Erros comuns ao usar Zettelkasten

0
63

Esse post serve como complemento para alguns materiais sobre o tema Zettelkasten que estamos abordando aqui no blog. É uma iniciativa nossa de trabalhar com alguns temas sobre produtividade.

Talvez alguns se pergunte: Porque Viver de Dividendos fala tanto em produtividade?

Pois bem, já ouviram o ditado de: tempo é dinheiro. Então esse é um dos bens mais preciosos que nós temos. Pois não importa se você tem bilhões na conta ou se está com cheque especial estourando, no final do dia todos nós teremos outras 24 horas para gastar. Não só é o bem mais caro, como também o mais democrático.

Então quanto mais conseguimos fazer, com o menor tempo possível, mais produtivo nos tornamos e mais oportunidade de fazer $ teremos.

Trouxemos alguns artigos sobre o tema do Zettelkasten, então se você ainda não deu uma olhada, antes de prosseguir aqui veja esses artigos:

  1. Zettelkasten – Como tomar notas inteligentes
  2. Zettelkasten organize seu cérebro
  3. Aplicativos para Zettelkasten

Esse artigo é um complemento ao nosso terceiro artigo e vamos abordar algumas coisas que você não deve fazer ao utilizar o Zettelkasten.

Não tente salvar a internet no seu Zettelkasten

Navegando pela internet vejo muita gente entendendo o Zettelkasten totalmente errado. O individuo acha que o Zettelkasten dele deve ser um compilado de tudo que ele foi catalogando na vida.

Tipo um diário, com registros e históricos de tudo, desde links de artigos até twitters bobos e checkin em restaurante.

Bem isso não é um Zettelkasten, sinto lhe informar, mas ele não é para controlar tarefas, controlar listas, escrever artigos, enfim muitas outras coisas que não deveriam ser feitas, mas que o pessoal utiliza.

Procure usar os aplicativos com o propósito correto, nada que começa errado termina certo.

Eu tinha esse problema no passado, minha notas ficavam todas soltar, então eu achava que com o Zettelkasten deveria trazer tudo para dentro, parecia bem promissor, mas depois com o tempo comecei a perceber que as informações estavam se perdendo em meio a tanto ruído.

Pesquisei sobre isso e encontrei diversas pessoas falando para não trabalhar com o Zettelkasten dessa forma. Sua split-box tem que ser com conteúdos relevantes para o conjunto.

Não tente organizar com pastas

Estamos tão acostumados a criar pastas e hierarquias de informações que achamos que é a melhor abordagem para organizar nossas anotações.

Nós já falamos sobre isso, mas não custa martelar, não tente organizar o conteúdo do seu Zettelkasten em pastas.

“No sistema antigo, a pergunta é: Sob qual tópico eu armazeno esta nota? No novo sistema, a questão é: Em que contexto vou querer tropeçar nele novamente?” ~ Sonke Ahrens, How To Take Smart Notes

Também não crie um inferno das tags, use talvez apenas para separar alguns temas por assuntos mais por área de interesse, como: empresa, pessoas, produtividade, finanças, investimentos. Esses são só alguns exemplos de Tags.

Tente colocar poucas tags nos seus arquivos.

Procure criar link para suas notas

Ao escrever uma nota você tem que buscar criar links para ela, mesmo que esses links não tenham conteúdo hoje, faça lá o link de uma vez e depois quando o arquivo for criado o conteúdo já estará linkado.

Não copie o conteúdo

Evitei copiar o conteúdo na integra, você deve fazer anotações com suas próprias palavras. Isso é algo bem martelado no livro Smart Take Notes, que é a base do Zettelkasten.

Confira nosso vídeo com mais comentários sobre:

Previous articleNovo recorde de receita 163k – mai24
Next articleUma varejista de móveis que já me retornou +100% – Dividendos mai24