Como negociamos a nossa segunda aquisição – MN #23

18
217

No vídeo anterior mostramos os problemas que muitos sócios enfrentam quando não são acessíveis. Depois de muito pistolar atrás de uma empresa para adquirir finalmente esbarramos em uma empresa bem interessante para integrar dentro da nossa empresa.

Vamos falar nesse vídeo da nossa primeira reunião, como eu abordei o dono da outra empresa para propus a aquisição e como ele recebeu e processou isso tudo. Também falaremos da nossa taxa de crescimento, se quiser ver como a empresa vem se desempenhando desde que eu entrei na empresa, basta assistir esse vídeo e conferir isso e muito mais:

Entenda o que é a série “Meu negócio”

Para aqueles que não conhecem a série “Meu negócio”: Tenho uma empresa de desenvolvimento de software, no qual comercializo um software para o pequeno varejo, entenda aqui como funciona o mercado de desenvolvimento de software.

Pouco depois do meado de 2016 entrei em contato com o meu principal concorrente na intenção de comprar o controle da sua empresa, veja aqui nesse vídeo. Durante a negociação acabamos fazendo uma fusão das duas empresas, veja aqui nesse vídeo mais detalhes sobre isso, com a intenção de montarmos uma empresa mais lucrativa e produtiva.

Com os acordos fechados, começamos o processo de reestruturação completa da empresa,  durante todas essas etapas estou fazendo vídeos e documentando tudo o que está ocorrendo. A intenção é servir de inspiração para outros que desejam entrar no mundo dos negócios e norte para aqueles empreendedores que já estão no meio da caminhada.

Geralmente você já deve ter lido uma serie de livros de empresários, falando como construíram suas empresas, como as tornaram tão lucrativas, você devia assim como eu ficar se perguntando, legal entendi a mensagem, mas na pratica como fazer… isso não vem escrito nesses grandes best-sellers. Aqui você poderá acompanhar todo esse processo rumo ao crescimento bem de perto, e ver na pratica como isso tudo funciona. Tudo aqui falado é real e ocorreu exatamente da maneira descrita.

Claro que teremos momentos que não acertaremos, vai ter hora que precisaremos corrigir o curso do navio, tanto os bons quanto os maus momentos serão aqui compartilhados. São coisas recentes, algo que aconteceu a alguns dias atras, algumas terão efeitos colaterais que nem mesmo vou saber quando estiver gravando. Agora dê o play, curta nosso vídeo, divulgue e se possível comente e venha aproveitar a aventura junto conosco!

Previous articleControle de gastos e receitas: Outubro 2018
Next articleDividendos recebidos – Outubro de 2018

18 COMMENTS

    • bacana o seu projeto, depois vou dar uma olhada vi que tu usou o Firebase kkkkk

      falar nisso tu viu uma iniciativa que vc hospeda e mantem o site na própria url não precisando de servidor mais ?

  1. O barato SEMPRE sai caro.
    Já tentei contratar funcionários mais baratos, e tem uma frase que nunca mais esqueci.
    “Se você acha que é caro contratar um profissional, é por que não sabe o preço de contratar um incompetente”.
    Já tive que pagar preços muito altos por ter gente incompetente na minha equipe. Fora o fato de que você acaba trabalhando mais, tendo que se meter o tempo inteiro em um trabalho operacional que não é seu, para consertar as merdas do incompetente.
    Vale a pena pagar mais pra reter bons profissionais. É como o mercado de jogadores de futebol. Vale a pena pagar pelos melhores e ter um time campeão. Isso é fato!

