Balanço geral 2021

0

Vamos para nossa oitava edição do balanço geral, no qual avalio tudo o que ocorreu nesse ano. Ano passado tivemos o Balanço geral de 2020 num pós pandemia de Covid.

Esse ano foi marcado por muitas reviravoltas na minha vida pessoal, vamos narrar um pouco disso aqui.

Nosso objetivo aqui com esses posts é servir de norte para algumas pessoas, que as vezes acham que é impossível alcançar a independência financeira na bolsa de valores.

Somos a prova viva disso, talvez o único blog da internet brasileira, a fazer um tracking passo-a-passo rumo a IF por esses longos 8 anos.

Imigração e divórcio

Esse ano resolvi retornar ao Brasil, já estava divorciado a uns 2 anos, mas ainda continuava a morar na casa com a Tatiane.

Muito por conta da Laura que era pequena e estava ainda no processo bem delicado no começo dos estudos por lá.

Aguardei ela crescer um pouco mais, e minha ideia era oficializar a separação ano passado em 2020, mas aí tivemos a questão Covid. Resolvi deixar para o próximo ano e em 2021 foi o ano que efetivamente separamos.

A questão da imigração pesou bastante nesse processo de degradação da relação. Ocorreu que antigamente, ia ao escritório com frequência. Todo dia passava a tarde lá e voltava para casa à noite. Com a imigração acabei trabalhando mais no Home Office.

Já passei por uma fase de Home Office antes, mas mesmo no Brasil em Home Office, tinha dias que saia para atender alguns clientes, até a Tatiane também ficava muitas vezes na rua resolvendo outros problemas.

Com a imigração ficamos muito tempo juntos em casa, aliás 24h/7 juntos.

Isso não poderia terminar bem, começou aí a desgastar a relação, a coisa foi piorando com o tempo. A medida que ela ia avançando na faculdade na Alemanha ficava mais em casa, íamos cada vez mais brigando.

Até que chegou um ponto que resolvemos meio que separar, mas continuar juntos, morando e tentando coexistir ali no mesmo lugar pela Laura.

O tempo foi passando e vi que isso também não funcionaria muito bem.

Daí foi quando tomei a decisão de me desvincular da Tatiane por completo. Comentei com ela, e ela optou por ficar lá na Alemanha, foi bom, queria que a Laura fosse criada lá.

Na verdade, quem mais quis imigrar foi a Tatiane, tanto que ela quem iniciou essa ideia. Quando ela me apresentou a ideia, acabei comprando e embarquei de cabeça junto.

Como o desejo da imigração foi maior nela, era meio que natural ela querer ficar por lá. Hoje já temos aí quase um ano que voltei e ela está até o momento tentando levar a vida lá com a Laura, parece que está se adaptando bem com a situação.

Combinei com ela que manteria elas lá financeiramente, até pelo menos ela conseguir se formar na faculdade e arrumar um emprego. Minha ideia de custo lá é uns 20k por mês, era isso que gastava lá.

Depois que ela conseguir uma independência maior por lá, daí reduzo esse valor para 10k e os outros 10k uso para construir uma carteira de ações para a Laura no longo prazo.

Bom esses são os planos, agora com obra e todos os desafios, veremos se consigo implementar isso tudo.

Empresa

A empresa continua crescendo muito. Durante a pandemia tivemos um crescimento desordenado, agora esse ano conseguimos organizar e melhorar muitas coisas.

Uma das principais áreas que vinham com deficiência era o nosso suporte, que por conta de termos crescido a base de clientes, acabava não dando para suprir essa demanda com os técnicos que tínhamos.

Mantivemos a marca de quase mil novos contratos ativos por trimestre, porém ano passado em 2019 nosso número de reclamações sobre nosso suporte era relativamente grande.

Muito por conta de falta de trabalhadores nessa área, então trabalhamos para buscar esses talentos e depois treina-los melhor. Resultado disso foi colhido no final desse ano.

Fizemos cerca de 2 mil atendimentos avaliados em dezembro e desses 2 mil atendimentos tivemos apenas 7 avaliados negativamente.

Isso tudo foi graças ao nosso trabalho forte na área de qualidade. Contratamos uma funcionária do DutyFree especializada nisso, ela começou a construir um time para monitorar e ajustar com os gerentes os pontos de atendimento deficientes.

Foi desafiador, porque a guria chegou com gás para resolver as coisas, os gerentes obviamente não querem ver seu trabalho sendo criticado, tive que intervir e intermediar essa comunicação entre os setores e a qualidade.

