Existem coisas que são opostas por natureza como torcer para o Brasil vs Argentina, ser religioso vs ateu, política de direita vs política de esquerda, Rentabilidade vs Aportes aqui é onde vamos nos prender esse tema que para alguns parece ser tão complexo, mas é bem simples de entender.
Quando iniciamos os investimentos na bolsa geralmente focamos mais na rentabilidade, isso é normal pois as vezes nossos primeiros contatos com investimentos são em ativos onde a rentabilidade tem um fator fundamental, como uma poupança, renda fixa, previdência privada, no mercado de ações a coisa é um pouco diferente, pois a rentabilidade não necessariamente teria um fator importante para o sucesso de sua carteira no longo prazo.
No mercado de ações podemos considerar dois grupos de pessoas:
- Grande investidor: geralmente são pessoas com muito dinheiro para se investir, as vezes proveniente de uma herança ou venda de algum ativo de alto valor, ou seja injetam grandes quantias porém esporadicamente.
- Pequeno investidor: é aquele que faz uma economia do seu salário mensal e investe pequenas quantias e faz aportes quase que mensalmente.
Acredito que se você está aqui deve fazer parte do segundo grupo de investidores, e esse estudo é dedicado para aqueles que aplicam pequenas quantias mensais.
Entendendo o conjunto da opera
Os investidores que adotam a rentabilidade nas suas analises sempre foram maioria na bolsa, isso é motivado em boa parte pelo fato das literaturas sobre investimentos serem focadas no grande investidor, podemos contar nos dedos da mão os livros de qualidade direcionado ao pequeno investidor, apesar de todas as dificuldades existe um movimento de pessoas no mercado e de pequenos blogs para mostrar ao pessoal que focar em rentabilidade não é a melhor maneira de se vencer na bolsa.
Você deve estar se perguntando onde surgiu e quem tirou essa ideia de que rentabilidade não serve para nada quando se está investindo com aportes mensais e visando o longo prazo.
Essa filosofia de buscar o aumento de aportes mensais surgiu nos EUA (claro não poderia ser em outro lugar) com o professor Jeremy Siegel Ph.D do MIT o cara é um divisor de águia nos investimentos, literatura recomendada para todos que estejam querendo investir no mercado de ações.
O preço não importa
Se você não é novo por aqui já deve ter visto em outros artigos que eu não utilizo o preço como fator de decisão para entrar ou sair de um investimento, pois para quem faz buy and hold isso não faz a menor diferença, o importante acima de tudo é o quanto você consegue investir por mês.
Fazer com que seus aportes mensais crescem ao longo do tempo lhe trará um retorno muito maior que perder horas e horas estudando empresas para achar aquela que tem X % de desconto.
Fiz nesse artigo um estudo para comprovar na prática que quem aumenta os seus aportes mensais vai se sair melhor do que aquele que consegue a melhor rentabilidade.
Simulei 3 investidores que efetuam compras mensais do Bradesco [BBDC4] de Janeiro de 2004 a Junho de 2014, que aportaram inicialmente R$ 1.000,00 vamos considerar uma inflação de 8% a.a. (geralmente o índice de inflação no país fica na casa dos 6% a.a. coloquemos uma margem para tornar a coisa mais real).
- 1º Investidor: é um cara que investe focado em rentabilidade, perde horas no mês analisando as empresas para achar o melhor momento para efetuar a compra, se preocupa com a cotação do ativo mas não se importa com o quanto ele separa por mês para seus investimentos ele acredita que conseguindo comprar sempre mais barato irá vencer na bolsa.Ele vai conseguir comprar sempre na menor cotação do mês (coluna MIN) o que é praticamente impossível uma pessoa acertar o fundo de uma ação todos os meses ao longo de 10 anos, mas vamos supor que esse investidor é um ponto fora da curva e consiga isso.Apesar dele não conseguir aportar muito por mês eu ainda considerei um aumento de aporte de 8% anual somente para evitar que ele não perca capital com a desvalorização anual decorrente da inflação.
- 2º Investidor: é um cara que investe focado em aumentar os aportes mensais, ele não se importar com o preço do ativo na hora de comprar, o cara está focado no seu trabalho e em sempre produzir mais dinheiro por mês para poder investir mais.Ele tem mantido uma meta de aumentar anualmente 17,2% do seu aporte mensal (o dobro da inflação) isso daria mensalmente 1,33% (vou colocar mensalmente para facilitar o estudo mas eu gosto de analisar os números sempre anualmente) levando-se em conta que ele investe 10% do seu salário de R$ 10.000,00 ele só precisaria de míseros R$ 13,30 por mês, nada muito difícil de se conseguir para um cara que ganha R$ 10.000,00 por mês.No final das contas ele vai manter uma taxa de aporte de aproximadamente 50% do salário de 10 anos atras, super tranquilo de se conseguir, mas vamos ser mais realista o cara não ficaria 10 anos sem ganhar aumento de renda.Considerando-se que ele reajuste o salário pelo menos pela inflação, em 10 anos ele estará recebendo mais que o dobro do que ganhava de salário.Veja que estou sendo muito conservador aqui, se ele investe o dobro da inflação mensal ele poderia aumentar seu salário para o dobro da inflação também o que lhe daria uma renda mensal de mais R$ 52.000,00 o que lhe permitiria investir por mês mais do que eu informei no estudo.
Data Salário Inflação de 8% a.a. Aporte Economia Em 2004 R$ 10.000,00 R$ 1.000,00 10% do salário Em 2014 R$ 23.041,38 R$ 5.215,01 22% do salário Enfim ele é um azarão nos investimentos e por azar ele sempre consegue comprar no topo do preço (coluna MAX) o que também é muito difícil um cara acertar o topo todos os meses por 10 anos.
- 3º Investidor: é um cara como eu e você que compra sempre na média mas tem buscado aumentar seus aportes mensais na mesma proporção que o 2º investidor, esse camarada não se importa com o preço ele simplesmente lança o preço de compra e não se preocupa se é o maior ou menor do mês. Esse seria o mais próximo da realidade para interpreta-lo eu usei o preço médio de venda das ações do Bradesco no mês (coluna MED).
Mais abaixo acompanhe a tabela mostrando esses desdobramentos.
Conclusão
1º Investidor termina com 5.496 ações do Bradesco, foi o que apresentou o pior resultado dos três mostrando que pouco importa o preço que você paga numa ação.
2º Investidor termina com 9.129 ações do Bradesco foi o intermediário, mas também o cara que conseguir comprar no topo por 10 anos pode jogar na mega-sena que vai ficar rico.
3º Investidor termina com 9.254 ações do Bradesco foi o melhor resultado, ele quase que teria o dobro do 1º investidor que é quem investe focado em rentabilidade, buscando comprar sempre mais barato. Podem ver que a diferença de ações para o 2º investidor é muito pequena ou seja mesmo que você consiga ser “o melhor dos dois mundos” e consiga aumentar seus aporte e ainda sim conseguir compra mais barato a cada mês você terminará com quase a mesma quantidade de ações que o pior investidor do mercado.
Comprovado a teoria em números e agora se tornando um fato você cai na questão mais difícil, que é: Como aumentar meus aportes mensais?
Basicamente temos duas opções:
- Gastar menos do que ganha a cada mês. (isso é crucial e será assunto de outro post)
- Ganhar cada mês mais e manter seus gastos relativamente estáveis.
O desafio está em fazer sobrar sempre mais por mês, você precisa estar sempre buscando ganhar mais que o mês anterior, se você é dono do seu próprio negócio, se é um profissional autônomo e consegue gerar sua própria renda, pode ser mais simples de se conseguir esse objetivo.
Mas talvez você esteja numa profissão ou trabalho onde não tenha perspectivas de crescer no curto prazo, mas o importante é você travar um objetivo montar um plano de vida profissional que seja rentável no longo prazo que lhe permita aumentar os seus rendimentos mês a mês, talvez de imediato você não consiga isso, então nesse caso foque em gastar menos todo mês até que você consiga uma condição de aumentar a sua receita mensal.
Você pode ser um assalariado e mesmo assim fazer um bico ou arrumar uma fonte de renda extra, enfim existem inúmeras opções e apesar de todas as nossas dificuldade no Brasil o que não falta é oportunidades para quem quer trabalhar e crescer de verdade nesse país.
