Como declarar ações na bolsa no CBE

27
1389

Esse ano passamos do step de 100k de dólares investidos na bolsa americana, a bola de neve está crescendo a cada ano, porém ao quebrar essa barreira psicológica dos 100k vem junto uma nova obrigação. Declarar no Banco Central a ficha do CBE – Capitais Brasileiros no Exterior que obriga uma declaração anual para quem ultrapasse a marca de 100.000,00 1 milhão* dólares no exterior.

Relembre aqui no meu Instagram:

Finalmente virei a casa dos $100k de portfólio na bolsa de Nova York 🗽agora rumo aos 200k 💸🇺🇸📈

Uma publicação compartilhada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

Lembrando que o blog ajuda diversas pessoas a investir na bolsa americana, e tudo diretamente do brasil. Para saber mais como abrir conta numa corretora americana e começar a investir em dólares, consulte esse artigo.

Ano passado a declaração anual do CBE começou em fevereiro e foi até abril, este ano ainda não tivemos data divulgada, mas vamos adiantar o tutorial porque sei que tem leitores ansiosos.

Primeiro precisamos de definir onde você está, basicamente temos aqui três grupos de indivíduos:

  1. Possuem MENOS de $100.000,00 no exterior: Esses não precisam de fazer nada no BCB, apenas continuam o trabalho de aporte que logo logo chegarão lá, e compre o express pra não andar um passo e voltar dois ;)
  2. Possuem MAIS de $100.000,00 (cem mil) no exterior: Esses precisam de fazer uma declaração anual no Banco Central do Brasil. É esses que vamos mostrar no tutorial abaixo.
  3. Possuem MAIS de $100.000.000,00 (cem milhões) no exterior: Esses precisam de fazer declaração a cada trimestre. Pode parecer trabalhoso, mas sinceramente quem aqui não desejaria ter 100kk no exterior, eu mesmo declararia todo tri e até todo o dia se fosse obrigatório, e faria isso feliz da vida kkkk

Se quiser ir direto para o tutorial explicativo só rolar mais abaixo, pois o tópico “Os últimos dados” possui apenas informações irrelevantes para execução do tutorial.

Os últimos dados

Os últimos dados anuais publicados são do final de 2016 e o estoque de ativos brasileiros no exterior atingiu o seu mais alto nível de todos os tempos. Chegando a incríveis $457 bilhões o maior valor da série histórica com um aumento de 3,1% em relação ao ano anterior.

Se observar no gráfico acima vai perceber que de 2013 a 2014 tivemos o maior salto no estoque de ativos, representando um crescimento de +15% de um ano para o outro, incorporando mais de $54 bilhões. Isso deveu-se por brasileiros que aderiram ao RERCT, aquele programa que legalizava as proprinas lá fora que os políticos aprovaram uns anos atrás, relembre aqui nessa matéria: Ex-gerente da Petrobras usou a Lei de Repatriação RERCT para lavar dinheiro, diz MPF: Fonte G1 esse país nosso é uma piada pronta.

Sigamos… em 2016 os investimentos com participações diretas em empresas foram de 73,4% seguidos de saldos em conta com 9,9% e investimentos em bolsa com 6,9%. Se acompanha-nos aqui no blog, você teve boa parte de contribuição nesse último percentual. Somos aí $31,5 bilhões de todo o montante lá fora, se levarmos em conta que o volume diário nesse mesmo ano na Bovespa foi de $1,91 bilhões, não parece que estamos tão ruim assim. O brasileiro, cada dia que passa, tem descoberto e gostado dos mercados externos.

Apenas os estoques de ativos com participações direta de empresas os principais destino dos capitais foram: Ilhas Cayman abrigando 21,4% do valor investido (porque será hein?!?!), seguido das Ilhas Virgens Britânicas com 13,2% e Países Baixos com 12,7% vulgo Holanda.

Tutorial de como declarar o CBE

1 – Acesse o link abaixo e efetue seu cadastro.
Link CBE – Capitais Brasileiros no Exterior

2 – Em “Outras Opções” temos um link para “Cadastrar declarante

3 – Preencha os dados pessoais, no período-base selecione “2017 – anual ou o ano que você esteja fazendo.