Isso acabou me desgastando demais, jogou uma carga de ‘stress’ grande em cima de mim, isso porque eu tinha que ficar intermediando e ajudando na cobrança dos gerentes para que eles começassem a melhorar os atendimentos.

O resultado foi muito positivo, em outubro tínhamos 27 reclamações, depois em novembro caiu para 17 e finalizou dezembro com apenas os 7 atendimentos avaliados negativamente, um índice de insatisfação de 0,003%, para uma prestadora de serviço no Brasil é algo realmente difícil.

Atender mais de 7 mil contratos, com centenas de franquias e milhares de atendimentos no mês, isso tudo com só 7 reclamações, dei uns parabéns e reconheci o trabalho e esforço de todo o time por fazer isso acontecer.

Agora no próximo ano, nossa meta é melhorar a capacitação técnica dos atendentes, fazer com que eles consigam realizar mais atendimentos, com mais qualidade e em menos tempo.

Nossa meta será melhorar esses padrões, para isso estamos utilizando o ITIL. Até cobrei agora no final do mês o gerente de suporte.

Falei com o Trader, para ele se profissionalizar e se especializar mais nesse framework, afinal chegamos agora a 65 pessoas no time total, a equipe dele tem uns 25 funcionários e já estamos começando a quebrar em sub-times.

Blog

Confesso que esse ano de 2021 o blog acabou, muitas vezes, colocado em segundo plano.

Eu já falei desde ano passado que o Google penalizou meu blog nas pesquisas e meu canal do Youtube. Isso porque falei algumas verdades, principalmente devido à Pandemia.

Esse ano meu blog passou todo o ano sem AdSense, não recebo mais grana de propaganda do Google, nem do Youtube.

Até por isso é importante que vocês colaborem com o blog, melhor forma de fazer isso é assinando nossa revista do XD.

Apesar de toda a piranhagem do Google contra o blog, o pessoal continua vindo em peso. Ano passado 2020 tínhamos colocado no post a marca de 15milhões em acesso. Agora passamos os 23 milhões, ou seja, tivemos cerca de 8 milhões de acesso no ano.

Acessos do blog chega a 23 milhões

Esse ano eu sairia do WordPress, estava para ir para o Gatsby ou algum outro static site. Acabou que resolvi fazer o meu próprio static site em c#.

Estou caminhando nesse projeto, já fiz a Home, pagina de categorias, tags, pesquisa, gerador de rss, estou agora no gerador de podcast, já fiz, mas por algum motivo não está validando na apple.

A meta era ter migrado esse ano de 2021, não rolou, então pelo andar da carruagem tem grandes chances de rolar esse ano.

Outra mudança que estou realizando aqui no blog esse ano é desativando os comentários, não tem me ajudado muito, sei que o pessoal curte comentar, mas tem muito hate que manda mensagem e isso acaba me tomando muito tempo ter que ficar validando uma a uma.

No fim como boa parte do pessoal tem alguma mídia social, deixarei os comentários para serem realizados por lá ou por e-mail.

Isso é algo que ainda estou analisando a fundo, mas bem provável que devo desativar esse recurso.

Taxa de poupança

Esse ano não foi muito convidativo para a Taxa de Poupança, devido à obra, divórcio e mudanças para o Brasil os gastos explodiram, isso fez com que minha taxa de poupança fosse sacrificada.

A minha sorte foi ter uma reserva ótima de capital, senão seria bem complicado esse ano.

Abaixo a média de aportes:

  • 2016: 8,9k.
  • 2017: 11,9k + 33%
  • 2018: 18,7k +57%
  • 2019: 15,9k -15%
  • 2020: 32,2k +102%
  • 2021: -1,9k 0%
Taxa de poupança foi um ponto negativo no ano 2021

Nossa economia total ficou negativa em -21k, fazendo um média de aporte negativo de -R$1.900, chegando a uma média de 0,33% de taxa de poupança.

Se só retiramos os gastos com a obra, mesmo com o divórcio e a mudança para o Brasil, teríamos uma taxa de 30% de poupança.

Tínhamos no começo de 2021 travado uma meta de 40% a 50% de taxa de poupança, mas a coisa foi tão ruim que nem perto da meta chegamos.

Gastos totais

Aqui trazemos ano a ano um resumo dos gastos por categoria, para não deixar a coisa meio discrepante, resolvi tirar os gastos com empresas, isso pode ser qualquer reinvestimento nos negócios.