DATA | MIN | MAX | MED | Aporte + 8% a.a. | Foco Rent. 1º Investidor | Aporte + 1,33% a.a. | +$ Mensal – MAX 2º Investidor | +$ Mensal – MED 3º Investidor |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
01/2004 | 15,09 | 15,30 | 15,19 | 1000,00 | 66 | 1.000,00 | 65 | 66 |
02/2004 | 13,80 | 14,80 | 14,41 | 1.006,70 | 139 | 1.013,30 | 134 | 136 |
03/2004 | 14,63 | 15,00 | 14,90 | 1.013,44 | 208 | 1.026,78 | 202 | 205 |
04/2004 | 140,00 | 143,97 | 142,23 | 1.020,23 | 216 | 1.040,43 | 210 | 212 |
05/2004 | 117,50 | 121,00 | 118,67 | 1.027,07 | 225 | 1.054,27 | 218 | 221 |
06/2004 | 131,00 | 134,00 | 132,40 | 1.033,95 | 232 | 1.068,29 | 226 | 229 |
07/2004 | 140,00 | 145,65 | 143,95 | 1.040,88 | 240 | 1.082,50 | 234 | 237 |
08/2004 | 139,60 | 141,90 | 140,78 | 1.047,85 | 247 | 1.096,90 | 241 | 245 |
09/2004 | 140,51 | 143,50 | 141,91 | 1.054,87 | 255 | 1.111,49 | 249 | 252 |
10/2004 | 150,80 | 158,00 | 155,21 | 1.061,94 | 262 | 1.126,27 | 256 | 260 |
11/2004 | 171,11 | 173,00 | 171,74 | 1.069,06 | 268 | 1.141,25 | 263 | 266 |
12/2004 | 178,15 | 183,32 | 180,60 | 1.076,22 | 274 | 1.156,43 | 269 | 273 |
01/2005 | 65,00 | 66,34 | 66,04 | 1.083,43 | 291 | 1.171,81 | 287 | 291 |
02/2005 | 63,60 | 64,50 | 64,14 | 1.090,69 | 308 | 1.187,39 | 305 | 309 |
03/2005 | 81,21 | 85,25 | 84,30 | 1.098,00 | 322 | 1.203,19 | 319 | 323 |
04/2005 | 77,01 | 79,00 | 78,21 | 1.105,35 | 336 | 1.219,19 | 335 | 339 |
05/2005 | 78,23 | 82,50 | 80,34 | 1.112,76 | 350 | 1.235,40 | 350 | 354 |
06/2005 | 77,34 | 78,40 | 77,79 | 1.120,21 | 365 | 1.251,83 | 366 | 370 |
07/2005 | 82,80 | 84,35 | 83,84 | 1.127,72 | 378 | 1.268,48 | 381 | 385 |
08/2005 | 82,70 | 85,59 | 84,66 | 1.135,28 | 392 | 1.285,35 | 396 | 401 |
09/2005 | 98,99 | 100,90 | 99,99 | 1.142,88 | 403 | 1.302,45 | 409 | 414 |
10/2005 | 108,55 | 113,45 | 111,87 | 1.150,54 | 414 | 1.319,77 | 420 | 426 |
11/2005 | 116,85 | 122,00 | 119,80 | 1.158,25 | 424 | 1.337,32 | 431 | 437 |
12/2005 | 67,80 | 70,10 | 69,61 | 1.166,01 | 441 | 1.355,11 | 451 | 456 |
01/2006 | 65,68 | 68,20 | 66,67 | 1.173,82 | 459 | 1.373,13 | 471 | 477 |
02/2006 | 86,05 | 88,20 | 86,84 | 1.181,68 | 473 | 1.391,40 | 486 | 493 |
03/2006 | 89,23 | 91,75 | 90,43 | 1.189,60 | 486 | 1.409,90 | 502 | 508 |
04/2006 | 78,00 | 80,60 | 79,83 | 1.197,57 | 501 | 1.428,65 | 520 | 526 |
05/2006 | 78,64 | 80,10 | 79,43 | 1.205,60 | 517 | 1.447,66 | 538 | 544 |
06/2006 | 70,40 | 73,00 | 72,15 | 1.213,67 | 534 | 1.466,91 | 558 | 565 |
07/2006 | 67,77 | 70,45 | 69,63 | 1.221,81 | 552 | 1.486,42 | 579 | 586 |
08/2006 | 71,06 | 72,68 | 71,84 | 1.229,99 | 569 | 1.506,19 | 600 | 607 |
09/2006 | 69,75 | 72,37 | 71,38 | 1.238,23 | 587 | 1.526,22 | 621 | 628 |
10/2006 | 72,77 | 74,43 | 73,79 | 1.246,53 | 604 | 1.546,52 | 641 | 649 |
11/2006 | 76,09 | 77,77 | 77,15 | 1.254,88 | 621 | 1.567,09 | 662 | 670 |
12/2006 | 79,75 | 82,00 | 80,43 | 1.263,29 | 637 | 1.587,93 | 681 | 690 |
01/2007 | 86,20 | 89,55 | 88,49 | 1.271,75 | 651 | 1.609,05 | 699 | 708 |
02/2007 | 85,30 | 87,50 | 86,34 | 1.280,27 | 666 | 1.630,45 | 718 | 727 |
03/2007 | 74,52 | 79,01 | 76,70 | 1.288,85 | 684 | 1.652,14 | 738 | 748 |
04/2007 | 40,53 | 42,00 | 40,95 | 1.297,49 | 716 | 1.674,11 | 778 | 789 |
05/2007 | 43,53 | 44,48 | 44,18 | 1.306,18 | 746 | 1.696,37 | 816 | 827 |
06/2007 | 49,10 | 50,31 | 49,90 | 1.314,93 | 772 | 1.718,94 | 851 | 862 |
07/2007 | 46,55 | 47,21 | 46,86 | 1.323,74 | 801 | 1.741,80 | 888 | 899 |
08/2007 | 47,75 | 49,01 | 48,36 | 1.332,61 | 829 | 1.764,96 | 924 | 936 |
09/2007 | 49,00 | 49,70 | 49,26 | 1.341,54 | 856 | 1.788,44 | 960 | 972 |
10/2007 | 53,46 | 55,25 | 54,68 | 1.350,53 | 881 | 1.812,22 | 992 | 1.005 |
11/2007 | 57,22 | 58,50 | 57,74 | 1.359,57 | 905 | 1.836,33 | 1.024 | 1.037 |
12/2007 | 56,60 | 58,30 | 57,72 | 1.368,68 | 929 | 1.860,75 | 1.056 | 1.069 |
01/2008 | 52,90 | 56,86 | 54,40 | 1.377,85 | 955 | 1.885,50 | 1.089 | 1.104 |
02/2008 | 44,74 | 47,39 | 45,88 | 1.387,09 | 986 | 1.910,57 | 1.129 | 1.145 |
03/2008 | 52,40 | 54,35 | 53,44 | 1.396,38 | 1.013 | 1.935,99 | 1.165 | 1.182 |
04/2008 | 49,15 | 50,02 | 49,68 | 1.405,74 | 1.042 | 1.961,73 | 1.204 | 1.221 |
05/2008 | 39,55 | 41,50 | 40,53 | 1.415,15 | 1.077 | 1.987,83 | 1.252 | 1.270 |
06/2008 | 37,90 | 39,00 | 38,36 | 1.424,64 | 1.115 | 2.014,26 | 1.303 | 1.323 |
07/2008 | 31,65 | 32,70 | 32,22 | 1.434,18 | 1.160 | 2.041,05 | 1.366 | 1.386 |
08/2008 | 32,30 | 33,19 | 32,63 | 1.443,79 | 1.205 | 2.068,20 | 1.428 | 1.449 |
09/2008 | 29,28 | 30,00 | 29,57 | 1.453,46 | 1.255 | 2.095,71 | 1.498 | 1.520 |
10/2008 | 29,50 | 31,20 | 30,45 | 1.463,20 | 1.304 | 2.123,58 | 1.566 | 1.590 |
11/2008 | 25,00 | 27,50 | 26,18 | 1.473,00 | 1.363 | 2.151,82 | 1.644 | 1.672 |
12/2008 | 22,67 | 23,85 | 23,18 | 1.482,87 | 1.429 | 2.180,44 | 1.736 | 1.766 |
01/2009 | 22,79 | 24,89 | 24,19 | 1.492,81 | 1.494 | 2.209,44 | 1.825 | 1.858 |
02/2009 | 20,13 | 20,70 | 20,32 | 1.502,81 | 1.569 | 2.238,83 | 1.933 | 1.968 |
03/2009 | 19,80 | 20,69 | 20,09 | 1.512,88 | 1.645 | 2.268,60 | 2.042 | 2.081 |
04/2009 | 22,77 | 23,83 | 23,45 | 1.523,02 | 1.712 | 2.298,78 | 2.139 | 2.179 |
05/2009 | 27,00 | 28,40 | 28,06 | 1.533,22 | 1.769 | 2.329,35 | 2.221 | 2.262 |
06/2009 | 30,35 | 31,20 | 30,85 | 1.543,49 | 1.820 | 2.360,33 | 2.297 | 2.338 |
07/2009 | 28,75 | 29,30 | 29,03 | 1.553,83 | 1.874 | 2.391,72 | 2.378 | 2.421 |
