Controle de gastos e receitas: Agosto 2016

12
194

budgetRealizo um controle de gastos e receitas mensais desde que iniciei o blog pois quero mostrar aos investidores que é possível alcançar a independência financeira, trabalhando duro, mesmo sem fazer um monte de dinheiro. A ideia é mostrar toda a caminhada rumo a independência financeira os bons momentos e também as dificuldades enfrentadas durante todo o processo.

Pra quem ainda não acompanhou estou em processo de imigração pra Alemanha, portanto  meu controle de gastos vai ficar repleto de não recorrentes, primeiro vou passar 3 meses em Dublin então vai ser uma estadia de curta duração e vou ter que assumir algumas despesas lá que não assumirei em Frankfurt.

Esse mês de agosto foi meu ultimo mês pré fusão, quem não acompanhou o que rolou na minha empresa veja aqui nesse vídeo: O que eu faço e como comprei meus concorrentes

 

Sem mais delongas, vamos aos destaques do mês.

  • Casa: Na verdade esse gasto é por conta do meu processo de imigração, porem como isso será algo recorrente, resolvi contabilizar nos gastos da categoria especifica. Devo morar de aluguel quando estiver em Dublin e depois em Frankfurt. Gastei cerca de 1k no Airbnb em Dublin vai ser a primeira semana depois tenho 7 dias pra conseguir uma casa pra ficar temporário.
  • Compras diversas: aqui temos também grandes gastos por conta da imigração. Basicamente 2k de seguro saúde pra família toda, alias quero ver se faço um vídeo explicando sobre seguro saúde e dando uma boa indicação de um ótimo seguro a preços muito bons.

    Depois tem gastos com o visto americano na faixa de 1,6k resolvemos acertar o visto americano também pois vai que agente decide fazer alguma viagem pros USA e daí teria que resolver isso fora. Como o visto vale para 10 anos achamos que valeria a pena.Ainda temos nessa categoria mais 4k gastos com a passagem de avião pela Lufthansa até Dublin. Vantagem que esses gastos são todos não recorrentes, ou seja tenho aí 8k praticamente impactando meu resultado de gastos mensais.
  • Despesas gerais: gastos com a minha filha foi de 1,2k aumento de 130% causado principalmente pelo pagamento da creche que não foi cobrado mês passado. Além disso tivemos alguns gastos pessoais da minha esposa na faixa de uns 400 reais e meus na faixa de 720 reais, geralmente coisas bobas, aquela grana que tu separa pra gastar com bobeira.
  • Utilidade: enquanto todas as demais tiveram aumento de gastos na utilidades tivemos uma queda boa. Redução nos gastos com Saúde que saíram de 1,1k mês passado para 800 nesse mês.

 

gastos agosto

Acima o gráfico das categorias de despesas são detalhadas na tabela a seguir sendo a ordem de baixo pra cima do gráfico.

Esse mês consegui investir mais de 13k em ações, isso equivale a 45,30% da minha renda mensal.

Veja abaixo um resumo do meu orçamento nesse mês e acompanhe os outros meses:

Receitas
Descrição Valor
Lucro todas as empresas 29.299,27
Dividendos 987,15
Total 30.286,42
Despesas
Descrição Valor
Alimentação
 1.938,59
Automóvel
931,48
Casa
1.009,52
Compras diversas
8.319,94
Despesas gerais
3.090,34
Utilidades
1.275,60
Total
16.565,47

Entenda como é o meu plano de contas.

Assine o nosso Instagram

Só duas coisas vão partir meu coração quando for embora uma é a Java minha labradora e amiga de tantos anos ❤️🐶

Uma foto publicada por Viver de Dividendos (@viverdedividendos) em

 

Enquanto isso…

Antes

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/lindbergh.farias/videos/1286720601339232/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Durante

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/1510625462536589/videos/1762827930649673/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Depois

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/bolsonarozuero3.0/videos/1419760191373954/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Previous articlePapo de Dividendo #25: RNFTF – SFTBY – CG – AAPL – DB – SAN – V – GOOGL – RYCEY – FB
Next articleDesabafo: Valorize cada segundo com as pessoas que você ama

12 COMMENTS

  1. Muito Legal o blog, faz tempo que acompanho e me diverti com os últimos vídeos, um jeito engraçado de ter um papo sério! Uma pergunta: Como faz a conversão eur,real ? Por exemplo, se na sua despesa você gastava 1.938,59 com alimentação, provavelmente irá para 4k ou mais no próximo mês se converter. Se a receita é em real acredito que em euro ficará bem mais alta para alguns itens do orçamento. Estou na fase de estudo para um projeto similar de imigração e queria planejar melhor esta relação receita(R$)XDespesa(EUR)

    Abr!!