Gastos totais foram altíssimos, afetando nossa taxa de poupança.
Não recorrentes seguem como os grandes vilões.

Batemos os meio milhão de gastos no ano 😱 isso definitivamente mostra que foi um ano bem atípico. Tenho que trabalhar firme nesse 2022 para voltar as coisas nos trilhos, a reposta precisa ser imediata, já em janeiro.

Não recorrentes

Esses caras são sempre os grandes vilões, dentro deles tem muita coisa, destacamos:

  • Moveis e eletrônicos: 130k no ano.
  • Outras despesas: 25k são gastos genéricos, como visto, passagens de avião que não se encaixam em viagens, entre outras coisas.
  • Viagem: 14k
  • Educação: 11k
  • Carro: 11k

Também tivemos um boom nos gatos com Casa, isso porque passo agora a pagar dois alugueis caros, um na Alemanha e outro no Brasil.

Dividendos

Esse é o cara, o nosso grande objetivo a longo prazo, esse cara não pode parar de subir. Ano passado devido à pandemia e a crise tivemos pela primeira vez uma redução no nosso fluxo de dividendos.

Agora esse ano vínhamos com a meta de bater essa queda e retomar o crescimento dos dividendos. Meu foco durante o ano todo de 2021 foram os ativos da carteira Top Picks, todos meus novos aportes estão sendo direcionados para esses ativos.

O resultado foi isso aqui:

Dividendos crescendo forte!

Rompemos a barreira dos 28k de 2020, as dos 31k de 2019 e chegamos a +34 mil reais em dividendos em 2021.

Um crescimento de +17% de uma ano para o outro. Isso mostra a força da nossa estratégia de Viver de Dividendos.

Tínhamos colocado uma meta de 2,6k/mês e conseguimos fazer 2,8k mês em dividendos em 2021.

Patrimônio

Aqui acompanhamos nosso patrimônio baseado no nosso preço de compra, isso não é o quanto ele vale hoje no mercado, mas sim o valor que tenho investido.

Afinal se paguei 1 dólar, até vender ele vale 1 dólar para mim.

O meu patrimônio deu um boom mesmo de 2019 para 2020, quando saiu de 643k para +1 milhão. Esse ano ele continuou subindo, num ritmo menor, em 2021 e chegou a 1 milhão 263 mil.

Bola de neve fazendo seu efeito e jogando nosso patrimônio para 1 milhão 200 mil.

Dado a minha situação de baixíssima taxa de poupança, ainda sim, continuei a aportar no mercado, isso eu não paro, mesmo que coloque lá R$100, farei um aporte.

O segredo da independência financeira está aí, comento isso nesse vídeo: A regra de ouro do Warren Buffett.

Tivemos um crescimento de 263 mil reais no ano, ou +20% no patrimônio de um ano para o outro.

Nossa meta de patrimônio era 1,2 milhões, conseguimos bater a meta na risca.

A ideia desse blog é mostrar a minha trajetória de como saí dos mil reais e cheguei na minha independência financeira. Fui um dos primeiros blogs brasileiros, se não me engano o primeiro mesmo, a abrir as finanças e trazer um roadmap passo-a-passo dos investimentos.

Meu patrimônio total, considerando o valor atual das ações chega hoje em 1 milhão 930 mil reais, conforme esse nosso último post de dezembro sobre finanças:Fechamos o ano com 1 milhão e 900 mil.

Empresa chega a 35 milhões de Valuation. Uma marca importante para nosso patrimônio total.

Aqui trazemos uma evolução do patrimônio total, que considero todos os meus bens, investimentos, imóveis e empresas, alguns estão desatualizados como os imóveis:

  • Automóveis 76k
  • Reserva em conta 93k
  • Imóveis 250k (estimo já algo próximo de 1 milhão, mas não coloquei no cálculo).
  • Investimentos: 1,2 milhões
  • Valuation empresa: 35 milhões.
  • Total patrimônio: 36,9 milhões

Impressionante como o Valuation das minhas empresas cresceram, ano passado elas valiam 26 milhões, hoje chegamos a 35 milhões. Isso tudo é fruto de diversas aquisições e expansões efetuadas nesse ano.

Esse ano 2021 o aumento do Valuation foi de 9 milhões, superior aos 6 milhões de crescimento em 2020.

