O quanto gastamos para aprender Alemão – Gastos e receitas: Nov 19

10
1089

É muito bom quando conseguimos equilibrar nossas despesas. Esse mês foi bem legal a nível de gastos, conseguimos manter nosso orçamento próximo da metade do que ganhamos. Também vamos mostrar o quanto gastamos para aprender alemão através dos cursos em Dusseldorf.

Vamos mostrar nesse post um resumo dos nossos gastos e receitas deste mês. Fazemos isso pois entendemos que os aportes são fundamentais para a chegar na Independência Financeira.

A idéia com isso não foi só orientar, no sentido de mostrar o caminho, mas servir de motivação. Tenho certeza que muitos aqui quando chegaram nesse canal, tinham a vida financeira bagunçada.

Observando a maneira como eu trato isso, foram ajustando os seus controles também. É esse tipo de mudança que nós queremos fazer.

Receitas

Companys é a receita proveniente das empresas de capital fechado. Nessas empresas listadas dentro do Company, algumas sou sócio outras sou único dono.

  • As empresas nas quais sou sócio distribuíram: 8,7k em dividendos.
  • As empresas na qual sou único acionista distribuíram: 20k em dividendos.

Outras receitas são receitas diversas que não se enquadram em lucro de empresas, pequenos projetos independentes.

Dividendos são as receitas recebidas na bolsa de valores das empresas de capital aberto.

Poupança são receitas de juros sobre valores colocados na poupança.

Tivemos uma aumento de receita nesse mês de novembro, saímos de 40k para 44k um crescimento de 10% do mês de outubro para novembro.

Se a coisa foi boa de um mês para o outro, não podemos dizer o mesmo de um ano para o outro. Tivemos uma queda de -19% na receia. Ano passado, nossa receita no mês de novembro foi de 54k.

Taxa de poupança do mês: +48,53%

Tivemos uma boa taxa de poupança nesse mês, bem próximo a nossa meta de 50%. Viver com metade do que você ganha não é uma tarefa muito fácil, ainda mais sem perder qualidade de vida.

Net Wort, grosso modo, nada mais é do quanto você tem em capital ao longo do tempo considera-se saldos de conta, investimentos e dívidas. No meu caso não possuo dívida alguma, nem de carro, nem de casa, estou absolutamente líquido.

Mês passado tínhamos 1.075k esse mês fechamos nosso patrimônio em 1.124k ou seja tivemos um crescimento de +49k.

Desses 45k, 21k foi fruto da minha taxa de poupança, mas os demais +28k são provenientes das decisões acertadas que tomamos na construção da nossa carteira de ações.

O mercado de ações tem colaborado muito com isso, a bolsa vem passando por bons momentos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Sabemos que é um ciclo do mercado. Como não me desespero quando o mercado entra em Bear eu também não empolgo quando entra em Bull. O que podemos fazer é sentar em cima da nossa pilha de dividendos e continuar vendo o bolo crescer.

Olhando o retorno da minha carteira tivemos um aumento de 2,6% nesse mês, isso a grosso modo anualizados teríamos +31,2% de retorno sem contar os aportes.

Despesas – Resumo

Tivemos uma boa redução nas nossas despesas de alimentação que saíram de 3,1k para 2,4k. As demais despesas ficaram dentro dos conformes, com destaque para as quedas nos gastos pessoais.

Por exemplo, mês passado tinha gastado comigo 2,1k e esse mês fechei a torneira, saíram apenas 75 reais de gastos 🙌 nem vou me empolgar, porque em dezembro vou gastar o que deveria ter gasto em novembro e mais um pouco.

Não recorrentes

Os não recorrentes subiram de 7,4k para 10k. Os vilões aqui foram os gastos com viagem.

Mês passado, tivemos os gastos com a viagem para a Bélgica, relembre aqui. Já nesse mês, foi 1,9k do Airbnb referente a hospedagem de New York e 1,1k do City Pass para as atrações da cidade.

Esse City Pass é caro, mas acho que vale a pena, pelo menos 🙏 espero. Já vem incluso algumas atrações obrigatórias a se fazer em NY. Não é um baita descontão, mas qualquer economia é bem vinda.

Outro vilão foi os gastos com móveis, tivemos que finalizar a compra das cadeiras para a mesa da sala e um jogo novo de pratos, afinal mesa nova tem que ter prato novo. A brincadeira ficou em 2,1k ao todo, mas aqui tem outra bugigangas nesse bolo.

Pra finalizar tivemos os gastos com educação, a Tatiane deu uma avançada boa no Alemão 🇩🇪, fiquei surpreso com ela esses dias falando com o pessoal na rua e resolvendo as coisas tudo em alemão. Quanto gastamos para aprender alemão foi 2,1k de Reais.

Ela não está totalmente fluente como no inglês, mas já está dando para se comunicar de boa, acho que o quanto gastamos para aprender alemão, foi o dinheiro mais bem gasto no momento. Eu fico assustado como ela tem facilidade para aprender idiomas, eu já sou o contrário nesse quesito.