Lembrando que se você estourar os 100k no dia ultimo dia do ano terá que fazer a declaração. Por exemplo, no meu caso, estourei os 100k no final de outubro conforme podem ver no post do Instagram e mesmo assim terei que fazer a declaração de 2017, isso porque o que importa é o quanto você tem na virada do ano.

Até o momento da publicação deste artigo o ano de 2017 ainda não tinha liberado a declaração anual, então nos exemplos abaixo usaremos o ano de 2016, mas o conceito é exatamente o mesmo de ano pra ano.

4 – Depois de cadastrado, você será redirecionado para o sistema da declaração, entre no menu “Declaração” escolha o item “Portfólio – Participação societária

Existem dois tipos de declaração para ações nesse menu o primeiro é “Investimento direto” que é quando o investidor brasileiro possui +10% do patrimônio da empresa. Já, se você não possui +10% da empresa ou fundo, você deve declarar nesse item de Portfólio.

5 – Na tela que irá se abrir clique em “Incluir” e depois preencha a declaração conforme segue.

  • Moeda do investimento:  coloque 220 para carregar o dólar.
  • Valor de mercado: veja o quanto você tinha na bolsa no ultimo dia do ano, se você precisar de ajuda colocamos um Pack bônus no final do artigo mostrando como puxar isso.
  • Valor patrimonial: se a empresa não está listada na bolsa deve informar aqui o valor que possui na corporação, como não é nosso caso, vamos deixar em branco.
  • Valor dos rendimentos: pegue tudo que recebeu e coloque aqui, lembrando que deve ser o valor em dólar, não converta os dividendos. Aqui cabe uma nota:

    Quem investe aqui na DriveWealth e tem conta na corretora sabe que eles descontam 30% do IR retido no tio Sam, ocorre que não encontrei em nenhum lugar se ali deve ser informado o valor Bruto que é os dividendos sem abater o imposto pago lá, ou se é o valor liquido. A minha interpretação é que seja informado o valor Bruto, mas não encontrei nenhum texto para corroborar esse raciocínio. Então na pior das hipóteses em se tratando de impostos, sigo o conselho do meu contador: se for pra errar, melhor errar pra mais do que pra menos.

  • País do emissor e País de aquisição: ambos os casos informe o 02496 que representa o Estados Unidos.
  • Clique em Salvar.

Você pode lançar aqui ação a ação ou se preferir pode agrupar os ativos, desde que sejam do mesmo prazo e país.

Se as informações podem ser agregadas numa mesma ficha, então optei por lançar tudo junto de uma vez. Até porque não faz sentido algum, lançar separado já que não pede informação alguma sobre o que é o ativo, ficaria um monte de valor tudo solto e no final o BCB só consegue confirmar o quanto você tem no exterior e não em quais empresas exatamente, a menos, é claro que solicitem algum pedido de informação especial ao governo americano.

Clique em Salvar e irá ser redirecionado para a próxima tela de confirmação.

6 – Nessa tela apenas clique em Voltar.

7 – Agora vamos finalizar a declaração, indo no menu “Declaração” e depois em “Finalizar declaração”

8 – No final só clicar em Finalizar se você não participou do RERCT só marcar o não.

Pronto sua declaração está feita. Agora só agendar no seu Things pra ele te lembrar o ano que vem de fazer novamente.

Pack bônus: Pegando os valores das ações e dividendos do ano

Se você é um acompanhante do blog sabe do poder do Banktivity, então precisaremos de recorrer a esse garoto para nos ajudar nessa tarefa. Vou mostrar a vocês como retirar essas informações lá do Bankitivity.

Ah Viver de Dividendos, eu não tenho Mac… Bom aí amigo você precisa de refletir e começar a pensar em investir em você mesmo, aqui eu explico como comprar um Mac a um preço justo. Ah Viver de Dividendos, eu tenho o Mac mas ainda não comprei o Bankitivity… Então você merece sofrer mesmo kkkkk quando forem comprar usem o link do blog pra cair umas balas aqui pra nós.

Brincadeiras a parte, vamos ao que interessa.

1 – Primeiro precisamos de pegar o quanto tínhamos em capital na bolsa no ultimo dia do ano, esse é bem fácil e basta ir na conta da DriveWealth no Banktivity e clicar em Summary. Depois coloque o mouse sobre o ultimo mês do ano e anote o valor que aparece em Market value.