Rentabilidade

Não acompanho mensalmente rentabilidade, mas no final do ano levanto os melhores e piores ativos da minha carteira. Lembrando sempre que isso não serve de base nem para me dizer se devo comprar ou vender um ativo.

Os top 3 melhores ativos

  • Visa Inc – V: +288%
  • Norfolk Southern Corporation – NSC: +186%
  • Paychex Inc – PAYX: +156%

Os top 3 piores ativos

  • Ventas Inc – VTR: +1%
  • EPR Properties – EPR: -2%
  • Tanger Factory Outlet Centers Inc – SKT: -16%

Não considerei os Trade de Valor nessa estatística, mas a partir do ano que vem eles entrarão.

Agora estou impressionado com a ponta negativa, a coisa está tão legal nas minhas carteiras que antigamente tínhamos 3 ativos no negativo, agora a ponta negativa tem um no positivo.

O SKT também deu uma melhorada boa, ele estava com -50% ano passado e agora está em -16%.

Nos melhores ativos, temos a Visa liderando disparado, com quase 300%, acredito que nesse retiro a Visa baterá essa marca até o final do ano.

Norfolk também se segurou bem e desde o ano passado segue como segundo ativo de melhor retorno.

Agora temos a estreia da Paychex que desbancou a PG e chegou com retornos de 156%.

Diversos ativos na minha carteira já me retornaram +100%, ou seja, todo o dinheiro que investi neles já me foi devolvido. É muito gostoso quando um ativo chega nessa marca.

Você tem muitos ativos assim? Se não :( então cola aqui no blog, muda sua estratégia e aprenda aqui Os primeiros passos para Viver de Dividendos.

Alguns pontos atrás da PAYCHEX ficou o STAG um REIT de logística bem conhecido aqui do blog o garoto está com +130% de retornos.

Metas 2022

Os gastos com a obra seguem firmes para esse ano, deve terminar em 2022 até talvez em novembro se tudo correr bem.

Agora os gastos com mudança para o Brasil devem dar uma reduzida boa, afinal já comprei boa parte dos móveis necessários para viver, tem algumas coisas, mas dá para ir devagar agora.

Depois disso tenho ainda gastos inerente ao divórcio, ainda estou mandando cerca de 20k todo mês para a Tatiane se manter com a Laura na Alemanha.

Dificilmente a Tatiane deve conseguir emprego esse ano lá, então já conto com essa despesa por todo o 2022. Fora isso, ainda devo gastar com passagens na ponte aérea Brasil e Alemanha para ir ver minha filha algumas vezes no ano.

Acredito que devo ter que vender alguns ativos na bolsa e repatriar esse dinheiro, isso para cobrir os gastos com a obra que já consumiram 622 mil até o momento.

Então verei uma possível redução de patrimônio investido esse ano. A taxa de poupança ainda deve continuar espremida, os dividendos acredito que continuaram a subir com força e apostaremos num crescimento da nossa carteira de Trade de Valor.

Vamos à meta do ano:

  • Taxa de poupança: 10% a 30%
  • Dividendos R$ 36.000,00 (R$ 3.000,00 mês)
  • Patrimônio: R$ 1 milhão

Considerei a espremida na taxa de poupança e a venda das ações para a obra. Veremos como será o decorrer do ano.

Conclusão

Esse ano de 2021 que passou apesar de ter alguns aspectos positivos, tivemos pontos cruciais que ficaram aquém das expectativas, mas ainda sim, só tenho a agradecer a Deus por esse ano.

Que apesar das dificuldades, Ele me permitiu conseguir superar. Só tenho que agradecer em todos os aspectos da minha vida.

Para não perder nosso tradicional costume, vamos lá colocar a nova abertura do One Piece que está fenomenal.

Se liga na letra dessa música, diz muito sobre tudo que passei:

Carteira Top Picks Stock +32% ano – Dez 21

0

Estaremos agora postando recorrentemente a nossa rentabilidade na carteira Top Picks – Stock, mês passado coloquei os resultados em IRR, resolvi mudar e a partir deste mês vou mostrar em IRR anualizados.

É uma forma que encontrei de mostrar como estamos indo na nossa carteira de ações de dividendos voltadas para a aposentadoria.

Nossa carteira é 100% voltada para investidores da bolsa americana, não abordamos bolsa brasil.

A Top Picks é a seleção de ações que considero as melhores opções de case para se investir visando o longo prazo.

