Aplicativos para Zettelkasten

0
285

Zettelkasten tem sido um tema recorrente aqui no blog, isso porque a técnica é fantástica para organizar suas informações e conteúdos que for acumulando ao longo da vida.

Meu único pesar é não ter conhecido essa técnica do Alemão 🇩🇪 Luhmann antes. O negócio mudou toda forma como vejo minha produtividade hoje.

Já falei nesses dois artigo sobre o tema:

  1. Zettelkasten – Como tomar notas inteligentes
  2. Zettelkasten organize seu cérebro

Agora vamos falar sobre alguns Aplicativos que utilizo.

Minha base atualmente é dois. Sendo um deles para o Mac e outro para o iPhone.

Isso porque o app do Mac, que pra mim é o melhor, não tem versão mobile. As vezes, preciso de acessar ou gerar algum conteúdo para meu Zettelkasten no celular daí uso o outro aplicativo.

Mac

Para aplicativos desktop tenho usado NValt, da Bretterpstra. O app foi descontinuado e começaram a desenvolver o NValt Ultra, mas ainda não terminaram a fase de liberação ao público. Muito provável que quando finalizem devo migrar para o Ultra.

Gosto do nvALT pois é simples, rápido e fácil de usar. Não é aqueles apps poderosos com centenas de recursos, até porque nem preciso disso, meu objetivo com ele é ser um repositório para meu Zettelkasten.

Nunca foi muito adeptos daqueles softwares canivetes que fazem tudo, gosto de aplicativos cirúrgicos e bem específicos.

No celular / Mac

Para mobile uso o Obsidian, lembro que baixei o Obsidian primeira vez ele tinha 2 meses que o dev tinha lançado, tava muito travado, cheguei a ficar sem usar. Foi daí que encontrei na época o nvALT, mas com o tempo precisava de uma ferramenta no mobile, o nvALT não vai parar lá, então acabei me rendendo a ter que usar o Obsidian.

Minha opinião sincera sobre ele é que é um app poderoso, flexível e tem muitos recurso, mas isso tem um preço, você abre o Obsidian e parece meio pesado, você abre o nvALT e a coisa fluí muito melhor.

Enfim, para mobile e desktop se você quiser uma única interface, daí recomendo fortemente o Obsidian.

Obsidian cresceu absurdamente e se tornou uma referencia muito grande entre os usuários do Zettelkasten. Hoje acho que sem sombras de dúvidas é o mais popular dentre eles.

A vantagem do Obsidian sobre o nvALT que ele consegue gerar um mapa mental. Isso não é algo que você vai precisar para ter um bom Zettelkasten, mas eu gosto de acompanhar o progresso do meu acumulo de informações.

O Obsidian é um negócio mais abrangente, com ele é possível fazer outras coisas, como organizar listas de tarefas, hábitos, entre centenas de outras soluções que vem através da sua ampla comunidade de plugins.

Alguns outros aplicativos

Tem alguns outros aplicativos que podemos usar na técnica Zettelkasten. Alguns desses que vou citar são bem legais, mas o preço acaba esbarrando.

Não me importo em pagar por um App, alias até prefiro pois tenho a certeza que será entregue resultado. O problema que tudo na vida tem um custo-benefício, então alguns aqui pesam muito o primeiro lado da balança.

  • ROAM: Esse é sem dúvida o melhor app para Zettelkasten, se você quiser evoluir nessa técnica ou tem uma caixa muito grande de informações, então esse cara pode te ajudar muito. Lado negativo que é bem caro, hoje no site está o custo de $15 ao mês 😱
  • Zettelkasten Archive: Vamos dizer que esse é o aplicativo oficial do Zettelkasten, nesse caso porque ele está na Alemanha e é apoiado pelo escritor do livro que divulgou a técnica. Esse aplicativo é uma alternativa ao nvALT, caso você não se conecte ao nvALT, tente esse app, pois tem a mesma pegada. Não optei por ele porque tem uma interface mais queijo duro. Tem um custo, mas é bem confortável para pagar, atualmente é em torno de R$100,00 licença única.
  • LogSeg: Ele tem muito a pegada do Obsidian, tem crescido a comunidade dele, é uma alternativa interessante para quem não curtir o Obsidian. Vem com vários recursos e é bem mais fácil de usar e configurar que o Obsidian.
  • Notion: Esse app é bem popular, talvez tanto quanto o Obsidian. Ele não é só focado em Zettelkasten, na verdade na época que o Notion nasceu ele era mais um KnowledgerBase. É um aplicativo pesado, cheio de recursos e tenho um pouco de medo com as informações armazenadas ali a nível de privacidade. Tem uma versão free pra quem quiser dar o ponta pé inicial.

No vídeo abaixo trago algumas opiniões sobre esses Apps:

Previous articleNovo recorde de receita 122k – dez23
Next articleBalanço geral 2023