08/2009 | 29,85 | 30,28 | 30,13 | 1.564,24 | 1.926 | 2.423,53 | 2.458 | 2.501 |
09/2009 | 30,14 | 31,00 | 30,56 | 1.574,72 | 1.978 | 2.455,77 | 2.537 | 2.581 |
10/2009 | 34,71 | 35,66 | 35,17 | 1.585,28 | 2.024 | 2.488,43 | 2.607 | 2.652 |
11/2009 | 34,25 | 35,78 | 35,09 | 1.595,90 | 2.071 | 2.521,52 | 2.678 | 2.724 |
12/2009 | 36,55 | 37,56 | 37,22 | 1.606,59 | 2.115 | 2.555,06 | 2.746 | 2.793 |
01/2010 | 36,80 | 37,93 | 37,57 | 1.617,35 | 2.159 | 2.589,04 | 2.814 | 2.862 |
02/2010 | 31,43 | 31,99 | 31,74 | 1.628,19 | 2.210 | 2.623,48 | 2.896 | 2.944 |
03/2010 | 31,23 | 31,64 | 31,49 | 1.639,10 | 2.263 | 2.658,37 | 2.980 | 3.029 |
04/2010 | 32,95 | 33,45 | 33,24 | 1.650,08 | 2.313 | 2.693,72 | 3.061 | 3.110 |
05/2010 | 31,54 | 32,21 | 31,76 | 1.661,14 | 2.366 | 2.729,55 | 3.145 | 3.196 |
06/2010 | 29,39 | 30,35 | 29,98 | 1.672,27 | 2.423 | 2.765,85 | 3.236 | 3.288 |
07/2010 | 28,06 | 29,37 | 28,76 | 1.683,47 | 2.483 | 2.802,64 | 3.332 | 3.385 |
08/2010 | 32,19 | 32,69 | 32,50 | 1.694,75 | 2.535 | 2.839,92 | 3.419 | 3.473 |
09/2010 | 30,69 | 31,60 | 31,31 | 1.706,10 | 2.591 | 2.877,69 | 3.510 | 3.565 |
10/2010 | 33,72 | 34,45 | 34,22 | 1.717,53 | 2.642 | 2.915,96 | 3.594 | 3.650 |
11/2010 | 35,11 | 36,27 | 35,84 | 1.729,04 | 2.691 | 2.954,74 | 3.676 | 3.732 |
12/2010 | 33,95 | 34,70 | 34,43 | 1.740,63 | 2.742 | 2.994,04 | 3.762 | 3.819 |
01/2011 | 32,90 | 33,47 | 33,20 | 1.752,29 | 2.795 | 3.033,86 | 3.853 | 3.911 |
02/2011 | 30,84 | 31,26 | 31,02 | 1.764,03 | 2.853 | 3.074,21 | 3.951 | 4.010 |
03/2011 | 31,40 | 32,20 | 31,67 | 1.775,85 | 2.909 | 3.115,10 | 4.048 | 4.108 |
04/2011 | 33,26 | 33,94 | 33,65 | 1.787,75 | 2.963 | 3.156,53 | 4.141 | 4.202 |
05/2011 | 30,90 | 31,70 | 31,07 | 1.799,72 | 3.021 | 3.198,51 | 4.242 | 4.305 |
06/2011 | 30,37 | 31,10 | 30,69 | 1.811,78 | 3.081 | 3.241,05 | 4.346 | 4.410 |
07/2011 | 31,30 | 32,00 | 31,81 | 1.823,92 | 3.139 | 3.284,16 | 4.449 | 4.514 |
08/2011 | 29,40 | 30,20 | 29,79 | 1.836,14 | 3.202 | 3.327,84 | 4.559 | 4.625 |
09/2011 | 28,77 | 30,42 | 29,92 | 1.848,44 | 3.266 | 3.372,10 | 4.670 | 4.738 |
10/2011 | 27,00 | 27,91 | 27,39 | 1.860,83 | 3.335 | 3.416,94 | 4.792 | 4.863 |
11/2011 | 29,70 | 31,06 | 30,37 | 1.873,30 | 3.398 | 3.462,39 | 4.904 | 4.977 |
12/2011 | 30,00 | 30,83 | 30,57 | 1.885,85 | 3.461 | 3.508,44 | 5.017 | 5.092 |
01/2012 | 30,35 | 31,00 | 30,69 | 1.898,48 | 3.523 | 3.555,10 | 5.132 | 5.207 |
02/2012 | 30,87 | 31,65 | 31,17 | 1.911,20 | 3.585 | 3.602,39 | 5.246 | 5.323 |
03/2012 | 31,32 | 31,78 | 31,58 | 1.924,01 | 3.647 | 3.650,30 | 5.361 | 5.439 |
04/2012 | 31,76 | 32,23 | 32,01 | 1.936,90 | 3.708 | 3.698,85 | 5.475 | 5.554 |
05/2012 | 30,09 | 30,98 | 30,53 | 1.949,88 | 3.772 | 3.748,04 | 5.596 | 5.677 |
06/2012 | 28,84 | 29,90 | 29,56 | 1.962,94 | 3.840 | 3.797,89 | 5.723 | 5.805 |
07/2012 | 29,65 | 30,17 | 29,93 | 1.976,09 | 3.907 | 3.848,40 | 5.851 | 5.934 |
08/2012 | 30,93 | 31,95 | 31,60 | 1.989,33 | 3.971 | 3.899,59 | 5.973 | 6.057 |
09/2012 | 32,93 | 33,62 | 33,44 | 2.002,66 | 4.032 | 3.951,45 | 6.091 | 6.176 |
10/2012 | 32,25 | 33,37 | 32,98 | 2.016,08 | 4.095 | 4.004,00 | 6.211 | 6.297 |
11/2012 | 31,84 | 33,18 | 32,72 | 2.029,59 | 4.159 | 4.057,26 | 6.333 | 6.421 |
12/2012 | 35,50 | 36,11 | 35,82 | 2.043,18 | 4.216 | 4.111,22 | 6.447 | 6.536 |
01/2013 | 35,76 | 36,44 | 36,13 | 2.056,87 | 4.274 | 4.165,90 | 6.561 | 6.651 |
02/2013 | 36,00 | 36,67 | 36,36 | 2.070,65 | 4.331 | 4.221,30 | 6.676 | 6.767 |
03/2013 | 34,95 | 35,89 | 35,48 | 2.084,53 | 4.391 | 4.277,45 | 6.795 | 6.888 |
04/2013 | 33,64 | 34,37 | 33,91 | 2.098,49 | 4.453 | 4.334,34 | 6.921 | 7.015 |
05/2013 | 32,63 | 33,48 | 32,95 | 2.112,55 | 4.518 | 4.391,98 | 7.053 | 7.149 |
06/2013 | 33,15 | 34,35 | 33,40 | 2.126,71 | 4.582 | 4.450,40 | 7.182 | 7.282 |
07/2013 | 28,40 | 29,00 | 28,65 | 2.140,96 | 4.657 | 4.509,59 | 7.338 | 7.439 |
08/2013 | 27,85 | 28,67 | 28,39 | 2.155,30 | 4.735 | 4.569,57 | 7.497 | 7.600 |
09/2013 | 27,80 | 28,56 | 28,14 | 2.169,74 | 4.813 | 4.630,34 | 7.659 | 7.765 |
10/2013 | 30,11 | 30,91 | 30,69 | 2.184,28 | 4.885 | 4.691,92 | 7.811 | 7.918 |
11/2013 | 31,96 | 32,46 | 32,21 | 2.198,91 | 4.954 | 4.754,33 | 7.957 | 8.065 |
12/2013 | 30,12 | 31,18 | 30,59 | 2.213,65 | 5.028 | 4.817,56 | 8.112 | 8.223 |
01/2014 | 28,76 | 29,25 | 29,03 | 2.228,48 | 5.105 | 4.881,63 | 8.279 | 8.391 |
02/2014 | 25,02 | 25,99 | 25,36 | 2.243,41 | 5.195 | 4.946,56 | 8.469 | 8.586 |
03/2014 | 26,77 | 27,29 | 26,93 | 2.258,44 | 5.279 | 5.012,35 | 8.653 | 8.772 |
04/2014 | 31,00 | 31,53 | 31,25 | 2.273,57 | 5.353 | 5.079,01 | 8.814 | 8.935 |
05/2014 | 32,96 | 34,21 | 33,72 | 2.288,80 | 5.422 | 5.146,56 | 8.964 | 9.087 |
06/2014 | 31,03 | 31,60 | 31,30 | 2.304,14 | 5.496 | 5.215,01 | 9.129 | 9.254 |
Viver,
Não sei se é uma dúvida besta, mas acabei de ler a seguinte notícia, de que os CEOs das principais empresas americanas dizendo que agora o foco das empresas não será mais no investidor aumentando dividendos e sim no consumidor, melhorando o serviço.
Claro que melhorando o serviço ao consumidor, os lucros deveriam crescer. Porém, num cenário imaginário onde as empresas parem de aumentar dividendos ano após ano….o que fazer?
Continuar investindo nas empresas mesmo que os dividendos não aumentem?
Sei que ainda estamos beeem longe disso. Mas sei la…nunca se sabe, rs.
