Como achar boas empresas na bolsa de valores

48
886

O tema de como achar boas empresas na bolsa de valores, surgiu de um comentário do leitor nesse post onde falo sobre como faço o gerenciamento da minha carteira de dividendos. 

A ideia do vídeo não é apresentar como eu faço a avaliação de empresas, na verdade é um passo antes disso, como faço para colocar empresas no meu radar.

Sabemos que a bolsa americana tem milhares de empresas fantásticas, mas como e quais empresas deve-se separar para em seguida estudar mais sobre elas. Eu vou explicar como eu faço para encontrar essas empresas e o melhor caminho para você começar a procurar. 

Muitas vezes as pessoas vão te passar uma serie de regras, aquelas doideiras dê: a empresa precisa ter X de P/L, precisa ter Y de DY, depois mais tanto de endividamento, enfim são um monte de fórmula mágica que no final não serve e não lhe ajuda para absolutamente nada.

Muitas vezes a solução para problema complexos não é complicar mais, e sim simplificar. Isso que você verá nesse vídeo.

Boas empresas na bolsa de valores

Ex-Dividend Plus

Quer investir na bolsa americana e não sabe como identificar empresas fantásticas para colocar na sua carteira? O Ex-Dividend Plus é feito para lhe ajudar nos estudos de empresas na bolsa americana. Temos diversas carteiras já montadas de empresas pré-selecionadas, são empresas fantásticas para compôr o seu Dream Team de Stock e REIT.

Além das carteiras, trazemos o case de negócio de cada um dos ativos e mostrarmos a você na prática o que deve olhar e como procurar informações importante sobre as ações e REITs.

Assine agora mesmo o XD+

Assine agora o XD+
Previous articleAT&T vai liquidar a CNN – News
Next articleIntel e os carros autônomos – News

48 COMMENTS

  1. Amigo VdD, onde está a revista número 5 que você mencionou no vídeo???… Como faço para achá-la???….

    • As revistas foram descontinuadas. Vamos anunciar um novo serviço aqui no blog que terá todas as revistas dentro dele.

  2. Agora passo 30 minutos a mais no supermercados e farmacias vendo as marcas kkkk.
    Já descobri Unilever que vc já postou sobre ela, mas fiquei assustado com a quantidade de marcas famosas que ela é dona, tanto de alimentos quanto de health care em concorrencia com a PG, que tenho na carteira, ambas monstras.
    Comprei superbond fui olhar era a Henkel(alemã), comprei Veja limpeza é a Reckitt Benckiser(british), enfim passaria horas aqui falando sobre… segue algumas que descobri… Diageo, Beiersdorf, Bayer, Merck, British Associate foods, general millis, kellog´s, autozone.Me surpreendi com as empresas alemãs e britanicas que constatei nessas pesquisas.Antes só olhava números depois descobri aqui no blog que não era só numeros, mas sim o case de negócio.Por exemplo, eu não deixo de comprar superbond pra comprar outra marca, superbond é até confundido pois é a marca e não o produto… é igual leite moça, listerine, kkkk olha a influencia que a marca tem em nossa vida.
    Resumindo a opera olhei alguns balanços, não é a mesma qualidade das empresas americanas, mas como vc fala quando a gente sai dos EUA, vai para Europa, Brasil tem que ser menos criterioso, se não vc não compra nada.
    Valeu.

    • Esqueci de mencionar Mondelez e Pepsico que são outras duas monstras no ramo de alimentos e bebidas em geral.
      Gosto muito dos produtos da Mondelez e consumo bem, mas os balanços estão bem ruins, uma pena….

      • as duas na verdade tão dando uma patinada, a mondelez está até bem pior, agora a vantagem da Pepsi pra uma KO porque exemplo é que a Pep diversificou em outros produtos a KO só ficou focada nas bebidas, por um lado é bom que foca no core, mas nessas horas de mudanças de hábitos de consumo a pep acaba sofrendo menos por conta da sua diversificação

    • Olá Holder92 é tanta empresa boa na bolsa americana que agente fica doido porque não tem dinheiro pra comprar todas de uma vez. Agora oq vc falou é verdade o pessoal fica querendo ir pra empresas na Europa e alguns acabam abrindo conta em outro corretora porque a DW não tem mercado OTC e o que eu vejo é que grande maiorias das empresas do OTC não tam o balanço tão top, veja q vc está olhando apenas algumas Europeias e essas estão até listadas na NYSE, as do OTC tem o balanço mais fraco ainda, claro que vc vai ter uma ou outra exceção, mas essa excessao pode ser bem substituída por outra empresa listada na NYSE. No final o cara paga um custo bem maior que o da DW e vc vai olhar a carteira dele, tem só empresas da NYSE e como rasgar dinheiro.

