As terras raras estão no centro das atenções atualmente. Tanto no aspecto econômico quanto no geopolítico, quem controla esses elementos tende a ditar o futuro. Isso porque grande parte dos componentes eletrônicos modernos depende de diversos minerais de terras raras.
esses são os minérios necessários para fazer uma bateria de carro elétrico, china domina toda essa matéria prima
— Viver de Dividendos (@VDividendos) December 25, 2025
a guerra agora é para quem domina esses meios de produção#RareEarths #TerrasRaras pic.twitter.com/MY5BD32D2e
Os Estados Unidos travam uma guerra tarifária contra a China. Em resposta, o Partido Comunista Chinês ameaçou bloquear a venda de terras raras para os Estados Unidos e seus aliados.

A China pode fazer isso porque detém o controle da maioria das terras raras exploradas no planeta.
Esses são os metais preciosos que os Estados Unidos e aliados tem em seu poder os de vermelho é a China e Russia.
— Viver de Dividendos (@VDividendos) December 17, 2025
A próxima guerra quem detém o controle dos metais preciosos será o vencedor #RareEarths #TerrasRaras pic.twitter.com/yf7mpv3FjF
O gráfico acima mostra em azul o controle exercido pelos Estados Unidos e seus aliados e em vermelho o domínio chinês. Percebe-se que a única matéria-prima em que os aliados ainda têm alguma relevância é a fibra de carbono. Todos os demais elementos já estão sob hegemonia do Partido Comunista Chinês.
Essa situação gera preocupações em diversos níveis. Por exemplo, os equipamentos militares modernos são altamente eletrônicos e dependem diretamente de terras raras, muitas das quais estão sob controle chinês.
Rapaz olha o tanto de componentes de um caça de última geração provem de terras raras #RareEarths #TerrasRaras pic.twitter.com/bNfZs4Y25J
— Viver de Dividendos (@VDividendos) December 26, 2025
Com esse cenário, o mercado de ações reagiu rapidamente. As ações de mineradoras de terras raras nos Estados Unidos dispararam, com valorizações de até +240%. Duas empresas se destacam nesse setor: MP Materials (MP) e USA Rare Earth Inc. (USAR).

O problema é que nenhuma dessas empresas estava preparada para suprir a demanda em caso de bloqueio total por parte da China. Isso obrigou o governo americano a retornar à mesa de negociações e buscar um acordo. O governo chinês concedeu um prazo até novembro de 2026 para resolver a guerra tarifária. Caso contrário, novas ameaças de controle de exportação de terras raras serão implementadas.

Entendo que o primeiro segmento a sofrer com eventuais suspensões seria o destinado a fins militares. Alguns minerais de terras raras são utilizados exclusivamente em caças de última geração, drones e mísseis de cruzeiro.
A empresa que detém a extração e produção desses minerais específicos é a USAR – USA Rare Earth Inc.. É justamente sobre ela que vamos falar hoje no nosso balanço comentado. Ela será a nova integrante da nossa carteira de Trade de Valor.
Prefere ver este vídeo no X? Clique aqui para assistir em nosso canal no X
Trade de Valor – Miami
Seguimos forte rumo a nossa meta de comprar um apartamento em Miami, tudo através da bolsa americana.
- Relembre aqui quando ajustamos nosso foco com a carteira de Trade de Valor: Miami – Trade de valor #35

Com um investimento de aproximadamente $119 mil na bolsa, o projeto Trade de Valor – Miami alcançou um retorno anualizado (IRR) de 21,3% das ações atuais, totalizando 36,13% de ganho acumulado.
Desse montante, já foram realizados $15 mil em lucros, equivalente a R$80 mil, desde o início do projeto.
Atualmente, o valor de mercado do projeto é de cerca de $816 mil.

Temos ainda alguns ativos no vermelho, mas boa parte das nossas escolhas já estão com bons retornos, destaque para Palantir – PLTR com +29%, Cloudflare – NET com 152% e MongoDB – MDB com 89%.






















