Receita e despesas: Janeiro 2016

12
138

budsjett_0Acompanho a minha receita e despesas mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar a maioria dos investidores que é possível alcançar a independência financeira, trabalhando duro, mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Comecei o ano bem, pelo menos tive uma redução de despesa comparado ao mês de dezembro, mas também em Dezembro tem muitas festas e presentes e isso acaba inflando um pouco o orçamento domestico. Se comparar com o janeiro do ano passado teve um aumento de 1k nas despesas, talvez seja a inflação ? ou mudança de padrão de vida? enfim o fato é que essa batalha contra os gastos não tem fim!

Sem mais delongas, vamos aos destaques do mês:

  • Utilidades: Tive uma redução causada pela queda nos gastos com telefone, ainda não consegui configurar meus novos planos ideal, mas acho que esse próximo mês de fevereiro essa despesa deve dar uma estourada.
  • Despesas diversas: Continuo gastando mais com cachorros do que com a minha filha, pros primeiros foi 750 pilas e pra guria só 300 os bichinhos estão velhos e acaba que agora é gasto atras de gasto com veterinário. Gosto muito de cachorro, mas já falei com minha esposa depois que esses morrerem nunca mais arrumo bicho, alem de muito trabalho vai sangrando o bolso pouco a pouco. Entretanto o fato de você chegar em casa e ser recebido na porta por eles balançando o rabo como se você fosse a pessoa mais importante do mundo, bem isso não tem preço no final das contas.
  • Compras diversas: aqui estão os gastos com a mudança em abril, foi uma bagatela de 2500 estou tentando fazer o máximo possível pra resolver todas as pendências até abril, vamos ver se consigo finalizar tudo a tempo.

Acima o gráfico gerado pelo YNAB as categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês consegui investir quase 3k em ações, isso equivale a 25% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro empresa 13.066,50
Dividendos 722,33
Total 13.788,83
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.445,29
Automóvel
 968,81
Casa
2.314,02
Compras diversas
2.482,57
Despesas gerais
 1.991,83
Utilidades
 1.187,70
Total
 10.390,22

Entenda como é o meu plano de contas.

Utilizo o método do YNAB para controlar minhas finanças pessoais, veja neste post aqui onde explico mais sobre o método.

Previous articlePrates: Precisamos fazer as crianças entenderem o valor do dinheiro
Next articleIndicadores que uso para analisar REIT na bolsa

12 COMMENTS

  1. Boas Viver,

    Cachorro é fogo mesmo, todo mundo fala que depois que fullaninho morrer nunca mais vai ter cachorro kkkkkk

    Uma semana depois aparece com um filhote, não tem jeito.
    Eu particularmente não gosto de cachorros, prefiro gatos. Mas não tenho nenhum bicho de estimação… não consigo nem cuidar de mim como gostaria, ai acho uma de respeito/consideração com os bichinhos, ter e não cuidar direito. Por isso não tenho. Certa vez tentei ter uma planta, não fui muito feliz… ela muito menos.

    Sucesso :D

    • Olá I M

      kkkk minha mulher já veio esses dias falando poxa mas criança gosta tanto de cachorro né… vai ver essa teoria sua tem um fundo de verdade

    • sempre

      na verdade pelas regras do ynab eu vou aprovisionando o dinheiro do ipva, seguro etc essas despesas que são anuais ao longo dos meses daí quando chega no dia vc já tem o dinheiro todo guardado e não se surpreende com uma despesas “inesperada”

      dê uma olhada aqui sobre isso.

