Chrome estraga o seu computador

25
957

Acredito que a maioria dos leitores aqui do blog seja usuário do Chrome, mas duvido que vocês saibam que o Chrome estraga o seu computador.

Se soubessem o que o Chrome faz por baixo dos panos vocês já teriam removido essa praga do seu computador.

Teve um artigo escrito no final de 2020 que ganhou muita popularidade na internet: Chrome is Bad.

O que o Chrome faz de errado

O Loren Brichter descobriu que o Chrome havia instalado um Update o chamado “Keystone”, que estava bizarramente relacionado com o aumento no uso de CPU. Ele usava o WindowServer (um processo do sistema MacOS) e fazia com que todo o computador ficasse lento.

O fato é que esse processo ficava rodando e consumindo recurso até mesmo quando o Chrome não estava aberto.

Ele removeu o Chrome e todos os arquivos da Keystone seu computador voltou a funcionar rápido.

Não dá para sabermos o que o Chrome ficava fazendo em background. Ele poderia estar rodando apenas uma rotina local, como também poderia estar enviando todas suas informações e histórico de uso do seu computador para o Google.

Conhecendo a índole dessas big techs nada surpreenderia-me nessa história.

Qual o impacto disso para mim

Você gasta um baita de um dinheiro comprando uma maquina legal, no final acaba não usufruindo dela por conta do Google que pode ter resolvido te trackear.

Quando falo que ele pode estragar seu computador é até meio romântico, mas de fato, um excesso de consumo pode sim, sobrecarregar componentes e vir a criar alguma pane.

Quem sabe aquele HD que você perdeu tempos atrás não foi por culpa do Chrome?

O maior problema que vejo é a questão da privacidade. Não temos garantia do que o Chrome está fazendo com esse processamento em background, até mesmo quando fechado!

Muitas pessoas acabam não percebendo o quão rápido seus computadores podem ser, isso porque a primeira coisa que instalamos numa máquina recém-formatada é o Chrome.

Experimente fazer uma instalação do seu sistema operacional do zero e não instalar o Chrome. Veja como seu computador irá melhorar o desempenho.

Temos aqui também o custo da energia, sabemos que maior processamento acaba consumindo mais energia. Além de você gastar mais com um computador melhor sem a necessidade o Chrome também pode ser culpado pela sua conta alta de energia.

As alternativas

Se o Chrome fosse a única opção no mercado estaríamos perdidos, mas para nossa alegria, temos opções bem melhores que ele.

Você é um usuário do Mac, recomendo ficar com o Safari mesmo. Ele vai atender a necessidade, pois é rápido, eficiente e está totalmente integrado no Mac.

Você é um usuário Windows ou Linux, recomendo dois navegadores:

Todos os dois navegadores são baseados no Chromium, que é a mesma Engine que o Chrome é baseado.

Todas as extensões do Chrome funcionarão neles.

Brave é o que utilizo aqui no meu Mac como alternativa ao Chrome.

Porque optei pelo Brave

Brave foi desenvolvido pelo Brendan Eich, ele quem fez a linguagem JavaScript e também é co-fundador da Mozilla Corporation, dona do Firefox.

Teve em 2008 uma proposição na Califórnia, sempre a Califórnia, para aprovar o casamento do mesmo sexo. Eich, como um bom cristão, foi contra e fez doações para a campanha que tentava impedir essa proposição.

A patrulha da lacração descobriu e então pediram a cabeça de Eich na Mozilla. Eich no passado apanhou bastante da mídia, ele como CEO de uma big tech não quis ceder para lacração.

Depois de 11 dias foi “forçado” assinar uma carta de renúncia da Mozilla, foi então que nasceu o Brave!

Diante desse cenário optei por escolher o Brave como meu Browser alternativo ao Safari.

O Brave também irá remunerar com moedas digitais, tipo bitcoin, que ele chama de BAT, no qual você receberá por tempo de navegação.

Ele já vem com um forte bloqueador de anúncios e navegar no Youtube e blogs com ele é uma maravilha!

Tome pose do seu computador

Chega de ficar tendo recurso do seu computador consumido pelo Chrome, lagar esse navegador pesado, espião e busca alguma outra alternativa.

Chrome is Bad

25 COMMENTS

  1. Olá VdD,

    Vi que você tem um Mac Mini Intel com 64 GB. Você se empolgou com o processador ARM M1 ?

    Fica difícil de acreditar em alguns benchmarks onde o M1 com 16 GB de RAM ultrapassou alguns Core i9 com 64 GB.

    • Fala D

      teoricamente ele é mais rápido meso, arquitetura ARM tem melhor desempenho

      o problemas ainda é as incompatibilidades com alguns apps fundamentais para mim, sem chances de migrar pelos próximos anos.

  2. Depois que li esse post e li o artigo que tu colocou ali, começou a cair a ficha da causa do processamento estar sempre em 80%, 70% com uma simples navegação no MacOS. Desinstalei o chrome e tenho usado o safari desde então (quase 1 semana), o processamento tem ficado bem abaixo disso.

