Luckin Coffee a Starbucks Chinesa o golpe do ano

2
1333

Você já escutou falar da Luckin Coffee conhecida como a Starbucks chinesa, teve uma ascensão meteórica e uma queda catastrófica. Luckin Coffee foi expulsa esse ano da bolsa americana 🇺🇸 por fraudar balanços.

Crescimento meteórico da Luckin Coffee

Luckin Coffee
Luckin Coffee

Foi fundada em 2017 em Beijing e logo no inicio deste ano de 2020 tinha mais de 4.507 lojas ultrapassando o número de lojas da Starbucks na china.

Só pra ter uma idéia disso, são:

  • +2253 lojas novas por ano
  • +187 lojas novas por mês
  • +6 lojas novas por dia

Números impressionantes, tudo bem que a maioria dessas lojas eram de “pick-up” em escritórios ou campos universitários.

Suas primeiras lojas abertas foram em Janeiro de 2018 em Beijing e Shanghai. Fundos de investimentos chineses fizeram aportes na cafeteria em meados de Julho de 2018 colocando cerca de $200 milhões na empresa.

Loja da Luckin Coffee

A empresa cresceu numa velocidade exorbitante, chegando a abrir 1.300 lojas, em outubro daquele ano eles já tinham mais lojas que o Costa Coffee, que é uma cafeteria que tem em cada esquina aqui da Europa.

Processo contra a Starbucks

Nesse meio tempo ela acusou a Starbucks de monopólio, assinando contratos de exclusividades com fornecedores.

Marketing a qualquer custo, o que esperar de alguém que age assim.

Starbuck negou e disse que isso era marketing barato da Luckin para chamar atenção. No final de outubro de 2019 Luckin Coffee se retirou do caso.

Em janeiro de 2019 Luckin Coffee planejava abrir 2.500 novas lojas e superar a Starbucks para se tornar a maior marca de café na China.

Nasdaq abre as portar para Luckin Coffee

Foi quando ela iniciou na bolsa Nasdaq cotada a $17 a ação. Mas não demorou um dia e ela já tinha batido $25,96 para depois no segundo dia cair para $16 a negociação.

Seria esse um prenunciou do que viria a seguir 🤔

Até o final de setembro de 2019 a “Starbucks Chinesa” (LK) já tinha aberto 3.680 lojas e um prejuízo liquido de $75 milhões no 3T19.

Aqui tem uma entrevista do CFO deles na CNBC

A maior cafeteria da China

Loja da Luckin Coffee
Loja da Luckin Coffee

Em Janeiro de 2020 Luckin Coffee fez uma conferência com a imprensa e anunciou que havia aberto mais de 4.507 lojas nos últimos 2 anos, se tornando a maior cadeia de café da China, superando a rival Starbucks.

As ações decolaram para +$50 chegando no topo de +145% de retorno nesses 2 anos.

Os acionistas estavam rindo atoa
Os acionistas estavam rindo atoa

Escândalo no balanço

A coisa estava indo muito bem para os Chineses, até que surgiu a Muddy Waters Research, uma research de venda a descoberto que publicou no Twitter um relatório de 89 páginas alegando que a Luckin Coffee havia falsificado números financeiros e operacionais.

O relatório afirmou que a empresa havia inflado as vendas por loja em 69% no terceiro e 88% no quarto trimestre de 2019.

Luckin Coffee respondeu negando categoricamente todas as alegações feitas no relatório.

Não vai durar muito tempo
Não vai durar muito tempo

No entanto a pressão foi grande e ela anunciou em abril deste ano, que numa investigação interna seu diretor de operações, Juan Liu, havia fabricado as vendas da empresa em 2019 e inflado cerca de $310 milhões.

No dia seguinte a CVM da China começou a investigar a Luckin Coffee por fraude. No meio da outra semana em 8 de abril a Nasdaq interrompeu a comercialização de todas as ações da Luckin Coffee.

As ações que tinham subido para $50 caíram para menos de $1,39 no mês de abril. Cada café era uma ação da Luckin Coffee 😂

Queda das ações após escandalo de fraude
Queda das ações após escandalo de fraude

Foi 97,22% de queda desde o seu pico, virou pó. Deixou o Covid com inveja dessa queda.

E a coisa piorou mais ainda!

A coisa ainda piorou, pois o Goldamn Sachs anunciou que iria aprender e vender as participações acionárias do CEO Lu Zhengyao depois que ele não pagou o empréstimo de $518 milhões.

O The Wall Street Journal publicou um relatório alegando que o CEO e os acionistas controladores sabiam de todo escândalo e foram peça chave para o esquema.

Depois de quase um mês interrompido as negociações as ações da Luckin Coffee voltaram a ser negociadas na Nasdaq.

As ações caíram outros 20% e em Junho deste ano 2020 a Nasdaq suspendeu a negociação e entrou com o pedido de exclusão das ações, depois que a bolsa ordenou que ela cancelasse o registro.

Trump que gostou

Era tudo que eu queria
Era tudo oq eu queria

Isso tudo caiu como uma luva para o Trump que pretender apertar o cerco contra empresas chinesas nos 🇺🇸 e está colocando uma lei que força as empresas chinesas fornecerem demonstrações financeiras auditadas.

Como não cair nessas armadilhas?

Quer saber quem não se estressa com essas armadilhas do mercado ?

A galera do Ex-Dividend 🤓

Conheça o XD+

Saiba mais sobre o Ex-Dividend aqui e aqui.

ASSINE JÁ

A parte mais difícil quando está investindo é selecionar os ativos que vão compor a sua carteira de ações e REIT.

Escolher os ativos certos é uma tarefa que exige experiência e um grande conhecimento sobre análise de empresas.

Justamente neste momento inicial é a hora que o investidor está começando e não tem tanta experiência com investimentos. Nessa hora que você mais precisa de um apoio ou uma luz para mostrar o melhor caminho.

Um erro pode ser o custo de 5 ou mais Ex-Dividend, daí você fica pensando: porque não fechei com o Viver de Dividendos, teria me poupado todo esse stress.

Conhecimento é algo de extrema importância, principalmente para quem deseja tornar-se um investidor de sucesso na bolsa de valores americana.

Vendo essa necessidade, resolvi juntar toda a minha expertise e conhecimento acumulado por todos esses anos no mercado de ações e entregar isso através de um serviço.

Não só ajudamos os investidores que estão em busca de um futuro melhor, mas também lhes ensina a analisar e localizar empresas fenomenais.

Se quiser saber como Viver de Dividendos, esse é o lugar certo.

Previous articleDividendos já são tributados no 🇧🇷 mentiram e muito para você
Next articleFrugal Four – quem são eles? – Papo #76

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here