimar a largada e sair vendo isso de uma vez.
Investe esses R$500 por 1 ano ou menos e daí você vai sentir com você vai lidar com bolsa, principalmente com a maldita cotação, essa é a vilã que mais tira gente da bolsa.
Nesse vídeo abaixo tem uns comentários sobre tudo que está escrito aqui, recomendo dar uma lida e depois voltar aqui e apertar o play:
Tipos de perfis de investimento
Identifico hoje três tipos de perfil de investidor:
Renda fixa ou poupança
Trader gráficos ou Trader de valor
Ações de longo prazo
Vamos aqui tentar ver em qual deles você se encaixa. Vamos antes disso explicar um pouco de cada um.
Renda fixa ou poupança
Esse investidor é aquele extremamente averso ao risco.
Você sente-se muito incomodado quando perde algo, você é daqueles que não conseguem lidar com perdas, não gosta de mudanças repentinas, enfim você pode talvez ser desse grupo.
Investidores com esse perfil devem ficar longe da bolsa, busque investimentos que tenham uma certa previsibilidade e trazer menor risco.
Considerei aqui Renda Fixa e Poupança, como renda fixa incluem aqueles investimento onde não se tem variação do principal investido.
Alguns podem pensar, mas Viver de Dividendos você considera poupança investimento? Sim. Pra ser sincero o que tem de gestor de fundo que perde para poupança não está no gibi.
Agora tome cuidado porque com menos risco, vem menores retornos. Você pode ter certeza que esses investidores vão ter que trabalhar bem mais que os outros dois perfis.
Trader gráficos ou Trader de Valor
São aqueles investidores que adoram riscos, a pessoa não tem aquela preocupação com a perda, é mais resistente com a possibilidade do fracasso, também gosta de retornos maiores.
Esses investidores não tem medo de perder boa parte do seu principal, mas gostam de sentir a sensação de ter a possibilidade de dobrar, triplicar, enfim crescer muito seu patrimônio em curto espaço de tempo.
Coloquei nesse perfil os Trade gráficos, aqui entra índices, commodities, cambio, ações, enfim o que tiver sendo analisado em um gráfico.
Também coloco o Trade de Valor, ele não é um grafista, ele tem que analisar a empresa pela análise fundamentalista, mas o risco do negócio será maior que um investidor de longo prazo.
Pelo simples fato que esse investidor irá se posicionar numa ação ou ativo visando seu crescimento rápido. Nós temos um vasto material aqui no blog sobre Trade de Valor, recomendo começar nesse post: Tudo sobre Trader de Valor.
Meu perfil preferido é investimentos de longo prazo, mas nada impede você ter um perfil misto, aquele investidor que consegue navegar por diversas áreas. Isso você vai sentir a necessidade com o tempo.
Investidor de longo prazo
Esse é o meu perfil principal de investimento, digamos que aqui é o investidor que busca o meio termo.
Ele quer um certo retorno, está disposto a correr até um certo risco para busca-lo, desde que esse risco seja controlado e menos suscetível a falhas ou podemos dizer previsível.
Nesse perfil o investidor costuma apoiar-se bastante na análise fundamentalista para fazer seus estudos. Não é uma regra claro, mas essa ferramenta seria a melhor opção nesse caso.
Lembre-se que tanto os Trader quanto o Investidor Buy And Hold (Comprar e levar por longo tempo o ativo) são os que trazem os maiores retornos, nossa idéia aqui nessa trajetória é fazer com que você consiga dar esses primeiros passos e também preparar-vos para evitar ao máximo os riscos.
Fonte: Tipo Ben par ao Homem Aranha
Quanto maior a possibilidade de retorno, maiores serão os riscos.
Se souber o que está fazendo você poderá ter uma boa caminhada, dá uma olhada nesse meu Twitter que explica bem isso:
O sucesso em investimentos decorre não de acertar sempre, mas de errar com menos frequência que os outros.
Damodaran na veia e final de semana temos vídeo. Fiquem ligados aqui e no canal
Não existe o melhor perfil de investimento, existe aquele que se encaixa em você, o importante é você sentir-se confortável com o investimento que estiver fazendo.
O que existe é o errado. Errado é você ter um perfil e operar em outra categoria que não se encaixa contigo, aí é a formula perfeita para o fracasso nos investimentos.
Como é o perfil do Viver de Dividendos
Para ser sincero eu sou um pouco dos três, vocês podem ver que tenho aqui no meus orçamentos dinheiro em poupança, trade de valor e stocks/reit de longo prazo.
Você pode ser assim também, o importante como falei é:
Saiba bem o que está fazendo e não misture as estratégias.
O que é muito comum é ver investidor de longo prazo operando como trader, aí é uma formula para perder dinheiro.
Para quem está começando, sugiro mesmo o inicio do post, vai bem devagar e experimente aquilo que se encaixa melhor contigo.
Como é o meu perfil de investimento, clique para ampliar!
Gosto de ser bem conservador quando trata-se de finanças pessoais e bem mais agressivo nos investimento. Renda fixa não foi feita para mim em questão de investimentos.
Desde início deste blog sempre estive 100% posicionado com meu patrimônio na renda variável, simplesmente porque na minha visão é o melhor caminho para chegar no sucesso das finanças e alcançar a posição de Viver de Dividendos.
Não quer dizer que outra estratégia não funcione para você, aqui novamente, é o que funcionou para mim.