      Enfim que bom que tem descoberto boas empresas e sempre que achar alguma coisa interessante posta aqui pra nós.

      • Pior kkkkk estou com 20 empresas na carteira e uma 5 tops na fila de espera, se bobiar vc compra umas 30 fácil, estou me policiando pois ainda tenho que montar a carteira de REIT que vou deixar para o ano que vem.Sobre as empresas OTC, é verdade não vale a pena mesmo, pelo menos pra mim tem um vídeo seu que tu fala, o cara quer comprar uma OTC do paquistão.

  3. Viver de dividendos, tudo bem?
    Vc poderia citar a reportagem em inglês onde os analistas foram demitidos?
    Eu queria ler sobre o assunto.
    Obrigado.

    • Opa Leandro, firmeza e vc ?

      Eu leio muita coisa e cito várias aqui mas não dá pra ficar dando referencia de tudo, algumas consigo encontrar novamente com uma pesquisa rápida, mas tem coisa que não dá pra puxar,

      não me lembro se foi exatamente essa, mas era só bater aí no Google que encontrei, a que li na época não era só eles que estavam fazendo mas me parecia de Morgan e Citi tinham demitido vários analistas e trocado por bots a BR tava até atrasada no processo

      Dá uma lida aí

      BlackRock Is Cutting Jobs and Banking on Robots to Beat the Stock Market

      http://fortune.com/2017/03/29/blackrock-robots-stock-picking/

  4. Sou português, sim:) e com orgulho.
    Leio com alguma frequência o seu blog. Apesar de para um português investir com a finalidade de receber dividendos de empresas estrangeiras não ser muito benéfico fiscalmente, é um assunto de que gosto de acompanhar. Como deve imaginar, deixar em impostos metade do que se recebe é um roubo….. Enfim!!

    Espero que esteja a ser bem recebido no nosso pais:)

    • Tem uma amigo Brasileiro que conhece muito sobre impostos em Portugal, inclusive ele que me ajudou na minha residência.

      Ele conhece um estatuto que isenta brasileiros de pagar esses 28% de imposto aqui então você teria apenas o custo de 15% lá uma baita redução de imposto, seria até mais vantajoso do que ficar no Brasil com a questão da reciprocidade. Estamos tratando isso ainda.

      Conversei com ele sobre seu caso ele me disse que não só brasileiros mas portugueses também tem direito a esse estatuto, desde que tenha ficado 5 anos fora de Portugal. Você sabe algo sobre isso? Já tentou se aprofundar sobre o assunto???

      Bom sobre o país é fantástico e o povo muito bem receptivo.

      • Não fazia ideia dessa redução de imposto. Em todo o caso, não se aplica a mim pois nunca residi fora do pais nem tenho intenções.
        Tenho um emprego razoavelmente estável (a empresa é minha) e a minha mulher tb tem um emprego onde ganha relativamente bem. Tudo combinado não vejo motivo para viver fora do pais.
        Se tiver algumas questões sobre bolsa, mesmo sobre impostos, pode ir ao site “caldeirao da bolsa”. Há sempre alguém que sabe mais do que nós e é frequentado por pessoas das mais diversas áreas.
        Estas questões fiscais já foram muitas vezes aprofundadas nesse site e é por isso que para um português (residente em Portugal) é mais benéfico investir em fundos de investimento ou ETF que acumulem dividendos em vez de distribuir.
        É o pais que temos e se gostamos dele temos de aceitar

  5. Saudações de Portugal VdD. Espero que fique pelo nosso pais muito tempo. Seja bem vindo e continue com o ótimo trabalho. Se tiver um tempinho visite a cidade de Espinho :D Aproveite agora o tempo bom para dar uns mergulhos na praia.
    Já agora deixo aqui a questão…. Quanto paga de imposto quando recebe os dividendos? Em Portugal no caso de serem empresas americanas pagamos 28% cá mais 15% nos USA logo no momento que recebemos:(.