    • tem outro detalhe que vc tocou que o cara que não está disposto a trabalhar na empresa acaba gerando mais problemas pra vc resolver e isso vira uma bola de neve

      errar todo mundo erra, faz parte de x atendimentos o cara vacilar num percentual Y

      agora quando vc vê ele errando excessivamente e muitas vezes de propósito ai vc tem que tomar providencias, não tem como vc montar um bom time sem ir tentando acertar aqui e ali

      oq estou trabalhando agora na empresa e talvez faca um video no futuro é do nosso processo de seleção

      é igual o varejo as vezes o cara acha que o concorrente está vendendo mais barato que ele porque está sacrificando a margem, as vezes o cara está vendendo mais barato é porque comprou mais barato

      transformando a mercadoria no trabalhador as vezes vc acha que o cara está retendo bons talentos porque está pagando um passe alto, mas as vezes ele conseguiu melhorar a raiz a recrutação e isso está fazendo ele ter bons talentos

      não sei se vc me entendeu kkkkk

  2. Boas, pesado hem viver

    Vc pega pesado com seus trabalhadores kkkkkkk o cara tem 33 funcionarios com 400 clientes e vc com 22 com mil e poucos clientes, coitados dos seus empregados kkkkkkkk valorize-os

    Brincadeiras a parte. A eficiencia é a alma do negócio! Pra que pagar mais caro

    Mudando um pouco de assunto, vemos essa não consolidação em varios setores. Padarias, farmacias, borracharias, mecanica de carros em geral. O que vc esta fazendo é o começo de uma consolidação do mercado de software houses. Isso é muito bom, os bancos já fizeram isso a algum tempo e os que começaram antes tem a vantagem. A dominancia

    Abraço e continue compartilhando =D

    • ola IM

      a minha folha salarial é maior agora em $ do que na época quando entrei, nos vamos apertando mas vamos aumentando o salário a medida que eles vão dando resultado

      vc está usando o raciocínio totalmente errado

      eu prefiro pagar bem para um funcionário do que contratar dois a um preço baixo, tem empresario que prefere ter duas topeiras pagando merreca eu já prefiro pagar mais e pegar um cara que produza

      no final o cara que pegou dois acaba caindo no barato sai caro

      pra finalizar eu só acho que vc não entendeu alguns pontos que eu coloquei no video, porque eu deixei isso claro lá

      • Boas, eu entendi. Melhor um bom do que dois ruins. Claro

        Mas vc ter ido nessa concorrente e pensar na fusão mostra como vc está confortável com sua empresa e quer expandi-la e aplicar seus métodos de gerenciamento em um ambiente maior.

        E não falei que pegar pesado com os empregados é uma coisa ruim até pq eu gosto de trabalhar. Se for pra ficar enrolando eu fico enrolando na praia com uma bela cervejada.

        • é mais ou menos por essa vibe ai

          vc cobrar resultados em contra partida tem que dar retorno pro cara tb

          senão vc martela o cara e não compensa de nenhuma forma ai fica desmotivante a longo prazo.

  3. VDD, tenho que dar os parabéns pelos números… abre o capital aí quero comprar VVDD3 heheh.

    Esse aumento de produtividade por funcionário e aumento de clientes atendidos, o seu custo com funcionários aumentou?
    Por exemplo, em 2016 tinha 550 clientes, em 2017 aumentou para 600 e agora em 2018 aumentou para 1200, mas manteve 22 funcionários, em média o salário dos funcionários aumentou?
    Se sim, em quantos %?

    • ola F

      valeu kkkk mas o cara é meio doido de abrir capital no Br o custo da bolsa aqui é gigantesco acho que ficaria mais minha cara se fosse uma NYSE:VDD kkkkkk

      Sim, porque vc cobra mais do funcionário entao vc acaba pagando mais também, mas pode ter certeza que pagar uma aumento para o funcionário dar condições dele trabalhar por 2 é muito mais barato que contratar 2. Mas vamos na próxima reunião com eles confrontar as folhas, estou curioso pra saber o quanto ele gasta com funcionários

  4. Show de bola!!

    Eu acho muito bons esses cases.
    Até porque a galera adora ver o gramado do vizinho. Acabo passando muito por isso, varias pessoas (fornecedores, funcionários..) adoram julgar a minha empresa olhando pela concorrência. MAS na hora do vamos ver, o buraco é mais em baixo.