Temos duas carteiras principais no nosso serviço de assinatura Ex-Dividend:

  • Top Picks – Stocks – composta atualmente por 8 ações.
  • Top Picks – REITs – composta atualmente por 8 REITs.

Rentabilidade da Top Picks – Stocks

Os dados aqui apresentados são desde janeiro de 2020, quando começamos a fazer nosso acompanhamento de rentabilidade.

Todos os meses o investidor aporta mil dólares em cada ação da carteira.

Os dividendos dessas ações são reinvestidos na carteira.

O método utilizado foi a IRR, Internal Rate Return ou TIR, taxa interna de retorno. É o mesmo indicador que o Banktivity utiliza para realizar análise dos investimentos.

Para saber mais sobre a IRR consulte esse link da Wikipedia.

No caso eu coloquei o IRR ANUALIZADO dos meses.

IRR – Top Picks Stocks – $

Mês IRR Anualizado
JANEIRO 49,9%
FEVEREIRO 37,9%
MARÇO 32,5%
ABRIL 31,2%
MAIO 37,3%
JUNHO 37,2%
JULHO 33,0%
AGOSTO 35,6%
SETEMBRO 36,2%
OUTUBRO 29,5%
NOVEMBRO 32,7%
DEZEMBRO 32,4%

IRR – Top Picks Stocks – R$

Mês IRR
JANEIRO 70,3%
FEVEREIRO 61,9%
MARÇO 69,0%
ABRIL 66,8%
MAIO 53,1%
JUNHO 43,0%
JULHO 47,9%
AGOSTO 38,6%
SETEMBRO 43,4%
OUTUBRO 46,3%
NOVEMBRO 45,50%
DEZEMBRO 37,4%

Uma carteira com taxa de retorno anual de 37% é extremamente raro no mercado. Isso só certifica nossa estratégia de longo prazo para seleção de ativos visando Viver de Dividendos.

Só para ter uma ideia, minha carteira pública de Stocks aqui do blog tem uma IRR anualizada de 11,6% isso mostra o quão bom são os retornos da carteira Top Picks.

A TIR é a melhor maneira de se medir um retorno mensal. A TIR é uma taxa para igualar o valor de um investimento (valor presente) com seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período.

Quer saber quais são essas ações de alto rendimento? Entre aqui para a membership do Ex-Dividend.

Análise fundamentalista da O’Reilly – Trade de valor – #10

0

O’Reilly Automotive é uma das maiores vendedoras de peças de reposição para automóveis do mercado americano. A empresa devido ao seu crescimento nos últimos anos foi escolhida para ser a terceira ação da nossa carteira de Trade de Valor.

No episódio passado #9 mostramos como comprar essas ações.

Diferente das demais ações que compramos até agora, ORLY tem um case muito interessante a nível de crescimento sustentável, ela vem apresentando números legais de margem operacional e lucros crescentes.

Confira tudo sobre a empresa nesse vídeo de 30 minutos, especialmente para quem estava com saudade dos vídeos longos:

Sobre a série Trade de Valor: Porsche

Iniciamos em Outubro de 2021 uma nova série onde vamos sair de um Fiat Uno para comprar um Porsche.

Escolhemos a bolsa americana como ferramenta para alcançar esse objetivo e o método vai ser o Trade de Valor.

Explico o que é Trade de valor no post “Tudo sobre Trade de Valor“, mas ao longo da série vamos abordando diversos outros aspectos sobre essa metodologia de investimento.

Escolheremos 12 Stock iniciais para se investir e compraremos 1 em cada mês. Depois desse período vamos fazer uma avaliação para o ano seguinte de quem irá continuar e quem irá sair da carteira.

Podemos no ano seguinte acrescentar outras, ou reforçar aporte nas atuais. A idéia é não vender até que chegue ao final do ano.

Ao longo desse tempo estamos fazendo aportes recorrentes na corretora americana parceira do blog.

Quer começar a investir na bolsa Americana? Aqui é o lugar ideal para dar seus primeiros passos e conhecer a fundo como funciona o mercado de ações na maior economia do mundo.

Aqui nos “Primeiros passos para Viver de Dividendos” mostramos como abrir conta na corretora, enviar dinheiro para o exterior, selecionar ações e fazer a parte de imposto de renda, tudo mastigado num passo-a-passo.

Aguardem os próximos aportes e se inscreva aqui no blog para ficar por dentro.