Att,
Alexandre
ola A
nenhuma duvida é besta.
saia dessas empresas, vc não pode pegar a falar de x pessoas e achar que vai ser todo mundo, pronto! não existe unanimidade em nada nessa vida.
tem um caminhão de empresa que não dão lucro, então vc não pode dizer que toda empresa da bolsa não dá lucro
tem outro caminhão que dá lucro e não distribui dividendo, já falei sobre isso aqui, recomendo a leitura, mas vc tb não pode dizer que toda empresa que dá lucro não distribui
o mesmo vale para isso
quer uma dica, para de ler esse tipo de mídia
oque eu acho falho nessa teoria de Siegel, é comparar o “Investidor 1” com o “Investidor 2” na MESMA empresa, pois a grande questão da diferença da metodologia de Siegel para Graham, é que eles aportariam em empresas diferentes, então essa idéia já começa torta no meu ver, digo isso pois empresas muito famosas e supostamente “seguras” vivem em um sobre-preço extremamente grande durante a maior parte da vida, mesmo em grandes crises e quedas, elas continuam “caras” no ponto de vista de quem quer um Yeld decente (tendo os fundamentos já implícitos), então comparar compras de fundos mensais com topos mensais pouco importa nessa comparação errônea na minha opinião,
sem contar que a questão de aumentar sua situação pessoal superavitária é muito pessoal, e óbvia também,
então no fim das contas oque realmente podemos comparar é o desempenho da nossa carteira,
gostaria que opinassem em relação ao meu pensamento, estou começando a acompanhar seu site, tem um ótimo conteúdo e tive boas referências daqui :)
dá uma lida aqui e aqui.
concordo perfeitamente com as coisas citadas nestes dois links que me passaste, e já pensava assim inclusive, nestas questões, mas não se trata tanto assim do que critiquei (construtivamente),
a questão aqui é que não ficaram claras as atitudes do Precinho, e dentro desse contexto, vou criar dois exemplos muito mais práticos (e reais)…
duas empresas em que ambas são SEGURAS e ambas aumentam DPA’s ao longo do tempo (e são mais de dividendos, não tanto de crescimento, apesar de crescerem também), ambas são ótimas opções para o B.H. e longuíssimo prazo…
Empresas do Precinho: tem múltiplos razoavelmente atrativos, apesar de ter um leve prêmio de mercado, até mesmo acionistas novos já formam yelds on cost de 0,45 a 0,9% ao mês, em setores perenes, resilientes e estáveis, TAMBÉM,
Empresas do Lentinho: sobre-preços absurdos e sem justificativa plausível para tamanho disparate, pagando preços em que se conta com crescimentos absurdos futuros que serão ainda mais difíceis de se atingir já que a empresa já detém quase todo marketshare e mesmo que o próprio mercado DOBRE de tamanho e ela engula TUDO ISSO, mesmo assim o preço não justifica, tamanha a estupidez, oque acontece é que são empresas muito famosas e divulgadas ao “povão da bolsa” além de ter um grande boost de alavancagem da presença dos traders;
nesse caso o Lentinho passa vergonha e é só um lentinho mesmo !
pesquisem sobre a teoria dos Grandes Retornos com Baixos Riscos ;)
aí parece que vc não entendeu o que escrevi nesse artigo q vc comenta.
não adianta vc ficar preocupado em ganhar 0,5% a + ou a – na bolsa pq a acao ta mais cara ou barata, o seu foco primeiro deve ser em aumentar os aportes, se vc consegue dobrar os valores de aportes vc terá muito mais sucesso que qualquer investidor que fica fazendo cálculos e mais cálculos para tentar com muita sorte conseguir bater 0,5%
é disso q se trata esse artigo
não, por sinal vc que não entendeu oque falei,
vc está focado no pensamento do Precinho que NÃO AUMENTA APORTES, porque não pensa no Precinho aumentando seus Aportes tanto quanto o Lentinho? pois como vc mesmo falou… seria fácil aumentar pelo menos um pouco a renda no decorrer de 10 anos, então vc deveria igualar isso aos dois, nesse sentido achei completamente injusta a comparação, e é absurdo pensar que o fulano Precinho de tanto que analisa valuations, não trabalha ou não se dedica no trabalho, fica o dia todo e todos dias nisso, hahahaha absurdo esse pensamento, a velha mentira de que valuation é algo absurdo e complicadíssimo de se fazer, quando se ve facilmente uma empresa que não te traz retorno quase que nenhum e mal cresce… Siegel tinha sua teoria bem fundamentada pois nos EUA, ainda mais naquela época, teve muita empresa que disparou, então crescer era razoavelmente NORMAL…
…sobre-preço é vago?? pagar Preço SOBRE LUCRO MÉDIO (não sobre apenas o último lucro, que realmente é vago de se fazer) acima de 40x, entre outros indicadores, mas enfim,
O MAIOR SINAL: empresas gigantes que já mal crescem à anos, ou não crescem, em alguns casos até decrescem, ou seja, fase de “Vaca Leiteira”, distribuindo EM MÉDIA 80-100% de seus lucros, e o yeld resultante tem sido em média 2% (mesmo pegando preços de uma ou duas crises), vc ficaria anos sofrendo numa empresa assim, enquanto que o Precinho (Precinho de verdade, não um fánatico de PVPA simplesmente) pega empresas IGUALMENTE ou quase igualmente seguras, consolidadas, porém sem tanto renome, e que já trazem yelds muito mais atraentes para seus acionistas !
pelo visto vc nem leu o link que eu postei, primeiro analisando valuation com lucro médio ou qualquer coisa do passado sem considerar projeções futuros, isso é tudo menos valuation.
depois “EM MÉDIA 80-100% de seus lucros” – ninguém aqui disse pra vc aportar numa empresa que distribui todo o lucro, e não cresce os dividendos, e tb não estou falando pro cara colocar a grana toda em empresa de crescimento, vc consegue entender o que é diversificar? tanto em classes de ativos, como em ativos com perfis diferentes. se vc não entendeu nem o que é empresa de crescimento de dividendos, volte leia os artigos, não dá pra ficar repetindo algo aqui ad eterno.
enfim H eu não estou aqui pra dizer o que vc deve ou não fazer, eu coloquei o que eu acho, a minha visão e não vou mudar isso, dá uma lida no que eu falei aqui: Não saia do seu caminho na bolsa de valores (nem sei se vc lê esses links que eu posto)
Toda semana tem uns 10 Hellbell com 30 teorias novas, isso faz parte, não estou dizendo que oq eles ou vc diz está errado, se isso funciona pra vc… blz, siga e seja feliz, alias faça um blog e compartilhe seus resultados com outros, certamente terá outros investidores com esse perfil.
agora o q teu tenho feito está dando certo pra mim, estou satisfeito com os meus resultados, não quero mudar e pronto
esse gráfico talvez ilustre isso um pouco pra vc
vc não tem a obrigação de ficar convencendo todo mundo na internet que o seu caminho é o único pra chegar na IF, pq não existe só um caminho. então não precisa de gastar energia tentando convencer os outros, tente compartilhar seu conhecimento já q vc acha ele correto.
li sim kkkk tanto que comentei lá e vc talvez nem tenha visto, a única coisa que fiz foi discordar da sua argumentação, de 3 situações criadas tendenciosamente à comprovar um método desejado, isso sim é que é extremamente relativo e pessoal, um fulano aumentando renda e outro não, sem contar as faltas de especificações de atitudes de fulanos do tipo Precinho kkk inclusive, conheço pessoas que te chamariam de Precinho só por usar DFC no método de aporte por exemplo,
e eu acredito que seu esquema dá certo pra vc sim, tbm não falei nada disso que vc disse que eu insinuei, e tão pouco acho que tenho obrigação de convencer alguém disso ou daquilo,
argumentei criticando construtivamente e questionando, pensando, coisa que qualquer um deveria fazer (e BR geralmente não faz), caso vc não queira ver 10x Hellbell por semana no seu blog então não deveria ter um blog, críticas e discordâncias são normais em mídias expositivas, principalmente para alguém que quer vender orientação
Fala, Viver de Dividendos. Primeiramente parabéns pelo Blog e canal no Youtube.
Acompanho já algum tempo o seu blog , mas ainda não tenho segurança para fazer as aplicações na bolsa.
Há muito tempo tenho entrado e saído do mercado de ações e a minha principal dúvida é: Tendo uma boa quantia para aplicar, por exemplo R$500.000, como fazer esse aporte?
Seria mais viável ir aplicando aos poucos para ao longo prazo criar um bom preço médio?
Obrigado desde Já!
ola A
obrigado.
sim o ideal é vc ir aportando aos poucos mesmo, o que sempre falo para o pessoal é o seguinte imagina que vc vai aportar do seu salário 10k por mês, aí vc colocar 10k do salário e aporta o mesmo tanto dessa quantia que vc recebeu/tem assim criando um aporte duplo
ao longo do tempo vc terá esse valor diluído e não precisará de ficar quebrando cabeça para escolher o melhor momento para entrar na bolsa pois isso passará a não fazer mais diferença.
Oi! Tenho algumas duvidas:
1) Aporte seria o quanto eu invisto por mês?
Nesse caso, seu eu comprar açoes todo mes, e de repente em Junho eu compro uma açao que eu ja tinha comprado em Abril, pode ser que o preço entre uma compra e a outra tenha variado. Ai na parte do IR como eu faço para declarar uma açao na qual comprei picado em varios meses diferentes? Qual preço devo considerar?