    Eu também sou muito a favor da otimização, ainda mais pela carga tributaria que enfrentamos no Brasil. Fica difícil ter aquela empresa grande e ineficiente. Apesar de todos os problemas que eu venho tendo, des de que tive mais voz dentro da empresa eu trabalho forte com tecnologia e pessoas.

    Já ouvi dizer que o tripe do sucesso para qualquer empresa são: Comercial, Financeiro e Pessoas
    Concordo bastante com isso. E se trabalhar bem essas areas, a empresa se desenvolve.

    Outra coisa, bem inspirador ver que mesmo longe do Brasil voce continua crescendo seu negocio.

    • ola J

      quem sabe vc num anima e monta um blog p contar sua historia kkkk

      a galera gosta de saber sobre a serie porque é bom que serve de parâmetro para alguns, é ruim vc caminhar e não ter a noção de que está indo bem ou mau, então quando vc tem alguém para comparar vc pode medir melhor seu desempenho

      sobre o ultimo paragrafo

      uma duvida que muita gente tinha no começo da primeira fusão anunciada aqui no blog era se o negócio iria prosperar comigo estando longe, até fiz um video aqui explicando sobre trabalho remoto e tal, mas quando vc tem a equipe motivada a galera acaba dando sangue para o negócio crescer, mas esse mérito do crescimento é todo da equipe mesmo, eu sou só mais uma engrenagem nesse motor, o mérito é todo dos caras lá

      ter pessoas boas ao lado é fundamental para isso!

      agora saber garimpar pessoas boas aí é que está o segredo :)

    • ola ZC

      vou tentar ser mais produtivo na hora de falar sobre produtividade, assim vc não vai dormir kkkk

  5. Vídeo muito bacana, é legal acompanhar os percalços que o empreendedor passa e que os livros e youtuber encantados não ensinam.

    12:00 Pelo seu comentário, creio que seu sócio ao longo do tempo não prosseguirá contigo em seus projetos a longo prazo.

    Quanto às fusões e aquisições, acho bacana, mas ao mesmo tempo complicado, as fusões e aquisições são sensacionais. Eu concordo contigo, fusões e parcerias tem que ser boa para ambos, assim que gera resultado.

    25:30 Crescimento muito bom e isso que estava pensando, empresa crescendo em tempo de crise, imagine quando o país não estiver em crise? Parabéns! Sucesso.

    38:00 Isso é verdade, o Brasil é país com funcionários muito ineficiente.

    33 funcionários? Vai precisar trabalhar uma reforma muito boa em resultado.

    • 12 acho que ele deve continuar sim, ele fica reclamando no começo mas depois que a parada começa a pegar fogo ele se empolga

      talvez ele vá depois com o tempo dando uma reduzida na carga de trabalho o coitado já tá com os cabelo tudo branco igual um cotonete kkkkk mas parar de tudo acho que ele não para, ele é meio que igual eu gosta de trabalhar no que faz

      25 sim eu também fico bem ansioso pra aproveitar um boom ai no mercado brasileiro, agora estamos preparando nossa estrutura para receber mais crescimento

      33 em todo o processo né, agente tem que começar a mudar e transformar devagar cada uma das áreas

  6. Muito interessante a forma como você toca o negócio, a coragem de meter as caras e de mostrar a realidade. Parabéns! Sou um empregado do ramo e volta e meia penso em meter as caras em uma softwarehouse própria.

    Mas sendo de cidade grande acabo sempre vendo iniciativas já imensas nos mais diversos setores. Sei que isso é uma limitação da minha cabeça…mas não consegui passar dessa etapa ainda.

    Vou seguir acompanhando seu blog, parabéns.

    • ola N

      realmente montar e tocar uma Software House não é tarefa fácil, vc pode ver que tem bastante SH no mercado mas ainda sim é um numero infinitamente menor que outros segmentos de varejo isso porque a barreira competitiva é gigante!

      mas é aquilo se fosse fácil todo mundo fazia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here