Fechamos o ano com 1 milhão e 900 mil – Gastos e receitas: Dez 21

0

Esse ano foi repleto de meses problemáticos a nível de gastos, dezembro não poderia ficar de fora, alias fechar com chave de ouro nesse sentido. Foram 88k de gastos num único mês, ainda sim apesar de todo esse absurdo conseguimos manter nosso patrimônio crescendo e crescendo bem.

Isso é só uma fração da história, se quiser conhecer o resto acesse a nossa página de Orçamentos, onde mantenho um histórico com toda nossa trajetória rumo a IF – Independência Financeira.

Receitas

  • Companys: é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.
  • Outras receitas: são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.
  • Dividendos: são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.
  • Poupança: são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Conseguimos subir nossa receita frente ao mês passado, saindo de 49k para 61k, esses +12k de receita quebrou a série de 3 meses consecutivos de quedas nas receitas.

Nosso recorde de receita ficou com Agosto 2021, quando conseguimos fazer 76k de receita pessoal num único mês.

Ano passado tínhamos feito 67k, apesar de acima do mês passado, não conseguimos superar o ano passado, isso porque tenho feito investimentos maiores nos negócios e como consequência reduzindo os lucros, também temos o fator inflação que vem batendo em diversas empresas da bolsa, obviamente o mercado privado não é diferente.

Taxa de poupança do mês: -42%

Esse ano está bem complicado a nível de economia, meus gastos estão altíssimos, minha receitas comprimidas e as vezes até caindo. Agora é a hora desse próximo ano colocar as coisas em ordem.

Precisei de reorganizar minha vida completamente esse ano, meio que deixei minha finanças no piloto automático, utilizei as minhas reservas de emergência para isso, agora preciso de começar a voltar a ponto da economia e começar a reconstruir essas reservas novamente.

Temos o nosso recorde em abril de 2017 onde chegamos a uma taxa de +75%.

Net Worth, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado terminamos com 1.829k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.912, tivemos +83 mil Reais no patrimônio esse mês.

A nível de patrimônio as ações vem segurando bem as pontas e como um todo meu patrimônio vem crescendo, disso não posso nem reclamar, mas a nível de taxa de poupança a coisa foi bem complicada, outros meses como Junho tive taxa de -48%, enquanto que ano passado sobrava 30k a 40k todo mês de reserva.

Um resumo desse mês e como aumentamos ou baixamos nosso patrimônio em R$ a cada semana:

  • 1ª semana: -27k
  • 2ª semana: +49k
  • 3ª semana: -7k
  • 4ª semana: +44k
  • 5ª semana: +41k

Alguns dias aí na 1ª e 5ª pegam do mês anterior e seguinte.

Despesas – Resumo

As despesas galoparam para 88k, um aumento de 21k de um mês para o outro. Temos alguns vilões aqui nesse cenários, alguns desses vilões conseguimos acabar em dezembro, outros demoraram um tempo, mas o maior deles continuará pode todo o 2022.

Se tirarmos os não recorrentes nosso gasto para viver foi de 28k, praticamente o mesmo do mês anterior. Isso é um bom sinal, apesar que precisamos de melhorar um pouco isso. Tem algumas categorias aí que preciso de rever.

Por exemplo os gastos com a Tatiane, minha ex-esposa, isso agora passa a ser um não recorrente, ela irá se formar e arrumar um emprego lá na Alemanha, isso irá eliminar essa despesa que foi de 4k com ela.

A alimentação também subiu de 6k para 7,2k, muito por conta dos gastos com festas de final de ano. Os demais gastos foram em linha, exceto a utilidades que tive um aumento de 1,3k apara 1,9k, isso por conta das cobranças de gás na Alemanha.

O gás, subiu de R$145 mês passado para R$798 esse mês, isso é feito normalmente por lá, onde as companhias cobram no final do ano uma diferença de taxa. Isso também pode se reflexo das tretas entre a Russia e União Europeia na Ucrânia.

Não recorrentes

Os não recorrente já tinha subido 10k mês passado, agora saltaram +21k esse mês.

Muito disso é por conta da obra e mudanças devido ao processo de separação.

Quando voltei para o Brasil, tinha encontrado um apartamento já todo mobiliado, do jeito que eu queria, pagava 75% a mais de alguém, mas pelo menos não tinha stress e não queimava caixa com compra de móveis.

Ocorre que o “canalha” que me alugou, esperou eu entrar no apartamento e 1 mês depois vendeu ele, tive que sair as pressas, procurar outro imóvel no prédio. Não queria trocar de prédio porque era perto, muito perto da minha nova sede.