  2. Muito interessante!
    Mera curiosidade, qual raça de cachorro você tem? E quantos?
    Eu tenho uma pitibul e vou ser sincero, só gastei com veterinário 2 vezes na vida, uma com doença do carrapato e outra quando ela teve que ter o útero retirado, fora isso o gasto é só com ração.
    Valeu, boa sorte mês que vem, janeiro sempre quebrando nossas pernas…

    • esses meus cachorros nunca foram de dar problema depois que envelheceram aí a zica começou, antes de casar eu tinha 1 e minha esposa tinha 1 aí juntamos ficamos com 2 e depois arrumamos mais 1 ou seja são 3 pra cuidar

      os gastos com eles está preocupante, já troquei de veterinário pra ver se dava uma melhorada mas a coisa continua sara de uma doença e aparece outra os dois que vieram com agente da época de solteiro são os mais problemáticos o outro mais novo não dá dor de cabeça alguma, ainda…

  3. Vc tem que dar um jeito de diminuir estas despesas para 7.500, tá muito alto isto aí. Aqui em casa, já faz dois anos que reduzi as despesas para se enquadrar no salário da minha esposa. Ano passado não tirei um tostão da minha empresa e foi possível passar o ano sem maiores dificuldades, até sobrou uns mil reais, rs. Todo dinheiro que retiro da minha empresa eu canalizo para os investimento. Espero este ano retirar uma grana da minha empresa, ano passado foi osso.

    • Fala Uó

      Tecnicamente minhas despesas correntes estão abaixo dessa faixa de 7500 retirando os gastos como hipoteca e outros custos que só existem por conta de ter a empresa, por exemplo se não fosse pelo trabalho eu não gastaria tanto com telefone ou combustível. Retirando tudo isso minhas despesas ficam cravadas em 7300 ainda acho alto por isso já comecei a reduzir o padrão de vida, vendi um dos carros e só aí já me economizou 1 ipva e 1 seguro, enfim ainda tem muita coisa pra cortar, mas vamos ajustando com o tempo.

      sobre a empresa a coisa não está fácil pra ninguém o que tenho tentando fazer é aumentar as fontes de receitas, aumentar os canais de distribuição e lançar novos produtos, enfim colocar a coisa em movimento, como falei num vídeo esses dias de procurar fontes alternativas de receita. Mas pelo que tenho acompanhando com o pessoal do comercio a coisa está bem difícil pra todo mundo, o que de certa forma é um consolo, quando vc vê que todo mundo está indo bem e só vc mau vc sabe que é algo que vc está fazendo de errado, agora quando todo mundo está mau inclusive vc aí vc fica “tranquilo” porque em teoria o problema não é contigo.

  4. há a opção de não aceitar o comentário? kkk cara fiquei realmente fascinado pelo seu site, não passei dos 30 anos, pretendo casar ano que vem, e no dia que fiz 18 fui a uma corretora abrir minha conta. Algo bem parecido com você só tomei decisões ruins, e isso vai desmotivando a gente né. Estou formando em economia, já tive bastante aulas sobre os temas abordados aqui no seu site. Parabéns cara!! De verdade, meus parabéns!!!

    Permite que eu copie a ideia do seu site? Esse acompanhamento de evolução de carteira, despesas e receitas mensais?
    Fazer o site deve ser uma motivação fantástica para continuar cada vez mais estudando e melhorando.

    Deus continue te fazendo prosperar.
    Abraços para você e para sua família

    • Olá Ely

      Obrigado pela força. Decisões ruins é algo que vai nos acompanhar por toda a nossa trajetória de investidores, o importante é sabermos tirar lições e aprendermos com elas. Quanto ao blog não só copie mas tem meu total apoio e no que precisar estarei aqui pra ajudar, quanto mais investidores tivermos será sempre melhor para o mercado, quando tiver montando seu espaço volte aqui e me avise para colocarmos na nossa blogrool ali ao lado.

  5. É meu caro isso é uma batalha .. .sempre que se ganha mais a tendencia de aumentar o padrão de vida .. mas isso é complicado… pq se vc sempre tem o padrão de vida justo no seu ganho … vc vai viver a vida toda pra pagar conta …

    • Grande Rodolfo

      Exato acima de aumentar o padrão de vida é manter uma taxa de poupança em linha com esse aumento de receita.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here