2) Outra duvida, eu li a parte dos impostos e ficou uma duvida: o imposto sobre dividendo de açao americana funciona da mesma forma que o imposto para dividendo de REIT? Ou seja, 30% retido na fonte que eu posso compensar no Brasil, e declarar anualmente no IR.
3) Acho muito interessante sua visão sobre não se preocupar com o preço da ação. Eu confesso que sou aquele investidor que analisa durante o mês e espera ver uma quedinha para poder aproveitar o momento “oportuno”. Eu entendo que no longo prazo talvez realmente não faça diferença e que o compound interest me ajuda com isso.
Mas o compound interest funciona quando tenho muitas açoes ou ele funciona também se eu comprar 1 açao?
ola AA
1 – vc faz uma media, é por isso que a receita chama de preço médio, tem apps como o q eu uso que já calcula esse preço medio, mas é super simples de fazer numa calculadora. vc sabe o app que eu uso né ?
2 – sim
3 – eh por isso q vc tem que focar em crescer seus aportes pra não ficar a vida inteira comprando 1 ação no mês, mano se vc passar 10 anos sem subir sua renda vc tem que rever a sua vida.
aporte = valor mensal que coloco no mercado para compra de açoes?
sim é o que sobrou do seu salário e vc investiu na bolsa de valores para comprar acoes
Bom dia, VdD. Joguei a tabela no Excel para levar em consideração o efeito de uma inflação de 4% nos aportes, gerando para cada linha um valor futuro (equivalência p/ jun/14) e somando o acumulado. Coloquei dividendos anuais pagos à taxa de 4% do PREÇO da ação, liquidados em sempre em dezembro e imediatamente reinvestidos através de compra pelo preço médio daquele mês. O resultado? Todos os 3 investidores foram péssimos em juros reais (relativos à inflação).
1o Investidor* = Aportou o equivalente a $236.414, adquiriu mais 1.038 ações com dividendos reinvestidos, mas perdeu $31.900 (-0,115% reais ao mês) em VALOR.
2o Investidor = Aportou o equivalente a $376.493, adquiriu mais 1.474 ações com dividendos reinvestidos, mas perdeu $44.619 (-0,100% reais ao mês) em VALOR.
3o Investidor = Aportou o equivalente a $376.493, adquiriu mais 1.495 ações com dividendos reinvestidos, mas perdeu $40.049 (-0,089% reais ao mês) em VALOR.
*No caso do 1o Investidor, se ele tiver poupado a diferença de aporte mensal em relação aos outros dois, e aplicado o valor em qualquer tipo de investimento que meramente reponha a inflação dos 4% anuais, ainda terá $158.035,72 adicionais (equivalência jun/14), resultando em $362.550, contra os $331.874 e $336.444 dos outros respectivos investidores.
Trocando a inflação de 4% para 6% a.a., a coisa piora e muito, o que mostra a sensibilidade do modelo (e do mundo real) a este parâmetro. Já trocando os dividendos de 4% para 6% a.a., praticamente não faz diferença nos valores.
Seu exemplo parece exitoso, mas na verdade quem está gerando a diferença de desempenho são os aportes diferentes.
Veja vc que desde o começo da série o valor médio da ação pouco mais que duplicou. Só para manter o VALOR da ação, a inflação não poderia ser maior que 2% a.a, o q historicamente é irreal no Brasil, especialmente numa série de 10 anos. Então, essa empresa foi um mau exemplo, porque valorizou muito abaixo da inflação estimada. Para buy and hold funcionar bem, a valorização da ação tem que ser “bastante” acima da inflação, o que não é o caso. Senão, melhor uma poupança ou até renda fixa DI.
esses estudos sao para ilustrar a coisa, na vida real se vc sabe oq está fazendo tende a ter retornos muito maiores, da uma olhada na minha carteira
nunca uma RF vai chegar nesses resultados
Bom dia. Não estou propondo mudar a estratégia, pq ela tem fundamento. Mencionei a renda fixa apenas pra dizer o quanto essa ação foi desvantajosa. Quero dizer: vc escolheu uma empresa ruim pra demonstrá-la/prová-la funcionando. Estou aprendendo muito com seus vídeos e textos (obrigado!), mas eu sou meio caxias com os cálculos (pq são eles que nos dizem a verdade) e acabei desconfiando desse aqui, que se provou problemático mesmo.
Não estudei essa ação no período que exibiu, mas possivelmente a sua análise inicial na seleção da ação (ou as reanálises anuais) te diria pra pular fora e investir em outra, ao invés de esticar 10 anos neste traste.
Então, minha sugestão é a de que pegue outro exemplo para esse post, um que vc tenha avaliado a ação com seus critérios VdD para selecioná-la, e que tenha dado, no decorrer do tempo investido, os sinais que espera ver para manter o investimento (ou não tenha exibido sinais que propusessem desinvestimento). Daí o resultado deveria ser mais condizente com a estratégia do buy and hold e a previsão de ganho exponencial por crescimento continuado. Inclusive, se o método demonstrar um possível (embora infrequente) furo, uma das hipóteses deve ser verdadeira:
– Pode precisar ser aprimorada com mais parâmetros/gatilhos de avaliação e/ou redução do tempo de reavaliação;
– Pode simplesmente ser um desvio aleatório, que é comum na renda variável, e reforçar a orientação geral (e a sua de outros posts) de diversificação da carteira.
Abs
Olá VDD,
Nesse grafico, voce consegue demonstrar o crescimento total do seu patrimonio (Aportes + rentabilidade).
Voce consegue demonstrar separadamente eles? crescimento de aportes e tambem o quanto sua carteira rendeu durante esse periodo.
Abs.
só vc sumarizar a coluna ali
agora concorda comigo que um cara subir só 8% os aportes é bem deprimente ?
puts é como se o cara tivesse ganhando basicamente só a inflação de aumento na renda, qualquer um que só tenha isso de ganho ao longo dos anos deve rever sua vida
VdD, a vida não é tão fácil assim. Já li vc comentar desta forma várias vezes. Aqui no Brasil, para funcionários, o reajuste acontece por volta da inflação, sempre! Se for funcionário público, esse aumento tende a ter ainda alguns Gaps, ficando na média na inflação, ou menor.
Não é questão de “rever a vida”, pois as vezes a situação é a que é. Você devia parar de falar isso e focar em demonstrar o melhor resultado possível de acordo com a situação (aumentos de 8% nos aportes ou de 3%). Estou gostando dos blog, mas neste ponto, você tem mandado bem mal. Abraços =)
Você estava indo dentro do aceitável até chegar no: “Você devia parar de falar isso”
O blog está escrito Viver de Dividendos, não tem seu nome escrito no alto, sou eu quem pago as contas aqui e é meu tempo que gasto escrevendo, não o seu, quem acorda comigo ao lado na cama não é você então você está muito distante de querer dizer oq eu devo ou não falar oq eu devo ou não fazer
se o que eu falei te deixou chateado só mostra que eu estava com a razão.
alem do mais assiste isso e para de ficar chorando pitanga, vai procurar melhorar de vida e não ficar chorando pelos teclados.
Estou lendo bastante seu blog. E gostando. Expressei minha opinião e sua reação foi estranha Fechado a qualquer opinião discordante. Mas tudo bem, assim como posso discordar, você também pode ser estranho.
Pode ter pessoas que não conseguem fazer um “Bico” ou trabalhar de Uber mas horas vagas.
Para essas pessoas, como ficaria a situação se o aporte não crescer como você espera? A independência financeira demoraria mais quanto tempo?
Pode ser que a resposta a essa pergunta ajude elas a dormir menos e começar o uber, ou vender sorvete na praça. Quem sabe?
São algumas perguntas que sugeri uma reflexão e abordagem.
Novamente. Bom blog. Boas postagens. Desejo o melhor e que os debates nos comentários sejam mais amigáveis. =)
discordar vc pode não pode é querer entrar na casa dos outros e dizer oq eles devem fazer, isso já é ter um mínimo de censo critico, coisa que lhe faltou no comentário
nesse caso ai vc tem que busca outro emprego, agora não conseguir trabalhar nas horas vagas é meio complicado, com a internet que temos hoje existe milhões de oportunidades de fazer renda extra, querer mudar é primeiro passo, agora nada vem sem sacrifício:
“Nada pode ser obtido sem sacrifício. Para se obter algo é preciso oferecer algo em troca de igual valor. Esse é o princípio básico da alquimia, a Lei da Troca Equivalente.” – Alphonse Elric
é o mesmo que vc querer ter jatinho próprio, casa na praia, carro de luxo, etc etc etc e pra isso colocar como execução vender picolé na praia, não vai rolar, vc pode até começar com isso, mas precisará de fazer acontecer de outra forma, não tem magica na vida, principalmente pra nós que não nascemos com a bunda virada pra lua.
eu sou tranquilo, só ler meus outros comentários, agora quando o cara não tem senso e quer chegar com o pé na porta aí eu respondo a altura com o pé no peito, aqui não tem mi mi mi
então se você souber colocar seus pontos de forma que não invada a minha liberdade ou me ataque pessoalmente eu vou debater tranqüilamente
Olá! Primeiramente, gostei muito do blog. Vou continuar acompanhando.