Isso fez com que eu tivesse que mobiliar o novo apartamento que aluguei no pelo. Foi esse mês só 16k com móveis, sendo 5,7k com a empresa de móveis planejado, quitando a última parcela dos quase 50k dos móveis da cozinha, quarto e sala.

Depois disso teve ainda quase 10k de debito de 3 TVs Samsung Frame, isso porque eu comprei 2 TVs e como o endereço estava errado tinha que cancelar a compra e pedir outra, não podia trocar o endereço, daí eles debitaram 2 TV, sendo uma estornada no mês seguinte.

Vendi a minha TV Panasonic que havia comprado para a minha própria empresa, isso porque para usar como TV de entretenimento para dentro de casa ela é bem mais fraca a nível de audio de imagem que a Samsung Frame.

Tivemos desses 60k não recorrente, 30k por conta da obra que entrou na fase de laje, isso praticamente paga parte da laje dos 3 andares, ainda vai aparecer outras surpresas nessa etapa.

Tive 5,6k de gastos com viagem, sendo a passagem aérea para Cancun, ainda deve vir outra pancada dessas em Janeiro e outra em Fevereiro, essa já referente hospedagem.

Tive ainda 3,1k de gastos com passagem para Alemanha de fevereiro e o retorno da Tatiane e Laura quando vieram ao Brasil em Novembro. Essa despesa não considero como viagem, na verdade nem sei como categorizar isso 🤷‍♂️daí acabo jogando no outros.

Todo mês posto algumas cosias que comprei e achei interessante para compartilhar meu review com vocês, então vai lá a lista desse mês:

  • TV Samsung Frame – comprei duas dessas TV, uma para Sala e outra para o quarto. A TV é belíssima como peça de decoração, muito fina, a parte de conexões e cabos vem num aparelho a parte que pode ser escondido. Comprei na promoção e a Samsung mandou a borda em madeira, aqui nessa foto tem como vocês terem uma idéia de como fica. Na sala tenho usado ela como uma quadro também, assinei o serviço de obras de arte da Samsung, quando a TV está desligada fica ativo um quadro, que pode ser baixado em alta resolução a imagem. Hoje a TV sozinha está quase 5k sem a borda eu paguei em cada 3k. Aproveitei a black friday e natal 😅
  • Panela Tramontina – esse é o conjunto de panelas mais bonito que já tive, melhor até em acabamento que as minhas panelas da Alemanha. Se estiver em busca de um conjunto de panelas com excelente acabamento vai nesse aqui sem medo de errar, o cabo de madeira dá um charme a mais. Dividi esse conjunto em 4x, então só vai terminar essa conta em fev/22.
  • Forno de embutir da Eletrolux que foi aí quase 1,2k nesse camarada, que parcelei em 3x termina em jan/22. Esse forno é bem espaçoso e fácil de limpar, vale pena ter um forno de embutir, são bem melhores que aqueles que vem em fogões tradicionais à gás.
  • Torneira gourmet que dividi em 3x terminal em dez/21, uma pancada de 450, mas a torneira ficou bem legal na cozinha, toda preta e com mono-comando para agua quente e fria.
  • Cuba de embutir Tramontina para pia da cozinha. Comprei uma cuba com aço inox acetinado e bem funda, isso porque não gosto de água espirrando na barriga quando está lavando a louça. Tem umas pias rasas que parece que você tomou um banho ao lavar a louça, tem que ficar usando avental não rola. Parcelei em 3x e termina em dez/21.

    Geralmente coloco um review sobre o produto, o blog não é monetizado por propaganda, se você gostar do produto e poder ajudar, compre usando o link para o blog ser remunerado.

Conclusão

Nossa receita anual foi de 790k, bem acima dos 747k do ano passado, apesar de todos os contra tempos no ano ainda conseguimos aumentar a receita anual em 43k.

Já minhas despesas, excluindo os gastos com investimentos de uma empresa em outra, foi de 373k ano passado e agora saltou para 525k, esse foi o grande vilão do ano.

Obviamente que meu cenário agora é bem diferente de 2020, sei que não conseguirei voltar para aqueles níveis de gastos, mas meus esforços em 2022 será reduzir esses gastos de 2021 que foram bem elevados.

Nossa taxa de poupança no ano ficou em 33% ou 265k de reservas feitas no ano de 2021. Diante do cenário de obra, divórcio, repatriação e tudo mais eu espera que a coisa fosse bem pior. Que venha 2022!