    Salvador esse post! :D

  3. testando o brave.. parece um script de chrome. mas youtube te bloqueia se nao baixar o shield.. objetivo cai um pouco por terra pelo menos qdo estiver nos sites da google

  4. Como faz o processo completo para além de desinstalar ele, apagar esses backgrounds e keystone? Tentei achar, mas não entendi muito na explicação em inglês…

  5. Viver!
    Eu sempre via o LED do HD ligado e não sabia o porquê. Foi desinstalar essa porcaria que parou de ficar o LED do HD ligado o tempo inteiro. Este POST melhorou meu computador, obrigado. Mantenha as dicas de computador, ja que tu é da área, a última que utilizei foi do wi-fi mesh. printf(“Chrome eh o Krlho”)/n.

  6. Há meses eu estava com meu MacBook sempre aquecendo. Não podia deixar em repouso que funções em background elevavam a temperatura dele e ele chegava a desligar. Desinstalei há 1 semana. ACABOU o probelma??!

    • fala AB
      coloca um brave ai
      nao vai perder nada para o Chrome

      esse chrome é o novo internet explorer conhecido antigamente como “ieca”

  7. viver eu sei pode não ter nada a ver o c… com as calcas. O Adobe Flash player foi encerrado agora em dezembro de 2020 e deixou todos os usuários na mão. O problema eh que não so parou de atualizar, mas que também ele não roda mais!!! Eu tenho um software importantíssimo do meu trabalho que não consigo mais rodar pois foi feito inteiro em Adobe Flash player. voce conhece alguma alternativa, como algum app ou mesmo algum browser que ja tenha algum software alternativo que rode o flash player? eu tenho MacBook. Obrigado!!!

    • que ideia doida q tiveram em fazer um software em flash la no seu trabalho

      acho que ele funciona, so nao vai ter mais atualização de segurança

  8. Viver de Dividendos, e o próprio Mozilla Firefox, você não acha uma boa alternativa? Antes ele era muito pesado, mas dizem que melhorou. Ou você não o considera por causa do evento de lacração ocorrido?

    • A mozilla nao me atrai, tenho até o browser aqui porque programo para web e preciso de testar algo na Engine deles, mas não consigo utiliza-lo como browser para navegação.

      Não é nem pela questão da lacração, mas porque ele é bem pesado mesmo, parece meio queixo duro. O mesmo eu vejo com o Opera, cheguei até no passado, bem lá atrás quando ainda usava windows a usar o opera como padrão, mas depois o negócio se perdeu e foi-se o encanto.

      Essas opções do Brave e Vivaldi acho q são bem melhores, mas deixaria uma copia do firefox no micro por precaução caso precise de uma alternativa para testar algum site, coisa que não faço mais com o Chrome, que pra mim nem pisar mais na minha máquina vai.

    • uso o firefox
      por causa dos plugins em especial e e por ser código aberto.
      já imaginava a lacração deles, mas não a ponto de tirar o cabeça da empresa.
      .
      nesses dias demitiram o cabeça do Parler que bateu o pé pela liberdade de expressão.
      e o com isso a Amazon já RE-ligou o server pra eles.
      e a Apple store e Google Store já RE-liberaram o app nas lojas.
      .
      antigamente usava como segunda opção o Opera.
      o navegador funcionava bem, tinha um design interessante etc.
      era minha segunda opção por ser codigo fechado e ter poucos plugins.
      .
      o chrome não recomendo nem que instale.
      o google facilmente trackearia sua maquina so de te-lo instalado.
      idem para o falecido IE e qualquer coisa da microsoft que é a casa dos virus rsrs.
      .
      No linux uso: firefox e chromium (é do google, mas é código aberto ‍♂️),

      • vdd, aqui uso linux.

        Ainda sobre firefox, nos últimos anos eles tem adicionado porcarias no navegador.
        Exemplo:
        – pocket: agregador de noticias/paginas favoritas etc.
        – sync: perfil para sincronizar dados seus logins/senhas (!!!) entre suas máquinas.
        – drm/cdm: bloqueio de conteudo (video/audio etc) por regiao geográfica.
        – web developer tools: ferramentas para programadores web HTML/CSS/JS.

        Essas porcarias deveriam ser plugins/addons, mas vem embutidas no software.

        Até uso o web-dev-tools, e gosto da ideia de que qualquer firefox serve como ambiente minimo para programar, mas convenhamos: esse troço deve ser grande, e só 1% da população programa e desses, 1% programa web html/js/css. Ou seja: 99% das maquinas com funções que o usuário não usa.

        Fora umas funções menores espalhadas por tudo quanto é lugar sem necessidade.

        O charme do firefox quando foi lançado era: ser concorrente do virus IE da microsoft, ser codigo aberto e, principalmente PLUGINS.

        No meio do caminho eles perderam a mão e deixaram o navegador pesado demais. E quando adicionava plugins ai o bicho comia toda a memoria do pc.

        Nos últimos 5-10 anos eles melhoraram isso.
        Mas nos últimos 5 anos adicionaram porcarias sem necessidade (pocket, sync etc) que tiram a privacidade do usuário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here