Do dia pra noite, por algum motivo, me veio a ideia de investir em ações. Já li bastante coisa mas ainda não conseguí chegar na previsão que desejo. Será que tu poderias fazer-me essa gentileza?
Meu pensamento é investir R$ 5.000,00 ou R$ 10.000,00, por mês, em ações de dividendos crescentes durante 1 ano e meio ou 2 anos. No terceiro ano, com esse investimemto, quanto eu posso conseguir de renda passiva mensal?
Grato desde já pelos esclarecimentos e pelo conteúdo do blog.
Att.
Um detalhe que esqueci de mencionar : investir em ações de empresas norte. americanas
olá Sanon
sugiro dar uma lida aqui e aqui e aqui e aqui e aqui, depois nesse artigo e ainda nesse artigo.
Por fiim tem um vídeo mais recente que pode lhe esclarecer melhor sobre esse tema: Como ele fez 2 milhões na bolsa americana em dividendos.
viu o tanto de link ? rsrsrs é porque isso é o que mais tira gente da bolsa, boa leitura e que mais uma alma seja salva!
Olá! Li todos os links e sou muito grato por todos os esclarecimentos que eles trouxeram. Eu tenho perfil pra ser investidor de longo prazo e comungo com tuas opiniões a respeito.
Vá me desculpando o comentário longo, mas minha pergunta aterior foi pelo seguinte motivo que vou tentar explicar brevemente. Tenho intenção de abrir um negócio próprio e fazer dele profissão – assim como igual a ti, eu gosto de trabalhar naquilo que me satisfaZ. Tenho em mãos uma certa quantia que daria pra iniciar o empreendimento… mas tenho a sensação de que estaria, de certa forma, aproveitando o valor sem muita eficiência… foi quando pensei em investir na bolsa. Não queria protelar tanto pra montar o empreendimento, por isso deixei transparecer o desejo de ter o retorno do investimento em pouco tempo. Mas depois de ter empreendimento ativivo, eu retomaria os investimentos na bolsa e agregaria aportes com uma pequena parcela dos lucros do empreendimento juntamente com o que já rendesse com os ativos adiquiridos. Em resumo, viveria do pró-labore até a independência financeira e quem talvez através de outros empreendimentos.
Não sei se consegui me fazer ser entendido. Mas tenho essa ideia em mente e estou buscando um norte pra amadurecê-la e aplicá-la. Não quero direcionar todo o valor de uma vez só no empreendimento, mas também não quero protelar tanto pra iniciá-lo. Estou com esse dilema.
Tens algum conselho oriental, sugestão, ideia pra me dar avaliando meu ângulo de visão?
Mais uma vez, muito grato!
Att.
olá S
entendi seu objetivo, porem o meu método aqui não é para quem vai entrar na bolsa e sair logo ali, nesse caso vc poderia focar em um trade de valor que é algo mais curto prazo
esse meu jeito de investir vai ser útil pra vc num segundo momento, quando estiver fazendo aportes regulares visando longo prazo, coisa de 10 a 20 anos.
Entendi. Não estou mesmo afim de fazer trade de valor. Sou lento pra aprender as coisas… e essa estratégia iria me falir, provavelmente.
De qualquer forma, muito grato pela atenção. Já me ajudou bastante a repensar em algumas coisas.
Abraços
Fala VdD.. tudo tranquilo?
Parabéns pelo blog, muito interessante!!! varias duvidas sanadas. Inclusive abri uma conta na drivewealth.
Agora só uma pergunta. Eu estava olhando o site da drivewealth e vi que para fazer retiradas de valores da corretora o valor é de US$ 25,00 para contas nacionais e US$ 35,00 contas internacionais. É isso mesmo?
Muito obrigado e parabens!
grande abraço
sim
o objetivo deles não é o investidor que fica entra e sai na bolsa, eles querem investidores de longo prazo, quem vai ficar mandando grana pra bolsa e comprando ações por 10 ou 20 anos, daí depois vc monta uma entreteria que tenho para efetuar saques pagando bem pouco.
Preço importa sim, pois queremos comprar ótimos business a preço abaixo do mercado. Esta é a estratégia do Buffet. Não adianta comprar ótimos negócios com preço muito acima do mercado
depende do que vc está fazendo, se é um trade de valor ai sim, que é oq o Warren geralmente faz, quando vc não consegue entender o objetivo principal ai fica difícil
agora no BY de longo prazo focado em aposentadoria não tem a menor importância.
e outra vc nem eu somos o WB afinal nenhum de nós temos bilhões ou trilhoes pra se investir igual ele, entao não dá pra querer pegar o modelo dele e sair replicando igual retardado e achar que vai funcionar pra gente que tem aportes ridículos.
Olá, Viver de Dividendos. Acompanho seu trabalho já faz algum tempo, desde que comecei a investir na bolsa de valores, em 2016. Aprendo muito com seus posts e seus vídeos no youtube. Por favor, você pode me dizer onde pegou esses dados históricos do Bradesco? Eu tenho tentado achar esse histórico, para fazer um estudo pessoal em outro ativo e só encontro sites que reproduzem essas informações mensalmente. Muito obrigado!
Ola Jorge
Valeu por acompanhar nosso trabalho, bom tem tanto tempo que escrevi esse artigo… mas acho que foi no yahoo finance, lá dá pra fazer o download da cotação, e ele te dá o maior e menor preço do mês também dá pra puxar por data, ou pelo menos dava antes dele ser vendido pra at&t
16% ao ano não seriam 1,24% ao mês? Pq coloca como 1,33%?
olá Marcos
12 partes de 16% dá 1,33% por parte, logo 1,33% por mês.
Você está se esquecendo do compounded growth na equação, o Marcos está certo.
Calculo de média aritmética não serve nesse caso.
Abs
e qual é o CAGR anual de 1,33 am?
Olá! O Marcos e o Guilherme estão corretos. Ao mensalisar uma taxa de juros anual é preciso levar em conta que o juros é composto. A conta para 16% é 1,16 ^ (1/12) = 1,24% am. Se você fize 1,33 % am por 12 meses = 1,0133 ^12 = 17,2%.
pronto arrumei o descritivo agora vcs podem dormir tranquilo
se tiver alguma coisa divergente pode avisar
ps. não faz diferença alguma isso !
Já se vão uns 3 meses que estou estudando sobre o mercado de ações e estou muito inclinado a entrar nesse novo mundo, minha dúvida é: posso fazer aportes mensais de R$ 2000,00, distribuo esse valor mensal em 5 papéis, ou em 10 papéis ou seria indiferente? Desde já meu muito obrigado.
olá MQ
tanto 5 quanto 10 seriam poucos papeis para se ter numa carteira.
vou fazer um artigo explicando o numero ideal de ativos
mas eu recomendaria uma estratégia parecida com a que eu uso
vou comprando um ativo por mês, ao invés de comprar 5 ou 10 de uma vez eu compro cada mês um e no final de 10 meses tenho os 10 ativos, vc junta todos os dividendos que ganhou no mês + o aporte novo e faz a compra
quando falam de papéis, estão falando de quantas empresas tem na carteira de açoes?
isso papeis sao acoes na carteira
acabou que nem fiz o artigo prometido kkkkk
mas eu ja comentei isso varias vezes aqui no blog, vc chegou a pegar algum comentário meu explicando o valor mínimo em cada ativo ?
Nao peguei comentario sobre valor minimo de cada ativo não. Por favor, se puder me mandar o link, agradeço!!!
vou fazer melhor te explicar aqui
é bem simples
eu costumo falar com o pessoal para não deixar mais do que 5% do patrimônio total em um único ativo, se o ativo chegar a 5% vc já vai e aumenta posição em outro, ou seja no mínimo vc precisa de colocar 20 ativos na sua carteira ao todo, sendo REIT e stocks
não tem regra quanto a isso não, isso é só oq eu uso e eu particularmente tenho até mais do que 20, mas pelo menos acho que o mínimo pra dar uma proteção seria 20 na carteira
Buffet recomenda 15 papeis no máximo 20 Marcelo. Mais que isso é para tolos
vc é tao sem noção que está falando de WB e nem conhece o cara, para de espalhar bobagens e avisa entao pro próprio wb que ele é um tolo porque ele tem 50 acoes na carteira dele, veja aqui antes de sair comentando oq não sabe
estuda um pouco mais aqui no blog quem sabe vc aprende um pouco como o WB realmente atua e para de espalhar bobagens
Boa noite.
Gostei bastante do estudo .