2 – Agora vamos pegar os dividendos, abra o relatório de This Years Expenses e clique no botão de EDIT. Mude o Currency para Dólar, em Report On troque para Previous Year e clique na guia Accounts.

3 – Marque apenas a conta DriveWealth para não misturar dividendos de outras contas de investimento que por ventura tenha. Clique em Save no canto da tela. Ele irá gerar um relatório anote o número que consta na categoria de Dividendos. Espero que você tenha categorizado-os em uma categoria certa.

Conclusão

Esse aí é nosso governo cada vez mais burocrático, mas fazer o que né! Tem que jogar conforme a música, se essas são as regras, vamos segui-las. Se você gostou do nosso artigo colabore divulgando nosso trabalho para seus conhecidos e se inscreva nos nossos canais.

Gostou do blog? Então se inscreva nesse link para receber as atualizações via e-mail e curta nossa pagina no Facebook.

* Obrigado ao Alessandro que avisou sobre o aumento nos comentários.

Previous articleComeçou a guerra entre Estados Unidos e China
Next articlePapo de Dividendo #40: Netflix – DE – BABA – GOOG – DVMT – VMW – QCOM – JD – WMT – AMZN – NFLX – DB

27 COMMENTS

  1. Fala VdD. Primeiramente parabéns pelo progresso na conta. Muito merecedor e torcendo para bater logo a casa dos 5milhões!!!
    No ano passado o piso de obrigatoriedade de declaração elevado de US$100.000,00 para US$1.000.000,00 conforme Resolução n° 4.841, de 30 de julho de 2020, que entrou em vigor em 01.09.2020.
    https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cbe
    Seria legal atualizar no teu site, que para mim serviu e sempre ajuda como um guia para tirar dúvidas etc.
    Abs

    • estou pra fazer isso a um tempão e nunca consigo parar, aproveitei o seu comentário e falei: é agora ou nunca que atualizo essa informação

      coloquei uns creditos pra vc no final do post

      obrigado.

  2. Bom dia Viver,

    Parabéns mais uma vez pelo trabalho! Comprei stocks e reits e estou estudando como declarar. Minha dúvida é: preciso declarar a compra das ações e fundos (inferiores a 100k) ou somente os dividendos recebidos?

    Abs.

  3. Boa tarde,
    Referente aos ativos nos EUA, como funciona a declaração de imposto de renda lá nos EUA mesmo, você precisa fazer anualmente? Quanto aos dividendos que o investidor recebe na conta já é liquido livre de imposto, somente deve ser informado anualmente, correto?

    Você tem algum post sobre esse assunto direcionando o IR nos EUA? Favor passar o link.

    Obg
    Vitor

    • se vc for investidor estrangeiro e não tiver domicilio fiscal ai ou residência ai vc não precisa declarar IR lá

      não tenho nada sobre isso pois não é preciso pra quem está de fora e meu foco sao investidores do brasil, infelizmente não posso te ajudar nisso

  4. Parabéns pela riqueza do site!
    Tenho uma dúvida sobre essa declaração. Você considerou que o critério para ser obrigado a declarar possuif 100 mil dólares no exterior em VALOR DE MERCADO. É um critério diferente do imposto de renda, por exemplo, onde declaramos pelo CUSTO DE AQUISIÇÃO. Você achou alguma norma do Banco Central esclarecendo que devemos levar em consideração o valor de mercado? Ou adotou a tese do “é melhor errar pra mais”.

    • ola EHC
      no próprio campo do app está dizendo pra usar valor de mercado, meio obvio essa constatação

      • No mesmo campo em que tem a opção de colocar o valor patrimonial (custo de aquisição). Não parece tão óbvio assim… Principalmente levando em consideração que teremos dois órgãos do governo com informações discrepantes sobre valor do seu patrimônio no exterior.
        Inclusive já vi em blogs dizendo que deve ser adotado o mesmo critério da declaração de IR.

        • o de baixo vc vai usar para empresas não listadas na bolsa tá comentado no artigo.