    • Olá Augusto

      Obrigado e boa pergunta. Bem no caso eu levei a grana viva aí do Brasil então ficou fácil de controlar. Converto o que gastei pela cotação da convenção e passo tudo que foi gastando aqui para real na cotação da compra dos euro.

      Mas vou falar bem mais sobre isso no começo do próximo ano quando já estarei em Frankfurt com a conta bancária aberta aí já vai ser mais complexo um pouco. Até por isso e outros motivos vou precisar de trocar o programa o YNAB já não vai mais me atender.

      • Legal, isso que pensei. Também vou pensar em uma forma de organizar isso, talvez aconteça algumas reduções pelo custo de vida local, mas a conversão mata. Imagino um aluguel de EUR1500. Seriam R$ 5.565,03. Mesmo com uma renda, por ex, de 15k, 37% da renda em aluguel é considerável. Claro que pode ser compensado por outros gastos que talvez sejam menores mesmo com a conversão. Este é meu raciocínio, não sei se pensa da mesma forma ?

        • Isso que vou tentar descobrir se a redução em alguns gastos e até eliminação de outros que aqui não serão necessários, teria um custo total menor. Mas a intenção da imigração não é reduzir custo, sim buscar qualidade de vida, o custo pode ser um efeito colateral positivo ou negativo.

  2. Grande VdD,

    Estranho que no blogger agora seu site nao esta ficando la no topo quando atualiza. Sera que atingi o numero maximo de blogs no blogroll? Adicionei uns 5, 6 novos e ficou deste jeito.

    Nestes lucros da empresa voce ja provisiona parte para os meses de vacas magras? Nao tem um prolabore definido?

    Sua renda è muito alta, nossa senhora kkk.

    Abraco e boa sorte.

    • Olá VDC

      é estranho mesmo olhei lá por alto sua lista e o meu está lá no final, deve ser o RSS que você adicionou lá, tenta pegar novamente o RSS e adicionar pra ver se resolve. tente dar uma lida nesse artigo pode lhe ajudar

      sobre os lucros, isso que recebo não é todo o lucro da empresa, eu reinvisto boa parte da grana, geralmente esses reinvestimentos me permite fazer projetos como essa da fusão que falei aqui nesse vídeo. Mas essa grana que eu retenho da empresa eu não falo aqui no blog.

      Eu não gosto muito de definir um salário fixo, claro que tenho uma meta de despesa mensal que gira em torno de 9k o que achar além disso que devo aplicar vou aplicando aí vai muito do meu humor do momento do mercado, enfim variáveis everywhere

  3. Prezado VD,

    Em novembro vou viajar para a Alemanha a passeio e também estou ansioso para conhecer a modernidade de Frankfurt, Munique, etc. Deve ser um país muito top mesmo.

    Aproveitando, gostaria de lhe fazer uma pergunta. Como vc divide os % entre classes de ativos? Vc estipulou 50% para REITs e 50% para ações?

    Um abraço

    • olá William

      que maneiro, mais um pouco e agente se esbarrava por lá em frankfurt, vou chegar na ultima semana de novembro lá

      sobre o peso de cada ativo aí depende muito de cada um, não tem uma regra especifica pra isso, você pode inclusive fazer como fiz defini um percentual para cada ativo e depois foi aplicando novos aportes, o importante é não fica trocando de ativos todas as vezes, tipo agora está tudo nos REITs e depois vende tudo e vai pras acoes… isso é complicado

      claro que nao quer dizer que vc não deva vender caso ache necessário um ou 3 ativos de um setor ruim ou com problemas, mas esse percentual vc define e depois de um tempo vc faz algumas revisões pontuais e alguns ajustes!

    • Grande Frugal

      A rentabilidade continua a mesma é que tem mês que tiro um a mais ou um pouco a menos.

      Sobre Dublin é uma curso de aprimoramento no inglês

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here