    SAUDAÇOES PORTUGUESAS

    • Olá zeca

      Tenho algumas informações sobre essa questão dos tributos, você é português ou brasileiro ?

  6. Bom video como de costume! Acompanho seu blog faz um tempo já e você nunca vi comentários ou voce fazendo investimentos em empresas aéreas. Tanto, como poderia separar operadoras( como exemplo as brasileiras gol, azul) e fabricantes (embraer, boeing).
    Existe um motivo específico? Não acha que é um bom setor , não encontra boas empresas etc?

    • Olá GF

      no Brasil não sei lhe dizer, mas lá fora tem algumas operadoras aéreas que até tem algum lucro redondinho

      mas é um setor que não me agrada, ai vai de gosto pessoal mesmo

  7. Quando eu quero analisar uma empresa eu uso o site fundamentus, ele tem informações da empresa como histórico de dividendos pago pela empresa, nível de endividamento, histórico de cotações, etc.. Para o mercado americano tem algum site semelhante??
    Obrigado!

  8. Olá,vdd queria saber se na sua opinião compensa investir fora pra alguém que não tem vontade de sair do Brasil, já invisto na b3, mas queria saber , na sua opinião qual bolsa pode oferecer os melhores resultados.

    • olá Anderson

      Investir fora não tem nada a ver com sair do país, eu já investia no mercado americano, antes de pensar em sair do país, o lance é a proteção cambial e opções de grandes empresas que são muito maiores que a bolsa brasileira

      costumo falar aqui que 1 dólar será sempre 1 dola já 1 real ninguem garante que continuara valendo 1 real daqui alguns anos

      então é mais questão de proteção cambial do que qualquer outra coisa

      além disso os retornos americano são muito superios aos brasileiros não tem nem comparação, pare pra pensar: as maiores empresas do mundo estão no Brasil ou nos USA ?

  9. Você tem 44 ativos, sendo 17 ações… Eu tava lendo o novo livro do Mille sua insistência em estar em contato com o RI da empresa, acompanhar seus releases e fatos importantes, pois vc consegue, entendendo o case da empresa e acompanhando seus guidances, tomar decisões antes mesmo que o mercado acuse e se mova (exemplo Petrobrás).

    Você consegue acompanhar de perto esses 44 ativos? Todos os releases, webcasts em inglês, etc… não é uma tarefa fácil!

    • tem-se 44 ativos para não precisa-los de acompanhar tão de perto, quanto mais ativos você tiver mais seguro estará seu capital, por isso tenho tantos ativos, o Mille fala isso porque ele escreve pra realidade brasileira que seria impossível ter mais de 5 ativos excelentes na carteira, já no mercado americano vc encontra aí umas 200 empresas excelentes fácil fácil

      mas apesar disso eu leio os balanços que vieram mais complicados, como o caso da KO que estou acompanhando de perto

      dá uma olhada nesse vídeo pra vc ver como faço esse gerenciamento na carteira e depois leia esse artigo

  10. Viver de dividendos, você já chegou a ver as companhias farmacêuticas que estão processando a cannabis?
    Teria alguma sugestão?
    Abraço,

    • não gosto de nenhuma delas, tem coisa muito mais estável já no mercado pra que se arriscar com um mercado que ninguém conhece o comportamento

  11. A sua análise sobre o uso maciço de computadores na análise financeira está correta. O autor Michael Lewis já escreveu dois livros falando sobre isso (“Flash Boys” e “Dark Pools”) em que ele demonstra que os grandes bancos e firmas de investimento são os maiores contatadores de programadores de computadores e de especialistas em matemática. O objetivo é desenvolver softwares cada vez mais sofisticados na análise, compra e venda de ações nas bolsas de valores. Os livros são um pouco chatos, mas são baseados em casos reais. Vale a leitura.

    • Hummm show Hélio, boas recomendações e nada como uma confirmação literária para confirmar a ideia.

  12. Mais um vídeo fantástico VdD! Tá de parabéns! Era uma pergunta que eu também tinha, mas sempre esquecia de perguntar!
    Entrei no mercado americano em junho deste ano, muito seguindo tuas dicas, aos poucos vou ir fazendo aportes no mercado de lá.
    Parabéns e sucesso na empreitada em Portugal

    • Valeu pela força MP, Portugal ta indo tudo certo e se tudo der certo, aguardando só alguns documentos ficarem prontos aqui e mês que vem arrumo as malas pra Berlim.