  5. Amigo, em primeiro lugar obrigado pela riqueza de informações aqui. Estou com uma dúvida que não estou conseguindo encontrar em lugar algum. Se puder ajudar, agradeço.
    Um brasileiro que vive nos EUA e investe em ações que pagam dividendos no Brasil precisa pagar impostos lá sobre estes dividendos brasileiros ou somente se remeter o dinheiro para os EUA?
    Muito obrigado

    • olá RFCJ

      depende se ele fez saída definitiva ou não, vou fazer um video sobre saída definitiva tá aqui na pauta, fica acompanhando ai porque tem muita gente que comete erros graves com relação a saída e isso pode te ajudar a entender

      • Oi Viver de Dividendos, fez a saída definitiva sim.
        Vou ficar colado aguardando o vídeo. Obrigado!

        • Show quando retornar das férias quero ver se faço algo do tipo

          • Tudo na paz amigo? Apenas para perguntar se teve o tempo para fazer o vídeo sobre saída definitiva. Caso não teve, podería por favor me falar se um brasileiro que se mudou para o exterior (e fez a saída definitiva), mas que tem ações pagadoras de dividendos no Brasil precisa pagar imposto dos dividendos nos EUA ou somente se remeter o dinheiro para lá?

            Obrigado!

          • ta na pauta aqui pra sair o video, respondendo sua duvida depende da situação

            por isso vou fazer um video porque depende do cenário

  6. Bom dia, VDD.

    Vc observou no site do CBE, liberado hoje, para as informações 17/18, houveram várias alterações do layout das informações?

    Abs.

    • pra mim aqui continua a mesma coisa

      não sei do que parte especificamente vc esteja falando, mas do que trata no artigo ta o mesmo ainda.

  7. Parabéns VDD pelo tutorial.

    Não tenho investimentos fora do Brasil, mas quando tiver nesse patamar já sei onde procurar quando for declarar. Parabéns pelo patrimônio também.

    Abraços.

  8. VdD,
    Quero registrar a minha admiração pelo trabalho de formiguinha que você realiza. E, como diz a canção: “Quem sabe, faz a hora. Não espera acontecer.” Conheci o seu trabalho há muito pouco tempo e ainda não pude assimilar 10% do seu conteúdo, mas percebo a sua generosidade em partilhar os seus conhecimentos e torço para que os seus objetivos sejam atingidos (penso que alguns você já atingiu :)).
    Parabéns pelo desprendimento, humildade e generosidade.

    • olá LCB

      belo nome, nome da minha filhota inclusive rsrsrs

      valeu pelo Feedback, comentários como o seu são o nosso pagamento de quem tá do lado de k produzindo o conteúdo

      se servir pra algo tem um post no nosso fórum que tem vários artigos encadernados pra vc acompanhar, veja aqui.

      • A gente vai indo com a farinha e vc já vem com o bolo pronto… rss. Vlw pela indicação da compilação de posts!! ;)

  9. Que bom que fizeste este post. Estava ancioso pelo mesmo.
    Achei que era muito mais complexo e tinha que lançar cara ETF e cada Stock. Se é só agrupar tudo e colocar o valor tá tranquilo.
    PS: Só não gostei que puxou o assado para Mac como se investir em vc fosse comprar essa porcaria. Pra mim é Windows FOREVER e MSFT na veia!!!
    Valeu VdD

      • Valeu mas ja sou obrigado a trabalhar em Linux dia inteiro e não abro mão do meu Windows 10 em casa.
        MacOS então nem a pau, na vdd Apple pra mim é mais moda do que TI de vdd mas respeito quem gosta. Sou totalmente frugal e aapl não combina cmg

        • Se vc trabalha com Linux o dia todo então vc sabe que a nível técnico o Windows é porcamente construído, cheio de falhas e problemas de segurança que em outros sistemas Unix vc não encontra nem de longe.

          A questão do Mac eh que ele realmente é muito caro, muitas vezes o cara que compra não precisa daquele custo x beneficio. Mas tecnicamente é um crime vc dizer que Mac é ruim ou que é pior que windows, no mínimo ver o cara afirmar isso qualquer um conclui que é um completo noob em TI. Vc pode dizer que pessoalmente vc prefere X ou Y mas não pode afirmar tecnicamente que o Mac eh uma porcaria e que o Windows eh uma maravilha.

Comments are closed.