Passei os últimos 5 anos fazendo aportes mensais tanto em tesouro direto quanto na bolsa brasileira acreditando realmente que essa é a melhor estratégia e me ajudou a acumular o patrimônio que tenho hoje. Hoje posso dizer, com certeza, que é a melhor estratégia para quem não quer dedicar tempo algum estudando mais a fundo seus investimentos, desde que seja realmente disciplinado e tenha coragem de continuar aportando em ações mesmo em bear market. Também tenho quase certeza de que, pelo menos no mercado brasileiro, não trará retorno exorbitante e provavelmente ficará alinhado com a renda fixa ( que costuma ter taxas médias de juros elevadas). Esse é um dos motivos que estou abrindo conta nos EUA e pretendo iniciar uma nova estratégia na terra dos livres, girando pela primeira vez meu patrimônio.
Acho que é nesse último ponto que muitas pessoas falham, pois na hora do desespero dos mercados, como essas pessoas não estudaram a fundo seus investimentos, elas não têm aquela certeza de que manter os aportes é o correto a se fazer (e talvez não seja dependendo das ações de sua carteira). Hoje em dia é fácil fazer uma análise superficial da saúde de uma empresa, mas mesmo assim o que vai fazer diferença em qualquer estratégia é o quão frio você consegue ser durante períodos de queda de bolsa.
Achei bastante interessante a análise feita nesse post, mas senti falta de 1 tipo de investidor nas opções. O investidor que também foca em aumentar seus aportes mensais mas que ao mesmo tempo escolhe momentos propícios para entrar no mercado de ações. Enquanto ele não acha que seja o momento de comprar ações, ele aplica em um investimento líquido na renda fixa aguardando o momento certo. Esse investidor não tem um trabalho fácil e provavelmente cometerá alguns erros de avaliação, mas ainda assim gostaria de ver como ele se sairia na comparação.
Abraços
Olá Gustavo
O problema é que a maior parte do tempo o mercado fica em Bull e não em Bear, geralmente quem tenta essa estratégia perde grandes oportunidades porque ficou esperando o momento certo, enquanto que o cara que aportou independente do ciclo foi crescento a carteira.
falei sobre isso aqui, porque não sou um investidor de timing de mercado e sim de tempo de mercado, sugiro a leitura
pra complementar olha essa imagem e tire suas conclusões, ela tá meio velha mas dá pra vc ver legal
veja como os bulls duram muito mais tempos que os bears
Bom dia.
Eu concordo com você, mas eu não falei em investir apenas em bear. Citei o bear apenas para lembrar a galera que faz aportes mensais de manter a disciplina se não os retornos serão ruins. Sobre investir em momentos certos, quis apenas dizer que um investidor pode ter um meio de avaliar o valor de determinada empresa e entrar quando achar que o preço está justo ou com desconto, o que pode ocorrer durante um bull. Claro que quanto mais tempo durar esse Bull, vai ficando cada vez mais difícil achar preços justos… mas isso faz sentido, até pq quem coloca dinheiro na bolsa logo antes de um bear é o que mais tem variação negativa de patrimônio. O mercado dos EUA está em bull e mesmo assim estou abrindo conta e preparando para aportar em uma empresa que estou estudando.
Abraços
entendi, concordo contigo.
mas tem empresas que continuam subindo independente se está em bull ou bear
na imagem acima 2008 fez cocegas nessa empresa, então se a empresa tem um case de negocio robusto com geração de caixa forte, independente do momento do mercado, olhando cotação, não fará diferença. Tente descobrir de quem é esse gráfico rsrsrs
Best Buy??
não me lembro mais
porém com certeza não é a BB
Sei que essa é uma pergunta que nimguem pode responder, mas dado seu conhecimento, pensa que existe a possibilidade de entrarmos num crash novamente como em 87, 2008, etc? Pois muita gente está especulando que o mercado americano está over-extended, super extendido em bull e que uma hora precisará “respirar” para se corrigir.
assiste isso aqui: Você está preparado para a próxima crise na bolsa?
agora eu te pergunto, vc acha que vai investir durante 20 anos e não passar por nenhum ciclo nesse período ?
Parabéns pelo post, me fez despertar de uns pensamentos que andava tendo sobre rentabilidades, se puder da uma passada lá no meu blog e me add ao teu blogroll agradeço, já fiz o memso.
https://marombainvestidor.blogspot.com.br/
Opa MI
ta adicionado aqui também, sucesso nos investimentos.
Não entendi uma coisa. A soma do valor investido, em todos os casos, é maior do que o valor das ações em junho de 2014 (no exemplo dado). O primeiro investidor, no período, investiu quase R$ 197.000 e o segundo, mais de R$ 322,000,00. O valor das ações do primeiro, considerando o valor máximo da ação em junho/2014, é de R$ 173,673,60 e do segundo investidor é de R$ 288,476,40. A vantagem seria os dividendos? Essa quantidade de ações renderia qual valor de dividendos por mês, aproximadamente?
Olá Feminino
os aportes, o artigo tenta mostrar que ao invés de ficar preocupado em X ou Y num investimento foque em melhorar seus aportes pois isso que vai lhe trazer a IF
Não teve jeito, virei fã e seguidor ;)
Valeu Fernando, tamo junto
Olá Viver de dividendos.
Quanto aos aportes, devido aos custos de corretagem, e tendo margens de aporte pequenas dentro do orçamento, mas querendo sair do zero você acha que seria vantajoso fazer aportes trimestrais para ter mais recursos em cada aporte?
Olá José
Acho que sim, no começo eu juntava uns 3 meses até formar algo próximo a uns 2k e então aportava. Acho que valores acima de 2k já fica legal pra mandar
Mas o aumento do aporte não poderia também estar junto o dividendo que recebe e reinveste? Acho que não fica nada impossível estes aumentos constantes de valor por 10 anos se juntar os dividendos recebidos. Estou errado?
PS: comecei a acompanhar a pouco o site e estou gostando muito!! Abs
Sim tem que estar junto o aporte e dividendos.
Belo ponto de vista da tabela. esse cenário é fundamental para fazer nossos calculos..
Olá Alice
Pessoal fica obcecado com rentabilidade e negligência o principal fator no ruma a independência financeira.
Olá. Tenho muita dúvida com relação a um tópico.
Já invisto em ações e dividi minha carteira em 50% RF e 50% Ações. Minha dúvida é que vejo a RF seguir a regra do juros compostos e as ações não. Tem mês que algumas das 12 empresas que eu invisto não me dão 1 centavo de retorno.
Não acompanho o preço da ação, mas também não consigo enxergar os dividendos trabalhando a meu favor. Estou avaliando corretamente?
Olá Rafael,
Sugiro dar uma lida no livro do Jeremy Siegel, leitura obrigatória pra qualquer investidor o cara escreveu um livro respondendo exatamente essa sua pergunta.
Bem a grosso modo olhe esse gráfico talvez lhe ajude a encontrar o problema:
Agora olhe o que tem acontecido comigo:
será que você não está fazendo algo errado, tem muito material aqui no blog pra lhe auxiliar sugiro dar uma lida em alguns tópicos chaves certamente tem alguns ajustes a serem feitos na sua carteira de ativos.
opa VD, cara nao vejo a hora do tempo passar e ver o boom da minha carteira. Três anos seguidos de BH nessa crise toda não é pra qualquer um, eu me conheço bem, alguns diriam que sou doido ou que tenho nervos de aço, mas eu não sinto nada, eu sou meio anestesiado quanto ao dinheiro, parece tudo meio virtual, meu consolo é que daqui a uns 10 anos vou ganhar muitos dividendos então a valoração do meu patrimonio não me preocupo muito. Legal seu post, vc faz mt pela blogosfera financeira. Grande abraço!
Grande frugal
Os ciclos dos mercados se comportam um pouco diferentes em cada país. O importante é deixar os juros compostos fazerem seu efeito. Focar no autêntica dos aportes e ver os dividendos crescerem todos os anos.
eh verdade, estou no aguardo, daqui a 10 anos quem sabe… hehehe
Olá viver de dividendos, estou começando nesta caminhada, já tenho um valor guardado, e começarei a anotar tudo, aportarei 20% em media do meu salario, podendo ser mais conforme o meses.
Gostei muito deste artigo e me identifiquei com essa ideia! o que importa, e que vai fazer maior diferença no futuro é o aporte mesmo.
No momento, estou com 60% em TD, e 40% como reserva emergência. Você me indicaria começar a aportar em ações desde já?
Olá Rayann
Depende dos seus objetivos. Vc ainda pretende ficar com exposição na RF?
O que vc pode é ir direcionando os novos aportes pra ações.
Independente do que fizer sugiro ir entrando devagar nas ações divide seu capital que vc já tem e vai aportando junto com o que vc economizou no mês.
Com isso vc ganhando mais experiência no mercado e aprendendo mais das empresas
buy and hold…
Sempre
quero entender o seguinte, sou iniciante, compro um açao a 20,00 ela cai para 10.00,8,00,7.00 devo vender ou aguardar ate ela subir e passar do valor de compra…
Olá Roberto
Depende do que vc está fazendo é buy and hold, é trade gráfico, é trade de valor
Acabei de conhecer o blog e esse artigo, mesmo que antigo, é sempre pertinente para quem, como eu, está meio perdida. Eu fico insegura nas compras com medo de ter comprado em alta, mas também fico receosa de esperar e a ação só subir (como é o caso de uma empresa q eu gosto muito, mas a cotação só sobe). Lendo isso dá uma visão diferente e mais confortante! Obrigada!