  13. Olá VDD,

    Muito boa a sua estratégia. Também uso uma estratégia parecida.

    No caso dos dividendos recebidos você sente um impacto grande na cobranças de imposto? Ou nem percebe isso?

    Abraços.

    • Olá CI

      o ideal seria não pagarmos imposto algum, mas no mundo real isso é bem difícil, o problema é que o governo americano deixou a coisa bem transparente, se ele faz igual o brasileiro e cobra o IR na ponta da empresa o pessoal nem ia perceber, igual aí no Brasil tem gente que acha que ações são isentas de IR, mas mau sabe o cara que o imposto foi todo pago na PJ, no final das contas paga-se imposto de qualquer jeito

      bem o lance é que é sempre desejável reduzir os impostos, desde que não comprometa a segurança, por exemplos estratégias como aportar em ETF pra fugir dos impostos vc só está colocando todo o patrimônio num risco muito maior por conta de uma economia, que se levar em consideração só o ganho cambial a longo prazo já se pagaria.

  14. Fala VdD,

    Só um adendo, vi seu video sobre a partida do Brasil e me emocionei também, é duro mas Deus ajuda sempre.

    Obrigado por mais um video para nos auxiliar!!

    Esse mes começo o investimentos na corretora lá

    Abraços

    • Fala BNA

      vc também que está fora sabe que essa parte da saudade e deixar tudo pra trás é a mais complicada de superar :(

      esse mês então seremos sócios em algumas empresas kkkk

  15. Fala VDD,

    Não sabia que vc tinha uma newsletters diária (acabei de me inscrever). E também não sabia que na revista você sempre analisa o caso de um REIT é uma empresa dos EUA.

    É possível pegar as revistas antigas? Como você me manda, por e-mail?

  16. Fala VdD, valeu por lembrar do meu post no video! Legal sua explicação de motivos para escolher empresas (lembrei um pouco de Peter Lynch).

    Perguntei exatamente por isso, também acho impossível filtrar algo com base nos números e concorrer com os computadores… Graças totalmente ao seu blog em pouco mais de 1 mês consegui iniciar os aportes na DW!

    Agiliza as revistas porque ajuda muito nos REIT desisti de FII no BR só tem lixo… Você conhece o suredividend acha que fazem um trabalho sério nos relatórios deles?

    Continue com o bom trabalho no blog. Até mais.

    • Valeu DB por prestigiar o blog com a conta lá na DW

      Esse exemplar deste mês tá vindo com uma parte bem legal explicando sobre REIT e falando de uma empresa simplesmente fantástica que vai bater nisso que falei no vídeo coisa que os computadores não conseguem captar.

      Quando aos analistas já comentaram aqui mas nunca cheguei a dar uma olhada.

  17. Boa noite VDD,

    olhando minha volta, na última semana me deparei com varias citações a Tesla e a visão de que essa tecnologia irá revolucionar a indústria automobilística.

    Você já analisou a empresa. Como case de negócios me parece bem atraente.

    Abcs,

    Marcelo Kastrup

  18. Comentário meu mesmo, professor. De uma réplica que fiz em um post do usuário DB no tópico “como gerenciar uma carteira de dividendos”.

    Aí entrei com a pergunta de como vc achava as empresas dos seus critérios , sendo que eu primeiro conhecia crivos numéricos (pela bastter, fundamentus e morningstar).

    Valeu de novo por postar o vídeo!

    • é isso aí BPM

      assim já sabemos na pratica como anda a qualidade da empresa, entre outras coisas!

  19. Fala VdD. Ano que vem vou começar a investir no EUA. Hoje eu invisto na Bolsa Brasileira, mas eu tenho receio do Brasil virar uma nova Venezuela. Vou comprar sua próxima revista, avisa quando sair. Abraços.

    • Show AA

      Vou deixar contigo aquele ditado: Não deixe pra amanha o que se pode fazer hoje!

      Fica tranquilo tá no forno, acho que essa semana finalizo ela, daí mando pra revisão do português com o Imago e depois vem pra rua :)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here