Conclusão

Após passar na marca do 1 milhão em patrimônio, conseguimos reduzir nossas despesas pelo terceiro mês consecutivo.

No mês anterior nossa taxa de poupança anual estava em 35% esse mês conseguimos recuperar 1 ponto percentual e chegamos nos 36%.

Vamos tentar manter essa taxa acima dos 30% sendo o pior cenário e acima dos 35% sendo o melhor cenário.

Acho que vai ser difícil ficar acima de 35 pois teremos uma despesa mais elevada em dezembro.

Nossa receita anual até o momento está em 435k e nossas despesas em 275k.

Viver de Cristo

Estamos fazendo um estudo escatológico no blog Viver de Cristo. Nessa fase inicial estamos analisando as alianças bíblicas.

As vezes você acha que os acontecimentos descritos no Apocalipse vai demorar a acontecer, mas a aliança Davídica diz que é preciso de restaurar Israel como nação para que esse processo se inicie.

Aí você olha pra trás e vê que Israel finalmente foi restaurado como nação depois de séculos e séculos. Então não iluda-se achando que falta muito para o desenrolar dos acontecimento futuros.

No último post falamos sobre as implicações escatológicas da Aliança Davídica.

Nesse primeiro momento, estamos falando sobre alianças de Deus com os homens.

Já falamos sobre a aliança com Abraão que foi o pontapé inicial de tudo, e como essa aliança tem sua importância no contexto do que estará por vir.

Depois comentamos sobre a aliança Palestina que confirma e amplia a aliança com Abraão a respeito da Terra.

Depois falamos sobre a aliança davídica e como ele pode impactar os acontecimento futuros.

Esse fase dos estudos, apenas de serem meio técnicos, são essenciais para compreendermos os acontecimentos futuros dos nossos dias. Isso porque o que estamos vivendo e o que virá nada mais são do que reflexos dos acontecimentos passados.

O blog Viver de Cristo é um verdadeiro quebra cabeça. Estamos juntando as peças e daqui alguns anos, quando tivermos chegando nos dias atuais, você verá como tudo está interligado desde os tempos passados e entenderão o que virá a seguir.

Previous articleUm fundo de Varejo e Apartamentos – Nov 19
Next articleQue tal um crescimento de 22% – Dividendos Nov 2019

10 COMMENTS

    • ola j
      valeu, demos uma esfriada esse final de ano, mas a partir de fev ou mar retomaremos os estudos

  1. muito bom VD. interessante ver que sua media de gastos é bem parecida com a minha.. rsrsrs
    Alemao é uma lingua complicada. Eu estou pensando em estudar frances aqui no Canada a partir do ano que vem, pois como é uma das linguas oficiais do pais o custo é bem interessante.
    Abs!

    • ola EI

      francês é bem falado, acho que é bem interessante se vc tiver a oportunidade, tem muito mais países q o alemão falando francês.

      outro detalhe antes da UK entrar na zona do euro era tudo em francês os documentos, depois q eles entraram q mudaram para inglês, agora com a saída deles os francês estão pistola querendo voltar tudo para francês, digo documentos, placas de aeroportos enfim quase tudo por aqui.

  2. Grande VD, blz?

    Há algum tempo eu tinha deixado de vir aqui pq como era vídeo eu nao tinha tempo/paciencia pra ver, mas fiquei bem feliz de um post em texto agora.

    DEsejo muito sucesso pra vc e sua familia aí!
    Estive em Hamburgo esse ano, que cidade linda!

    • Some não parceiro FS vc é sempre bem vindo. As vezes fico mais na vibe dos vídeos mesmo :( obrigado e bons investimentos pra vc tb

  3. Olá VDD!

    Não sabia desse seu lado cristão, que bom que você tem fé no nosso Senhor Jesus.

    Em relação a isso: “Aí você olha pra trás e vê que Israel finalmente foi restaurado como nação depois de séculos e séculos.”, tivemos uma discussão recente sobre isso no grupo de estudos que participo, e na nossa conclusão, é que o estado de Israel que foi criado agora, tem pouco ou nada a ver com a restauração de Israel da Bíblia, e as profecias de restauração de Israel já foram cumpridas, a muitos séculos atrás, quando eles ainda eram o povo escolhido por Deus.

    Segundo o novo testamento, povo de Israel hoje é composto por todos os crentes em Jesus, e não está delimitada a uma região, raça ou povo.

    Abraços

    • Eu desabilitei os comentários do blog de VdC por um motivo específico, eu não quero ficar debatendo o que que os outros acham, ou oq X ou Y denominação acredita. Minha intenção lá é divulgar o que venho aprendendo dos meus estudos e apenas isso. Então não quero esse tipo de discursão. A ideia não é criar grupo de debate nem nada do tipo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here