Compras – CL – APTS – Dez 21

0

Post um pouco atrasado, mas saiu a nossa compra do último mês de 2021, ande aumentamos posição na já antiga Colgate que está na nossa carteira desde 2014 com um IRR de 6,8% ao ano.

Também compramos com o troco algumas ações do REIT de apartamentos APTS.

Quanto aumentou nossos dividendos

Essas compras colocam cerca de $32,5 a mais de dividendos por ano na minha carteira, isso dá convertido para o dólar de hoje R$181.07.

Cerca de +R$15,89 por mês em receita de dividendos para somar na minha bola de neve.

COLGATE PALMOLIVE COMPANY – CL

Colgate apresentou um crescimento de 6,3% de um ano para o outro nas suas receitas, enquanto que as vendas nos USA caíram 4% tivemos crescimentos na América Latina, Europa e Ásia de 12,5%, 15% e 7,5% respectivamente.

Apesar do bom resultado nas receitas tivemos um crescimento de lucro um pouco modesto, muito disso devido aumento dos custos de matéria-prima, traduzindo, espera-se mais inflação para o consumidor final 😱

As margens tiveram uma queda de 1,8% com aumento nos custos de logística e maiores investimentos em publicidade, que foram compensados por aumentos no preço dos produtos.

A Colgate conseguiu aumentar sua participação de venda global no mercado de pasta de dente, saindo de 39,3% para 39,5% nesse trimestre. Enquanto que nos USA teve uma queda de 34,3% para 34,2%.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $7,12 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$39.67

PREFERRED APARTMENTS COMMUNITIES INC – APTS

Estou utilizando o APTS como troco de bala. Que é quando eu compra alguma ação e sempre sobra lá uns 30 ou 40 dólares, que geralmente não dá para comprar nenhuma nova aí direciono para ele que está bem descontado e tem um baixo preço.

Fiz algo assim no passado com o FPI e deu super certo, hoje o FPI me dá um IRR anual de 8,9% isso sem muito esforço com ele.

O APTS teve uma queda na sua receita de 126 milhões ano passado para 111 milhões esse trimestre último. O mercado tem batido com força nele e sua cotação está bem abaixo do que deveria. A queda deveu-se a venda de ativos.

Como ele não tem feito nenhuma nova compra grande, natural essa redução. O fundo vendeu 8 imóveis de hospedagem estudantil, além de 7 escritórios e um empréstimo imobiliários tudo no 3T.

Isso pode mascarar para muita gente que não entende o porque a receita caiu e sai vendendo no desespero só porque o resultado veio abaixo. Tem muito investidor que opera assim.

A boa notícia que suas despesas com juros diminuíram de 29 milhões ano passado para 24 milhões esse ano. Esse é até o principal motivo que o mercado tem penalizado o fundo, que realmente tem um endividamento bem elevado.

Sigo acompanhando o fundo e investindo pequenos valores até porque é um ativo de extremo risco.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $6,3 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$35.10

TOP PICKS – STOCK

Temos um serviço no blog para ajudar os investidores a investir na bolsa americana, mostrando como selecionar os ativos para montar uma carteira vencedora na bolsa de valores.

No Ex-Dividend publicamos revistas com informações importantes sobre os ativos e o mercado. Além das revistas também colocamos algumas carteiras com ativos que considero sendo os “crème de la crème” do momento. Essas carteiras têm o nome de: Top Picks.

Quando realizo uns aportes nesses ativos eu publico aqui no blog. Anúncio o quanto recebo de dividendos, baseando-se no que comprei nesse momento.

Ficou curioso em saber quais são os ativos Top Picks do Viver de Dividendos?

Então, assine agora mesmo nosso serviço e tenha acesso a isso tudo e muito mais. Clique aqui. Nessa última edição da revista fizemos uma nova carteira de ações militares, são 5 empresas que você deve colocar na sua carteira e 1 que você não deve colocar. São ativos “monstro”, ações que já retornaram +700% nos últimos 10 anos, confira aqui.

Essa compra adiciona a minha carteira de dividendo o valor de $19,08 isso convertido pelo dólar de hoje teria um crescimento na minha renda de dividendos na faixa de R$106,30

Compras Novembro de 2021

Empresa Código Qtde
COLGATE PALMOLIVE COMPANY CL 4
PREFERRED APARTMENTS COMMUNITIES INC APTS 9

Já atualizei a minha carteira com essa nova aquisição.