Eu só tenho uma dúvida com relação a aportes mensais: no meu caso, os meus aportes não tem como ser muito grandes, pelo menos não nos próximos 2/3 anos, operar no fracionário seria interessante? Eu acho opiniões bem divergentes sobre o fracionário… :/
Olá Izabela
Bom saber que o artigo lhe ajudou de alguma forma. Realmente esqueça essa bobeira de comprar ação muito cara, geralmente quem fala isso vive entupido de ações micadas, se quiser comprar empresa boa vai acabar pagando o preço, agora se quiser barato vai ficar com as ruins, aí vale aquele velho ditado popular: o barato sai caro! e nas ações sai muito mais caro.
Não vejo problema algum em operar no fracionado e não se preocupe com o tamanho do aporte o importante é o quanto da sua renda vc está conseguindo aportar, se vc ganha 1000 reais e aporta 500 vc estaria numa situação melhor de quem ganha 5 mil e aporta mil reais
O importante é manter uma taxa de aportes crescentes ao longo dos anos, procure aumentar sua renda e reduzir as despesas para poder aumentar gradativamente os aporte.
Sócio tem que querer comprar cada vez mais caro… é assim que se ganha nesse jogo…
Olá Andre Alvim,
Sim tomara que sempre suba de preço kkkk…
Eu nem perco muito tempo fazendo estas simulação. Gosto mesmo é de guardar dinheiro na renda fixa enquanto o mercado esta eufórico como agora, e nos momentos de crise brava eu entro comprando forte. Mas mesmo assim reservo uma pequena parte do salário para aportes periódicos em empresas não cíclicas como AMBEV e CIELO, sou partidário das duas abordagens, como já dizia Nelson Rofrigues: Toda unanimidade é burra!
Pelo jeito voce nao entendeu como juros compostos funcionam.
Comparar um aporte fixo com um aporte que vai aumentando não faz sentido num país com inflação alta. Utilizando aportes iguais, se o investidor procurar melhores momentos para investir e deixar o dinheiro em aplicação de renda diária (algum fundo DI D+O na própria corretora) esperando esses momentos vai dar um resultado bem melhor que qualquer um acima. Claro, não estou falando de ações de crescimento acelerado. Não precisa ficar acompanhando o dia inteiro, é só dar uma olhada por dia. Um exemplo, faça o cálculo da diferença de quem compra ABEV, BBAS, CMIG, PSSA, ITUB (e outras desse nipe) ao preço do momento, e quem deixa o dinheiro rendendo em DI e compra numa queda.
Você está comparando coisas totalmente diferentes, uma coisa é investir em ação visando o buy and hold outra é aplicar em fundo de investimento, além do mais são pouquíssimos os fundos que sobrevivem no longo prazo, temos taxa de administração, IR sobre ganho de capital, enfim são muitas variáveis diferentes para se comparar um com o outro.
Opa. Não falei de melhor momento no longo prazo, até porque isso demanda muito estudo. Falei de pequenas quedas de até 1%-5% (o que acontece com muito frequência). Isso pode parecer pouco, mas esse pequeno valor praticado com frequência no Buy&Hold, depois de 20-30 anos, comprando com esses descontos (que acabam recebendo juros compostos de 20-30 anos), gera uma diferença bem significativa. Digamos que sempre compre com um desconto médio de 2%, verifique o que vai dar isso em 30 anos. Um exemplo bem direto, ABEV está acima de R$ 17, comprar ou esperar cair R$ 0,50 (3% de ganho – fora o que vai render no DI diário até cair os 3%) ? É pouco ? Agora imagina que você comprou 3% a mais de ações que vão valorizar e te dar dividendos para comprar mais ações usando a mesma técnica por 30 anos. Bem, é isso, só calcular.
É justamente essa postura de esperar o melhor momento de comprar tanto no curto ou longo prazo que eu quis mostrar no artigo que isso não faz a menor diferença você pega um investidor que consiga comprar sempre no mínimo ele vai ganhar algum percentual mas o importante no final que vai garantir o sucesso não é isso mas sim o quanto vc consegue guardar por mês. É só olhar na tabela ai acima.
Você conseguir comprar no mínimo exige uma certo conhecimento, perder um bom tempo para analisar o mercado para achar o melhor ponto, ok você pode fazer isso! Mas num seria melhor o cara se dedicar na sua profissão e tentar ganhar mais receita mensalmente para pode aportar mais ao invés de gastar energia tentando achar um melhor momento de compra.
Amigo BraRunner,
É aí que você se engana, ao comprar mais barato, digamos 3%, no longo prazo a diferença será de 3%, com um agravante, pode ser que o papel que você esta esperando cair nao caia e continue subindo e ao deixar de comprar no preço do momento, perdeu a oportunidade de se aproveitar da subida.
Fiz um estudo sobre exatamente isso que deu o que falar, se quiser de uma olhada http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br/2014/02/a-falacia-do-valuation-no-buy-hold.html
Vdd, acho interessante este tipo de estudo que fez, mas realmente o fato do 1.o investidor nao aumentar o aporte deixou o estudo totalmente irreal. Acho que você deveria fazer diferente e no estudo considerar que o primeiro corrige o aporte com digamos 8% a.a. E os demais em 9 ou 10% a.a.
Abraços
Dei uma olhada no seu artigo e conheci o seu blog, muito bom ! Por sinal já adicionei ele aqui na minha lista de Feed (RSS).
Enfim voltando ao assunto, realmente eu cometi dois erros ali, feitos propositadamente para tentar deixar o estudo mais claro possível, mas como você foi o segundo a questionar sobre uma inflação, resolvi fazer o estudo e aplicar uma inflação de 8% aa. bem acima da média que seria de 6% mas da pra ter uma ideia melhor agora, também resolvi diminuir um pouco o percentual de aportes mensais para o 2º e 3º investidores deixando mais próximo da realidade, na verdade foi até bem modesto quanto a isso.
Da uma olhada novamente na seção do artigo “Preço não importa”
Agora o fato é que apesar de todas essas mudanças o chocolate de quem investe focado em aumentar os aportes continua sobre aqueles que buscam preço mais barato todos os meses.
Quanto ao FUNDO DI, é apenas pra ganhar mais um pouquinho (não ficar parado). Taxa de admin é ridícula em fundos desse tipo, 0,3% a.a. Tem opções melhores ainda, só não quis complicar, por exemplo LCA do BB que paga 84% do CDI, não tem IR, não tem IOF, liquidez diária D+O. Digamos R$1000,oo por exemplo, espera uma queda, digamos que venha em 10 dias, vai ter R$1020,00 e ainda compra a ação mais barato. É isso. Se demorar mais, a grana vai subindo. Se no momento que aparece a grana vê que a ação veio de uma queda, é claro que já compra né.
Desculpa o erro, é R$ 10.000,00 e R$ 10.020,00
Tem LCA pór aí bem melhor que esta do BB.
Continuando não existe isso de “procurar melhores momentos para investir” acabei de mostrar no artigo acima, mas só pra complementar no livro do Jeremy Siegel logo nos primeiros capítulos tem um parágrafo fantástico que define muito bem essa história:
“Um bom número de “market timers” se gabou de ter retirado todo o seu dinheiro das ações antes do crash das ações de 1987 ou do mercado bear de 2000. Mas, em 1987, muitos não voltaram para o mercado até ele ter ultrapassado o topo anterior. E muitos dos pessimistas de 2002-2003 ainda estão fora do mercado, esperando uma oportunidade para entrar…”
se o preço não importa quando se está com um crescimentos nos aportes qual a lógica de esperar melhor momento para investir
Eu entendi certo? O cara terminou aportando 13k por mês??
Realmente, ao longo do tempo acho que não teria como perder pra quem não aumentou em 1 centavo o aporte.
Pode ser simples no começo se aumentar o aporte em 25% ao ano, mas acredito ser inviável ao longo do tempo. O crescimento do aporte é quase certo que foi bem superior ao crescimento do salário e em pouco tempo superaria a capacidade de poupança do indivíduo.
Também acredito no aporte como fator mais importante, mas me pareceu inverossímil a situação apresentada.
A tabela é para ilustrar a ideia, claro que ninguém vai conseguir aumentar os aportes religiosamente por 10 anos, assim como foi citado acima que ninguém acerta o topo ou fundo todos os meses, mas o objetivo é mostrar que em cenários onde temos a rentabilidade de um lado e aportes do outro, aqueles que priorizarem o aumento nos aportes obterão melhores resultados.
ola, sou iniciante e fico perdido em discussões como essa. Procuro um curso que me ensine o passo a passo, os conceitos fundamentais para que eu possa ingressar nesse mundo com segurança. Tem algum pra indicar, VD?
Olá Amorim estamos montando isso na penserico da uma olhada aqui https://plataforma.penserico.com
obg, VD! estou olhando a plataforma, as discussões e o game